Announcement

Collapse
No announcement yet.

[DIY] Substituição de lampadas fundidas no tablier

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• [DIY] Substituição de lampadas fundidas no tablier

Já tinha feito isto no Corolla na parte do quadrante. Este é bem mais simples. E neste caso como era no canto mais fácil ainda foi. Mas no Corolla já tive de substituir as do meio e é tudo igual, mais parafuso menos parafuso. Só é preciso um pouco de habilidade.

Desculpem as fotos ser com o telemóvel, mas é o que tinha à mão!

O dito cujo fundido: (Com o processo de desmontagem acabei por fundir o vizinho dele! :lol :?

Primeiro tive de desmontar o friso da soleira da porta:

É só puxar que são umas molinhas:

As fitas esponjosas foi para ver se tirava um barulhito que me andava a incomodar e que era mesmo ali na zona. Resultou!
    De seguida, retira-se também o plástico à esquerda da embraiagem. É só desapertar à mão uma peça que tem em plástico ao fundo e puxar para trás:

Depois desaperta-se o plástico por de baixo do volante que é onde estão os interruptores. São 3 parafusos neste caso:

Depois não é preciso retirar o plástico. Para isso teria de desmontar o cabo de abrir o capot e a ficha de disgnóstico, mas não vale a pena. Assim já dá. É só puxar para fora os interruptores aliviando as molas que eles têm:

Depois de tê-lo na mão ( :lol ) desaperta-se aquela peçinha azul que é o suporte da lampada:

O outro tem duas que é uma para o simbolo do interruptor e a outra para indicar se os farois de nevoeiro estão ligados:

Com a lampada cá fora, temos de tentar tirar a capinha (neste caso côr-de-laranja) que dá cor à luz, com o maximo cuidado para não rasgar. Elas são muito caras na Toyota. Esta saiu muito bem. Com o tempo elas começam a colar pelo calor da luz.

Depois é só arranjar uma lampada igual. Eu por acaso já tenho montes em casa dado o historial Toyotista. 8-) É só capinhas verdes!! :twisted:

Depois é só rebobinar tudo para trás e fica assim:

Sim, a imagem é a mesma que a primeira, mas a ideia era mesmo mostrar que não estraguei nada!! :lol :lol :lol

Olha diz-me uma coisa.
    Onde arranjaste essas lampadas?

E que são iguais as que tenho na meu Starlet, e so as encontrei na Toyota, supostamente são material unico toyota, o problema e que são muito caras, pediram-me mais de 6€/cada

Existem em outro lado?

CTS

Comentar

Por acaso tenho de trocar a lampada do meu carro.
      Onde é que posso encontrar lampadas dessas para além de ser na TCP??

Comentar

isso da tcp é onde??

Comentar

TCP - Toyota Caetano Portugal

Comentar

Numa casa de peças cá em Paços de Ferreira arranjei uma lâmpada para o cinzeiro que me custou 0,40€. E acho que é igual a essas!
            Pediram 6€??? Que roubo!

Comentar

Confirmei e essas luzes são mais pequenas do que as do cinzeiro, erro meu lol
              Mas 6€ é muito é mesmo roubar! lol.

Comentar

necessitava de um esquema assim mas para as luzes da consola central para um corolla de 2007 com ac manual alguem tem isso !!

Comentar

deixo-vos aqui este link que acho mesmo útil , para trocar o rádio ou para trocar as lâmpadas que teima em queimar pelo menos no meu corolla tenho esse problema .
                  aqui esta o link

http://www.youtube.com/watch?v=tcz9r...eature=related

espero que já não esteja aqui no fórum se tiver desculpa....

Comentar

Originally posted by hunterfr View Post
                    deixo-vos aqui este link que acho mesmo útil , para trocar o rádio ou para trocar as lâmpadas que teima em queimar pelo menos no meu corolla tenho esse problema .
                    aqui esta o link

http://www.youtube.com/watch?v=tcz9r...eature=related

espero que já não esteja aqui no fórum se tiver desculpa....
                    Esse vídeo já cá anda no fórum. Foi feito por um membro de cá, o powerpt :fixe

Comentar

powerpt es o maior fogo mesmo fixe o video...
                      assim deixo de pagar 30 aerios todos as vezes que vou a toyota para me trocarem as lampadas...

comandante desculpa nao sabia que ja estava por aqui este video....

Comentar

Isso são led's ou é impressão minha (é diferente de lâmpadas)?!

É só pegar num, e levar a uma casa especializada em Electronica, que de certeza que arranjam....

(Pela foto, parecem-me led's de 3mm)

Comentar

Excelente topico
                          Cps

Comentar

Video fantástico...

Cumprimentos

Comentar

Belo vídeo,
                              parabéns, assim, conseguimos poupar uns euritos.

Comentar

Em processamento...
                              X