Announcement

Collapse
No announcement yet.

Auris HSD Dúvidas

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Auris HSD Dúvidas

Olá a todos,

Conto de depois do Verão trocar o meu carro por um novo.
    Actualmente percorro entre 9 a 10 mil km anuais, e em dias úteis faço cerca de 10 km por dia, divididos em 2 ou 3 viagens. Fins de semana os percursos são um pouco maiores, e faço umas 4 a 5 viagens por ano entre 300 a 700 km cada uma.

Sendo assim, não faz muito sentido ponderar um veiculo diesel, ainda para mais com o FAP e as regenerações interrompidas que certamente irão acontecer com este tipo de utilização.

É neste contexto que surge o Auris, em particular a versão híbrida.

O hibrido compensa face a um modelo a gasolina convencional?
    Os consumos serão asim tão melhores?
    Uma vez que nunca conduzi um veiculo destes nem com transmissão automática, como se trava com o motor caso por exemplo vá passear a Serra da Estrela e venha a descer a mesma?
    Tenho motor e disponibilidade do mesmo para fazer uma ultrapassagem?

​Desde já obrigado pela atenção.

Originally posted by Stockinger View Post
    Olá a todos,

Conto de depois do Verão trocar o meu carro por um novo.
    Actualmente percorro entre 9 a 10 mil km anuais, e em dias úteis faço cerca de 10 km por dia, divididos em 2 ou 3 viagens. Fins de semana os percursos são um pouco maiores, e faço umas 4 a 5 viagens por ano entre 300 a 700 km cada uma.

Sendo assim, não faz muito sentido ponderar um veiculo diesel, ainda para mais com o FAP e as regenerações interrompidas que certamente irão acontecer com este tipo de utilização.

É neste contexto que surge o Auris, em particular a versão híbrida.

Uma vez que nunca conduzi um veiculo destes nem com transmissão automática, como se trava com o motor caso por exemplo vá passear a Serra da Estrela e venha a descer a mesma?

​Desde já obrigado pela atenção.
    Fazes bem em dispensar o diesel. Cada vez mais convém ponderar face ao perfil de utilização, mas nem toda a gente faz contas...

Na bomba gastarás menos, mas é mais caro na aquisição. Para a tua quilometragem anual não muito elevada, fica algo justo para "compensar".
    No custo total (aquisição, manutenção, revenda e utilização) o HSD é uma boa proposta, não sei se é isso que te referes.
    Fazendo mais cidade o HSD fica mais atrativo ainda, e reduz o stress.

São sim, as médias do Auris 1.3vvti 99cv são de 6,7
    http://www.spritmonitor.de/en/overvi....3&powerunit=2

As do 1.8HSD 136cv são de 5,2
    http://www.spritmonitor.de/en/overvi...12&powerunit=2

A transmissão tem o B de "braking", que força o térmico a agir como travão-motor. Nos outros 99,99% do tempo estará em D, que até daria para descer a serra, embora a dissipar mais no travão hidráulico.

Sim, os 136cv notam-se nas acelerações e retomas. É só carregar no pedal que ele dá tudo...

Aconselho-te a fazeres um test-drive para experimentar a máquina. Eu sou algo suspeito para sublinhar as virtudes do HSD...

Comentar

Obrigado pelas respostas.

O test drive farei mais junto à altura de comprar, uma vez que será só para o último trimestre do ano. Até lá, tento perceber mais de cada modelo que potencialmente me interesse.

Eu já fiz umas contas, e de facto o Auris Hibrido pode não compensar face a um modelo convencional a gasolina, pela utilização que irá ter. Porém, eu pondero ficar com o carro 10 anos, e o hibrido salvaguarda-me caso passe a fazer mais km anuais por alguma situação que a esta distância não consigo prever.

Os modelos que estou a considerar são (sem qualquer ordem de preferência):

Toyota Auris Hibrido
      Seat Leon 1.2 TSI 105 cv
      VW Golf 1.2 TSI 105 cv

O Auris 1.33 VVTi parece-me ter um motor muito pouco interessante. Da mesma forma, o Honda Civic 1.4 também se revela curto.

Ainda assim de todos os aqui mencionados, o 1.33 da toyota é o que tem menor binário.

Outras motorizações (como o 1.8 da Honda ou 1.4 TSI do grupo VW) estão fora de questão devido ao preço.
      Eu não queria gastar mais que 25 mil euros, idealmente.

Conseguem-se bons preços para o Auris Hibrido? É possível um novo até 25 mil euros (incluindo já o desconto)?

Comentar

O test-drive ajuda (e muito) e tirar ilações sobre o sistema. As sensações que proporciona serão para perdurar pelo tempo de 10 anos, e convém esclarecer o "palato". No meu caso, fiquei rendido, mas os jornalistas não se convencem (e eles mandam semanalmente na opinião pública)...
        Experimenta o Prius também, pois a versão 2015 será a última desta série e talvez se iniciem uns descontos adicionais a este modelo espantoso...

Já agora, se achas o 1.3vvti 99cv curto, não me parece difícil colocar o 1.2TSI 105cv no mesmo "saco" (é turbo-dependente)...
        Só os vendedores te podem ajudar nesse questão do valor. No site refere que o HSD se inicia nos 25500eur.

