Announcement

Collapse
No announcement yet.

Filtros de partículas a nossa dor de cabeça!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Filtros de partículas a nossa dor de cabeça!!!!

    Ora então estou a criar este tópico para tentar perceber como é que os filtros de partículas de andam a portar.
    Se possível, o pessoal que têm motores no Auris diesel depois do ano de 2010 com filtro de partículas, se poderem postar como é que eles têm feito a regeneração, penso que seria útil para todos termo esta informação para podermos comparar e assim irmos vendo se está tudo ok.
    Tanto para nós como para futuras pessoas.

    Então deixo o meu testemunho.
    O meu Auris está a chegar aos 63 000Km
    A minha condução é calma não ultrapassando muito as 2200RPM no circuito diário.
    O carro durante a semana faz aproximadamente 30km por dia divididos em 15+15km.
    Ao fim de semana pode fazer algumas viagens maiores(entre 100 e 200km), mas nem sempre acontece
    O consumo no CB anda entre os 4.9 e os 5.3L/100Km valor máximo quando faz limpeza ao filtro de partículas.
    O consumo real do carro está nos 5.15L/100Km baseado numa média de 41 842Km
    Com esta condução o carro está a fazer aproximadamente em média uma limpeza ao filtro de 1000 em 1000 km.
    Tem depósitos que faz duas vezes uma no início e outro já no final, outros faço quase 2 depósitos sem fazer limpeza.
    Cada limpeza leva aproximadamente 15 minutos a fazer em aproximadamente 20km.
    Nem sempre as limpezas são iguais, algumas demoram menos, outras mais.
    Já me aconteceu numa viagem de 400 km seguidos ele fazer 2 limpezas seguidas.
    Fez a primeira, depois de ter acabado, faço uma ultrapassagem uma 4ª, assim que chega ás 3000Rpm, iniciou outra limpeza.
    Mas uma coisa é certa, quanto mais se aperta com o carro quando está a fazer a limpeza, mais tempo ele demora a fazer.
    Mas isto já foi debatido...
    Fico então a aguardar pelos vossos testemunhos.

  • #2
    Viva,

    Se não me engano é suposto aparecer uma luz no painel quando a limpeza está a ser feita, certo?

    Em relação ao meu Auris, tem 4 meses, e estou a chegar aos 10.000 Km. Até à data, nada de limpezas.
    A minha condução não se pode dizer q seja muito calma, mas também não sou nenhum acelera.
    Durante a semana o meu percurso é um pouco como o teu -> 13km + 13Km... Normalmente por volta dos 70 - 90Km/h. As vezes, ao fim do dia, faço mais algumas deslocações...
    Ao fim de semana tem levado com 500-600Km em cima.. Algumas vezes bem acima das 3000rpm... o que não lhe permite pensar em fazer regenerações...
    Fora de brincadeiras, costumo puxar um pouco por ele, e acredito que isso ajude a "limpar" os gazes... principalmente se o ar que entrar no motor for mais limpo, já que aqui pela capital se nota (e bem) a poluição...

    O consumo nestes quase 10.000Km anda perto dos 5,5 L/100Km.. valor normal para o tipo de condução que tenho.

    Comentar


    • #3
      Originally posted by mfmaia View Post
      (...)
      Fora de brincadeiras, costumo puxar um pouco por ele, e acredito que isso ajude a "limpar" os gazes... principalmente se o ar que entrar no motor for mais limpo, já que aqui pela capital se nota (e bem) a poluição...

      (:..)
      O D4D não tem filtro de ar? :lol

      Comentar


      • #4
        Quando acabo de lavar o carro, passo o dedo pelo capô, e fico com o dedo preto, está tudo dito em relação à poluição!!

        Mesmo com o filtro de ar, acredito que haja diferença na qualidade de ar que chega ao motor..

        O melhor mesmo são umas voltas pela serra da estrela a puxar pelo menino... é abrir as guelas e meter ar fresco.. Fica como novo...

        Comentar


        • #5
          Originally posted by mfmaia View Post
          Viva,

          Se não me engano é suposto aparecer uma luz no painel quando a limpeza está a ser feita, certo?

