Announcement

Collapse
No announcement yet.

Toyota Prius+ chega em Julho

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Originally posted by telmo.salgado View Post
    Quanto tempo dura uma embraiagem?
    Quanto tempo dura um turbo?

E custo de substituição?

LOL

Não respondeste à questão da baterias, em termos de custo e duração mas gostei de ver a resposta imediata com outras questões que não afectam o Prius, como o turbo e embraiagem que não tem.

Mas como percebi a deflecção de uma questão pertinente com 2 perguntas defensivas a um ataque inexistente, com uma pitada de humor, eu respondo:

Embraiagem, custa 300€ com montagem no meu carro, e apesar de ter 4 vezes mais torque que um Prius, tem um CRS que aumenta a vida exponecialmente da embraiagem, que dura em média 200/210 mil km.

Turbo, com os devidos cuidados e óleo correcto, são 600€ que devem ser investidos a cada 250 mil km no caso do meu carro, pela perda de eficiência do turbo.

É tudo uma questão de se escolher algo fiável logo de início, e não negar à partida uma ciência que se desconhece.

E eu tive um Prius antes de ter feito o upgrade.

Comentar

Originally posted by Darkk View Post
      (...)
      É tudo uma questão de se escolher algo fiável logo de início, e não negar à partida uma ciência que se desconhece.

Darkk, tenho de discordar contigo.

Avaliaste o custo/benefício a longo prazo no teu bmw, mas não tiveste um Prius assim por tanto tempo para poderes avaliar a relação custo/benefício a ele associado.

É já de conhecimento geral (basta pesquisar), que o Prius tem vantagens que vão além da bomba, mesmo a gasolina sendo mais caro que o gasóleo. Para além dos referidos no post do Telmo, há ainda o silêncio a bordo, a duração dos pneus por ex, calços, discos, e até a própria manutenção normal (que em comparação com a manutenção do bmw deve ser um tanto mais barata...)

No que diz respeito a performances e emocões ao volante, isso são outros 500...mas cada um opta pela opção que mais gosta. Tiveste um e trocaste-o, pelo que depreendo que não te sentiste satisfeito com o que tinhas entre mãos. Vivemos num mundo livre de fazermos as nossas próprias opções, e ainda bem que assim é :fixe

Comentar

Originally posted by Comandante View Post
        Darkk, tenho de discordar contigo.

Avaliaste o custo/benefício a longo prazo no teu bmw, mas não tiveste um Prius assim por tanto tempo para poderes avaliar a relação custo/benefício a ele associado.

É já de conhecimento geral (basta pesquisar), que o Prius tem vantagens que vão além da bomba, mesmo a gasolina sendo mais caro que o gasóleo. Para além dos referidos no post do Telmo, há ainda o silêncio a bordo, a duração dos pneus por ex, calços, discos, e até a própria manutenção normal (que em comparação com a manutenção do bmw deve ser um tanto mais barata...)

No que diz respeito a performances e emocões ao volante, isso são outros 500...mas cada um opta pela opção que mais gosta. Tiveste um e trocaste-o, pelo que depreendo que não te sentiste satisfeito com o que tinhas entre mãos. Vivemos num mundo livre de fazermos as nossas próprias opções, e ainda bem que assim é :fixe
        Tive o Prius durante quase 30 mil km, de uso agressivo.

Mas vamos por pontos:

1 - A gasolina aqui é mais barata. Logo, o que poupava por depósito com o Prius é acentuado, especialmente quando fazia 4.X com o prius e nao faco menos de 6.X com o 30d.
        2 - Duracao de discos e pastilhas, juntamente com a manuntencao (eu aqui fico sempre a perder ao ter escolhido um 30d em vez de um 18/20d, pelo tamanho do motor, que leva 8 litros de óleo em cada revisao, em vez de 4, mas como dizes, a escolha é minha) é outro ponto onde fico a perder.
        3 - Aqui é que tudo entorna para o lado errado. Silencio a bordo? Conforto? Qualidade de materiais? Facilidade de utilizacao? O prius leva 15 - 0 nestes pontos todos. O silencio a bordo é medíocre, conforto minimo, materiais que só me dá para rir. Repara que nem entro na parte da utilizacao divertida, pois nao seria justo.

