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Primeiro contacto com Yaris HSD

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  • Primeiro contacto com Yaris HSD

    A revista inglesa AutoExpress foi até ao japão conduzir a proxima versão do Yaris, o HSD:

    Toyota’s most popular model in the world is going hybrid. The petrol-electric Yaris will go on sale in June and should cost about £15,000 – that’s £1,000 less than the Honda Jazz Hybrid. It’s set to account for 20 per cent of sales. We test drove a prototype in Japan to see what buyers can expect.

    Some clever engineering has gone on under the skin. The 1.5-litre petrol-electric drivetrain from the Prius has been re-engineered and now weighs 20 per cent less. There is also no compromise on boot or interior space.

    The Yaris hybrid is easy to drive, too. In ordinary traffic it creeps silently along using just battery power and has a total electric-only range of 1.2 miles. That helps slash CO2 emissions to 85g/km.

    However, as it weighs about 20 per cent more than a standard petrol Yaris, the engine has to kick in fairly quickly to maintain the performance.

    The car feels heavier, too, with slightly ponderous steering and handling, although it will still be agile enough for most owners.

    Toyota engineers have tried hard to reduce noise by improving the CVT gearbox, which hangs on to revs. They have been only partly successful and there’s a knack to keeping the Yaris refined and quiet on the road.

    There wasn’t much opportunity to make a judgement on ride quality, but we’d expect it to feel rather stiff on UK roads.





    Fonte

    Alguns dados apontam para um consumo de 3.5l/100km (80mpg) e mais barato que o Jazz Hybrid (19.250,00€ Honda: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL ), espera-se então um carro bastante racional, barato de manter, e poupado...um carro com futuro em especial com este novo design que é muito mais chamativo a meu ver (vi um ante-ontem, pack sport, naquele seu laranja) :fixe

  • #2
    muitos deles estao a optar com as tais jantes pretas

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    • #3
      A frente parece estar bastante próxima do concept.
      Eles falam em 85g/km de CO2, isso a grosso modo deve dar um consumo na ordem dos 2,7l/100Km

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      • #4
        humm mt boa opção! E realmente o yaris actual é muito provavelmente o utilitário mais bonito do mercado! Aliado a isso o factor eco, potencia-se um vencedor!

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        • #5
          Originally posted by FastPeter View Post
          A frente parece estar bastante próxima do concept.
          Eles falam em 85g/km de CO2, isso a grosso modo deve dar um consumo na ordem dos 3,7l/100Km
          Corrigido... :)

          ---------- Mensagem adicionada em 09:24 PM ---------- Mensagem anterior em 09:12 PM ----------

          Originally posted by Flexo View Post
          humm mt boa opção! E realmente o yaris actual é muito provavelmente o utilitário mais bonito do mercado! Aliado a isso o factor eco, potencia-se um vencedor!
          Por várias vezes, senão quase sempre se ouve que este Yaris parece um Clio, ou que têm beleza "emprestada".
          Concordo com a opinião que este é o mais bonito!

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          • #6
            Também gosto bastante desta nova geração.

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            • #7
              Peço desculpa pelo off-topic, mas já existe alguma informação do proximo sistema HSD telmo?

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              • #8
                O que sei...assim de cor...
                Muitas peças provém do 1.5 1NZ-FXE do Prius anterior, e o bloco é semelhante.
                Perde um pouco de potência dos motores-geradores, mantendo o do térmico.
                Penso que o PSD também estará isento de corrente, ganhando a simplificação da bomba de água eléctrica também.
                Amanhã vou espreitar num site de "segredos" e venho mostrar o comparativo.
                O peso final deste "Prius c" / Aqua / Yaris HSD é alinhado com as propostas tradicionais da gama, um milagre!

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                • #9
                  Vou copiar uma "tabela" comparativa, com agradecimento ao Ken@Japan (nota: Prius c = Yaris HSD = Aqua ):

                  Prius 2G Aqua(Prius c) Prius 3G
                  Motor térmico 1NZ-FXE 1NZ-FXE 2ZR-FXE
                  Capacidade (cc) 1496 1496 1797
                  Potência (kW) 56 54 73
                  (cv) 74 72 98
                  bomba de água correia eléctrica eléctrica
                  EGR arrefecida Não Sim Sim
                  MG2 kW 50 45 60
                  MG2 Nm 400 169 207
                  Engren. redução PSD Não Sim Sim
                  Módulos bateria NimH 28 20 28
                  Potência (kW) 25 19 27
                  Potência do sistema (kW) 81 73 100
                  Potência do sistema (cv) 109 98 134

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                  • #10
                    Não estara aí um erro no MG2 com 400Nm no 2G?

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                    • #11
                      Penso que não, pois foi alterada a rotação do mesmo, logo as especificações também. A existência de um SRU na versão actual (speed reduction unit) do 3G e no Prius c faz com que o MG2 trabalhe com maior rotação. É uma questão de eficiência, paradoxalmente, pois a baixa rotação num motor eléctrico é penalizadora no rendimento.

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                      • #12
                        Tinha mesmo 400Nm.
                        No 3G baixaram o binário máximo do sistema eléctrico mas tornaram o binário mais homogéneo durante toda a faixa de rotação.

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                        • #13
                          Há duas anotações...

                          O binário máximo dum motor eléctrico é geralmente a rotação zero.
                          As modificações no sistema híbrido fizeram com que o MG2 passasse a ter mais rotação, com uma redução posterior, o chamado SRU. O binário só conta no veio final...

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