Announcement

Collapse
No announcement yet.

Motores Toyota 2.0 D4D DPF (124 CV) e 2.2 DCAT (150 CV)

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Motores Toyota 2.0 D4D DPF (124 CV) e 2.2 DCAT (150 CV)

Olá boa noite, este é o meu 1º tópico, após largas dezenas de pesquisas sobre diversos assuntos do vosso fórum acerca da nossa marca;
    Vamos por partes: como todos sabemos o filtro de partículas existe em todos ou quase carros a diesel comon rail, assim gostava de saber nestes motores novos que compoêm as toyota verso, o porquê de uma designação diferente para cada motor, já no anterior modelo era assim (2.2 D4D 136 Cv e 2.2 DCAT 177 CV), será que a designação tem a ver como o modo de funcionamento da queima do filtro de partículas?? Tanto no anterior como no actual modelo?
    Outra questão: qual a razão para se baixar a cilindrada e cavalagem dos novos modelos? aproveito para dizer que tenho uma DCAT de 2006 ainda com 177 CV;

Sendo assim, pegando nesta entrada exponho este texto, retirado do site da toyota (......"Toyota D-CAT

O exclusivo sistema Toyota D-CAT limpa as emissões de escape do motor com um novo catalizador diesel - o DPNR. O DPNR ('Diesel Particulate NOx Reduction') reduz simultaneamente tanto o NOx como a matéria de partículas (PM) ao armazená-la temporariamente num filtro.

Quando os sensores detectam que o DPNR se encontra saturado, inicia-se um processo de regeneração: um injector independente injecta combustível sobre os gases de escape, o que leva a que a temperatura aumente e, consequentemente, se oxide o NOx e a PM armazenados, convertendo-se se em elementos inofensivos.

Um novo e mais rápido sistema de injectores piezoeléctricos foi aplicado, o qual injecta a quantidade de combustível necessário de forma mais precisa em função do nível de prestações exigido pelo condutor.

A sua acção conjunta tornou o 2.2 D-CAT um dos motores diesel mais limpos do mundo no que se refere ao nível combinado de emissões de NOx e de PM....")

Outra questão, após este texto, esta tal injecção de combustível nas versões DCAT, será que provoca fumaça branca? quer em estrada quer em cidade?

Isto, para concluir, a minha válvula EGR já teve que ser limpa porque um dia a carrinha entro em "safe mode" e fui à toyota muito muito devagarinho o carro não deixava fazer nada....e limparam a válvula e até agora não aparecerem mais luzes no painel, mas de vez em quando esta fumaça aparece, tipo 1 minuto e depois desaparece, não noto falta de potência, não há luzes...nada!!

O meu receio é que a válvula EGR poderá estar a dar o peido, como se costuma dizer....ou então será que a fumaça é provocada por este sistema de injecção de combustível?? Na toyota disseram-me que o filtro de partículas e condutas estão ok, daquela vez era só mesmo limpar a EGR e esperar para ver como se comporta; tenho uma condução mista, dentro do trânsito para levar filhos à escola mas mesmo assim nada de especial, e faço bastante estrada, quer em 5ª entre 80 e 110km/h ou 6ª em AE; nunca aperto com o carro frio, e tipo eu sou de Sintra e se for para Sul, só depois da área de serviço de Palmela, por aí é que adopto velocidade tipo 140km/h, até lá vou sempre nas calmas mesmo a aquecer as cabeças, isto com qulaquer carro;
    De referir que até Janeiro deste ano tive um Yaris comercial (grande máquina mesmo) vendi-o com 80 mil kms quase novo, mas por motivos familiares comprei esta verso DCAT usada mas com referências e com gente conhecida do meio e mecânicos e realmente a carrinha está impecável do grosso de um automóvel mas estas cenas de filtros de partículas e Válvulas EGR e condutas de admissão e tudo um gajo não sabe se a condução anterior foi a melhor ou não, tenho referências que a carrinha fazia muita estrada, quanto mais não seja pela quantidade enorme de destinos no GPS e todos cada um a para seu lado de Norte a Sul ehehehe!!!

Peço desculpa se me alonguei mas é a 1ª vez e gosto de falar....ah já agora não se esqueçam da 1ª pergunta, a da diferente designação dos novos motores.

Cumprimentos e bom fim de semana a todos

ora bem .. agora vou falar eu :lol.. é dificil perceber especificamente qual é a sua duvida ao certo ..