Repara que eu admito, que um Prius poderá (em principio, falta saber o custo dessas baterias maravilhosas [b]que sao manuntencao programada e nao preventiva/substituicao como um turbo/embraiagem) eventualmente ser mais barato a longo prazo que o meu 30d. Mas é tudo uma questao de opcoes, tal como escolhes a cor, o tipo de rádio, jantes, extras aqui e eali, eu escolhi qualidade de interiores, qualidade a viajar, espaco na mala, espaco interior, bancos em pele que nao me sejam plástico reciclado ridiculo, sistema de som com qualidade, conforto a bordo (repara que escolhi um 30d SE e nao M-sport-arruina-o-lombo), seguranca, e no fim como extra que nao preciso mas quero, torque ao quilo e distrubuicao de peso 50/50, conducao exemplar no segmento.

Se no final de tudo e mais alguma coisa, gastar 30centimos por milha, em vez de 27/28, vendido!

(Neste momento, o 30d a contar com a desvalorizacao, está por volta disso, 24/26 centimos por milha de custo total = combustível, revisoes, pneus, and so on and so on...)

Comentar

Darkk, usados são uma coisa, mas os 2 novos também não podes comparar o preço, aí um PRIUS com tudo deve rondar as 25.000£, ao passo que o 330d por 40.000£ não deves ter assim tantos extras não?
          A isso aliado o preço por unidade de distância percorrida muito inferior no PRIUS (a contar com tudo ou seja, seguro, pneus, combustivel, revisões), e temos 2 produtos totalmente diferentes, com mentalidades diferentes...

E quanto as baterias, há casos de táxis que impressionam qualquer um :fixe

Não leves isto como ataque, que muito possivelmente no teu caso (mercado Inglês) também não iria para um PRIUS :fixe

Comentar

Primeiro que as baterias dêm raia já o carro deve ter mais de 15 anos :lol

Acho realmente o que se poupa em toda a outra manutenção compensa uma eventual troca de baterias, se assim o justificar.

Comentar

Originally posted by telmo.salgado View Post
              Quanto tempo dura uma embraiagem?
              Quanto tempo dura um turbo?

E custo de substituição?

LOL
              Não vejo onde está a piada ...

Quanto à embraiagem, posso dizer que 25 anos de carta só uma foi substituída em carros meus. Foi em março. E foi isso que me implusionou a trocar já de carro. Senão era lá mais para o fim do ano, altura em que se fazem ainda melhores negócios.

Turbo, não sei , mas é um dos motivos para não comprar Renault, por exemplo... Se o da Toyota não for melhor do que aquilo que vou ouvindo sobre os da Renault, o concessionário vai ter umas chatices comigo ...

Quantos aos custos de substituição parece-me importante ter uma noção deles. Aliás um dos motivos para comprar Toyota, foi o facto de ter sido a unica marca onde me deram esses custos por escrito num panfleto da própria marca!

E o turbo não vem lá previsto, portanto espero bem que dure os tais 15 anos.

Comentar

3 - Aqui é que tudo entorna para o lado errado. Silencio a bordo? Conforto? Qualidade de materiais? Facilidade de utilizacao? O prius leva 15 - 0 nestes pontos todos. O silencio a bordo é medíocre, conforto minimo, materiais que só me dá para rir. Repara que nem entro na parte da utilizacao divertida, pois nao seria justo.
                O segmento em que ambos se inserem são o mesmo? o preço de aquisição de ambos é mais ou menos o mesmo?
                Não sei o preço de ambos aí, mas é preciso ter isso em atenção quando se compara os pontos menos positivos que referiste :fixe

No capítulo da duração das baterias vs duração de um turbo ou embraiagem, é com tuo...depende muito da utilização que se lhe dá :fixe
                conforme nos carros "normais" se tem cuidados em não puxar a frio, não andar a fundo e desligar o carro de seguida and so on....num híbrido também existem cuidados para aumentar a longevidade das baterias :fixe
                Last edited by Comandante; 19-06-2012, 00:13 AM.

Comentar

Originally posted by William_1991 View Post
                  Darkk, usados são uma coisa, mas os 2 novos também não podes comparar o preço, aí um PRIUS com tudo deve rondar as 25.000£, ao passo que o 330d por 40.000£ não deves ter assim tantos extras não?
                  A isso aliado o preço por unidade de distância percorrida muito inferior no PRIUS (a contar com tudo ou seja, seguro, pneus, combustivel, revisões), e temos 2 produtos totalmente diferentes, com mentalidades diferentes...

