Announcement

Collapse
No announcement yet.

Método para verificar gasóleo agricola?

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Método para verificar gasóleo agricola?

Alguém sabe qual o método usado para verificar se um carro usa gasóleo normal ou agrícola?

É apenas visualmente (cor) ou existe mais algum método?

Acho que só muda a cor por causa de um aditivo que colocam para se distinguir no caso de ser detectado.
    O
    aditivo é colocado para reagir no processo de fiscalização e denunciara presença de gasóleo agrícola, conseguindo as autoridades detectar através de umas pipetas próprias.
    Mesmo que passe um ano sem a utilização deste tipo de gasóleo, fazendo o teste acusa!
    A razão para isto é que havia motocultivadores e pequenos tratores que usavam várias centenas de litros de gasóleo subsidiado/agrícola por ano.
    O veiculo presumo que seja apreendido e o proprietário ocorre em contra ordenação criminal e uma coima de 2500€.

Comentar

E com essas pipetas testam o gasóleo em alguma fita?

Comentar

Ou testam em fita ou em tubo de ensaio.

Comentar

Andas com ideias de começar a usar gasóleo agrícola?

Eu acho que é de arriscar... nunca vi ninguém a ser fiscalizado nesse sentido! Já tinha ouvido falar no método que o andreaguiar descreveu, mas nunca ouvi falar de ter sido posto em prática!!!

Comentar

Eu não que cá em casa só tenho gasolina e GPL, mas falaram-me nisto.
            Supostamente segundo ouvi aquilo funciona com uma enzima para dar cor ao gasoleo. Enzima essa que não é resistente aos raios UV.
            Pelo que me disseram deixando tar uns 3 dias o gasoleo à luz do dia, e fechado claro, essa enzima é anulada...

Agora se é assim tão simples...
            Mas aqui na zona sei de casos que já testaram.

Comentar

Originally posted by FastPeter View Post
              Pelo que me disseram deixando tar uns 3 dias o gasoleo à luz do dia, e fechado claro, essa enzima é anulada...

Agora se é assim tão simples...
              Mas aqui na zona sei de casos que já testaram.

Comentar

Na família tenho mecânico, um dia foi fazer uma reparação numa máquina no meio de uma herdade e ficou sem gasóleo na carrinha lá perto da maquina, eles tiraram um pouco de gasóleo para ele chegar à bomba.
                Uns meses depois parou numa operação Stop e foram fazer o teste, aquilo acusou e ele não se lembrava de ter metido gasóleo agrícula...
                Depois de dar muitas voltas à cabeça lá colocou a hipótese de ter sido naquele dia...
                Sei que o carro ficou apreendido, pagou uma multa e acho que a coisa foi muito chata até justificar como é que o carro tinha tido gasoleo daquele.

Comentar

Originally posted by filipeoliv View Post
                  Na família tenho mecânico, um dia foi fazer uma reparação numa máquina no meio de uma herdade e ficou sem gasóleo na carrinha lá perto da maquina, eles tiraram um pouco de gasóleo para ele chegar à bomba.
                  Uns meses depois parou numa operação Stop e foram fazer o teste, aquilo acusou e ele não se lembrava de ter metido gasóleo agrícula...
                  Depois de dar muitas voltas à cabeça lá colocou a hipótese de ter sido naquele dia...
                  Sei que o carro ficou apreendido, pagou uma multa e acho que a coisa foi muito chata até justificar como é que o carro tinha tido gasoleo daquele.
                  As operações STOP controlam bastante isso, em ligeiros não tenho conhecimento, mas em todo-o-terreno e camiões sei que por vezes eles vêm no filtro e não no depósito. É para despistar a malta que tem um tanque fictício com gasóleo normal e outro que é o que alimenta o motor.
                  E sim, em caso de serem apanhados o carro é apreendido na hora.

Comentar

Em processamento...
                  X