Announcement

Collapse
No announcement yet.

Yaris HSD - Test drive / contacto

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Yaris HSD - Test drive / contacto

    Na passada segunda feira 14Jan fui buscar o Yaris HSD, que ficou de empréstimo para a revisão dos 60mil do Prius.

    Pelo exterior é pouco diferente do Yaris de 3ªgeração, embora conte com alguns componentes específicos







    Fotos do interior, com o espaço naturalmente mais apertado, mas que chega para cadeiras de bebé...
    O tecto é panorâmico!









    O painel de bordo aqui mostra a média final desde que o fui buscar, incluindo no trajecto paragens diversas (abastecimento, etc.)





    Tablier obviamente simples, e a caixa e-cvt com comando em "rasgo", que muitos Priusistas acham anacrónico. Redução de custos, pela partilha da peça com os Toyota Yaris/Vitz auto...




    O painel de "controlo de consumos", hoje cada vez mais vulgar o recurso a esta ferramenta para ajudar a registar e a controlar.
    Pena que os "trips" não tenham assinalados os km percorridos em cada um.




    Painel completo, com o indicador da esquerda um típico medidor de carga ao sistema híbrido. Até meio da zona Eco o térmico não arranca.
    Quando o térmico não está a trabalhar, a luz "EV" está acesa. Por vezes não se dá conta que o térmico trabalha, é bastante insonorizado.




    Botão de ECO/Normal que mapeia a sensibilidade do acelerador. Em ECO o AC trabalha um pouco menos, ao que sei. À direita bloqueio EV.



    Pouco espaço no capot, mas coube tudo!







    Mais pontos positivos têm estas máquinas...como AC bizona, câmara de marcha-atrás e "hill-holder"!...
    Até há pouco tempo, seriam inéditos no segmento!

    Minha impressão: o 1.5 chega bem para esta carroçaria. O HSD está muito bom, mas estou habituado a menos ruídos dos motores eléctricos (ou do inversor), porque venho de um segmento superior, além de que o Prius foi desenhado para ser híbrido, e este é uma declinação de um tradicional. Não perde porém o espaço de bagagem, que é um feito!
    Tendo conduzido alguns diesel pequenos recentes, este contrasta claramente por ser um gasolina muito discreto.
    A noção é que se trata dum carro leve e ágil, perfeitamente ajustado às urbes. Não experimentei em longas distâncias, sublinhe-se...

    Cômputo geral: um belo utilitário!

  • #2
    Obrigado Telmo pelo testemunho :fixe
    Relmente debaixo desse capot não cabe nem mais uma palha...fizeram um grande esforço para meter tudo aí dentro :lol

    Comentar


    • #3
      Obrigado pelo report Telmo :fixe
      Se me permites ficam umas dúvidas:
      Esses plásticos do tablier parecem um pouco "asperos". É só impressão visual?
      Em termos de prestações como o comparas com os pequenos diesel que tens conduzido? e já agora com o Prius?

      Comentar


      • #4
        Estive dentro de um há uns dias. Em termos esteticos considero o HSD mais bonito que o normal, bastante apelativo e sobrio, os materiais sao agradaveis ao toque e é mais espacoso do que parece. O interior é simples e com umas linhas claramente "jovens".

        Até a minha mae ficou impressionada com o carro, ela que gosta bastante do novo polo, disse que era o primeiro yaris bonito :lol

        Isto tudo em 5min que estive dentro de um, gostava de fazer um test drive para comparar com o polo cá de casa. :fixe

        Comentar


        • #5
          Este Yaris para mim é de longe o mais bonito das 3 gerações, e em 3portas então... :fixe
          4.1... Será que os Polo BlueMotion fazem menos reais?

          Comentar


          • #6
            Nem por isso, especialmente em cidade e AE... O motor é um pouco underpowered e inexistente até as 2000rpm, sofre um pouco de pé na tabua quando realmente precisas dele, o suficiente para estragar uma boa media.

            Para conduzir na nacional é bastante economico, fora disso, um pouco mais de motor acaba por ser mais economico.
            Last edited by CarlosFST; 16-01-2013, 22:57 PM.

            Comentar


            • #7
              O preço é que custa a pagar porque de resto...

              Comentar


              • #8
                Alguém me sabe dizer porque é que o Jazz hibrido salvo erro com motor de menor cilindrada e mais peso tem melhores prestações?