E quanto as baterias, há casos de táxis que impressionam qualquer um :fixe

Não leves isto como ataque, que muito possivelmente no teu caso (mercado Inglês) também não iria para um PRIUS :fixe
                  Correcto.

Mas se comparares um 320d F30, 27/28mil £ novo, já todo esse argumento se torna complicado de argumentar, e os novos 18/20d são tão bons, que o motor 30/35d deixou de existir nos série 3...

Comentar

O segmento em que ambos se inserem são o mesmo? o preço de aquisição de ambos é mais ou menos o mesmo?
                    Não sei o preço de ambos aí, mas é preciso ter isso em atenção quando se compara os pontos menos positivos que referiste :fixe

Os preços dos prius e dos serie 3 com o mesmo nível de equipamento, não devem ser mais de 2/3mil £ de diferença.

Editado depois de verificar valores correctos.

Comentar

Prius +

Gosto!
                      Será uma boa opção para quem necessita de um monovolume...agora já percebo o porquê de estarem a fazer desconto de 4000€ na compra de uma Verso.....Este Prius + vai arrasar as vendas da verso de certeza.
                      Só não gosto do pormenor da inclusão do selector das mudanças no tablier à la Prius 2G.....ficava bem melhor por ex em baixo À beira do coiso dos copos... :oops:
                      Boas, só para corrigir um pequeno detalhe... a campanha atual da Verso é de 3.500€ e não de 4.000€ como disse acima. A razão desta campanha prende-se ás pequenas alterações a que este modelo vai ser sujeito (inclusão Toyota Touch, inserções cromadas, etc).
                      Em relação ao Prius +... parece ser muito bom!!!

Comentar

Não respondeste à questão da baterias, em termos de custo e duração mas gostei de ver a resposta imediata com outras questões que não afectam o Prius, como o turbo e embraiagem que não tem.

Mas como percebi a deflecção de uma questão pertinente com 2 perguntas defensivas a um ataque inexistente, com uma pitada de humor, eu respondo:

Embraiagem, custa 300€ com montagem no meu carro, e apesar de ter 4 vezes mais torque que um Prius, tem um CRS que aumenta a vida exponecialmente da embraiagem, que dura em média 200/210 mil km.

Turbo, com os devidos cuidados e óleo correcto, são 600€ que devem ser investidos a cada 250 mil km no caso do meu carro, pela perda de eficiência do turbo.

Darkk, eu não respondi porque não sei. Está para vir a ser descoberta a determinação da vida útil das baterias NimH do Prius normal. Ao contrário da tua certeza em afirmares que é manutenção programada...que é absolutamente errada e que te peço para justificares.
                        Estas baterias de Iões de Lítio da Prius+ terão ainda mais incerteza de vida útil. Mas sabendo das apostas da Toyota neste ramo, e dos dois anos de uso intensivo do Prius plug-in de testes, com grandes âmbitos de carga e correntes elevadas, acredito que se equivalam.
                        O seu preço é uma incógnita, sei que as de NimH rondavam os 2mil euros por câmbio dos 2200dólares que se fala no Priuschat.

Essa da ciência que se desconhece é que não entendi. Da mesma forma que não compreendo como se faz um upgrade ao Prius comprando um veículo a diesel.

Agradeço a informação sobre os custos de substituição de elementos fora da rede oficial BMW. Podes fazer o completo colocando os mesmos considerando MO qualificada e componentes OEM?

Finalmente, o humor da minha resposta, ler abaixo.

Originally posted by Voyager View Post
                        Não vejo onde está a piada ...

Quanto à embraiagem, posso dizer que 25 anos de carta só uma foi substituída em carros meus. Foi em março. E foi isso que me implusionou a trocar já de carro. Senão era lá mais para o fim do ano, altura em que se fazem ainda melhores negócios.

Turbo, não sei , mas é um dos motivos para não comprar Renault, por exemplo... Se o da Toyota não for melhor do que aquilo que vou ouvindo sobre os da Renault, o concessionário vai ter umas chatices comigo ...

Quantos aos custos de substituição parece-me importante ter uma noção deles. Aliás um dos motivos para comprar Toyota, foi o facto de ter sido a unica marca onde me deram esses custos por escrito num panfleto da própria marca!

