Announcement

Collapse
No announcement yet.

Aygo - Embraigem

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Aygo - Embraigem

Boa dia,

Espero que todos estejam a passar um bom Natal. :)

Gostaria de saber se a embraiagem do Aygo tem afinação? Está a pegar muito em cima.
    O carro tem aprox. 40k kms.

Obrigado!

3 anos depois da última participação no fórum... seja bem-vindo de volta, e bom Natal já agora...

isso de a embraiagem estar a pegar muito em cima pode ser sinal de estar a dar as últimas, nada como uma visita à oficina para ver o estado disso!

Comentar

Olá!

Obrigado! De facto não venho cá há muito porque o carro é da minha mãe e não tem tido quaisquer problemas. :)

Pelo que pesquisei existe um memo da Toyota relativamente às embraiagens dos Aygos.
      Não consegui precisar se é relativo a folga ou se ao facto de a embraiagem morder muito em cima.

Também já li que há malta que, ao mudar a embraiagem, coloca a do Yaris.

Seja como for, penso que será possível haver afinação do ponto de embraiagem.
      Caso não seja disso lá terá de se mudar o kit. Corrijam-me se estiver enganado, pff.

Obrigado

Obrigado!

Comentar

Pois, mas o fórum não serve só para quando se tem problemas, o fórum não é uma oficina!!!

Comentar

Espero não estar a dizer nenhuma asneira, mas actualmente todas as embraiagens têem auto-afinação, pelo que se essa está a pegar demasiado em cima, é sinal que está a dar as últimas tal como referiu o Terror.

O facto de ter apenas 40k km não quer dizer nada.....não são necessários muitos kms para se derreter uma embraiagem.

Qual é o tipo de condução da tua mãe? há um bocado o estereótipo de que as mulheres têem uma condução em que dão mau trato a esse tipo de componentes.....não sei se é o caso.

Comentar

Sim, é o caso! :D
            Mas a verdade é que, pelo que me lembro, desde novo sempre pegou um pouco em cima.

Eu também penso que têm auto-afinação, mas pelo que li no forum toyotaownersclub (link aqui) a malta queixa-se do desgaste prematuro das embraiagens nos Aygos.

A ver se alguém dos Aygos aqui tem o mesmo sintoma.
            Se a Toyota estiver aberta na Segunda-feira dou uma telefonadela para lá, peço informação e reporto aqui.

Obrigado desde já pelas respostas.
            Last edited by manji; 25-12-2011, 13:09 PM.

Comentar

auto afinação de embraiagens isso existe?
              se está a pegar muito em cima deixas andar até começar a patinar, depois levas á oficina.

Comentar

Auto-afinação no sentido de ir ajustando a embraiagem à medida que o prato vai gastando. Por exemplo, no meu carro, e espero não estar a dizer asneiras, a embraiagem é hidráulica e não tem ajuste pois funciona como um sistema de travões. :)

No caso do Aygo, julgo ser com cabo, logo deverá dar para afinar.

Mas amanhã eu pergunto à Toyota e informo aqui a malta para ficar como referência. :)

Abraço

Comentar

não tem afinação afina automatica vai preparando para subst disco

Comentar

Boas, se fosse um toyota mais antigo diria que era quase impossivel derreter uma embraiagem com esses km, o meu tem 14 anos quase 200mil km, comprei-o com 2 anos e perto de 30mil km e a embraiagem sempre pegou muito em cima e até agora sem problemas excepto o rolamento de incosto que começou a fazer barulho á coisa de 2 anos.

cumps...

Comentar

Boas,

Já se foi à Toyota e o diagnóstico foi o de embraiagem gasta, que não tem afinação possível e o custo de colocar uma nova são ~500euros. Apesar do carro estar na garantia ainda, o que me foi informado é que apenas os 2 primeiros anos cobrem a embraiagem (na verdade nem sabia que embraiagem estava coberta???).

Acabei por ir ao mecânico que costuma tratar do meu carro e lá ajustamos a embraiagem. Está a pegar a meio do curso do pedal e, apesar de já não estar nova, ainda aguenta mais uns bons kms.

Deixo aqui um tópico que fala sobre o ajuste - C1OC - Citroen C1 Owners + City Bug Club for 107 & Aygo • View topic - Clutch Adjustment - apesar de não ter a certeza se foi assim que o mecânico a ajustou.

Seja como for, procurando na Internet há centenas de hits sobre problemas de embraiagem em Aygo, C1 e 107, em vários países, portanto não se pode culpar o estilo de condução X ou Z. A mim parece-me que há uma falha na concepção ou uma peça sub-dimensionada para o carro. Houve inclusivamente a passagem de uma embraiagem de 180mm para 190mm nos Aygos, por isso algo não estava bem, não é? :assobio

Vamos a ver se ainda se consegue que a Toyota assuma isto. Existe uma norma Europeia (que estou à espera para saber ao certo o número) que basicamente diz que os produtos têm de ter uma vida média útil expectável e serem adequados para uso, sendo que se a embraiagem foi sub-dimensionada poderá haver lugar a substituição/reparação. Um tipo conseguiu que a Toyota Reino Unido assumisse o custo. Vamos a ver no que dá.

Cumps!

Comentar

Em processamento...
                      X