Announcement

Collapse
No announcement yet.

Restauro Toyota 1000 - KP30 1971

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Restauro Toyota 1000 - KP30 1971

Boas, aqui venho partilhar a recuperação de um Toyota genuíno, que após muitos anos encostado primeiro à chuva e frio, depois desmantelado numa garagem, começou a ganhar forma para voltar ao ativo no alcatrão. O Toyota original de Moçambique, veio para Portugal em 1981 e esteve em Lisboa até 2005. O anterior dono tinha 3 carros e decidiu trazer-lo para Portugal pelo valor sentimental que tinha, e pela qualidade da máquina que nunca lhe tinha dado problemas.

Adquiri o carro em 2005, por brincadeira a um amigo meu, sem o ver e sem saber que modelo era :p.
    O carro veio de Lisboa até ao sul, tinha inspecção em dia e estava a trabalhar bem. Fiquei contente com a compra, o carro era muito catita e divertido de conduzir, apesar dos vários podres que trazia e não tinham sido mencionados :oops::oops:.

Assim estava ele quando chegou à nova casa.

Passados alguns meses decidi pesquisar uma oficina para efetuar um restauro ligeiro, removendo os principais podres para ficar mais apresentável, mantendo a originalidade.

Surpresa que mesmo perto da minha casa existia uma oficina com um senhor velhote que tinha tido um carro destes e que trabalhava na chapa e não no betume.
    Fiquei todo contente e lá levei o carrito para a oficina... passado um ano... ainda com tudo por fazer e o carro todo desmontado, resolvi ir busca-lo, pois estava a ver que ia morrer lá... então voltou assim para casa.

Depois deste estado lastimoso em que voltou... já ninguém acreditava que iria voltar a andar... mas Toyota é Toyota e nem que fique 100 anos parado volta a mexer :lol

Depois de ter ficado 6 anos neste estado na garagem, deu-me a vontade de devolver a máquina à estrada.
    Depois de nova pesquisa o Toyota rumou a Leiria, para sofrer um restauro a sério até ao osso.
    Montei o carro todo peça por peça e lá seguiu viagem.

Lá foi ele carregado de todas as peças e material novo para voltar ao estado original....
    Por hoje ficamos por aqui, regularmente irei contando esta história que me dá uma grande satisfação.
    Espero que gostem

Abraços

Parabéns pela excelente aquisição, e pelas aventurar vividas com ele, só mesmo um Toyota pra proporcionar estas sensações :p

Força com o restauro da máquina e não o deixes morrer novamente, vai dando noticias ;)

Comentar

Depois de chegar ao destino foi hora de começar a avaliar o estado da chapa. Foi nessa altura que começaram as surpresas...
      Quilos e quilos de betume a esconder remendos mal executados e já chapa muito madura, que levaram a que o trabalho da chapa se prolongasse mais do que inicialmente previsto.

Assim foi tempo de desmontar a máquina e remover tintas e betumes

Com estas imagens da para ver que o trabalho que me esperava não era tão simples como a primeira imagem da máquina, mas depois de desarmado já não pensei em parar até ficar como novo. Assim começou a saga da recuperação da chapa.

Comentar

Fantastico o projecto boa sorte
        :pc

Comentar

Vou acompanhar :fixe

Comentar

Ora boas,

Atendendo à chapa madura em muitos locais decidiu-se cortar a velha e substituir por chapa nova as principais áreas foram as portas, com painéis novos, os guarda-lamas, a porta da mala, um dos pilares e o tejadilho... muito corte e costura com muita paciência e tempo.

Começamos pelos guarda-lamas:

Depois dos guarda-lamas vieram as portas, como estavam em mau estado levaram o painel todo novo, poupando tempo. Para além do painel, levaram uma barra interior de protecção, não é original, mas não se vê e melhora a segurança dos ocupantes.

No final levou tratamento de chapa para ver se não volta a enferrujar tão cedo :lol

Comentar

Parabéns, está a ficar muito bom este restauro,
              boa continuação e muitos bons km.
              já vi que o pessoal vai ficar atento ás novidades, e eu também!
              Cumprimentos :fixe

Comentar

Depois da frente, que também incluiu o capot, de onde teve de ser descravado um friso que remate a frente do mesmo, passou-se para os pilares e tejadilho... com muito trabalhinho e muitas horas a colocar a chapa com a forma desejada.

Por fim começou-se a seguir para a parte traseira, e o primeiro ponto a precisar de chapa nova foi a zona do bocal do deposito.

Comentar

Está aí um grande trabalho num carro que bem mereçe, quanto mais não seja pela sua raridade, boa continuação

Comentar

Continuando o trabalho de chapa, seguiu-se pelas laterais, frente e traseira da máquina.
                    Só se foi vendo chapa podre a cair e nova a ser soldada, tinhas zonas realmente más.
                    Mas com paciência lá se foi fazendo pouco a pouco.

Comentar

Continuando os trabalhos da chapa, foi retirada a mecânica para começar os interiores e cofre do motor.
                      Para além do trabalho de chapa todas as componentes foram limpas e preparadas, dado que o carro estava a funcionar esta parte não teve muitos problemas.

A primeira fase termina assim.
                      Segue-se a parte de acertos de chapa, betumar para depois levar o aparelho e preparar para a pintura

Comentar

esta a ficar com optimo aspecto! es tu que estas a trabalhar nele?

Comentar

Boas, não sou eu, ainda sou maçarico no trabalho da chapa e não arrisco.
                          O carro está numa oficina em Leiria, com um aficionado por carros japoneses, que é membro aqui do forum, o Tractortp.
                          Eu acompanho o andamento dos trabalhos, ainda por cima à distância porque sou de Lagos. Quando há tempo lá dou um pulinho para o ver ao vivo.

Entretanto depois da carroçaria ser tratada, começou a ser preparada e acertada para a pintura. Alguns elementos mecânicos também foram recuperados. O radiador recondicionado, o motor aberto, limpo e foram substituídas as relas.

Comentar

Restauro 5*. :fixe
                            Boa sorte na continuação do restauro.

Comentar

Espectaculo... Antes demais o meus parabéns... Muito bom sim senhor... Eu comecei ontem o restauro da minha ke26... e estou aqui com um duvida de chapa se alguem me souber dizer agradeço a solda da nova chapa é feita como? com maçarico? ou com solda a fio? tipo electrodo? assim que eu tiver as fotos fora do telemovel ja vou colocar fotos do trabalho... ;)

Comentar

Em processamento...
                              X