E o turbo não vem lá previsto, portanto espero bem que dure os tais 15 anos.
                        Voyager, andas nos fóruns há muito tempo, já leste e discutiste imensas informações sobre híbridos, e a pergunta pareceu-me despropositada.

Os mitos ainda sobrevoam, mesmo sem fundamento, os facto custam a ser reconhecidos.

Irei, a bem da objectividade, e com alguma curiosidade pessoal, tentar saber.

Também saberás que as baterias normalmente têm reparação, não necessitam de ser integralmente substituídas, mas esse campo, ou do DIY, não responde à tua pergunta.

Comentar

As baterias têm um período de vida útil, que me lembro de ter lido ser 250mil km no caso de Prius, daí ter usado essa marca como ponto de referência. O valor das baterias, ronda os 2000€ segundo me lembro.

A questão é que os prius começaram a ser usados como taxi, especialmente em Londres onde há empresas com frotas só de Prius, incluindo pelo menos uma que tem os prius a GPL (electricidade e gás, ou seja, passou de Nikko a fogão de campismo) e as kilometragens passaram do previsto com excelentes resultados. O que levou a que todas as previsões passassem a incertezas.

Mas da mesma forma que falei do turbo sofrer com redução de eficiência, o mesmo se aplica às baterias do prius.

Não me entendas como um não crente, ou que seja contra o conceito, sou um enorme fã do conceito, apesar de achar que o futuro passe não pelos hibridos mas pelos eléctricos com "Range extender", mas isso é uma previsâo pessoal.

Apenas acho, que ainda é muito cedo para o investimento num prius fazer sentido, especialmente com os excelentes diesel que existem e finalmente, com a hiper evolução que os motores a gasolina estão a começar a ter.

Se é um excelente produto?
                          Sim.

Mas não passa de um atestado de intenções por enquanto.

Em relação ao valor das revisões que me pediste, não te sei dizer 100% correcto, porque variam MUITO de concessionário por aqui. Exemplo: para o 30d mudar o óleo tive orçamentos de 220 até 480£ para o mesmo serviço.

Comentar

Há aqui algumas considerações a tecer, e uma delas tem a ver com o que está a bold.

Desculpa a franqueza, mas se há automóvel com facilidade de utilização, é o Prius. Até os jornalistas que destilam ódio aos produtos da Toyota, e com particular afinco os HSD, reconhecem que é fácil de utilizar.

O resto é algo relativo, em especial quando em cidade o motor térmico trabalha somente 40 a 45% do tempo...e nas condições mais extremas, berra à 5000 rpm como qualquer motor a gasolina que lhe seja pedida potência máxima...
                            O conforto dos bancos é um caso a rever, embora ache que o problema reside num misto de dureza da suspensão e flanco dos pneus.

As baterias têm um período de vida útil, que me lembro de ter lido ser 250mil km no caso de Prius, daí ter usado essa marca como ponto de referência. O valor das baterias, ronda os 2000€ segundo me lembro.

A questão é que os prius começaram a ser usados como taxi, especialmente em Londres onde há empresas com frotas só de Prius, incluindo pelo menos uma que tem os prius a GPL (electricidade e gás, ou seja, passou de Nikko a fogão de campismo) e as kilometragens passaram do previsto com excelentes resultados. O que levou a que todas as previsões passassem a incertezas.

Mas da mesma forma que falei do turbo sofrer com redução de eficiência, o mesmo se aplica às baterias do prius.

Não me entendas como um não crente, ou que seja contra o conceito, sou um enorme fã do conceito, apesar de achar que o futuro passe não pelos hibridos mas pelos eléctricos com "Range extender", mas isso é uma previsâo pessoal.

Apenas acho, que ainda é muito cedo para o investimento num prius fazer sentido, especialmente com os excelentes diesel que existem e finalmente, com a hiper evolução que os motores a gasolina estão a começar a ter.

Se é um excelente produto?
                            Sim.

Mas não passa de um atestado de intenções por enquanto.

