Announcement

Collapse
No announcement yet.

Legalização de motor

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Legalização de motor

Boas amigos Toyotistas!

Já não aparecia por aqui a algum tempo.... a máquina não dá problemas! Enfim....

Desta vez estou a pensar em importar um 4E-FTE para substituir o 4E-FE do meu Corolla, mas já andei a informar-me e não sei até que ponto é possivel legalizar este motor no bicho.
    Gostaria que me pudessem ajudar com esta situação, quem já o fez que partilhe da sua experiência, quem sabe que dê a sua opinião sobre o assunto!

Muito obrigado e cumprimentos a todos!

P.S.: Se coloquei o tópico na secção errada peço desculpa!

Ao nível da cilindrada, o que tu queres é legal, pois estás a trocar um motor 1.3 por outro 1.3. A parte em que podem implicar é se DU do carro estiver especificada a potência do motor original.
    Visto que o motor que queres meter tem mais potência, isso será assumido como alteração às características do veículo e poderão implicar. Se não tiver nada disso, podes fazer a troca e não te chateias com mais nada.

Mas atenção que nas IPO's podem embirrar com os valores dos gases, caso os valores do 4E-FTE sejam superiores aos do 4E-FE. ;)

Comentar

Obrigado JustaPor mas eu estou mais preocupado mas é com isto que está no site da IMTT.... "Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo". O mecânico com quem falei disse-me que não sabia se davam a autorização devido ao motor não ter saido neste modelo... Alguém sabe se dão a autorização ou não? Já alguém fez este swap aqui no forum?
      Obrigado pela atenção.

Comentar

bem esse motor tem turbo certo?
        acho que essa sim, vai ser a maior implicancia e preocupaçao na IPO.
        que da direito a inspeçao B, se nao estou em erro, caso vejam o turbo.
        tal como disse o justa, estas a trocar pela mesma cilindrada. nao era por ai.

Comentar

Compreendo, mas se a Toyota me passar o tal termo de compatibilidade o que podem eles implicar? O carro vai fazer a inspecção B e eles implicam por ter turbo mas se tiver o documento por parte da Toyota a dizer que é compativel não podem fazer nada. Digo eu...
          Gostava de saber a opinião de alguém que já tenha passado por um processo semelhante.

Comentar

Estive a repensar sobre este assunto e chego à conclusão que não vai ser nada fácil legalizares um "Swap" destes...

Vamos por partes...
            - Segundo a lei em vigor, uma troca de motor pode ser feita sem qualquer problema desde que o motor "novo" tenha a mesma cilindrada e o mesmo combustível que o "velho". A lei não específica que o motor novo não pode ser sobrealimentado ou sequer da mesma marca, pois só fala em cilindrada e combustível;
            - Se no Documento Único do carro tiver indicada a potência do motor (valor em kw), todos os motores que sejam lá colocados não poderão ultrapassar esse valor, caso contrário já será uma alteração às características do veículo;

Agora também tenho uma dúvida, mesmo que esse valor não venha especificado e montares um motor com Turbo, creio que poderás vir a ter problemas na mesma, pois pode sempre haver um chato que diga que esse carro nunca foi homologado com essas características e portanto estará ilegal.

Em relação às Declarações feitas pelo Fabricante, as poucas que eles fazem são sempre sobre alterações que mantêm as condições de segurança de um veículo e nessa categoria duvido muito que esteja incluída a troca de um motor por outro mais potente, sobre tudo quando estamos a falar de um incremento de potência que ronda os 50% da potência original.

Creio que a única forma de conseguires uma homologação legal de uma alteração desse género seria recorrendo a um projecto feito e aprovado por um Engenheiro Automóvel.
            O Kalu precisou de um projecto desses quando quis transformar o seu Corolla E11 comercial no carro de passageiros, pois o E11 nunca foi lançado em Portugal na versão de 3 portas de 5 lugares com motor a gasóleo, portanto precisou de um projecto completo para conseguir homologação do carro. (Para mais informações sobre isto, só falando com ele.)

Concluindo, se quiseres fazer tudo conforme a legalidade prepara-te para enfrentar muita burocracia e despesas que vêm agarradas.
            Se quiseres saltar esta parte, faz o trabalho que tiveres a fazer de forma que pareça que o carro está original...

Comentar

Moral da história... se for à inspecção tirando o turbo e intercooler passam-mo mas depois nos documentos do motor virá provavelmente as suas características e aquando da legalização na IMTT irão implicar... Fico na mesma!! Tem que haver alguma maneira de legalizar isto... como é que o pessoal que tem 4AGE's e cenas dos género podem andar na estrada com os carros? Isto está tudo a fazer-me muita confusão! Demasiada burocracia para uma coisa tão simples...

