Este post vai ser um pouco longo, mas na minha opinião acho que merece ser, pois trata-se nada mais nada menos do primeiro desportivo feito pela toyota. Este carro foi construido na decada de 1960, em parceria com a Yamaha, foram construidos apenas 320, o avanço tecnologico deste carro naquela epoca era tao grande, que o condenou a ser um insucesso comercial devido ao seu elevado custo.
Deixo aqui uma data de fotos que fui encontrando pela net, e no final deixo tambem alguma da informaçao tecnica que tambem se encontra por cá.
Na minha opinião este carro é como as FAMEL (que como toda a gente sabe as iniciais querem dizer ************sse A Mota É Linda) neste caso, trata-se de um FOCEL!
E Agora um pouco da historia dele... (desculpem o abrasileirado mas nao encontrei nada melhor em portugues de portugal)
No Salão de Tóquio de 1965 a Toyota Motor Co. Ltd. (TMC), empresa fundada em 1937 (saiba mais), apresentava um estudo do que seria seu primeiro carro-esporte. Denominado 2000 GT, reunia linhas agressivas, com alguma semelhança ao lendário Jaguar E-Type, e o bom desempenho de um moderno motor de seis cilindros.
Dois anos depois o carro chegava às ruas, marcando sua estréia com a participação de uma versão conversível -- desenvolvida para esse fim -- no filme Com 007 só se Vive Duas Vezes (You Only Live Twice), em que Sean Connery atua como o agente secreto James Bond.
O desenho atraía as atenções. O capô longo trazia faróis escamoteáveis, havendo unidades redondas atrás de carenagens na extremidade frontal, e os retrovisores, na posição típica dos carros nipônicos daquele tempo. A cabine ficava bastante recuada e tinha uma terceira porta, para acesso ao porta-malas. O conversível usado no filme do agente 007 chegava a lembrar os roadsters britânicos, com suas rodas raiadas.
O motor tinha 2,0 litros -- daí a denominação 2000 GT, esta a sigla para grã-turismo --, duplo comando de válvulas no cabeçote de alumínio, três carburadores duplos Solex (mas produzidos pela Mikuni) e 149 cv de potência bruta. O carro conquistou provas como a 1.000 Km de Suzuka (junho de 1966), a 500 Km de Suzuka (março de 1967), a 24 Horas de Fuji (abril, ainda um mês antes de ser posto à venda) e a 1.000 Km de Fuji (julho).
Quebrou também diversos recordes de velocidade -- nada menos que 16. Com a devida preparação, manteve-se por 48 horas à média de 203,8 km/h; em outra prova, fez seis horas à média de 210,4 km/h. Longe das pistas, era o único japonês capaz de enfrentar um Porsche ou um Ferrari -- ainda que não fossem os modelos mais potentes destas marcas.
Como se espera de um supercarro nipônico, esse Toyota recorria a tecnologia de ponta. O chassi do tipo espinha dorsal (backbone) era vestido por uma carroceria de alumínio, instalada na fábrica da Yamaha -- o verdadeiro fabricante do carro, embora não levasse sua marca. As quatro rodas tinham suspensão independente, com braços sobrepostos, e freios a disco. O câmbio possuía cinco marchas, em um tempo em que isso era pouco comum, e os pneus eram radiais 165 SR 15.
O seis-cilindros, também fornecido pela Yamaha, era montado atrás do eixo dianteiro (portanto, um motor central-dianteiro) e os dois únicos bancos ficavam quase sobre o eixo posterior, gerando uma excelente distribuição de peso: 48% à frente, 52% atrás. Além de muito estável, o carro acelerava bem (de 0 a 96 km/h em 9,5 s) e atingia 200 km/h de velocidade máxima.
No entanto, o 2000 GT esteve longe de ser um sucesso: apenas 337 unidades foram vendidas até 1970, quando deixou o mercado. E por que isso aconteceu?
Em primeiro lugar, era um carro de produção onerosa e, por isso, caro para o padrão do mercado interno na época. Em segundo, não houve êxito em exportá-lo: os japoneses apenas começavam seu ingresso nos Estados Unidos e o faziam com carros pequenos, econômicos e baratos -- apenas 54 americanos se interessaram em pagar tão caro por um carro-esporte sem a tradição que os europeus esbanjavam.
Faltavam-lhe ainda espaço interno (sobretudo para pernas e cabeças) e uma boa dose de potência, diante dos enormes muscle-cars com motor V8 dos anos 60. Mesmo assim, mereceu a atenção de um ícone americano, o texano Carroll Shelby, que preparou um para as pistas na classe C-Production SCCA. Com 205 cv de potência bruta, competiu durante 1968 e ficou em segundo lugar, atrás da Porsche.
Uma tentativa de atender à demanda local por maior torque foi feita através do 2300 GT, com cilindrada de 2,3 litros e comando de válvulas único, além da opção de transmissão automática de três marchas. O limite de rotações era mais baixo, 6.200 rpm em vez de 7.000 rpm, indicando que a potência chegava antes. Mas apenas nove unidades foram construídas, todas com volante à esquerda, ou seja, com fins de exportação.
O sucesso que o 2000 GT não obteve foi logo conseguido por outro esportivo nipônico, o Datsun 240Z, lançado em 1969. No final dos anos 70, as linhas agressivas da frente desse Toyota inspirariam o Celica Supra, que nas décadas seguintes estabeleceria a marca como fabricante não só de econômicos Corollas, mas também de esportivos com estilo, desempenho e tecnologia fascinantes.