Em relação ao valor das revisões que me pediste, não te sei dizer 100% correcto, porque variam MUITO de concessionário por aqui. Exemplo: para o 30d mudar o óleo tive orçamentos de 220 até 480£ para o mesmo serviço.
                            Baterias de NimH e sua fiabilidade:
                            Battery Reliability: comparison of the various types of battery chemistries and their reliability. NiMh, NiCD and LiIon batteries are easily damaged by miss-handling.
                            http://www.bitsonchips.com/references/ref33.pdf

Como fica a eficiência do Prius quando tiver menos capacidade da sua bateria HV? Boa questão...mas não tenho dúvidas em afirmar que só nas situações de cidade que exijam longos EV é que se vai notar alguma coisa. A eficiência do Prius advém do Atkinson e da sua e-CVT, não da capacidade da bateria, como comprovam os excelentes consumos em estrada aberta que não têm "mão" de regeneração mas sim da operação na linha óptima do motor térmico. A bateria é somente um buffer, a gasolina é a fonte de energia desta máquina.

Já um turbo em fim de vida modifica fortemente o desempenho, além dos danos colaterais no consumo e condição do óleo, das condutas de admissão e escape, para não falar no catalisador e FAP. E conheço dois casos de quebra catastrófica em 320d (um de 2003 e outro de 2005) ambos bem antes dos 240mil km da "preventiva"...

Quando ao "investimento" não valer a pena, tu próprio demonstraste que no serviço quotidiano os custos são contidos. Fazer das excepções (falhas eventuais de componentes caros) regra é um argumento que não colhe consenso. Retoma é outro caso de diferença entre factos e ilações...e marcam a diferença entre a Europa Central (que valoriza fortemente os Prius usados) e Portugal (aqui andamos à procura de fantasmas).

Quanto ao futuro, esse é de difícil previsão, mas atendendo ao sucesso do HSD (15% da produção mundial ligeiros Toyota, quase um milhão por ano), eu diria que os concorrentes terão de mostrar melhores resultados para se manterem na liderança. E é bom observar que vão existindo cada vez mais híbridos na concorrência! O leque futuro vai ser diversificado, e não dominado por uma só tecnologia.

Comentar

Concordo em quase tudo.

Facilidade de utilizacao, eu referi no sentido de percursos citadinos em Londres, sempre tive dificuldades em negociar o transito de forma eficaz e eficiente, sem parecer que ia em pleno trackday com o Prius. Por muito giro que seja a entrega contínua, nao chega com 3 pessoas dentro do carro para se fazer mover eficientemente e a acompanhar o resto da maralha. Auto Estrada, mesma coisa, para ir acompanhando o motor a gasolina ia sempre em esforco desnecessário.

Comparando com o 30d, fica muito atrás.

Repara ainda, que referi o 18/20d como sendo motores problemáticos até á saída da última revisao, que resolveu os 2 maiores problemas de desenho, e a principal razao que me fez evitar estes motores, e seguir para o 6 cilindros.

Em termos de valores de retoma, os prius usados sao umas "bruxas" em todo o lado, apenas uns menos que outros. Mas isso nem sequer é questao, visto que quando me decidi pelo 30d (na altura esse ou qualquer outro) foi para comprar e seguir até parar, de preferencia depois das 300 mil milhas...

Comentar

(...)

Facilidade de utilizacao, eu referi no sentido de percursos citadinos em Londres, sempre tive dificuldades em negociar o transito de forma eficaz e eficiente, sem parecer que ia em pleno trackday com o Prius. Por muito giro que seja a entrega contínua, nao chega com 3 pessoas dentro do carro para se fazer mover eficientemente e a acompanhar o resto da maralha. Auto Estrada, mesma coisa, para ir acompanhando o motor a gasolina ia sempre em esforco desnecessário.

Comparando com o 30d, fica muito atrás.

"Adequação ao serviço" em vez de "Facilidade de utilização", assim está melhor explicado.
                                De qualquer modo, a percepção de aceleração é enganadora, e essa pode ser uma razão do sentires que "não chega", porque não tem soluços intermédios. Os 136cv estão mesmo lá, embora o HSD só os disponibilize a alguma velocidade (tipicamente cerca de 100cv pelos 40km/h e a totalidade dos 136cv dos 115km/h em diante), não sinto problemas quando viajo com a família. Não dá jamais o kick que o 30d dá, que a 2000rpm debitará algo como 80-100cv em kick-down. E daí o "esforço desnecessário", expressão que contesto, pois é o contrário: o 1.8 Atkinson está sempre em "esforço necessário", nem que para tal tenha de subir as rpm, de forma audível - mas a eficiência está (sempre) lá.

Comentar

Em processamento...
                                X