Ora bem, chegada a altura tratei de lavar o filtro de ar do yaris.
O procedimento é relativamente simples, mas há sempre algum medo/duvida sobre como manusear as coisas e observar os varios passos.
Aqui fica o meu DIY da limpeza:
Adquirido o Kit de Limpeza da KN (creio que podem em opção usar o kit da bmc por exemplo por serem equivalentes. Eu prefiro manter-me na marca), começamos com a brincadeira!
O aspecto do filtro era este, à esquerda a parte virada para o motor e à direita a parte virada para a entrada de ar
O passo inicial consiste em tirar do corpo do filtro o lixo maior. No meu caso havia uns quantos bichos e outros elementos naturais que tirei com uma sacodidela e com um pincel (bem suave).
A ideia é tirar o lixo que nao está propriamente agarrado ao interior do filtro. Utilizando o pincel (ou outro instrumento que vos pareça correcto) importa que nao estraguem o interior do filtro, assim sendo, passem o pincel suficientemente inclinado e com o cuidado de nao 'espetar' os pêlos no filtro.
No final desta operação ficou isto no fundo da banca:
Depois ainda passei um lenço de papel para tirar algum 'negrume'
O passo seguinte é aplicar o liquido de limpeza
A ideia aqui é aplicar o liquido sobre todo o filtro, de ambos os lados do mesmo e em quantidade q.b.
Tempo de actuação, 10 minutos
Neste tempo o líquido actua sobre o filtro, soltando o lixo para que depois, eles saiam ao passar por água.
Neste passo há que ter um cuidado particular. A passagem por água deve ser feita com pouca pressão e por forma a que a água passe no filtro no sentido inverso ao da passagem de ar na admissão! Isto faz com que o lixo saia, digamos assim, por onde entrou, impedindo que no caso de o lixo ainda ficar no filtro apos a lavagem, que este fique em posição de entrar para o motor.
Logo que nao haja formação de espuma no filtro, o procedimento está feito.
O aspecto do filtro deve ser agora limpo e branco em vez do cor-de-rosa original. É possivel que aqui ainda vejam alguma sujidade e assim sendo devem insistir com o liquido de limpeza, nova espera de 10min e naturalmente nova passagem por água. No meu caso ainda se notava algum negro do lado que a admissão puxa o ar.
Passo seguinte: Deixar secar
Interessa aqui que o filtro seque bem e de forma natural. Não é nada aconselhável usarem secadores, especialmente com calor, compressores,etc. Eu para facilitar pus duas BIC's por baixo do filtro. O tempo de secagem pode variar, consoante o local onde esteja, naturalmente. No meu caso ficou a secar por dia e meio num local onde corria algum ar. Convem ter cuidado para que esse local nao seja sujo, nem que possa sujar o filtro.
O aspecto do filtro, em pormenor deverá estar perto disto:
Depois de bem sequinho, é a altura de lubrificar o filtro. É este procedimento que lhe confere a capacidade de filtragem.
Por norma a aplicação do lubrificante (no meu caso em spray) é feita no sentido de circulação do ar, ou seja, é aplicado no lado do filtro por onde entra o ar.
O que deverá ser feito é uma aplicação do spray, de forma uniforme mas contida. Interessa que o filtro fique todo lubrificado, mas não em excesso. Assim sendo, aplicam uma primeira vez, deixando repousar por 20 minutos. Após este tempo o filtro já retomou a sua cor rosa, e é aqui que devem procurar zonas ainda brancas por forma a completar a lubrificação. Caso isto aconteça, dão mais lubrificante nas zonas ainda brancas e deixam repousar novamente os 20 minutos necessarios!
No meu caso, acabei por exagerar no lubrificante um pouco, e resolvi isso deixando o filtro repousar tempo suficiente para depois com um papel absorvente retirar esse excesso. Não era nada de mais, e a marca aconcelha que caso isso aconteça, deve-se proceder a nova lavagem. No meu caso não achei necessário pois apos a absorção e mais tempo de repouso (meio dia) não me pareceu haver excesso de lubrificante. Talvez a maneira mais facil de darem conta do excesso é a formação de gotículas na malha do filtro.
No final da brincadeira, o filtro está pronto a ser usado ;)
Só queria salientar que devem ter especial cuidado no manuseamento do filtro para que não danificarem a malha, e evitarem fazer as coisas com pressa! Não custa nada :P
O procedimento é relativamente simples, mas há sempre algum medo/duvida sobre como manusear as coisas e observar os varios passos.