          No teu caso como ele é mais recente, não sei. Mas o meu só acende se andar uns dias a tentar fazer um ciclo completo e não o deixar terminar.
          Só me acendeu uma vez e já fez dezenas de limpezas.
          O Aures fez a primeira limpeza pouco depois dos 15 000Km
          Por acaso ontem andei bem, a pensar que ia ser um dia calmo, fiz mais de 150km.
          Serviu para baixar a média geral e aumentar a velocidade media. :assobio

          Filtro de ar

          Comentar


          • #6
            Olá a todos. Tenho um IQ a "gasoile" e a média que faço é de 4.2 - 4.3. Mas quando está em limpeza salta para 4,7 - 4,8.
            Costuma ser mais ou menos de três em três depósitos.
            Não sei de que sinal falam no quadrante quando faz a regeneração do filtro de partículas, nunca me apareceu nenhum sinal de aviso ou informação.
            Last edited by Culatra; 20-12-2014, 02:23 AM.

            Comentar


            • #7
              Originally posted by Culatra View Post
              ...
              Não sei de que sinal falam no quadrante quando faz a regeneração do filtro de partículas, nunca me apareceu nenhum sinal de aviso ou informação.
              Se ele tentar fazer a limpeza várias vezes e se não deixares acabar, ele vai ligar a luz da resistência no quadrante até que o ciclo de limpeza seja concluído. ;)
              O meu é de 2010 e faz isso, mas só faz desde que levou uma atualização de software.

              Comentar


              • #8
                Boas!
                O meu Auris 1.4 d4d é de 2010 e conta com 60.000 km. Já tem tb a atualização de software que acende a luz da resistencia no quadrante qdo há tentativas de regeneração falhadas. Apenas me acendeu qdo saiu da SC após a revisão dos 45.000, que foi a revisão em que fizeram a tal atualização do software.

                Apercebo-me da regeneração, em estradas com algum declive, qdo o consumo instantaneo não baixa para 0L/100Km. Raramente "apanho" o meu a fazer regeneração. Não sei se os dpf funcionam todos da mesma forma. Li algures que há regenerações passivas e ativas. Passivas será qdo os gases atingem temperaturas suficientemente altas para que a regeneração ocorra sem injeção extra de combustível. Ativas será precisamente o contrário. Não sei se será do meu estilo de condução/percussos, mas o que é certo é que me apercebi poucas vezes de regenerações. Talvez a maioria das vezes a regeneração seja passiva. Só assim é que consigo perceber o pq do mfmaia, em 10.000Km, ainda n se ter apercebido de nenhuma regeneração. Não sei a capacidade do dpf, mas custa-me acreditar que tenha capacidade para mamar com residuos de tantos km sem, de alguma forma, regenerar.

                Normalmente abasteço com bp ultimate ou galp gforce (galp frota e oferta da revista visão e o diesel sai quase ao mesmo preço que o normal). Coincidência ou não, se alguma vez abasteço com diesel normal e depois abasteço com diesel "premium" é quase certo que faz uma regeneração. Talvez a combustão gere mais ou menos residuos consoante o tipo de combustível, n sei.

                Comentar


                • #9
                  Por aqui acontece o mesmo.

                  Tenho um Auris de 2011, está com cerca de 77500km. E as regenerações acontecem 2 ou 3 vezes a cada depósito (+-850km)... Não me incomoda que aconteça (embora me lixe as médias) o que me preocupa é se o DPF vai à vida entretanto.

                  Comentar


                  • #10
                    Isso é muita regeneração, fapoc. Não serão tentativas? Chegam ao fim? Nunca me aconteceu semelhante.

                    Comentar


                    • #11
                      Não sei o que se passa, deixei de receber e-mails com notificações de resposta aos tópicos...