                Comentar


                • #9
                  Originally posted by miguel007 View Post
                  Obrigado pelo report Telmo :fixe
                  Se me permites ficam umas dúvidas:
                  Esses plásticos do tablier parecem um pouco "asperos". É só impressão visual?
                  Em termos de prestações como o comparas com os pequenos diesel que tens conduzido? e já agora com o Prius?
                  O tablier tem partes moles ao tacto. Um amigo meu confirmou ter ficado bastante surpreendido com a evolução.
                  As prestações são normais para um utilitário, embora não tenha feito grandes experiências, mas parece andar relativamente bem.

                  Com o Prius temo comparar coisas diferentes. O 3G tem sempre pulmão, mesmo com pessoas a bordo (mais carga). Este Yaris naturalmente vai ressentir-se quando estiver mais carregado. A solo pareceu-me bem desembaraçado.

                  Comentar


                  • #10
                    Originally posted by Banzai View Post
                    Alguém me sabe dizer porque é que o Jazz hibrido salvo erro com motor de menor cilindrada e mais peso tem melhores prestações?
                    O Yaris HSD faz 11,8s 0-100km.
                    O Honda Jazz híbrido faz 12,2s 0-100km.

                    Não percebi. Referes-te à velocidade máxima?

                    Comentar


                    • #11
                      Originally posted by telmo.salgado View Post
                      O Yaris HSD faz 11,8s 0-100km.
                      O Honda Jazz híbrido faz 12,2s 0-100km.

                      Não percebi. Referes-te à velocidade máxima?
                      Refiro-me 0-100km e velocidade máxima.
                      O Jazz é 1.3, não é?
                      O Yaris 1.5, não é?

                      O Jazz é mais leve?

                      Comentar


                      • #12
                        Segundo este site Duel: Honda Jazz Hybrid vs. Toyota Yaris Hybrid på Bilmarked.dk o Jazz faz 12,1s, ou seja 0,3 s de diferença para 200cm3 de diferença!!!

                        Comentar


                        • #13
                          Originally posted by Banzai View Post
                          Segundo este site Duel: Honda Jazz Hybrid vs. Toyota Yaris Hybrid på Bilmarked.dk o Jazz faz 12,1s, ou seja 0,3 s de diferença para 200cm3 de diferença!!!
                          Se o Yaris é mais rápido 0,3s onde o Jazz ganha em prestações senão na velocidade máxima?
                          Aí de facto, leva 10km/h de vantagem.

                          É relevante? Talvez, numa Autobahn.

                          A explicação técnica para o Jazz ter menos 200cm3 mas mais potência do seu grupo térmico, é que é um Otto.
                          O Yaris, como quase todos os HSD, é ciclo Atkinson, com tempo de sobrexpansão, que é conhecido por ter menos potência específica (cv/l)...
                          Mas que consegue uma eficiência (logo consumos) numa gama de rotação/potência grande (1100rpm a 3500rpm, i.e., dos 10cv aos 50cv) que qualquer motor a gasolina sonharia e muitos diesel corariam.



                          O 1.3 do Jazz debita 98cv. O 1.5 do Yaris debita 73cv - o acréscimo para os 100cv nominais advém da bateria (apoio) - e determina então que a velocidade máxima em patamar é de 165km/h (73cv somente, i.e. bateria exausta).

                          Comentar


                          • #14
                            Originally posted by William_1991 View Post
                            Este Yaris para mim é de longe o mais bonito das 3 gerações, e em 3portas então... :fixe
                            4.1... Será que os Polo BlueMotion fazem menos reais?
                            Overview: Volkswagen - Polo - Spritmonitor.de

                            (4,53 de média)

                            O Yaris HSD conta com 4,9 no Spritmonitor. Tem mais potência, é certo, mas nas contas da bomba perde ligeiramente. Em termos de CO2 fica semelhante. Em termos de outros poluentes mantém uma liderança confortável.
                            Penso que contam muito no HSD os micropercursos, tal como no Prius, os aquecimentos são penalizadores da média final.

                            Pessoalmente, sou todo a favor do HSD sobre esse alemão a gasóleo...Acho-o rude, fraco e muito propenso a dar problemas.

                            Comentar

                            Em processamento...
                            X