Espero que tenham gostado.
p.s. eu nao tive tempo de investigar o forum na sua totalidade, por isso se isto for parecido com algum outro post ou topico ja criado peço desculpa e peço aos administradores para o apagarem.!
Um abraço
Deixo aqui uma data de fotos que fui encontrando pela net, e no final deixo tambem alguma da informaçao tecnica que tambem se encontra por cá.
Na minha opinião este carro é como as FAMEL (que como toda a gente sabe as iniciais querem dizer ************sse A Mota É Linda) neste caso, trata-se de um FOCEL!
E Agora um pouco da historia dele... (desculpem o abrasileirado mas nao encontrei nada melhor em portugues de portugal)
No Salão de Tóquio de 1965 a Toyota Motor Co. Ltd. (TMC), empresa fundada em 1937 (saiba mais), apresentava um estudo do que seria seu primeiro carro-esporte. Denominado 2000 GT, reunia linhas agressivas, com alguma semelhança ao lendário Jaguar E-Type, e o bom desempenho de um moderno motor de seis cilindros.
Dois anos depois o carro chegava às ruas, marcando sua estréia com a participação de uma versão conversível -- desenvolvida para esse fim -- no filme Com 007 só se Vive Duas Vezes (You Only Live Twice), em que Sean Connery atua como o agente secreto James Bond.
O desenho atraía as atenções. O capô longo trazia faróis escamoteáveis, havendo unidades redondas atrás de carenagens na extremidade frontal, e os retrovisores, na posição típica dos carros nipônicos daquele tempo. A cabine ficava bastante recuada e tinha uma terceira porta, para acesso ao porta-malas. O conversível usado no filme do agente 007 chegava a lembrar os roadsters britânicos, com suas rodas raiadas.
O motor tinha 2,0 litros -- daí a denominação 2000 GT, esta a sigla para grã-turismo --, duplo comando de válvulas no cabeçote de alumínio, três carburadores duplos Solex (mas produzidos pela Mikuni) e 149 cv de potência bruta. O carro conquistou provas como a 1.000 Km de Suzuka (junho de 1966), a 500 Km de Suzuka (março de 1967), a 24 Horas de Fuji (abril, ainda um mês antes de ser posto à venda) e a 1.000 Km de Fuji (julho).
Quebrou também diversos recordes de velocidade -- nada menos que 16. Com a devida preparação, manteve-se por 48 horas à média de 203,8 km/h; em outra prova, fez seis horas à média de 210,4 km/h. Longe das pistas, era o único japonês capaz de enfrentar um Porsche ou um Ferrari -- ainda que não fossem os modelos mais potentes destas marcas.
Como se espera de um supercarro nipônico, esse Toyota recorria a tecnologia de ponta. O chassi do tipo espinha dorsal (backbone) era vestido por uma carroceria de alumínio, instalada na fábrica da Yamaha -- o verdadeiro fabricante do carro, embora não levasse sua marca. As quatro rodas tinham suspensão independente, com braços sobrepostos, e freios a disco. O câmbio possuía cinco marchas, em um tempo em que isso era pouco comum, e os pneus eram radiais 165 SR 15.
O seis-cilindros, também fornecido pela Yamaha, era montado atrás do eixo dianteiro (portanto, um motor central-dianteiro) e os dois únicos bancos ficavam quase sobre o eixo posterior, gerando uma excelente distribuição de peso: 48% à frente, 52% atrás. Além de muito estável, o carro acelerava bem (de 0 a 96 km/h em 9,5 s) e atingia 200 km/h de velocidade máxima.
No entanto, o 2000 GT esteve longe de ser um sucesso: apenas 337 unidades foram vendidas até 1970, quando deixou o mercado. E por que isso aconteceu?
Em primeiro lugar, era um carro de produção onerosa e, por isso, caro para o padrão do mercado interno na época. Em segundo, não houve êxito em exportá-lo: os japoneses apenas começavam seu ingresso nos Estados Unidos e o faziam com carros pequenos, econômicos e baratos -- apenas 54 americanos se interessaram em pagar tão caro por um carro-esporte sem a tradição que os europeus esbanjavam.
Faltavam-lhe ainda espaço interno (sobretudo para pernas e cabeças) e uma boa dose de potência, diante dos enormes muscle-cars com motor V8 dos anos 60. Mesmo assim, mereceu a atenção de um ícone americano, o texano Carroll Shelby, que preparou um para as pistas na classe C-Production SCCA. Com 205 cv de potência bruta, competiu durante 1968 e ficou em segundo lugar, atrás da Porsche.
Uma tentativa de atender à demanda local por maior torque foi feita através do 2300 GT, com cilindrada de 2,3 litros e comando de válvulas único, além da opção de transmissão automática de três marchas. O limite de rotações era mais baixo, 6.200 rpm em vez de 7.000 rpm, indicando que a potência chegava antes. Mas apenas nove unidades foram construídas, todas com volante à esquerda, ou seja, com fins de exportação.
O sucesso que o 2000 GT não obteve foi logo conseguido por outro esportivo nipônico, o Datsun 240Z, lançado em 1969. No final dos anos 70, as linhas agressivas da frente desse Toyota inspirariam o Celica Supra, que nas décadas seguintes estabeleceria a marca como fabricante não só de econômicos Corollas, mas também de esportivos com estilo, desempenho e tecnologia fascinantes.
Espero que tenham gostado.
p.s. eu nao tive tempo de investigar o forum na sua totalidade, por isso se isto for parecido com algum outro post ou topico ja criado peço desculpa e peço aos administradores para o apagarem.!
Um abraço
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