Announcement

Collapse
No announcement yet.

Motores TwinCam quais usam?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    (Off topic.. devido a topico na area tecnica e devido a um Sr. User ter ficado zangadito com alguns posts, editou os seus proprios posts e o topico ficou sem sentido.. Logo o powerpt trancou o tempo de editar os proprios posts para 5min no maximo de maneira a quando se diz as coisas, nao andar a ir atras a editar posts.. a dizer que nao disse e disse e nao sei que cenas )...

    On topic.... Twin cam = dupla arvores de cams á cabeca...

    Mas a legenda do darkness deve ter sido das coisas mais elucidadoras que ja vi aqui no forum para quem ainda não sabia...

    Colassas yamanha com ângulos das cames para melhores performances.. no angulo que falas de 50 graus é o 2zz-ge ? .. se bem me recordo será 53graus ? ;) :lol

    Estes motores levam a sigla "G"... e funcionam atraves de sistema tipo o T-vis na parte exterior ao motor atraves de abertura de outra valvula de ar, apos as 5.000rpm.. os outros , os " F" sao motores normais :)...

    Comentar


    • #17
      darkness o desenho ta bom,simples e pratico, sei o que se sao twim cam e single cam ou slave cam, so pensei que os "F" tambem usassem twim cam mas os angulos das valvulas fosse diferente!!pensei que era essa a diferenca.dai ter dito que o que os twim cam tem que os outros motores nao tem era o T-vis.

      mas ta uma boa explicacao para quem nao quiser ir pesquisar

      Comentar


      • #18
        Isso é outro erro, nem todos os motores "G" possuem T-VIS ou VVT(L)-i.

        Comentar


        • #19
          nao??ja nao digo nada pronto!!ou melhor ate digo, aqueles motores da toyota para o comum mortal aqui das terras lusas com letras "G" é que usam T-vis!

          esses motores que falas que nao tem T-vis ou VVT(L)-i, quais sao?ja agora tambem aprendo!

          tou preguicoso para ir pesquisar.

          Comentar


          • #20
            nuno_n, TWIN CAM não significa duas arvores de cames à cabeça, apenas diz que são DUAS ARVORES DE CAMES, embora eu não conheça nenhum motor com 2 arvores de cames sem ser à cabeça.
            A designação que melhor especifica que as arvores de cames são à cabeça é mesmo a designação DOHC (Double OverHead Cam), volto a meter a minha lenha na fogueira, embora entenda essa teoria da "desactualização" de referências....

            Esses motores 4A-FE e 3S-FE, em que modelos os podemos encontrar?

            Abraço!

            Comentar


            • #21
              A 2ª e a 3ª geração o 3S-GE não usa T-VIS ou VVT(L)-i, assim como o 3S-GTE só utilizou nas 2ª primeiras gerações, penso que foi também a última versão do 4A-GE 16v que não tinha também e duvido que o 2T-G tivesse tal sistema embora decerto hajam outros.
              Twin Cam quer simplesmente dizes Cames Gémeas, que é o que se vê no desenho lá em cima é um sistema de cames "gémeas", enquanto o slave-cam apesar de também ser DOHC, não é twin-cam.

              ---------- Mensagem adicionada em 05:00 PM ---------- Mensagem anterior em 04:53 PM ----------

              Originally posted by costinha_trf View Post
              nuno_n, TWIN CAM não significa duas arvores de cames à cabeça, apenas diz que são DUAS ARVORES DE CAMES, embora eu não conheça nenhum motor com 2 arvores de cames sem ser à cabeça.
              A designação que melhor especifica que as arvores de cames são à cabeça é mesmo a designação DOHC (Double OverHead Cam), volto a meter a minha lenha na fogueira, embora entenda essa teoria da "desactualização" de referências....

              Esses motores 4A-FE e 3S-FE, em que modelos os podemos encontrar?

              Abraço!
              O 4A-FE é um motor bastante fácil de encontrar, saiu na Avensis T22, Celica T18, Carina T19, Corolla E9, E10 e E11, entre outros modelos mais raros por cá. Já o 3S-FE saiu no Carina T19, Celica T16 e T20 (este último penso que não tenha saído cá com este motor), MR2 W20 (muito raro, penso que só houve automático também duvido que tenha cá saído), entre outros modelos também.
              Last edited by Darkness; 21-03-2010, 18:03 PM.

              Comentar


              • #22
                Vê este link, tens vários motores Toyota/Lexus Twin Cam
                http://www.toysport.com/webpages/Tec...aenginenew.htm

                Cumps

                Comentar


                • #23
                  Originally posted by costinha_trf View Post
                  nuno_n, TWIN CAM não significa duas arvores de cames à cabeça, apenas diz que são DUAS ARVORES DE CAMES, embora eu não conheça nenhum motor com 2 arvores de cames sem ser à cabeça.
                  A designação que melhor especifica que as arvores de cames são à cabeça é mesmo a designação DOHC (Double OverHead Cam), volto a meter a minha lenha na fogueira, embora entenda essa teoria da "desactualização" de referências....