Aqui fica o meu DIY da limpeza:
Adquirido o Kit de Limpeza da KN (creio que podem em opção usar o kit da bmc por exemplo por serem equivalentes. Eu prefiro manter-me na marca), começamos com a brincadeira!
O aspecto do filtro era este, à esquerda a parte virada para o motor e à direita a parte virada para a entrada de ar
O passo inicial consiste em tirar do corpo do filtro o lixo maior. No meu caso havia uns quantos bichos e outros elementos naturais que tirei com uma sacodidela e com um pincel (bem suave).
A ideia é tirar o lixo que nao está propriamente agarrado ao interior do filtro. Utilizando o pincel (ou outro instrumento que vos pareça correcto) importa que nao estraguem o interior do filtro, assim sendo, passem o pincel suficientemente inclinado e com o cuidado de nao 'espetar' os pêlos no filtro.
No final desta operação ficou isto no fundo da banca:
Depois ainda passei um lenço de papel para tirar algum 'negrume'
O passo seguinte é aplicar o liquido de limpeza
A ideia aqui é aplicar o liquido sobre todo o filtro, de ambos os lados do mesmo e em quantidade q.b.
Tempo de actuação, 10 minutos
Neste tempo o líquido actua sobre o filtro, soltando o lixo para que depois, eles saiam ao passar por água.
Neste passo há que ter um cuidado particular. A passagem por água deve ser feita com pouca pressão e por forma a que a água passe no filtro no sentido inverso ao da passagem de ar na admissão! Isto faz com que o lixo saia, digamos assim, por onde entrou, impedindo que no caso de o lixo ainda ficar no filtro apos a lavagem, que este fique em posição de entrar para o motor.
Logo que nao haja formação de espuma no filtro, o procedimento está feito.
O aspecto do filtro deve ser agora limpo e branco em vez do cor-de-rosa original. É possivel que aqui ainda vejam alguma sujidade e assim sendo devem insistir com o liquido de limpeza, nova espera de 10min e naturalmente nova passagem por água. No meu caso ainda se notava algum negro do lado que a admissão puxa o ar.
Passo seguinte: Deixar secar
Interessa aqui que o filtro seque bem e de forma natural. Não é nada aconselhável usarem secadores, especialmente com calor, compressores,etc. Eu para facilitar pus duas BIC's por baixo do filtro. O tempo de secagem pode variar, consoante o local onde esteja, naturalmente. No meu caso ficou a secar por dia e meio num local onde corria algum ar. Convem ter cuidado para que esse local nao seja sujo, nem que possa sujar o filtro.
O aspecto do filtro, em pormenor deverá estar perto disto:
Depois de bem sequinho, é a altura de lubrificar o filtro. É este procedimento que lhe confere a capacidade de filtragem.
Por norma a aplicação do lubrificante (no meu caso em spray) é feita no sentido de circulação do ar, ou seja, é aplicado no lado do filtro por onde entra o ar.
O que deverá ser feito é uma aplicação do spray, de forma uniforme mas contida. Interessa que o filtro fique todo lubrificado, mas não em excesso. Assim sendo, aplicam uma primeira vez, deixando repousar por 20 minutos. Após este tempo o filtro já retomou a sua cor rosa, e é aqui que devem procurar zonas ainda brancas por forma a completar a lubrificação. Caso isto aconteça, dão mais lubrificante nas zonas ainda brancas e deixam repousar novamente os 20 minutos necessarios!
No meu caso, acabei por exagerar no lubrificante um pouco, e resolvi isso deixando o filtro repousar tempo suficiente para depois com um papel absorvente retirar esse excesso. Não era nada de mais, e a marca aconcelha que caso isso aconteça, deve-se proceder a nova lavagem. No meu caso não achei necessário pois apos a absorção e mais tempo de repouso (meio dia) não me pareceu haver excesso de lubrificante. Talvez a maneira mais facil de darem conta do excesso é a formação de gotículas na malha do filtro.
No final da brincadeira, o filtro está pronto a ser usado ;)
Só queria salientar que devem ter especial cuidado no manuseamento do filtro para que não danificarem a malha, e evitarem fazer as coisas com pressa! Não custa nada :P
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