Announcement

Collapse
No announcement yet.

DIY - Instalar faróis de nevoeiro em carro sem pré-instalação

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• DIY - Instalar faróis de nevoeiro em carro sem pré-instalação

Aqui fica um DIY de como instalar faróis de nevoeiro num veículo sem pré-instalação.
    Primeiro é preciso ir fazer uma compras, para ter o material todo organizado.
    Material necessário:

- Fio eléctrico cerca de 8m
    - Olhais para fazer Ground (Ponto negativo ou seja massa)
    - Ligadores largos
    - Ligadores estreitos
    - 1x Relé 12v
    - 1x Fusível e porta-fusível.
    - Fita Isoladora
    - Manga Termo Retráctil
    - Alicate de corte
    - Alicate de descarnar fios
    - Voltímetro
    - Lâmpadas e os faróis

1º Entender o Relé.
    VEHICLE RELAYS - Operation & Diagnosis - YouTube

2º Esquematizar o sistema. (caso seja um usado um switch que não o da manete das luzes, então precisa de alimentação de 12v para não estar sempre ligado ex. esqueiro)

3º Começar por medir o comprimento dos cabos, desde cada farol até ao interior da viatura, onde estará localizado o relé.
    Ligar os cabos (+) ao pino 87.

4º Cabo do borne (+) da bateria com um olhal igual a este, e passar para o interior do carro, este cabo a meio terá de ter um fusível, de 20v por exemplo, para proteger o circuito, e liga no pino 30 do relé.
    Neste momento temos dois pinos livres do relé, o 86 que será a massa e o 85 que vai ligar ao comutador/switch

5º Passar novo cabo para o interior do carro que será o da massa, no relé fica ligado ao pino 86, a outra extremidade terá de ter um olhar igual ao do fio que foi ligado ao (+) da bateria, desta liga num ponto ground ou seja um ponto de mas. ou ligam noutro que esteja em contacto com a chapa do carro.

6º Ligar um novo cabo ao pino restante do relé o 85 que vai ligar ao switch no ponto (+), no meu caso usei o comutador com essa função.
    Aqui precisam de um voltímetro para verem qual é o pino que emite os 12V.

Em cada cabo devem cocar um ligador de modo a fazer as coisas como devem ser, e usar manga termo-retráctil do a assegurar uma melhor ligação.
    No meu caso usei ainda manga "pele de cobra" para deixar mais catita e sempre ajuda alguma coisinha na protecção de cabo.
    Depois de tudo instalado basta ligar cada farol aos cabo (+) inicialmente colocado, e depois no 2º pino da lampada que será o (-) colocam um novo cabo de modo a fazer o ponto massa.

Não tenho muitas fotos, motivo: mãos muito sujas.

Recapitulando
    Cortar cabos, ligar ao relé seguindo a ordem previamente escrita.
    Ligar ao positivo da bateria, e na massa isto em termos de relé.
    depois ligação de entro relé e a maneta, e uma ligacao entre o rele e 12v.
    Depois ligar as lampadas ao rele. a lampada tem depois também de fazer a massa, metem um olhal em contacto com a chapa.

Qualquer dúvida.... :fixe
    E um gracias ao Cabrita :fixe

Material:

Olhal para massa

Fusível para proteger o circuito

Faltava aqui o diagrama.

Comentar

Muito bem.
      Mas já que se usou um relé... não era mais simples este ficar pelo compartimento do motor?
      Ficava o sinal de potência todo do lado do motor... e o sinal de comando é que ia do switch ao relé.

É assim que faço. Só uma ideia... ;)

Cumprimentos.

Comentar

Usou?? usas-te que o sr está no céu :D :lol

Pois mas tive um pouco de receio de humidades e assim, então o relé ficou escondido dentro do tablier, realmente assim era só um cabo a passar para dentro.
        Boa observação :fixe

Comentar

Originally posted by joao_onyx View Post
          Usou?? usas-te que o sr está no céu :D :lol

Pois mas tive um pouco de receio de humidades e assim, então o relé ficou escondido dentro do tablier, realmente assim era só um cabo a passar para dentro.
          Boa observação :fixe
          lol
          Oh João... o que escrevi foi: "... já que se usou um relé...".
          Não podia, nessa frase, colocar o que escreveste. :) Sim, escreveste... e não escreveu. :P

He he he...
          O 'próximo' sou eu. Já tenho os farois... não encontro é manetes para o meu modelo. Tem de ser com botões. ;)

Abraço.

Comentar

A manete do teu não é igual do Corolla E11?

No eBay arranjas isso se for igual. :fixe

Para quem quiser ligar a luz na manete, e que o carro não tenha pré-instalação informo que é possível fazer isso. Não precisam de botões que caso não tenham espaços livres (o meu caso) ficaria inestético.

Assim na manete do Yaris P1/Corolla E12/Rav4 e não sei que mais modelos, a manete reparam que tem 3 pinecos.

algo deste género representado pelos algarismos "0" ZERO de forma a facilitar.

000000
            0 00

O algarismo assinalado a azul não estou certo mas penso que seja o que activa a luz no quadrante caso o comutador seja activado.

O algarismo a vermelho representa o pino que necessita dos 12v, podem e DEVEM ir buscar a corrente aos minimos, assim apenas podem ligar caso os minimos estejam activados, quer dizer para ligarem a posicao tem de estar em médios, mas caso reduzam para minimos as luzes continuam activas, tal como os carros stock.

Adiante.

Reparam que a manete tem uma ficha de lado com dois pequenos fios, no meu caso um preto e um castanho.
            Descarnam então o preto, e reparam que ele apenas emite voltagem caso activem na manete a posição farol de nevoeiro. então ligam o fio que vem o rele aí.

e voila comutador a funcionar devidamente.

Comentar

Originally posted by joao_onyx View Post
              A manete do teu não é igual do Corolla E11?

No eBay arranjas isso se for igual. :fixe

(...)
              Por acaso, não.
              A forma como as manetes acoplam na coluna de direção é bem diferente.
              Mas foi bem lembrado.

Mas já estive a pensar... e penso que mesmo os hatckbach que vêm de origem com faróis de nevoeiro, trazem um botão à parte da manete.

Cumprimentos.

Comentar

Boas Rui.
                No caso dos nossos E10 tem 1 botão para os faróis de nevoeiro dianteiros e 1 botão para os faróis traseiros.

vent.jpg

Comentar

Boas Rui.
                  No caso dos nossos E10 tem 1 botão para os faróis de nevoeiro dianteiros e 1 botão para os faróis traseiros.

Comentar

Estou fazendo este serviço em um etios, que não vem com pré-instalação. Depois posto o resultado.

Comentar

Em processamento...
                    X