Announcement

Collapse
No announcement yet.

O óleo que a Toyota coloca nas revisões

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • O óleo que a Toyota coloca nas revisões

    Boas noites, um dia destes fui a toyota a sua concessão de Coimbra (caetano auto) para pedir infos acerca da revisão dos 30mil kms do pequeno Yaris 1.0 vvti de 2010, (visto que não conheço de todo como é a assistencia da marca); eis que decidi perguntar que óleo colocavam e para meu espanto: 10w40.

    Perguntei se não devia ser o 5w30 e disseram-me que não, o 10w40 era o que colocavam na grande maioria dos carros por indicação da toyota pois não havia necessidade de o cliente gastar mais dinheiro num 5w30. Indiquei que no meu carro não iriam colocar o 10w40, ao qual me foi dito que não havia problema, eu queria gastar mais dinheiro era uma decisão minha, e que faziam o que o cliente solicitasse.

    Bem, lá fui ler o manual do carro que diz que se deve usar o 0w20 ou 5w30 e que em caso de não haver estes dois para colocar 10w30, mas mal seja possível voltar para um dos que referi anteriormente.

    O que têm a dizer desta postura das concessões? Parece que não é só em Coimbra, mas "mal geral"...

    Eu fiquei mal impressionado...

    Cumps

  • #2
    É sabido que costumam usar essa especificação de óleo.
    Se no manual diz que pode usar não vejo que seja uma postura incorrecta. Além do mais não se recusam a colocar outro.
    No meu caso uso 5w30 mas compro cá fora. Senão era uma porrada valente na carteira.

    Comentar


    • #3
      Originally posted by TheStig View Post
      Boas noites, um dia destes fui a toyota a sua concessão de Coimbra (caetano auto) para pedir infos acerca da revisão dos 30mil kms do pequeno Yaris 1.0 vvti de 2010, (visto que não conheço de todo como é a assistencia da marca); eis que decidi perguntar que óleo colocavam e para meu espanto: 10w40.

      Perguntei se não devia ser o 5w30 e disseram-me que não, o 10w40 era o que colocavam na grande maioria dos carros por indicação da toyota pois não havia necessidade de o cliente gastar mais dinheiro num 5w30. Indiquei que no meu carro não iriam colocar o 10w40, ao qual me foi dito que não havia problema, eu queria gastar mais dinheiro era uma decisão minha, e que faziam o que o cliente solicitasse.

      Bem, lá fui ler o manual do carro que diz que se deve usar o 0w20 ou 5w30 e que em caso de não haver estes dois para colocar 10w30, mas mal seja possível voltar para um dos que referi anteriormente.

      O que têm a dizer desta postura das concessões? Parece que não é só em Coimbra, mas "mal geral"...

      Eu fiquei mal impressionado...

      Cumps


      Não há mal geral nenhum, vou falar no meu caso particular para perceber.
      No meu E12 de fabrica supostamente é recomendado o mesmo 5w30, e no manual esta recomendação vem em destaque e a negrito, mas efetivamente são as temperaturas climatéricas e o modo de condução mais intensiva ou menos que definem a viscosidade tem lá uns gráficos analise e veja, esqueça o 5w30, um BP Visco 5000 10w40 (ou outro equivalente) é ouro para esse motor e fica a metade do preço, ter em atenção se o lote não tem mais de 5 anos e se não é falsificado é que anda ai ao pontapé este óleo...eu por exemplo já tive uma má experiência com um que veio de Espanha.
      Cumprimentos

      Comentar


      • #4
        O manual do carro nem sequer fala do 10w40 como alternativa, apenas indica o 10w30 e não como "grande alternativa".

        Não é um óleo demasiado grosso a frio? Certamente se vai notar um maior barulho do motor... Habituar desde novo um carro a oleo grosso é benefico?

        Eu vou fazer a revisão na toyota não é isso que está em questão.
        Last edited by TheStig; 10-01-2013, 23:50 PM.

