Apresentado em Março de 2004, o Volta, presta homenagem ao físico Italiano Alessandro Volta inventor da pilha. Este automóvel foi desenvolvido em parceria com a Toyota e com a Ital Design.
Para a construção do Volta, a Toyota utilizou um sistema de propulsão híbrido semelhante ao que será instalado no Toyota Harrier Hybrid. Assim, o Volta conta com um motor de combustão interna de 3,3l de cilindrada a gasolina que não é ligado directamente às rodas. Em vez disso, o movimento é assegurado por dois motores eléctricos, um para cada eixo, dessa forma a tracção no Toyota Volta é de quatro rodas motrizes. O revolucionário esquema usado na transmissão do Volta, permitiu eliminar o tradicional túnel central característico em carros de tracção traseira ou integral pois viu a embraiagem e a caixa de velocidades serem dispensados, a razão para estes dois elementos serem dispensados é que a gestão electrónica, permite modular a potência enviada para as rodas através dos motores eléctricos.
Tratando-se de um desportivo, falemos de performances. O Toyota Volta tem uma potência máxima de 408Cv, atinge uma velocidade máxima de 250Km/h (limitada), consegue uma aceleração dos 0 aos 100Km/h em 4,03s e, para espanto de muitos, com o seu tanque de combustível de 52 litros tem uma autonomia de 700Km, o que dá uma média de consumos de 7,4L/100Km. Um valor baixíssimo para um automóvel com estas performances.
Os interiores são simples e com a remoção do túnel central, o Volta tem três lugares frontais sendo que o condutor pode optar por conduzir em qualquer um deles, basta para isso deslizar o volante e pedais para a posição pretendida. Isto é conseguido através da tecnologia “by-wire”.
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Post desenvolvido por FastPeter para Toyotistas.com
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