Havia os d4d antigos.. os 2.0 d4d de 136 com kit de potencia ,os 2.2d4d de 150 cvs e os 2.2DCAT de 177cvs.. os novos sao 2.0d4d 124cvs... pelo que me diz..

Acho que ate ao inicio de 2008 nao era obrigatorio por lei os carros trazerem DPF ( filtro de particulas ) de origem .. a partir dessa data foi obrigatório.. O filtro DPF é um pau de dois bicos bem afiados...

SE os carros vendidos novos ou importados são taxados de duas maneiras.Sao mais baratos ou mais caros conforme isto : De quanto ele cospe de CO2 e a cilindrada..

Se ele tiver um CO2 mais baixo , vai poluir menos , vai custar menos ao preço de novo e o selo IUC passa a ser mais barato.. Então toca a meter DPF's nos carros, ma o grande contra-senso é o que se passou consigo .. Motores super evoluídos em termos de injecção , com pressões malucas de injecção nos injectores piezoeléctrico ( os de ultima geração ) , a fazer muita cidade , ou pelo menos 50% do andamento diário.. O carro não tem temperatura , nem condiçoes para fazer correctamente uma " regeneração " ( se não conhecer o termo aconselho a procurar no google pf ) .. Logo os gases de queima do motor, nao sao bem ré-queimados ficam cada vez mais sujos e o filtro (DPF ) vai entupindo facilmente.. tapando por sua vez normalmente a válvula EGR..

Ora bem .. pode não acreditar , mas motor como esse sao feitos para serem puxados , e andar a abrir de vez em quando .. a solução para não repetir o entupimento é quando tiver estrada aberta , esticar uma 3a , e uma 4a sem medo.... e meter gasóleo sem ser do Jumbo :lol.. tb ajuda..

Espero ter conseguido ajudar em alguma coisa.. Cumprimentos.

Outra experiencia : http://www.toyotistas.com/forum/showthread.php?t=27505

Comentar

obrigado pela resposta mas não me consideres altivo por dizer que estou por dentro dos modos de funcionamento destes motores, não sei tudo ne! a minha questão era para saber o porque de dois modelos com designações diferentes têm que ter também alguma diferença no modo de funcionamento, um diz dpf outro diz cat. sei que a versão dcat, com catalisador faz aquela injeção de combustível para acelerar o processo de eliminação de resíduos, mas gostava de saber o porque destas siglas. a outra questão era se este processo referido provoca fumo branco. já agora tenho esta carrinha há apenas 4mil uma ela tem 132milkms por isso a minha condução ainda não teve efeito no motor, é cedo, sem ter que ir passear a carrinha, o meu dia a dia chega para não entupir nada alias com o yaris quando o vendi a Toyota disse que o carro tava novo injectores e catalisador tudo impecável e com 80mil kms. nunca meto diesel manhoso, um depósito sim outro não ponho diesel normal e aditivado na Bp ou Galp melhores descontos e acho Bp o melhor. de resto todo o processo da válvula Egr já vem de trás pois tenho a carrinha há pouco tempo.

Comentar

Como o nuno disse o fIltro de particulas é um pau de dois bicos. O meu ainda nao tem isso, e é por isso que um dia que troque de carro, será por um com sistema hsd.

Ja agora, permita-me uma pergunta, porquê a verso foi a opção com o motor d-cat, em vez de por ex uma carrinha Prius plus, com o trem hsd?

Comentar

a minha questão era para saber o porque de dois modelos com designações diferentes têm que ter também alguma diferença no modo de funcionamento, um diz dpf outro diz cat. sei que a versão dcat, , mas gostava de saber o porque destas siglas. a outra questão era se este processo referido provoca fumo branco. já agora tenho esta carrinha há apenas 4mil uma ela tem 132milkms por isso a minha condução ainda não teve efeito no motor, é cedo, sem ter que ir passear a carrinha, o meu dia a dia chega para não entupir nada alias com o yaris quando o vendi a Toyota disse que o carro tava novo injectores e catalisador tudo impecável e com 80mil kms. nunca meto diesel manhoso, um depósito sim outro não ponho diesel normal e aditivado na Bp ou Galp melhores descontos e acho Bp o melhor. de resto todo o processo da válvula Egr já vem de trás pois tenho a carrinha há pouco tempo.[/QUOTE]

Vai para aqui uma confusão do caraças... Todos os motores que falei em cima e tu falaste são diferentes.os injectores , os turbos , as colassas são diferentes dai terem designações diferentes... . Dai debitarem potencias diferentes.. As siglas existentes nos motores diesel Toyota são D4d e DCAT.. o resto não existe..

