Announcement

Collapse
No announcement yet.

[DIY] Limpeza de filtro K&N

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • [DIY] Limpeza de filtro K&N

    Ora bem, chegada a altura tratei de lavar o filtro de ar do yaris.
    O procedimento é relativamente simples, mas há sempre algum medo/duvida sobre como manusear as coisas e observar os varios passos.

    Aqui fica o meu DIY da limpeza:



    Adquirido o Kit de Limpeza da KN (creio que podem em opção usar o kit da bmc por exemplo por serem equivalentes. Eu prefiro manter-me na marca), começamos com a brincadeira!

    O aspecto do filtro era este, à esquerda a parte virada para o motor e à direita a parte virada para a entrada de ar


    O passo inicial consiste em tirar do corpo do filtro o lixo maior. No meu caso havia uns quantos bichos e outros elementos naturais que tirei com uma sacodidela e com um pincel (bem suave).

    A ideia é tirar o lixo que nao está propriamente agarrado ao interior do filtro. Utilizando o pincel (ou outro instrumento que vos pareça correcto) importa que nao estraguem o interior do filtro, assim sendo, passem o pincel suficientemente inclinado e com o cuidado de nao 'espetar' os pêlos no filtro.

    No final desta operação ficou isto no fundo da banca:


    Depois ainda passei um lenço de papel para tirar algum 'negrume'


    O passo seguinte é aplicar o liquido de limpeza


    A ideia aqui é aplicar o liquido sobre todo o filtro, de ambos os lados do mesmo e em quantidade q.b.


    Tempo de actuação, 10 minutos

    Neste tempo o líquido actua sobre o filtro, soltando o lixo para que depois, eles saiam ao passar por água.

    Neste passo há que ter um cuidado particular. A passagem por água deve ser feita com pouca pressão e por forma a que a água passe no filtro no sentido inverso ao da passagem de ar na admissão! Isto faz com que o lixo saia, digamos assim, por onde entrou, impedindo que no caso de o lixo ainda ficar no filtro apos a lavagem, que este fique em posição de entrar para o motor.

    Logo que nao haja formação de espuma no filtro, o procedimento está feito.

    O aspecto do filtro deve ser agora limpo e branco em vez do cor-de-rosa original. É possivel que aqui ainda vejam alguma sujidade e assim sendo devem insistir com o liquido de limpeza, nova espera de 10min e naturalmente nova passagem por água. No meu caso ainda se notava algum negro do lado que a admissão puxa o ar.


    Passo seguinte: Deixar secar
    Interessa aqui que o filtro seque bem e de forma natural. Não é nada aconselhável usarem secadores, especialmente com calor, compressores,etc. Eu para facilitar pus duas BIC's por baixo do filtro. O tempo de secagem pode variar, consoante o local onde esteja, naturalmente. No meu caso ficou a secar por dia e meio num local onde corria algum ar. Convem ter cuidado para que esse local nao seja sujo, nem que possa sujar o filtro.


    O aspecto do filtro, em pormenor deverá estar perto disto:


    Depois de bem sequinho, é a altura de lubrificar o filtro. É este procedimento que lhe confere a capacidade de filtragem.
    Por norma a aplicação do lubrificante (no meu caso em spray) é feita no sentido de circulação do ar, ou seja, é aplicado no lado do filtro por onde entra o ar.
    O que deverá ser feito é uma aplicação do spray, de forma uniforme mas contida. Interessa que o filtro fique todo lubrificado, mas não em excesso. Assim sendo, aplicam uma primeira vez, deixando repousar por 20 minutos. Após este tempo o filtro já retomou a sua cor rosa, e é aqui que devem procurar zonas ainda brancas por forma a completar a lubrificação. Caso isto aconteça, dão mais lubrificante nas zonas ainda brancas e deixam repousar novamente os 20 minutos necessarios!
    No meu caso, acabei por exagerar no lubrificante um pouco, e resolvi isso deixando o filtro repousar tempo suficiente para depois com um papel absorvente retirar esse excesso. Não era nada de mais, e a marca aconcelha que caso isso aconteça, deve-se proceder a nova lavagem. No meu caso não achei necessário pois apos a absorção e mais tempo de repouso (meio dia) não me pareceu haver excesso de lubrificante. Talvez a maneira mais facil de darem conta do excesso é a formação de gotículas na malha do filtro.



