Announcement

Collapse
No announcement yet.

Avaria!!! Ajuda, por favor!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Avaria!!! Ajuda, por favor!!!

    Boa noite estimados toyotistas.

    Já há muito que não dou notícias nem venho ao fórum, mas a verdade é que o meu Corolla 1.4 VVTi a GPL já conta com quase 48000km feitos e até há uns tempos atrás nada havia a apontar.

    Acontece que recentemente me deparei com uma situação no mínimo estranha, sobre a qual não consegui saber a solução até ao momento.

    Passa-se que, normalmente apenas em autoestrada, a velocidades acima dos 100km/h, sem que perceba porquê, a luz do motor começa a piscar, ao mesmo tempo que ligam as luzes do ESP e do TRC, portanto estes ficam descativados.

    Logo de seguida, o motor parece que não puxa nada, posso meter uma 3ª a fundo e o carro reduz a velocidade até cerca dos 80 ou 90 km/h, e se carregar a fundo na embraiagem simplesmente não se aguenta no ralenti e vai abaixo.

    Depois de o ligar novamente (em andamento), já volta ao normal, apesar das 3 luzes anteriormente descritas se manterem ligadas.

    O problema volta a acontecer quando a luz do motor começa a piscar novamente (dá a sensação que acontece quando vou a determinada velocidade e largo o acelerador).

    Já levei o carro ao meu mecânico habitual, e do qual só tenho boas experiências, que já me trocou as velas, as bobines, e o controlador da massa de ar.

    Ao início pareceu que realmente estava a funcionar melhor, principalmente quando trocou a massa de ar, até porque me dava a impressão que o carro já andava a puxar mal há algum tempo e com o ralenti bastante instável, mas depois de uns quilómetros na autoestrada de pedal a fundo, o problema voltou a acontecer.

    Para terem uma ideia, numa viagem Coimbra - Barcelos tive que desligar o carro umas 15 vezes sem ter passado dos 130km/h.

    Hoje, o meu mecânico disse ter falado com um Engenheiro amigo da Toyota, que lhe disse desconhecer a origem do problema depois de analisar os códigos do diagnóstico efectuado.

    Depois, disse-me suspeitar que possa ser o sensor de posição da borboleta de admissão ou a sonda lambda, mas que não é fácil arranjar peças usadas para substituir a primeira, e para estar a comprar nova para simplesmente testar terei que dispender alguns euros meio às cegas.

    Peço-vos encarecidamente se me podem ajudar, uma vez que gosto imenso do carro e preciso de ver o problema resolvido o quanto antes.

    Desculpme-me o extenso relato, mas penso que poderá ser a única forma para alguém conseguir dar alguma pista.

    Passo a descrever os erros detectados de há 2 diagnósticos atrás:

    P0003 Controlo regulador volume combustível
    P0303 Má carburação cilindro 3
    P0224 Pos. farfalla/pedar B intermitt.
    C086B
    P1053
    P0304 Má carburação cilindro 4
    P0300 falha ign. múltipla/aleatória
    P0302 Fracasso ignições cilindro 2

    Fico ansiosamente à espera das vossas análises.
    Qualquer coisa disponham.

    Cumprimentos,

    Davide Martins

  • #2
    A minha carrinha já teve sintomas semelhantes e era a sonda lambda, no entanto os códigos de erro não eram os que indicas

    Comentar


    • #3
      Alguém sabe onde posso arranjar uma sonda lambda (na zona de Barcelos, Braga, Porto ou Coimbra) usada para experimentar antes de saber se realmente é esse o problema?

      Comentar


      • #4
        Ajuda!!! Pleaseeee!!!!

        Comentar


        • #5
          leva isso a uma oficina tipo Midas fazem o diagnóstico vêem se as sondas estao a trabalhar devidamente e ja vez se é isso.

          Comentar


          • #6
            Há certas avarias que é mais fácil arranjar na marca, normalmente o mecânico da esquina não tem os meios nem o conhecimento para resolver esses problemas mais "bicudos"

            Comentar


            • #7
              O dinheiro que gastas-te no mecanico amigo, já tinhas ido á Toyota, eles faziam 1 diagnostico e resolviam o problema de uma vez.
              Muita atenção ás somdas lambdas de concorrencia e outras peças electricas, porque a maior parte das vezes não estão parametrisadas para valores correctos como as de origem

              Comentar


              • #8
                Eu não gastei quase nada onde fui antes de o ter deixado na Toyota na passada 2ª feira.
                Quando souber em concreto o que é deixo ficar em detalhe aqui, dei ordem hoje para desmontar a cabeça do motor, parece que o 4º cilindro está nas últimas :/
                Alguém sabe qual é o valor da hora de mão de obra na Toyota?

                Comentar


                • #9
                  Realmente esses sintomas fazem parecer que o problema é da sonda lambda, mas uma vez que o carro já está na toyota de certeza que eles vão resolver isso :)
                  Boa Sorte com isso
                  Cumps

                  Comentar


                  • #10
                    O sistema de GPL tem flashlube?

                    Comentar


                    • #11
                      Não, não tem flashlube porque o instalador me disse que não era necessário uma vez que o próprio sistema faz uma pequena mistura de gasolina com GPL para lubrificar as válvulas.
                      Provavelmente é treta, já me disseram que quando está a GPL é impossível entrar gasolina porque fecha o circuito, mas como não percebo nada do assunto e por ele me ter dito que já instalou noutros motores iguais ao meu e não houve qualquer problema, acabei por não o incluir o flashlube.

                      Comentar


                      • #12
                        e isso so acontece a gpl ou a gasolina!

                        isso quer parecer sonda lambda!

                        mete flashlube é 1 concelho nao perdes nada!!

                        Comentar


                        • #13
                          Isso acontece a GPL e a gasolina...
                          Já está na toyota, assim que esteja pronto já vos digo, mas pelo menos com 1300 euros já levo :raio

                          Comentar


                          • #14
                            1300, muita pasta mesmo! O que vão substituir no carro?

                            Comentar


                            • #15
                              Vão ser substituídas as válvulas de escape, o jogo de juntas de descarbonização, óleo e filtros (a isto juntando a mão de obra dá os 1300 euros).
                              Depois de montado, disseram-me que iriam ver se seria necessário trocar as touches.
                              Sendo uma touche por cada válvula, como o meu motor é de 16 válvulas, e cada uma tem o preço de cerca de 18.60 euros mais IVA, se for necessário trocar as 16, juntando a mão de obra, deve dar uns 500 euros mais.
                              Disseram-me que a causa provável desta reparação foi o GPL, e o instalador do GPL recusa-se a admitir isso.
                              Sinceramente, depois de uma revisão destas, não sei se tenho coragem de utilizar novamente o GPL :(

                              Comentar

                              Em processamento...
                              X