        Comentar


        • #5
          Originally posted by TheStig View Post
          O manual do carro nem sequer fala do 10w40 como alternativa, apenas indica o 10w30 e não como "grande alternativa".

          Não é um óleo demasiado grosso a frio? Certamente se vai notar um maior barulho do motor... Habituar desde novo um carro a oleo grosso é benefico?

          Eu vou fazer a revisão na toyota não é isso que está em questão.


          Há manuais que até mencionam só 5w30, e não referem mais nada isto de outras marcas. Mas o que define o óleo ideal é a temperatura ambiente em que vai funcionar o motor, por isso com o 5w30 está a proteger de -39ºC o motor, mas em contra partida quando está 32ºC a 36ºC e faz uma condução mais intensiva autoestrada por exemplo, vai ter um consumo de óleo do motor, é normal bloco em alumínio é o que dá dilata e toca a mamar...
          Por isso pregunto porque não protege com 10w40 que arranca nos -18ºC mas como beneficio protege melhor maquelas temperaturas que mencionei e não só, não se esqueça que a temperatura do óleo do motor anda sempre elevada e um 5w30 parece agua, é por isso que também consome, só tem benefícios nos primeiros 15 min de funcionamento do motor a partir dai é igual.
          Quanto muito use 5w40 até aos 100.000km, abaixo disso acho exagero.
          Se usar 10w40, só tem de ter cuidado no arranque a frio até atingir a temperatura normal de funcionamento a partir dai o motor e a carteira agradece.

          Comentar


          • #6
            Originally posted by TheStig View Post
            O manual do carro nem sequer fala do 10w40 como alternativa, apenas indica o 10w30 e não como "grande alternativa".
            Para o Prius a discussão tem sido a nível europeu pois o manual indica 0W20, e em menor escolha 5W30 ou outros. Houve até respostas da TME no sentido de acalmar os clientes, justificando a posição do importador em colocar 10W40 por regra, mas não bate certo, pois o manual, quando não seguido, pode ser motivo para uma marca se escusar de responsabilidades. Não tem sido vulgar na Toyota, felizmente.

            No meu caso pessoal, exijo sempre o 5W30, e se o período entre revisões for invernal, peço o 0W20.

            O pior de tudo, e que tenho visto também neste fórum, é que muitas vezes poem óleo acima do máximo, isso sim é danificar o motor de forma mais significativa.

            Comentar


            • #7
              Originally posted by telmo.salgado View Post
              Para o Prius a discussão tem sido a nível europeu pois o manual indica 0W20, e em menor escolha 5W30 ou outros. Houve até respostas da TME no sentido de acalmar os clientes, justificando a posição do importador em colocar 10W40 por regra, mas não bate certo, pois o manual, quando não seguido, pode ser motivo para uma marca se escusar de responsabilidades. Não tem sido vulgar na Toyota, felizmente.

              No meu caso pessoal, exijo sempre o 5W30, e se o período entre revisões for invernal, peço o 0W20.

              O pior de tudo, e que tenho visto também neste fórum, é que muitas vezes poem óleo acima do máximo, isso sim é danificar o motor de forma mais significativa.
              Vou-me agarrar sempre a isto_"o que define o óleo ideal é a temperatura ambiente em que vai funcionar o motor e as condições de utilização do veículo";
              Se eu colocar esse 0w20 e lhe cravar 800km/dia numa condução 90% sempre acima de 120km/h que é o que fazem alguns que eu conheço, ao fim de uma semana apresento a conta á marca, não é por acaso que colocam só 10w40 na maioria ou 5w40 nos restantes, isto nas oficinas oficiais.
              Mas se tem outro tipo de utilização/desgaste é claro que não nota nada...

              Comentar


              • #8
                0w20?
                num yaris?

                Comentar


                • #9
                  O 0w20 considero exagerado sobretudo estarmos num país onde no verão aquece bem.

