Announcement

Collapse
No announcement yet.

Dúvida - Óleo do motor 1.4 D4D, revisão 165000

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Dúvida - Óleo do motor 1.4 D4D, revisão 165000

Boas,

O Auris cá de casa chegou aos 165000 e está na altura de lhe mudar o oléo

As revisões até aos 150000 foram sempre feitas na Toyota e pelas escaças informações que tenho o historial de óleos foi este:

BP Visco 5000 (sem especificar a graduação) entre os 15000 até aos 120000
    Toyota Original 10W40 nas revisões dos 135000 e 150000

O manual do carro especifica que o óleo apropriado deve ter as seguintes aprovações:

ACEA B1, API CF-4 or API CF (API CE or CD may also be used)

O meu problema é que não encontro óleo 10W40 com as aprovações que refere no manual...
    Quase todos os óleos que encontro que sejam aprovados, a graduação é 5W30

(Peço desculpa se este tema já foi debatido, eu pesquisei e não encontrei nada)

Aproveito também para perguntar se alguém é capaz de fazer um scan de uma folha de orçamento para auris deste genero (é um link do post sobre a revisão do yaris):

Obrigado desde já por qualquer ajuda

RM

manual fala em 10w40?

eu iria para o 5w30

Comentar

Espreita AQUI pode ser que dê uma ajuda no que toca a normas, para não encontrares B1 deve ser por o B3 ser superior, o que tornava redundante escrever no rótulo ;)
      Last edited by powerslave; 12-03-2012, 15:42 PM.

Comentar

Originally posted by powerslave View Post
        Espreita AQUI pode ser que dê uma ajuda no que toca a normas, para não encontrares B1 deve ser por o B3 ser superior, o que tornava redundante escrever no rótulo ;)
        Se fores a ver da mesma marca de óleos tens 5w30 A1/b1 A5/B5 e outros A3/b3 A4/B4. São diferentes

Comentar

São, se fossem exactamente iguais não eram precisas duas categorias nem havia referência a isso na norma ;)
          Um óleo de categoria B5 pode ser impróprio para alguns motores, daí a referência ao B1 (a diferença essencial destes dois é a longevidade do óleo) que é um óleo de viscosidade mais baixa, o óleo B3 é para motores de performance mais elevada ao passo que a B4 foi criada posteriormente para os óleos adequados aos motores de injecção directa.

(não seria A3/B3 e A3/B4 que querias dizer?)

Comentar

Boas

manual fala em 10w40?
            Não, na tabela de viscosidades só tem as seguintes:
            5W30 Preferencial
            10W30
            15W40
            20W50

Daquilo que pesquisei pelos fabricantes de óleos e por lojas online, não encontrei nenhum com aprovação ACEA B1 10W40...

RM

Comentar

No site da BP Lubrificantes Portugal - Óleos de Motor e Outros Lubrificantes - Recomendações de lubrificantes para veículos dizem que o recomendado é Visco 5000 FE 5W-30 .

Comentar

É o 5W-30 que se põe agora :p

Comentar

Isso é uma norma fuel saver dai so encontrares em 5w30, ja ha muito tempo que venho a pregar Toyotas VVT-i e ultimos D4d é tudo 5W30!
                  A1/B1 A5/B5 deve ser o que encontras.

Pessoalmente para o dia a dia prefiro de longe o 5w30, para viagens o 5w40.

Abraço

Comentar

Se for um Auris pré-DPF, é BP Visco 5000 10W40 A3/B3 lá para dentro que ele gosta!

Comentar

Boas,

Originally posted by pacojones View Post
                      Se for um Auris pré-DPF, é BP Visco 5000 10W40 A3/B3 lá para dentro que ele gosta!
                      Pois, esse é o óleo que suspeito que a Toyota metia.

Mas não acham esquisito, no mínimo, o manual mandar meter um óleo e a Toyota cá em Portugal meter outro???

Ando à uns dias atrás de óleo que cumpra com o que vem no manual e devo dizer que não está fácil

Cmps

Comentar

Originally posted by BiteTheBullet View Post
                        Boas,

Mas não acham esquisito, no mínimo, o manual mandar meter um óleo e a Toyota cá em Portugal meter outro???

Ando à uns dias atrás de óleo que cumpra com o que vem no manual e devo dizer que não está fácil

Cmps
                        Tanta complicação. As oficinas da toyota por cá tinham acordo com a BP.. eles até á bem pouco tempo não tinha 5w30 por cá. Todos na toyota eram corridos a bp visco 5000 10w40 e tão se a c..... para o que a toyota recomendava.

O corolla 1.6 vvt-i dos meus pais só levou o 5000 (10w40) na primeira revisão, a partir dai foi sempre 5w30 A1/b1 A5/B5 (mas comprava eu o óleo) .. o motor ficou mais suave, menos ruidoso a frio e ficou a gastar um pouco menos.

Queres um 10w40 que seja A1/b1... duvido que encontres, não conheço nenhum.

TEns esta loja online portuguesa com grande variedade de oleos: Texoleo.com - Deixe de comprar o seu lubrificante a preço do ouro

e outra espanhola que inclusive vende óleo em embalagem toyota: Toyota 5w30, 5L -

Comentar

eu no meu 1.4 D-4D coloco sempre Bp visco 7000 5w40. é um pouco caro mas para óleo devese apostar no melhor!

Comentar

Originally posted by BiteTheBullet View Post
                            Boas,

Cmps
                            Para teres uma ideia tinha um starlet de 99 comprado novo que já vendi, tenho um Corolla E12 VVTI e um Auris D4D e todos levaram e levam BP Visco 5000 10W40. E se não me engano vários users aqui do fórum utilizam este óleo em todas as revisões, é bom, acessível, e cumpre as normas que os motores exijem.

Pessoalmente só meteria outro óleo se fosse melhor ao mesmo preço ou mais barato.

Na ultima revisão a Toyota enfiou o 5W30 no meu Auris sinceramente não fiquei muito contente, gosto de usar sempre o mesmo óleo no motor... na próxima volto para o 10W40 ou no limite 5W40

Já agora, graças à utilização de um óleo mais fino (5W30), o nível baixou um bocado (fez 9000kms desde a revisão), e o tempo para ir à Toyota "abastecer" é zero, precisava de reatestar com 0.5L +/-, que óleo me recomendam? Castrol Magnatec 5W30 C2?

Comentar

Segundo o site http://www.castrol.com/castrol/ifram...tentId=7066865 para o motor 1ND-TV recomenda Castrol Magnatec 5W-30 A1

Comentar

Em processamento...
                              X