ora, como ja ha uns tempos tinha alguma curiosidade sobre a tecnologia dos hibridos e das suas capacidades, decidi experimentar e comprarar.
dado ser um pouco ceptico face a esta tecnologia e as suas vantagens.... la decidi ouvir as palavras do membro telmo salgado e apoxyomenos :)
Dos modelos existentes no grupo toyota, este é o que mais me agrada, e lá consegui um teste por 2 dias deste modelo referido no titulo do topico.
aqui fica uma breve descriçao do modelo utilizado:
marca: Lexus
modelo: ct200h
pack: dynamic
extras: cruise control, camara traseira, kit maos livres, xenon, sensores chuva e luz, sensores estacionamento frente e tras
kms: 10500
ano: 2012
côr: branco perola
algumas fotografias:
--ora começando pelo ponto fulcral, consumos, experiencia da conduçao--
Quando me foi entregue, o carro acusava um consumo de 5,3L, media global.
foi muito rapida e facil a adaptaçao ao estilo e tipologia de conduçao deste tipo de carro. visto ter um carro a diesel e de caixa manual.
o silencio predomina no habitaculo, tal como o conforto de conduçao dentro de cidade e fora dela.
após umas voltas para apanhar o jeito e apos 200km realizados no meu trajeto diario, estes foram os consumos que fiz:
ficou com a media global em 4,9L, sendo esta inicialmente 5,3L. e media dentro dos meus trajetos andou dentro dos 3,8L - 4,4L
-neste aspeto, posso concluir que é um veiculo educativo em relaçao á conduçao,e damos por nós a conduzir um pouco mais devagar, comparativamente ao nosso carro de dia-a-dia.
o proprio sistema, inconscientemente, leva-nos a criar um bichinho de querer reduzir mais e mais o consumo, para isso jogando com o uso bem mais frequente do motor eletrico em arranques e estradas mais planas.
-onde se nota a maior falha deste sistema, é nas subidas, aqui é notoria a subida a pique dos consumos, pois o motor a combustao esta sempre online.
-nesta parte falha o motor eletrico, a meu ver, deveria ter mais binario, talvez fosse possivel usa-lo em subidas por mais tempo.
-no geral de trajeto, comparativamente com um diesel, é preciso fazer alguma ginastica para manter os consumos baixos, fazendo uma velocidade media mais baixa que num diesel, devido ao controlo necessario no acelerador.
-no geral do campo de consumos, admito que com treino e adaptaçao se consiga uma media igual ou aproximada á de um diesel, mantendo a mesma faixa de velocidade, arranques e trajeto, mas com algum treino, paciencia e adaptaçao.
--Habitaculo--
Ora, o que mais me surpreendeu foram os bancos, simplismente fantasticos, adaptam.se mesmo bem a curvatura das costas, tendo uns fantasticos suportes laterais... no entanto, para condutores mais corpulentos podem ser um pouco apertados.
a parte pior, sao alguns plasticos, sendo este carro um Lexus, mais parece um auris ou um corolla.
alguns plasticos sao mesmo identicos, dando um ar mais fatela e originando alguns barulhos parasitas, coisa que ja se sentia em alguns pontos, principalmente na consola central do apoio do braço.
nesta parte, de Lexus o carro tem muito pouco. tiro o simbolo e aparentemente é um auris....
mas nem tudo é mau, os plasticos que teem estofo, sao bons, de toque agradavel e de qualidade.
aqui fica um exemplo dos maus plasticos:
-o volante tambem cumpre com a funçao, se fosse mais fino um pouco, era excelente, mas é bom no geral, com bom toque.
-uma coisa que nao é muito pratica a meu ver, é aa distancia dos comandos dos vidros, fica muito distante.
dou por mim e estava a abrir e fechar o vidro de tras...
é o travao de "mao" mecanico que é muito elevado e obriga a ginastica extra para dobrar a perna ao carregar
outro aspeto importante que atrapalha na visibilidade da conduçao quando chove, sao as escovas, pois o corpo das mesmas é estupidamente grosso:
de resto, o interior cumpre, é sobrio, tudo bem localizado e com qualidade no geral, embora nao faça juz á marca que aufere.
--Visibilidade traseira e mala--
2 pontos muito importantes em qualquer veiculo, e neste a visibilidade traseira é algo limitada se os encostos de cabeça estiverem levantados.
o vidro é algo pequeno, pois o carro tem uma traseira baixa.
já a mala a meu ver, tem espaço suficiente neste tipo de carro, parece-me maior que a do corolla e bem isolada.