Comentar

Sem dúvida que só conduzindo.
          Já vi vários videos, incluindo da imprensa estrangeira, todos falam do ruído do motor quando se puxa pela máquina. Mas estou com a sensação que aquilo só acontece com o prego a fundo.

O Prius gosto imenso do carro por fora, mas por dentro não consigo gostar. É algo pessoal, odeio instrumentação a meio do tablier.

O Auris Hibrido acho que fica impecável com a JLL 17'. Porém, acho que devia existir em opção umas de 16' semelhantes para não penalizar tanto os consumos, e também o bolso na hora de trocar os pneus.

Quanto aos motores a gasolina, na minha modesta opinião, os turbinados a gasolina têm futuro. Prova disso é que estão a sugerir em várias marcas. Até a Honda os deve vir a lançar. A Toyota não sei se tem algo planeado.
          Neste caso o turbo faz o carro ganhar genica, o 1.2 TSI retira mais 50 Nm que o 1.33 VVTi por exemplo. E com consumos interessantes (pelo menos segundo o spridmonitor).

Comentar

(...)

Quanto aos motores a gasolina, na minha modesta opinião, os turbinados a gasolina têm futuro. Prova disso é que estão a sugerir em várias marcas. Até a Honda os deve vir a lançar. A Toyota não sei se tem algo planeado.
            Neste caso o turbo faz o carro ganhar genica, o 1.2 TSI retira mais 50 Nm que o 1.33 VVTi por exemplo. E com consumos interessantes (pelo menos segundo o spridmonitor).
            Eu tenho a opinião oposta. Acho que o turbo pode permitir a descida de cilindrada (downsizing), mas tenho visto que não dá os resultados que apregoa. Talvez um IUC menor, e pouco mais...Exemplo...o twinair turbinado (tradução - logro monumental LOL), e o ecoboost 1.0 que tem sido motor do ano cujos consumos (6,29) são IGUAIS aos simples e robusto 1.3vvti no Yaris. Com a ressalva que o ecoboost na sua versão 1.6 deu raia nos EUA...
            No spritmonitor o VW tem média de 6,4 e o Leon 6,9. Consumos interessantes?! São equivalentes aos 6,7 do 1.3vvti...
            Quanto ao binário maior...isso depende das rpm a que é obtido, e convém dizer que o vvti estica mais nas altas, o que ajuda nas ultrapassagens, e sem qualquer turbolag...
            A Toyota, apesar de ter lançado o NX200t, está na calha para motores a gasolina com modo de funcionamento Atkinson nos carros sem HSD, melhorando consumos sem lhe colocar qualquer complexidade adicional. E subscrevo, como cliente para longo prazo.

Comentar

Ainda sobre a "decisão Auris HSD"...não custa lembrar que em termos europeus mais de metade dos Auris novos vendidos são híbridos...
              http://europe.autonews.com/article/2...nd-for-hybrids

Comentar

O 1.33 DVVT-i tem mais garra que o 1.4 i-VTEC, mas ambos perdem face ao 1.4 VVT-i num E11 ou E12 lol.

Diesel novos é fugir se não se faz KM devido à manutenção do filtro de particulas.
                Se não se anda o filtro estraga-se.

Comentar

Originally posted by telmo.salgado
                  Ainda sobre a "decisão Auris HSD"...não custa lembrar que em termos europeus mais de metade dos Auris novos vendidos são híbridos... http://europe.autonews.com/article/2...nd-for-hybrids
                  É verdade Telmo, já tinha lido essa notícia. Eu quando iniciei esta demanda coloquei os diesel em cima da mesa, mas rapidamente os coloquei de lado, dado o meu perfil de utilização. Um carro é para se usar e desfrutar não é para me tornar escravo dele e ser obrigado a ir passea-lo por causa de uma peça (por sinal bastante cara). No início desta procura achava o Auris o patinho feio, mas depois de o analisar melhor, mudei muito a opinião. Com isto também compreendi que o nosso governo não sabe aplicar impostos. Só neste pais se põe um Prius ou Auris Híbrido a pagar quase 200 € de IUC, pois só olham a cilindrada.

Comentar

O meu post anterior está esquisito (utilizei o Tapatalk no telemóvel), e agora também não estou a conseguir editá-lo

Comentar

Deu para ler, e é verdade, o IUC é bastante discriminatório para o 1.8 que está, nas cidades, metade do tempo a funcionar...

Comentar

Vou aguardar até ao final do ano para compreender se vai para a frente ou não as alterações que querem fazer. Subir preço de combustiveis, aliviar impostos nos hibridos, etc.

De qualquer dos modos, vou ficar atento e estudar um pouco melhor o Auris. Para já, e caso venha a avançar com o Auris, pondero 1 das 3 motorizações: 1.33 VVT-i, 1.4 D4-D, ou HSD.
                        A nível de custos com a minha utilização, a 1.33 VVT-i parece a escolha mais acertada.

Tenho ainda indeicsão entre o carro e a versão carrinha, pois com 32 anos, e qualquer dia com crianças, o espaço extra vai fazer diferença. Mas aí a versão 1.33 VVT-i é que me parece mesmo curta.

O meu percurso em dia útil são 10 km compostos da seguinte forma (aferi isto nos ultimos dias): 4 km + 5 km + 1 km ou 5 km + 5 km. Sai pouco disto. Só ao fim de semana circulo mais (a volta de uns 50 ou 60 km).

Comentar

Em processamento...
                        X