                  Esses motores 4A-FE e 3S-FE, em que modelos os podemos encontrar?

                  Abraço!
                  :lol ..pois.. era por ai... era mais uma maneira de falar..

                  O 3s-ge realmente nao tem o autocolante a dizer T-vis como no 4a-ge, mas desculpa-me :) , parece que tem uma sistema de valvulas exterior (TVIS) antes do colector de admissao ... Aonde tem escrito twim cam 2.000 16v.. Pelo deu-me a entender que seria o principio de funciomento do Tvis..

                  Comentar


                  • #24
                    Originally posted by Banzai View Post
                    Vê este link, tens vários motores Toyota/Lexus Twin Cam
                    http://www.toysport.com/webpages/Tec...aenginenew.htm

                    Cumps
                    E BANZAI!!!! É isso mesmo que de uma forma ou de outra eu procurava! ;) Obrigado

                    A cena é a seguinte, passo a explicar, como sabem, (ou não) eu tenho um ke25 com motor 3k, falo muitas vezes com pessoal amigos de classicos onde alguns deles são mecânicos e discutimos muitas aplicações de motores com carburadores.... (tipicos old school).
                    Um deles deixou-me deveras curioso, falou-me que conheceu numa competição um sujeito que teria um motor "3k" com uma cabeça "twin cam" de 16valvulas, e que entre outras modificações, tirava 150 cavalos do motor!!

                    Devem estar a pensar o que eu pensei: "-Pfff, tretas...", mas nada do que investigar o assunto....

                    O sujeito disse que sabia trocar de injecção para carburadores e que sabia calibrar as arvores de cames com a cambota, por isso nada melhor que arranjar uma cabeça twincam com as ligações da lubrificação e refrigeração compativeis com o motor 3k (sim, porque essa compatibilidade é que é importante)e dar ao homemzinho para ele me colocar aquilo a destrocar cavalos vapor... lol

                    Agora a sério, o sujeito é boa pessoa, conheço-o bem, e acredito que seja possivel (realidade), o problema é que nem ele sabe de onde vinha a cabeça twincam, mas garantia que dizia "toyota"...

                    Cumprimentos!!

                    Comentar


                    • #25
                      Mas se era essa a duvida bastava uma pesquisa, pois já apareceu tal coisa pelo forum! O TOM'S 3K-R com 180cvs.

                      Comentar


                      • #26
                        Desculpa darkness, não pretendia encomodar...
                        Realmente eu pesquisei, no google, mas a informação recolhida não me era satisfatoria... por isso abri o post...

                        Comentar


                        • #27
                          Não encomodaste nada rapaz! Não me entendas mal que já me basta ser perseguido pelo martins e o justapor!:lol
                          O tópico acabou por elucidar algumas coisas e para ter uma discusão saudável, coisa que já não via á muito por estas paragens! Mas eu lembro-me de haver por ai um tópico com um motor 3K-R que foi um pioneiro nas corridas já com sistema DOHC e foi "analisado" pela malta cá do forum, lembro-me que até houve uma confusão por causa da cilindrada ou lá o que foi. ;)
                          Já o pesquisei no forum mas parece que também não o consigo encontrar senão punha-o aqui, mas alguém o irá fazer concerteza!

                          Comentar


                          • #28
                            Não encontras-te tu, mas encontrei eu.. lol. depois de pesquisar por tom's 3k-r no google, é o seguinte:

                            http://www.toyotistas.com/forum/gera...-9500-rpm.html

                            Isso da cilindrada eu posso explicar, os sujeitos pegaram num "3k"-1200 e aumentaram a cilindrada, na altura em que este motor foi feito ainda não havia "4k", depois aproveitaram esse aumento de cilindrada (que não passa por terem aumentado o curso do pistão) e com o resto do material "3k" fizeram o motor 4k que equipa os starlets kp61.

                            Essa historia já soube, mas foi a muito tempo atrás, já nem me lembrava do nome do motor, por isso nao conseguia encontrar nada sobre ele....

                            Agora fica aqui a bela da questão, alguém é capaz de descobrir qual é a cabeça que esse motor "3k-R" tem sobre o seu bloco?? eh eh eh

                            Comentar


                            • #29
                              Lê o tópico que essa informação já lá está toda ;)
                              Quanto á cabeça é possivel ter sido feita de propósito para aquele motor, visto que pelo que sei só foram produzidos 20 motores desses.

                              Comentar


                              • #30
                                Mas eu deixo a desconfiança de ser uma cabeça do motor "4E-FE" lol...

                                Comentar

                                Em processamento...
                                X