---Chassi / Suspensao---
ora começando pela suspensao, desengane-se quem espera um sofa com rodas por parte deste carro, pois tem uma suspensao dura demais para um veiculo stock.
ja tinha lido comentarios do genero pela internet e de facto é bastante dura a suspensao, transportando muitas das irregularidades da estrada para o habitaculo e alguns plasticos, talvez dai alguns fazerem sentir vibraçao e barulhos.
por isso o uso de molas rebaixamento nesta suspensao torna-se um pouco desaconselhado, uns coilovers, para os mais extremos, na minha opiniao sao muito melhor investimento e no geral até se conseguira uma conduçao mais suave, do que com amortecedores de origem.
este carro tambem existe em versao sport, com molas mais curtas, imagino que o conforto nao exista praticamente.
fica a nota, coilovers de dupla regulaçao de altura, totalmente aconselhaveis, ou entao umas molas de taragem inferior, coisa que nao deve resolver muito, pois a meu ver o maior problema é mesmo na curta expansao e compressao do amortecedor.
a direçao é bastante precisa, nisto notei bastante diferença em relaçao ao corolla, pois neste a direçao é morta literalmente.
vira bastante bem, com precisao na trajetoria para onde se aponta e em curva nao adorna muito.
nota-se que é um veiculo bastante robusto e bem contruido, bem isolado, o unico ruido que notei foi apenas o gerado pelos pneus no piso, mas coisa minima mesmo.
******nota geral, numa escala de 0 - 10, acho que merece um 7.
bom carro, boa qualidade no geral, com algumas falhas que eram escusadas, mas uma boa aposta.
fiquei adepto dos hibridos, nao fazia ideia que fosse tao user-friendly e tao cativante conduzir.
possivelmente considerarei a troca do meu corolla por um destes ainda este ano, além de que o carro é muito bonito, e com jantes de 17, em preto é fenomenal.
acho perfeitamente possivel ter um custo/kilometro muito identico ao meu diesel, no entanto igual ou superior é dificil, devido a ser necessario ter um maior controlo no pé e ter de reduzir um pouco a media de velocidade num determinado trajeto.
quem vem de um diesel, sente bem a falta de binario desta tecnologia, mas é uma tecnologia com brilhante futuro e pernas para andar.
mas muitos degraus ainda tem para percorrer.
e para finalizar, o estado portugues deveria de aboliar o IUC para estes veiculos, tal como faz a inglaterra, devido a ter emissoes abaixo dos 90CO2.
este ponto era essencial, para estimular a maior adessao dos condutores.
dado ser um pouco ceptico face a esta tecnologia e as suas vantagens.... la decidi ouvir as palavras do membro telmo salgado e apoxyomenos :)
Dos modelos existentes no grupo toyota, este é o que mais me agrada, e lá consegui um teste por 2 dias deste modelo referido no titulo do topico.
aqui fica uma breve descriçao do modelo utilizado:
marca: Lexus
modelo: ct200h
pack: dynamic
extras: cruise control, camara traseira, kit maos livres, xenon, sensores chuva e luz, sensores estacionamento frente e tras
kms: 10500
ano: 2012
côr: branco perola
algumas fotografias:
--ora começando pelo ponto fulcral, consumos, experiencia da conduçao--
Quando me foi entregue, o carro acusava um consumo de 5,3L, media global.
foi muito rapida e facil a adaptaçao ao estilo e tipologia de conduçao deste tipo de carro. visto ter um carro a diesel e de caixa manual.
o silencio predomina no habitaculo, tal como o conforto de conduçao dentro de cidade e fora dela.
após umas voltas para apanhar o jeito e apos 200km realizados no meu trajeto diario, estes foram os consumos que fiz:
ficou com a media global em 4,9L, sendo esta inicialmente 5,3L. e media dentro dos meus trajetos andou dentro dos 3,8L - 4,4L
-neste aspeto, posso concluir que é um veiculo educativo em relaçao á conduçao,e damos por nós a conduzir um pouco mais devagar, comparativamente ao nosso carro de dia-a-dia.
o proprio sistema, inconscientemente, leva-nos a criar um bichinho de querer reduzir mais e mais o consumo, para isso jogando com o uso bem mais frequente do motor eletrico em arranques e estradas mais planas.
-onde se nota a maior falha deste sistema, é nas subidas, aqui é notoria a subida a pique dos consumos, pois o motor a combustao esta sempre online.
-nesta parte falha o motor eletrico, a meu ver, deveria ter mais binario, talvez fosse possivel usa-lo em subidas por mais tempo.
-no geral de trajeto, comparativamente com um diesel, é preciso fazer alguma ginastica para manter os consumos baixos, fazendo uma velocidade media mais baixa que num diesel, devido ao controlo necessario no acelerador.