    No final da brincadeira, o filtro está pronto a ser usado ;)



    Só queria salientar que devem ter especial cuidado no manuseamento do filtro para que não danificarem a malha, e evitarem fazer as coisas com pressa! Não custa nada :P



  • #2
    Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

    Porra. que gajo secante... :lol

    Quando limpei o filtro da Green_Twister apanhei alta seca...dassss.
    Desmontar, lavar, por de molho, secar, lubrificar e voltar a montar..arghhhh. Se ainda fosse tirar fotos, morria de tédio :rolf



    P.S.: no meu caso é aconselhavel a utilização de secador :D

    Comentar


    • #3
      Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

      o meu kn ta a secar. Eu coloco ele pousado por cima de jornais para absorverem a água.

      as goticulas na rede é normal, nao é sinal de excesso

      o KN daminha SV fica muito mais negro que o do outro corolla a gasolina 8O

      Comentar


      • #4
        Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

        a SV é uma maquina de fumar por natureza!!! :P


        Perdoem-me a seca!!! Nos intervamos ainda tive tempo de fazer um exame de orçamentação e tudo... Tirar fotos era um rápido :P

        Comentar


        • #5
          Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

          e comparativo de custos
          KN+limpeza vs. filtros normais.

          dá para igualar o €€€ investido em quantas mudanças?

          Comentar


          • #6
            Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

            Muito bom!!

            Obrigadão pelo DIY!

            Comentar


            • #7
              Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

              Muito bem apresentada esta limpeza, vai servir de guia para limpar o meu... :D
              Thanks. :fixe

              Comentar


              • #8
                Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

                Bom DIY. :fixe

                Comentar


                • #9
                  Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

                  Epá tanto trabalho nao sei pra quê!!

                  Nada como enfiar o filtro dentro da maquina de lavar a loiça, como alguém aki do forum faz com o seu.
                  Pronto, é um de origem e não K&N, mas pronto...

                  Comentar


                  • #10
                    Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

                    eu nao me xateio com isso compro outro... :D compro filtro barato faz o mm efeito! :D St**ion Ma***é rula.....

                    Comentar


                    • #11
                      Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

                      compro filtro barato faz o mm efeito!
                      eu noto que o carro com Kn desenvolve muito melhor

                      Comentar


                      • #12
                        Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

                        Originally posted by CorreiaRS
                        e comparativo de custos
                        KN+limpeza vs. filtros normais.

                        dá para igualar o €€€ investido em quantas mudanças?
                        Na altura em que estava pra comprar fiz essas contas aqui no forum... Compensa a medio prazo ;) por isso, só por aí já é um bom investimento!

                        Comentar


                        • #13
                          Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

                          Eu nao comprei o KN só para poupar nos filtros, foi sim para dar outra alma ao motor. Confesso que nem fiz contas

                          Comentar


                          • #14
                            Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

                            é que está À altura de trocar de filtro... ando a ver :D

                            Comentar


                            • #15
                              Re: [DIY] Limpeza de filtro K&N

                              Muitos dizem que é psicologico, k o de origem da o mesmo rendimento, ora bem, eu notei diferenças, desde k troquei de pneus, reduziu velocidade de ponta, com o filtro K&N já cola ponteiro novamente, o carro desenvolve muito melhor, respondendo mais rapido ao acelerador, os consumos baixaram um pouco... será um factor psicologico, não sei... :roll:

                              Comentar

                              Em processamento...
                              X