                  Agora o 5w30 é colocado por exemplo na Ford em 90% dos veículos nas suas revisões e não há queixas. A ideia de que o 10w40 é o óleo ideal está longe de ser consensual e eu não a compro de modo algum; para mim continua a ser um óleo extremamente grosso a frio que num carro com poucos kms não faz qualquer sentido ser usado.

                  Obviamente que segundo a minha cabeça o ideal seria sempre um 100% sintético 5w40 ou 5w50, mas sendo o que vem no manual é o 5w30 que é semi-sintético segundo me foi dito ma toyota, será o que vou pedir para colocarem.
                  Last edited by TheStig; 11-01-2013, 12:49 PM.

                  Comentar


                  • #10
                    Originally posted by TheStig View Post
                    Boas noites, um dia destes fui a toyota a sua concessão de Coimbra (caetano auto) para pedir infos acerca da revisão dos 30mil kms do pequeno Yaris 1.0 vvti de 2010, (visto que não conheço de todo como é a assistencia da marca); eis que decidi perguntar que óleo colocavam e para meu espanto: 10w40.

                    Perguntei se não devia ser o 5w30 e disseram-me que não, o 10w40 era o que colocavam na grande maioria dos carros por indicação da toyota pois não havia necessidade de o cliente gastar mais dinheiro num 5w30. Indiquei que no meu carro não iriam colocar o 10w40, ao qual me foi dito que não havia problema, eu queria gastar mais dinheiro era uma decisão minha, e que faziam o que o cliente solicitasse.

                    Bem, lá fui ler o manual do carro que diz que se deve usar o 0w20 ou 5w30 e que em caso de não haver estes dois para colocar 10w30, mas mal seja possível voltar para um dos que referi anteriormente.

                    O que têm a dizer desta postura das concessões? Parece que não é só em Coimbra, mas "mal geral"...

                    Eu fiquei mal impressionado...

                    Cumps
                    Existe uma coisa chamada economias de escala...

                    Comentar


                    • #11
                      Mas isso eu percebi logo na concessão,a decsião de ser 10w40 que o importador tomou foi por que é óleo que lhes é mais rentáv€l, tudo o resto...

                      Comentar


                      • #12
                        Originally posted by Toyotista View Post
                        Vou-me agarrar sempre a isto_"o que define o óleo ideal é a temperatura ambiente em que vai funcionar o motor e as condições de utilização do veículo";
                        Se eu colocar esse 0w20 e lhe cravar 800km/dia numa condução 90% sempre acima de 120km/h que é o que fazem alguns que eu conheço, ao fim de uma semana apresento a conta á marca, não é por acaso que colocam só 10w40 na maioria ou 5w40 nos restantes, isto nas oficinas oficiais.
                        Mas se tem outro tipo de utilização/desgaste é claro que não nota nada...
                        A primeira frase é correcta.
                        No manual, porém, não é assim que está descrito.

                        Agora vejamos a questão puramente mecânica: as novas motorizações têm cada vez melhores acabamentos, reduzidas tolerâncias e melhor fabrico dos seus componentes. Se o projecto for feito para funcionar com 0W20, como ficamos? Quem, no seu conhecimento técnico, pode argumentar que não serve o 0W20 para condições (temperatura, carga e rotação) mais exigentes?

                        Comentar


                        • #13
                          O 2SZ-FE de 2003 não consome ponta de óleo com 5w30.

                          Comentar


                          • #14
                            Originally posted by Ginga View Post
                            O 2SZ-FE de 2003 não consome ponta de óleo com 5w30.
                            O 2ZR-FXE de 2010 também não mostrou consumo visível com 0W20 ;)

                            Comentar


                            • #15
                              Custa-me que até aqui no forum tentei tapar o sol com a peneira... Obviamente que o recomendado é o que vem no manual e não o óleo que eles querem vender.

                              Quem projectou o motor é bastante explicito ao indicar 0w20 ou 5w30.

                              Comentar

                              Em processamento...
                              X