-no geral do campo de consumos, admito que com treino e adaptaçao se consiga uma media igual ou aproximada á de um diesel, mantendo a mesma faixa de velocidade, arranques e trajeto, mas com algum treino, paciencia e adaptaçao.
--Habitaculo--
Ora, o que mais me surpreendeu foram os bancos, simplismente fantasticos, adaptam.se mesmo bem a curvatura das costas, tendo uns fantasticos suportes laterais... no entanto, para condutores mais corpulentos podem ser um pouco apertados.
a parte pior, sao alguns plasticos, sendo este carro um Lexus, mais parece um auris ou um corolla.
alguns plasticos sao mesmo identicos, dando um ar mais fatela e originando alguns barulhos parasitas, coisa que ja se sentia em alguns pontos, principalmente na consola central do apoio do braço.
nesta parte, de Lexus o carro tem muito pouco. tiro o simbolo e aparentemente é um auris....
mas nem tudo é mau, os plasticos que teem estofo, sao bons, de toque agradavel e de qualidade.
aqui fica um exemplo dos maus plasticos:
-o volante tambem cumpre com a funçao, se fosse mais fino um pouco, era excelente, mas é bom no geral, com bom toque.
-uma coisa que nao é muito pratica a meu ver, é aa distancia dos comandos dos vidros, fica muito distante.
dou por mim e estava a abrir e fechar o vidro de tras...
é o travao de "mao" mecanico que é muito elevado e obriga a ginastica extra para dobrar a perna ao carregar
outro aspeto importante que atrapalha na visibilidade da conduçao quando chove, sao as escovas, pois o corpo das mesmas é estupidamente grosso:
de resto, o interior cumpre, é sobrio, tudo bem localizado e com qualidade no geral, embora nao faça juz á marca que aufere.
--Visibilidade traseira e mala--
2 pontos muito importantes em qualquer veiculo, e neste a visibilidade traseira é algo limitada se os encostos de cabeça estiverem levantados.
o vidro é algo pequeno, pois o carro tem uma traseira baixa.
já a mala a meu ver, tem espaço suficiente neste tipo de carro, parece-me maior que a do corolla e bem isolada.
---Chassi / Suspensao---
ora começando pela suspensao, desengane-se quem espera um sofa com rodas por parte deste carro, pois tem uma suspensao dura demais para um veiculo stock.
ja tinha lido comentarios do genero pela internet e de facto é bastante dura a suspensao, transportando muitas das irregularidades da estrada para o habitaculo e alguns plasticos, talvez dai alguns fazerem sentir vibraçao e barulhos.
por isso o uso de molas rebaixamento nesta suspensao torna-se um pouco desaconselhado, uns coilovers, para os mais extremos, na minha opiniao sao muito melhor investimento e no geral até se conseguira uma conduçao mais suave, do que com amortecedores de origem.
este carro tambem existe em versao sport, com molas mais curtas, imagino que o conforto nao exista praticamente.
fica a nota, coilovers de dupla regulaçao de altura, totalmente aconselhaveis, ou entao umas molas de taragem inferior, coisa que nao deve resolver muito, pois a meu ver o maior problema é mesmo na curta expansao e compressao do amortecedor.
a direçao é bastante precisa, nisto notei bastante diferença em relaçao ao corolla, pois neste a direçao é morta literalmente.
vira bastante bem, com precisao na trajetoria para onde se aponta e em curva nao adorna muito.
nota-se que é um veiculo bastante robusto e bem contruido, bem isolado, o unico ruido que notei foi apenas o gerado pelos pneus no piso, mas coisa minima mesmo.
******nota geral, numa escala de 0 - 10, acho que merece um 7.
bom carro, boa qualidade no geral, com algumas falhas que eram escusadas, mas uma boa aposta.
fiquei adepto dos hibridos, nao fazia ideia que fosse tao user-friendly e tao cativante conduzir.
possivelmente considerarei a troca do meu corolla por um destes ainda este ano, além de que o carro é muito bonito, e com jantes de 17, em preto é fenomenal.
acho perfeitamente possivel ter um custo/kilometro muito identico ao meu diesel, no entanto igual ou superior é dificil, devido a ser necessario ter um maior controlo no pé e ter de reduzir um pouco a media de velocidade num determinado trajeto.
quem vem de um diesel, sente bem a falta de binario desta tecnologia, mas é uma tecnologia com brilhante futuro e pernas para andar.
mas muitos degraus ainda tem para percorrer.
e para finalizar, o estado portugues deveria de aboliar o IUC para estes veiculos, tal como faz a inglaterra, devido a ter emissoes abaixo dos 90CO2.
este ponto era essencial, para estimular a maior adessao dos condutores.
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