Announcement

Collapse
No announcement yet.

Deco diz que gasóleo é todo igual e denunciou caso às autoridades

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Afinal a Galp veio defender-se:

A Galp Energia disse, esta sexta-feira, que, apesar de não haver diferenças entre os combustíveis comercializados por si e por outros "que lhe são comprados", são diferentes quando chegam ao cliente final porque passam por processos de aditivação. A reação da gasolineira surge após a Deco ter denunciado que o gasóleo é todo igual.

Perante esta denúncia, a Galp refere que "a maior parte dos combustíveis comercializados em Portugal sai das refinarias da Galp Energia" e que "não há diferenças entre os combustíveis comercializados pela Galp Energia e os que lhe são comprados por outras entidades para comercialização, os quais cumprem as especificações mínimas".
    No entanto, a gasolineira defende-se adiantando que, "antes de chegarem ao cliente final, os combustíveis passam por circuitos e processos diferentes e é aqui que as principais petrolíferas fazem toda a diferença, uma vez que os combustíveis que comercializam passam por processos avançados de aditivação, os quais são sujeitos a um rigoroso controlo de qualidade".

A empresa chega à conclusão que "os resultados em termos de consumo mostram que os gasóleos da Galp Energia analisados permitem poupanças efetivas de combustível o que, objetivamente, confirma que os combustíveis não são todos iguais".
    No comunicado, a Galp refere que os resultados dos testes "exaustivos" feitos por várias entidades, inclusivamente construtores automóveis, "são bastante mais favoráveis do que os que foram encontrados pela Deco, não apenas em termos de poupança de combustível como de proteção e manutenção dos motores, de redução de emissões poluentes e outras".

Fonte: JN

Comentar

Originally posted by marciomota View Post
      Cá em casa mora outro veiculo, vai com 130.000 km a combustivel low cost, familiares e colegas de trabalho também procuram os combustíveis mais baratos e até à data sem qualquer problema, espero que assim continue.

Pela minha experiência posso dizer que cá pela família anda um motor Mercedes cdi num smart e posso-te afirmar que andou cerca de 10 000 km com low cost e começou a engasgar-se todo.
      resultado como tinha garantia do stand lá se foi chatear o vendedor
      qual não foi o espanto quando ele perguntou:
      - Que gasóleo estás a meter???
      resposta:
      Pingo Doce

o vendedor respondeu sem hesitar:

-A reparação desta avaria passa por atestar o deposito com GForce e deixares de meter lixo no deposito(low cost) e passar a gastar combustível decente.

Eu posso afirmar que o mecânico não meteu a mão no carro e assim se resolveu o problema.

Outro colega de trabalho comprou um classe A 170 CDI com 80000 km, um negocio particular, pouco tempo depois teve de meter injetores novos:oops:
      questionando os técnicos eles responderam que o problema vinha da má qualidade do combustível que o antigo dono usava.

Agora tenta explicar isto tecnicamente!!!

P.S. O problema pode ser que os meu conhecidos e familiares estejam em maré de azar, de qualquer das formas eu não quero arriscar:assobio
      Com isto não quero culpar o combustível por todas as avarias que surgem nos motores.

Comentar

A lubrificação do combustível acho que não é a mesma, e as pressões e tolerâncias actuais dos motores que trabalham mais no limite do seguro (muita potência em pequenos blocos), precisam de uma boa lubrificação, já os antigos, não precisam de tanto...

Comentar

Cá em casa uso sempre repsol ou bp pois o preço do combustivel fica-me igual ao low cost com cartões desconto. Por acaso noutro dia atestei com low cost no yaris e rendeu o mesmo.

No entanto já fiz muito km com low cost sem problemas. A minha namorada tem um smart e que tanto gasta low cost como repsol e não sei queixa de diferenças.

Não ponho em causa que eventualmente as marcas tradicionais colocam algo a mais que as low cost, mas vocês acreditam mesmo que a galp na sua refinaria deixa saír combustível que não cumpra as normas standartizadas? Eu não.

A minha experiência é só com carros a gasolina e s/95.

Comentar

Durante 9 meses fui "escravo" dos combustíveis low cost no meu auris D4D, sem saber como os consumos andavam sempre nos 7,7 aos 100. Quando normalmente eram de 6,4.

Metia na bomba do intermarche e até fazia desvios para ir lá.
            Resignei-me e associei a ida do carro à Toyota a uma daquelas chamadas de verificação e substituição da transmissão, que talvez tivessem alterado o software do carro, e passasse a consumir mais.

Entretanto Galp, repsol, BP começam com as promocoes 6 cêntimos ao fim de semana etc, etc, e comecei a concluir que a repsol ao pé de minha casa com preço atractivo mais os 6 cêntimos de fim de semana, ficava ao preço da do intermarche, e não tinha filas. Nos 9 meses seguintes deixei de perder tempo no intermarche.
            Verifico então que os consumos regressam aos 6 litros aos cem.

Como já disse noutros sítios o teste da DECO apenas evidência que para o motor 1,5 do clio é indiferente levar Galp, Galp premium, Jumbo ou intermarche.