Comentar

Não queria ter de te dizer isto, mas na minha opinião, estás a ser um pouco ingénuo se achas que todos os projectos que vês por aí estão legais.

Comentar

Ah bem... eu não quero fazer uma alteração destas pa dar umas voltas pelo quintal... E não é ser ingénuo, só não vejo o porquê de fazer um investimento destes só pa mostrar que tenho e que consegui!
                  Mas isto é só em Portugal ou aplica-se também a outros paises? É que já vi projectos como o que eu quero fazer e no mesmo veiculo em outros paises pela europa e aparentemente está tudo legalizado. Até no Reino Unido que eles implicam por tudo e por nada...

Comentar

Em relação ao UK há uma coisa muito importante que não te podes esquecer, é possível legalizar um projecto desses, tens é como consequência o valor do seguro subir consideravelmente.

Eu continuo a achar que é possível legalizar um projecto desse género por cá, mas não será certamente com a ajuda do fabricante. Creio que terás de recorrer, tal como o Kalu o fez para o seu carro, a um Engenheiro Automóvel para que ele te faça e assine o projecto.
                    Se há por aí tanto carocha que foi transformado em Buggy ou em Descapotável e andam aí legais na estrada, alguém teve de fazer um projecto desse tipo e responsabilizar-se que as alterações ao carro não põe em risco os seus passageiros e/ou os outros carros.
                    Mas como também já disse, vai sair-te caro e chato tratar de toda a burocracia que aí vem agarrada.

Comentar

Obrigado pela tua atenção neste assunto Justa. Vou deixar aqui transcrito o que diz no site do IMTT em relação a este tipo de alteração.

"A substituição do motor de um veículo deve ser efectuada de forma a ser assegurada a compatibilidade do novo motor com o veículo em termos de segurança e protecção do ambiente.

Documentos

O pedido deve ser apresentado junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, sendo a eventual inspecção ao veículo efectuada por estes Serviços. Consoante as situações, deve ser acompanhado dos respectivos documentos.

Com alteração das características técnicas:

Formulário Modelo 9 IMTT (a entregar no Serviço Regional do IMTT da área de residência do requerente);
                      Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
                      Termo de Responsabilidade pela montagem do motor;
                      Termo de Compatibilidade passado pelo representante da marca, onde constem as características técnicas do motor e sua compatibilidade com o veículo);
                      Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada, das emissões de CO2, bem como das emissões de partículas);
                      Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
                      Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)."

E aparentemente é tudo.

Comentar

Na minha modesta opinião, isso não requer homologação nenhuma, o motor é o mesmo o bloco, cabeça e etc! a unica coisa que tem a mais é o turbo, e num motor dessa altura, não havia norma Euro IV nem Euros V para cumprir, logo não vejo problema.

Isso é tirar um motor e por outro, trocar de centralina e está a andar, se formos a ver a box TTE nos D4D também aumenta a potencia do carro e os Kw que estão no livrete deixam de ser os mesmos...

Depois não estou a ver um inspector a saber ou ter conhecimento das diferenças de motores toyota, logo siga com isso para a frente, dá mais nas vistas uma admissão XPTO Racing, SPOON TURBO I.E. do que o turbozeco...

Abraço

---------- Mensagem adicionada em 08:36 PM ---------- Mensagem anterior em 08:34 PM ----------

PS. Convém tirar o autocolante a dizer turbo do intercooler :P

Abraço

Comentar

Obrigado pela tua opinião BaCaRdI mas de qualquer forma necessito do termo de compatibilidade passado pela Toyota para poder legalizar. Já enviei email para a Salvador Caetano e para a Toyota Japan e espero resposta para ver se ando com isto para a frente ou não!

Comentar

Boas amigos!

É só para dizer que segundo a Salvador Caetano teria que pedir um projecto de alteração único e estar assinado por um engenheiro automóvel...
                            Segundo a Toyota Japan, pediram o número de quadro, contactaram a Salvador Caetano que me pediu a matrícula do veiculo e posteriromente a documentação do automóvel e para a semana já tenho a tal declaração de compatibilidade mediante o pagamento de 41€!
                            É escusado dizer que fiquei extremamente feliz pelo desenrolar da situação e que o motor já está encomendado!
                            Espero que isto ajude outros que queiram fazer algo semelhante.

Obrigado a todos pela atenção e sugestões no assunto! :p

Comentar

Obrigado pela partilha da informação e Boa Sorte para o projecto!

Comentar

Em processamento...
                              X