                      Voltando ao tema, a mim já me aconteceu levar com duas limpezas numa viagem para o Algarve, e quase seguidas.
                      Mas tirando isso, uma de dois em dois depósitos é o normal.
                      Infelizmente na semana passada o Aures levou um coça das grandes, pensei que ia fazer uma limpeza, mas não fez até agora.
                      Tive uma emergência e fez uma uns km bons em AE e alguns em 6ª a 3700RPM mais coisa menos coisa.
                      Não tenho habito andar assim, mas teve de ser... :(

                      Comentar


                      • #12
                        Originally posted by rpedrovieira View Post
                        Isso é muita regeneração, fapoc. Não serão tentativas? Chegam ao fim? Nunca me aconteceu semelhante.
                        Se eu der por elas, tento não desligar o motor antes que acabem. Mas se acontecem sem eu dar por elas, pode acontecer que desligue o motor a meio...

                        Corrijam-me se estiver enganado, mas a única forma de saber que o carro está a fazer regeneração ao DPF é através do consumo instantâneo, certo?

                        Comentar


                        • #13
                          Originally posted by filipeoliv View Post
                          Não sei o que se passa, deixei de receber e-mails com notificações de resposta aos tópicos...

                          Voltando ao tema, a mim já me aconteceu levar com duas limpezas numa viagem para o Algarve, e quase seguidas.
                          Mas tirando isso, uma de dois em dois depósitos é o normal.
                          Infelizmente na semana passada o Aures levou um coça das grandes, pensei que ia fazer uma limpeza, mas não fez até agora.
                          Tive uma emergência e fez uma uns km bons em AE e alguns em 6ª a 3700RPM mais coisa menos coisa.
                          Não tenho habito andar assim, mas teve de ser... :(

                          Continuo a partilhar da opinião que uma coça de vez em quando só faz bem ao motor...
                          O meu está a chegar aos 14.000 e ainda não fez qualquer regeneração.. Leva 2 ou 3 "esticões"por mês e, regra geral, alimenta-se de BP Ultimate diesel...

                          Na próxima semana vai à 1ª revisão...

                          Comentar


                          • #14
                            O filtro de partículas ainda não me deu muitas dores de cabeça para alem das conhecidas de todos os que tem estes filtros nos carros.

                            Aproveito para dizer o que de vez em quando acontece comigo:
                            -Quando percebo que o filtro está a fazer ciclo de limpeza, dificilmente tenho necessidade de desligar o carro, mas quando se desliga o carro é sabido por todos que ao interromper o ciclo terá de voltar a fazer de novo até completar.

                            É do conhecimento geral que com facilidade se completa o ciclo de limpeza do "dito cujo" com o carro em andamento e uma rotação constante a cerca de 2200 rotações por cerca de 15 minutos.

                            O que às vezes tenho feito é, limpeza do filtro com o carro parado.
                            Quando percebo que o carro está muito acelerado mesmo quando o carro está imobilizado (a cerca de 980 RPM), simplesmente mantenho o motor a uma rotação constante de 2200 RPM.

                            Isto demora cerca de 10/15 minutos até que se complete o ciclo de limpeza por mais 500 ou 600 KM e assim evito conduzir em estrada aberta durante esse tempo :assobio

                            Comentar


                            • #15
                              Originally posted by Nelo View Post

                              O que às vezes tenho feito é, limpeza do filtro com o carro parado.
                              Quando percebo que o carro está muito acelerado mesmo quando o carro está imobilizado (a cerca de 980 RPM), simplesmente mantenho o motor a uma rotação constante de 2200 RPM.

                              Isto demora cerca de 10/15 minutos até que se complete o ciclo de limpeza por mais 500 ou 600 KM e assim evito conduzir em estrada aberta durante esse tempo :assobio

                              Sempre tenho lido que não se deve fazer isso...

                              Ontem tive de ir a Lisboa, em AE começou a fazer e tomei atenção ao tempo e km
                              Começou a fazer tinha 64679Km e eram 15.15h, terminou aos 64691 e eram 15.23h.
                              12Km em 8 minutos.
                              Também começou a chover e tive de reduzir a velocidade, fez a limpeza em 5ª a 2200RPM
                              Penso que foi mais rápido que o normal por o carro estar quente.
                              Geralmente demora mais de 10 minutos.

                              Comentar

                              Em processamento...
                              X