Announcement

Collapse
No announcement yet.

Comportamento Estranho no ESP do Corolla E12

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Comportamento Estranho no ESP do Corolla E12

Viva!

Desde que comprei o meu corolla e12 facelift (com ESP), reparei que se fizesse uma rotunda a levar o carro mais perto do limite, o ESP começava a apitar e a piscar no painel dos manómetros, e em alguma situações ligava e logo de seguida desligava a luz central (a mesma quando se abrem as portas) e poderia ou não destrancar as portas caso elas estivesse trancadas. Até aqui tudo normal (imaginei eu).

Recentemente troquei as molas (mais baixas 3cm à frente e atrás), bem como os discos de travão e calços da frente, e também os os pneus de trás (2 goodyear excellence). Agora sinto o carro mais seguro, com um melhor comportamento, e esteticamente mais rasteiro e bonito.

Não sei se tem alguma coisa a ver, mas a verdade é que agora a luz central acende facilmente sempre que faço uma curva mais rápida para a direita, e em vez de piscar a luz do ESP e ouvir o seu barulho (apito), acende-me a luz das portas, mesmo estando estas trancadas.

Experimentei guinadas fortes para o lado direito, inclusive numa rotunda grande e a puxar bem pelo carro, e nada aconteceu (e antes acontecia o que descrevi em cima: a luz central acendia e apagava, apitava o ESP e poderia ou não destrancar as portas).

Vim o caminho até casa a experimentar com mais ou menos velocidade (+/- 8km), e parece-me que a situação é constante. Experimentei ligar e desligar o controlo de tracção (na minha inocência poderia ter alguma coisa a ver), mas o comportamento foi o mesmo.

Sinceramente, o que me incomoda um bocado é fazer as curvas das nacionais mais rápido um pouco, e andar com o carro tipo árvore de Natal.

Alguém faz ideia do que possa ser? Agradeço toda a ajuda que me puderem dar.

Cumprimentos!

Deve ser engraçado :risohist
    Verifica os "interruptores" nas calhas das portas, pode ser que não estejam nas melhores condições...ou então as borrachas das mesmas portas pois a porta tem de bater e ficar bem presa. O que pode estar a acontecer é a porta abrir-se um bocadito e uma das causas pode ser uma que disse.

Comentar

Yap , pelo que dizes , a solução passa pelo que o Power te disse , deves ter algum interruptor das portas estragado, ou que a porta não encosta bem e depois em carga, a porta desencosta minimamente do interruptor , mas o suficiente para te dar sinal de porta aberta.

Comentar

Ora bem, depois de ler o que vocês disseram, fui ver o carro, mas sem saber bem como é que posso verificar se os interruptores das portas estão bons.

Na minha porta, na parte de baixo, a borracha está um bocado rota, mas já estava quando comprei o carro e não acontecia isto:

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Quanto aos interruptores, parecem-me estarem iguais, não têm qualquer folga para fora e para dentro ambos entram cerca de 0,5mm a 1mm e só depois assumem a porta fechada.

Deixo-vos um vídeo comigo a fazer um pouco de força na porta, e a acender a luz central e nos manómetros. O mesmo não acontece na porta do passageiro. O barulho que ouvem é quando empurro a porta com o joelho.

ImageShack® - Online Photo and Video Hosting
        Uploaded with <a onclick="_gaq.push(['_trackEvent', 'Outgoing', 'imageshack.us', '']);" target='_blank' href='http://imageshack.us'>ImageShack.us</a>

Têm alguma sugestão para que possa tentar ver se o problema é do interruptor? Dá para trocar facilmente os interruptores de uma porta para a outra?
        Last edited by Davide; 03-02-2012, 17:02 PM.

Comentar

Não precisas de tirar o interruptor fora...basta colares um pouco de fita de electrecista por cima do interuptor, e experimentar! Se a luz continuar a acender pelo menos eliminas uma possibilidade, a da borracha da porta!:fixe
          Depois se continuares com o mesmo problema podes sempre desligar o "interruptor" eletricamente e fazer uma espécie de "ligação directa", e vês se é o "interruptor"... se não fôr, terás mesmo de ir a um faíscas!:fixe

Ps: acho que não disse burrice nenhuma, caso tenha dito corrijam-me!:lol

Comentar

Pine, fiz o que disseste e o problema manteve-se.
            Na minha ignorância, e já que não tinha nada a perder, experimentei trocar os interruptores.
            Pelo que parece funcionou, porque empurro a porta do lado de dentro e já nada acontece.
            Ainda não experimentei em andamento, mas deve estar ok :)

Comentar

No manual de instruçõestem ao pormenor essa conversão Km/L para L/Km e vice versa, assim como todas asfunções do auto radio que são muitas e bastante úteis no entanto complexas de usar em algumas configurações.

Acerca de um mês o meu CB deixou dedar mesmo ligando as luzes nem o verde aparecia no ecrã, o rádio não davatambém, após andar duas vezes começou por dar o rádio, depois o computador, maslimpou os registos que tinha começando de novo o histórico de consumos.

De início pensei que era um fusível, mas ao começar a dar penso que já só podeser uma de duas coisas, a bateria é de origem com 8 anos quase, pega bem etudo, só noto ao relatim ou ao arrancar de noite diminui a intensidade da luzou seja poderei estar a exigir muito do alternador penso eu, em vez de umabateria, um dia pago as escovas do alternador o que poderei evitar...Não sei.

A segunda coisa quando comprei, o vendedor disse e voltou a dizer,"cuidado deixar fazer o ok antes de por a trabalhar, ou seja dar algumtempo para que desligue as luzes que tem de desligar, pois por vezes assenhoras não o fazem e estes carros tem eletrónica e não gostam nadadisso..." No entanto penso que a Centralina se situa por baixo do motor dasofagem e não aparenta nada ter sido mudada, está tudo selado e até tinha pó...

Bem já o tenho á dois anos e nunca me deu qualquer erro ou ligou luz de avarias,mas penso em mudar a bateria para poupar o alternador e esta situação poderáter sido uma quebra de corrente pois ás vezes esta algum tempo sem trabalhar...

Cumprimentos

Comentar

Toyotista, não te enganaste no tópico?!

Comentar

Sim enganei-me já está no local correto.
                  Eu é que li vários e ao responder não verifiquei a qual respondia.
                  Obrigado pela atenção.
                  Last edited by Toyotista; 20-02-2012, 10:55 AM.

Comentar

Em processamento...
                  X