Announcement

Collapse
No announcement yet.

ruido no motor (Yaris)

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• ruido no motor (Yaris)

boas pessoal, tenho notado ja algum tempo que numa mudança mais alta e a subir ao carregar no acelarador faz um ruido de esforço tipo um arranhar e se largar um pouco deixa de fazer o que puderá ser? no quadrante tenho uma luz acessa do motor dizem que é da sonda lambda e na maquina acusa má mistura de combustivel sera devido a não o carro fazer bem a mistura de gasolina e ar?

Se a luz acende o melhor é levá-lo à máquina o quanto antes para se diagnosticar o problema.
    Não é muito saudável ele ter a luz acesa e ainda por cima estares a puxar por ele.

Comentar

Se a maquina acusar que o primeiro sensor de oxigenio detectou mistura pobre o problema é da MAF e não do sensor, quando o sensor avaria dá avaria no sensor, quando o sensor lê mistura pobre é a MAF.
      O grilar pode ser muita coisa, vem de onde? caixa? injectores? é preciso identificar. As bombas de agua e a polie do relanti da correia de acessórios tambem vão a vida, a bomba de agua ganha folga no rolamento e faz grilar, a polie foi rectificada existe um novo part number com a polie melhorada.

OBD P0171 System Bank1 (Maf 99% de certeza)

O yaris tem dois sensores de Oxigenio um antes do catalizador (bank1) que mede a mistura AR/combustivel e o 2º Sensor depois do catalizador que detecta as emissões de escape depois do catalizador

Usa um filtro K&N (ou identico) ?? Se usa o problema é 100% maf o oleo que funciona como ajuda a filtração suja os dois filamentos internos da MAF e a leitura fica incorrecta (ja tive este problema troquei uma maf e um sensor de O2 e o problema voltou, comprei o spray e é so limpar de longe a longe)

Abraço

Comentar

confirmado o que disse o Bacardi.
        Onde arranjas isso menino Bacardi???? eu costumo usar outros meios de limpeza.

Comentar

Opah amanha digo o importador, mas podes comprar na antiga Leiritronica, Chama-se agora Sonigate, hoje desmontei a borboleta e a valvula do relantim, lavei e troquei a junta da valvula, bem valeu a pena, o motor nem vibra ao relantim e a resposta ao acelerador upa upa =))

Comentar

Ora troca lá isso, a borboleta ainda sei o que é, essa valvula é mesmo o que?? :lol

Comentar

A borboleta é admissão aquela palheta, que abre quando tu carregas no acelerador a valvula do relanti é um solenoide que fica atras que regula o relanti, aquilo tem de ser tudo desmontado e limpo, com petroleo (não usar solventes fortes) deves tirar e limpar tambem a valvula do PCV (respiro do carter) que fica na tampa de valvulas e liga a admissão, se esta valvula entope começas a ganhar lamas no motor, no meu mecanico esteve la um yaris com 160 mil km com o motor agarrado, o puxa oleo do carter entupiu com pedaços de oleo seco.

As minha manutenções são feitas da seguinte forma:

Oleo e filtro a cada 7500 km (Shell Helix Ultra, Motul Xcess 8100 5W40, Mobil 1 0w40, Castrol Edge 0w40)
              Filtro de gasolina já mudei duas vezes em 120 000 km
              Velas a cada 20/25 mil km
              Antes da muda de oleo leva um aditivo que dissolve lacas e borras e limpa o motor internamente.
              Aditivo na gasolina a cada 10 000 Km
              Valvula do Pcv limpa a cada muda de oleo.
              Filtro do OCV (solenoide do VVTI) limpo aos 100 mil km (estava limpo)
              Borboleta e valvula do relanti + junta da valvula nova limpa ontem :P
              Oleo da direção assistida, muda a cada 30 mil +/-
              Oleo da caixa, conforme acho que precise ou não

Próxima revisão, tirar tampa de valvulas fora para inspecionar a limpeza do motor.
              Tirar carter fora e lavar
              Tirar o puxa oleo e lavar a rede.
              Oleo e filtro de oleo novo (vai levar Mobil 1 0W40, pois tem cerca de 3000 PPM de calcium, o calcium e detergente, aditivo de limpeza)

Filtro de oleo sempre Toyota

E é mais ou menos assim.

Comentar

bacardi explica o que é MAF? meu filtro de ar e normal, em relação ao filtro de gasolina eles dizem que é interno nunca se muda ora ate agora anda com o de origem provavelmente, quando o carro foi a maquina sim dizia o que disses te e que nao havia problema em andar com ele, ja agora de onde es é que se fosse possivel explicavas me isso td pessoalmente e davas uma ajuda nessas tuas manutenções

Comentar

Boas.

MAF = Mass Air Flow (sensor de massa de ar)

Ou seja este sensor mede a temperatura e a quantidade de ar que entra na admissão e ajusta a mistura de modo a que esta seja estequométrica.
                  O sensor de oxigenio mede, a qualidade/ quantidade da mistura, dai o erro que dá ser produzido pelo sensor de oxigénio, pois este determina que a mistura não esta correcta, logo a MAF não está a ler bem os valores, ou existe uma fuga (o que é pouco provavel).

Este sensor contem 2 "filamentos" e um sensor de temperatura (o menos importante), os dois filamentos aquecem ate cerca de 200º C (penso eu) a medida que o ar passa pelos filamentos estes arrefecem e o circuito electrico da MAF reajusta a voltagem necessária para estes se encontrarem a uma tempratura constante de 200ºC determinando assim a quantidade de ar na admissão.
                  Com o passar do tempo estes filamentos rompem e sujam-se, embora as maf toyota fazem autolimpeza, esta não é suficiente para manter o sensor em 100% estado de funcionamento, dai ser necessário a limpeza manual.

O filtro de gasolina com 60 mil km mete medo, se esse carro nunca o mudou esta na altura.

Sou do Porto

Abraço

Comentar

amigo eu tambem sou do porto e possivel fazer um encontro e dares uma vista de olhos no meu carro e fazeres essas tais manutençoes? uma coisa que reparei eu para tirar o erro desligo a bateria e volto a ligar a luz desaparece só que acontece uma coisa quando meto a trabalhar ao acelarar ele demorar imenso tempo a acelarar e nao passa das 4 lim rotações demora pra ai um dia a andar com o carro ate ele acelarar bem sera da MAF? já agora onde fica a MAF? obrigado

Comentar

LOL é mesmo a MAF! isso n deve passar dos 150 km/h assim!
                      Fica atras da caixa do filtro de ar, mas isso é melhor ser quem sabe a mexer, porque senão passa a falta de limpeza a avaria do circuito e depois MAF nova só.

Comentar

obrigado desde ja pela tua atenção que estas a prestar... onde sugeres que va resolver? e por quanto deve ficar essa limpeza?

Comentar

A limpeza a MAF qualquer um faz, o problema é que muitos mecanicos e utilizadores comuns utilizam, pray de limpeza de travões, o que deixa residuos no filamento, podemos combinar um dia e eu faço te isso, faço te ai um preço porreiro para a judar a pagar o spray

Comentar

ta bom amigo diz mais ou menos o preço... depois tenho que levar a maquina pra tirar o erro ne?

Comentar

Desligas a bateria e fica feito :lol

Comentar

Em processamento...
                              X