Comentar

A BP tem um cartão bancário aberto ao público com 6% de desconto que equivale a 9 cêntimos, a repsol, tem o do corte inglês, o solidário, axa que dao 4 a 8 cêntimos de desconto, depois há o lidl, o continente etc... com os quais se consegue preços iguais aos das bombas low cost.

Enfim, nem que seja tudo "igual ao litro" tempo é dinheiro, e as bombas low cost têm geralmente filas interessantes.

Comentar

Originally posted by callinas View Post
                Durante 9 meses fui "escravo" dos combustíveis low cost no meu auris D4D, sem saber como os consumos andavam sempre nos 7,7 aos 100. Quando normalmente eram de 6,4.

Metia na bomba do intermarche e até fazia desvios para ir lá.
                Resignei-me e associei a ida do carro à Toyota a uma daquelas chamadas de verificação e substituição da transmissão, que talvez tivessem alterado o software do carro, e passasse a consumir mais.

Entretanto Galp, repsol, BP começam com as promocoes 6 cêntimos ao fim de semana etc, etc, e comecei a concluir que a repsol ao pé de minha casa com preço atractivo mais os 6 cêntimos de fim de semana, ficava ao preço da do intermarche, e não tinha filas. Nos 9 meses seguintes deixei de perder tempo no intermarche.
                Verifico então que os consumos regressam aos 6 litros aos cem.

Como já disse noutros sítios o teste da DECO apenas evidência que para o motor 1,5 do clio é indiferente levar Galp, Galp premium, Jumbo ou intermarche.
                Um auris a fazer medias de 7,7???
                Andas sempre em 2ª ou tens o pé direito muito pesado???

E eu com vergonha de dizer a alguém que estou a fazer media de 5.7 no meu por ser um consumo bastante alto!!! :assobio

Comentar

Sim tenho o pé pesado. Media de 6 ou abaixo só a conduzir à velho ou quando vou para o Alentejo.
                  Normal é acima dos 6 e abaixo do 6,5.

Comentar

Eu a fazer uma condução "à velho" acho que consigo fazer medias por volta dos 4,5 afinal o consumo destes motores também foi um dos fatores que me levou a investir neste carro.

Agora 7,7 acho que deve ser dos consumos mais altos que se relatam por aqui!!!

Comentar

Confere. Os Auris gastam muito. Não sei como consegues fazer 4.5 :oops:

:lol

On topic:
                      Quem tem € para comprar carros novos, também tem € para meter combustível em condições.

Quem tem carros velhos, não é 6cent em depósito que vai deitar o orçamento mensal abaixo. Fumem menos, bebam menos café, comprem menos preservativos...e assim aplicam o € em combustível de jeito, sem terem de andar sempre a pensar se é agora que os injectores vão dar o berro :fixe
                      Last edited by Comandante; 26-11-2012, 19:20 PM.

Comentar

Estavas a ir bem até aos preservativos Comandante... :lol :lol :lol

Isso ajuda a não teres um grande rombo no orçamento... :assobio

Pessoalmente pus uma vez na Combo low cost e apenas 20€, de resto sempre normal, as vezes 98 no T22, faço poucos km, não é por aí que vou a falência, em comparação a andar de autocarro nas viagens Mirandela-Vila Real e ao contrário gasto mais 1€ por viagem por isso também não é por aí :fixe
                        Last edited by William_1991; 26-11-2012, 19:38 PM.

Comentar

Ou então metam BP ou repsol, pois para meter Galp mais vale por do Jumbo ou do inter

Comentar

Boas,

Desde que ando com o Avensis que normalmente é sempre Galp (se for ela a abastecer) ou BP (se for eu a abastecer). E desde que é assim que não tenho problemas. Mas nem sempre foi assim...

Antes de eu ficar com o carro o meu pai andou a abastecer o carro no Jumbo, aí entre 6 a 12 meses. Pouco tempo depois de eu começar a andar com ele acendeu a luz do motor, estava com um trabalhar um pouco diferente, e lá teve de levar velas novas e limpar os injectores. A razão, segundo os senhores da Toyota, foi o combustivel usado e tive sorte em não precisar de nenhum injector novo. Se é verdade ou não, não sei, mas o certo é que ao fim de tantos anos com o carro só depois de se usar combustivel "mais fraco" durante uns tempos é que mostrou problemas. Desde então tem andado sempre bem, já há uns dois anos. Será que foi coincidência, ou será que foi mesmo do combustivel usado? Do meu ponto de vista terá sido mesmo do combustivel pois foi a única coisa de diferente a acontecer naquele intervalo de tempo.

Márcio, espero que continues a não ter problemas, mas se calhar de vez em quando podias usar um depósito ou dois de gasoleo "premium" para limpar.

Já agora gostava de ver a Deco, ou outra instituição isenta, a fazer o mesmo para a gasolina. Pela minha experiência a diferença é bem notória, do género de a gasolina mais barata da Cepsa, de 95 octanas, ser melhor em termos de rendimento e de consumos do que a de 98 octanas do Jumbo - um dia tive de me desenrascar lá e até coloquei 98 para não ser tão mau, mas nunca mais, a não ser em ultimo recurso.

Comentar

Em processamento...
                            X