E nem todos os motores diesel commom rail teem filtros DPF... isso so apareceu em 2008...Antes ha motores commom rail sem filtro de partículas...

"com catalisador faz aquela injecção de combustível para acelerar o processo de eliminação de resíduos"
          - não é um processo de acelerar a queima, é mesmo uma segunda queima... uma re-queima dos gases de escape , efectuado dentro do filtro de partículas..

Provoca fumo branco ? que eu saiba não provoca... Nota-se mais algum fumo quando de noite por exemplo alguém vem atrás de ti com luzes , quando aceleras mais , nota-se um fumo meio cinzento claro a sair .... fumo esbranquiçado nao .. e se acontecer é uma coisa má...

O teu dia a dia não chega para entupir a carrinha ? basta andares em rpm baixas.. tipo uma 3a a morrer em cidade.. durante 10 a 15 m por dia... tas lixado...

de que ano era o yaris ? ... digo-te ja que esse carro nem sequer podes colocar no mesmo texto ao falares de um motor DCAT, quanto mais comparar.... o que é que agua tem haver com vinho.. so se for liquido.. pk de resto.. um motor 1.4d4d para um motor 2.2Dcat piezoeléctrico . Esquece comparar o funcionamento do yaris com esse...

Comentar

Boa noite Nuno e Comandante, pelas fotos vossas lembro-me que as vossas opiniões foram as que mais me esclareceram em todas as alturas que consultei este forúm, entre todas as outras claro; Então a hipótese de um híbrido não esteve nem está para um futuro próximo posta de parte, embora o prius seja mais dificil de arranjar do que um civic pelo menos pelo preço que posso dispor para comprar, claro em 2ª mão; os honda civic estão em muito boa conta, abaixo dos 100mil kms; uma questão intermédia: qual o tempo de vida médio para um híbrido? o custo de manutenção é elevado ou pelo contrário? Voltando ao comandante, eu sei que o DPF é um pau de bicos afiados lol, mas como disse o meu dia a dia depois de levar ou buscar os filhos à escola, pode ser, sou de sintra, ou vou para a ericeira ou Mafra, como posso ir para Santarém, Torres Novas, Sesimbra, Setúbal, Sines, Algarve, etccccc...ou seja eu trabalho por conta própria e posso ter que ir trabalhar para qualquer lugar, daí que diga que o meu estilo de trajecto de certeza não entope a DCAT, o meu receio é que como a carrinha é em 2ª mão posso tar a herdar problemas da condução anterior certo? A opção prius+ como disse há pouco em 2ª mão não as há pelo preço que consigo atingir, embora na altura que comprei a carrinha estava à procura de uma avensis sw mas havia mas com bastantes kms e apareceu uma verso que me chegou aos ouvidos como sendo a versão de 136cv, ou seja um motor mais equilibrado e não um carimbo tecnológico lol, mas quando a fui ver era a DCAT mas estava impecável, era de 2006 logo selo antigo, na marca toyota disseram-me que a carrinha nunca teve nenhum problema grave, tem livro de revisões todo carimbado, mesmo após a garantia que tinha, daí ter avançado para a compra; de qq maneira um híbrido não esta fora de questão basta o diesel disparar;em relação às siglas no sita da toyota elas são identificadas assim 2.2 d4d dpf e 2.2 dcat; em relação à queimas dos gases não sabia que era uma 2ª queima pensava que era para acelarar a mesma , ok obrigado nuno; em relação ao fumo tens razão é meio acinzentado, não é branco mas vê-se de dia e como aparece desaparece sem luzes no tablier, e o que queria saber se essa 2ª queima pode provocar esse fumo; senão pode ser da EGR que como disse já foi limpa na marca mas como disse não será pelo meu tempo mas sim pelo anterior dono, tenho a carrinha há pouco tempo e o meu trajecto como referi é deveras variado, tão depressa posso estar nas calmas numa nacional, como na cidade, como no dia a seguir vou pró algarve por ex:
            o yaris era de 2007 sem dpf, mas referia-me a que me disseram que os meus trajectos de condução faziam bem ao carro e óbvio à verso também iram fazer, claro não posso comparar motores, mesmo sabendo q a dcat precisa de ser mais apertada, de qq maneira gostei de outras consultas e desta das vossas opiniões e fico a aguardar pela resposta ehehe, obrigado e cumprimentos

Comentar

Em processamento...
            X