Announcement

Collapse
No announcement yet.

Estou prestes a tornar-me um Toyotista , mas tenho alguns dilemas !

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Estou prestes a tornar-me um Toyotista , mas tenho alguns dilemas !

    Boa tarde

    Neste momento moram cá em casa uma carrinha mercedes Classe E - 220CDI, do ano 2000 , o qual tenho ha 16 anos

    Ainda um Honda Jazz de 2006, o qual me fez ser fan dos carros Japoneses

    Para alem da boa experiencia com o Jazz, os videos deste Scott Kilmer, têm-me feito lavagem cerebral de que os Toyotas são os melhores carros do mundo !
    https://www.youtube.com/channel/UCux...IlF-k-K5YU8XPA

    Uma vez que precisamos de mais uma viatura cá em casa, a dieses, estou inclinado para comprar um Toyota , cerca do ano 2008 +/- , com o Motor 1.4 D4D

    Contudo tenho alguns dilemas, talvez possam ajudar-me partilhando as vossas opiniões e experiencias :

    >Toyota Corolla ou Auris ? Li algures que o Corolla tem melhor construção que o Auris, apesar de claramente partilharem uma série de componentes

    >Devo evitar um feiculo com filtro altiparticulas, ou nestes Toyotas D4D 1.4 não são muito chatos ? (ainda para mais será para fazer 60 kms diarios de Autoestrada)

    >A maioria dos que ando a ver estão na casa dos 150 a 200.000 Kms . Com esta Kilometragem, ao que devo estar atento, e quais os problemas mais comuns ?
    Caso precise mudar a embraiagem costuma custar +/- quanto ? Tem Bimassa ?

    Obrigado

  • #2
    No seguimento do post anterior,

    >Considero ainda o Avensis III Sedan, D4D 2.0 126CV, cerca ano 2009, os quais já encontram a preços bastante Interessantes . O que acham do Avensis VS Corolla ? E Os consumos , disparam muito por ser o motor 2.0 VS 1.4 (Ambos diesel ) ?

    Obrigado

    Comentar


    • #3
      Hello, esta por ai alguem ?

      Comentar


      • #4
        Será que este forum ja acabou e estou ca sozinhO ??? ;)

        Comentar


        • #5
          Viva Catabe!
          Isto anda fraco anda...adiante.

          A questão colocada a 19,nao tem termo comparativo pois Corolla e Avensis sao de segmentos diferentes.
          Tens que ver que tipo de utlizaçao dás e optar no que melhor se enquadra no teu perfil.


          Toyota Corolla ou Auris ? Li algures que o Corolla tem melhor construção que o Auris, apesar de claramente partilharem uma série de componentes

          - Corolla sem duvida. Em qualidade dos acabamentos (sofreram muito desde a geração E12,mas mesmo assim melhor que o Auris),qualidade geral de materiais.

          Devo evitar um feiculo com filtro altiparticulas, ou nestes Toyotas D4D 1.4 não são muito chatos ? (ainda para mais será para fazer 60 kms diarios de Autoestrada)

          - Tendo em conta essa quilometragem diaria em AE, e com uso de com gasoleo nao vejo problema algum...

          A maioria dos que ando a ver estão na casa dos 150 a 200.000 Kms . Com esta Kilometragem, ao que devo estar atento, e quais os problemas mais comuns ?
          Caso precise mudar a embraiagem costuma custar +/- quanto ? Tem Bimassa ?

          -
          Já são uns quantos kms,mas nao assusta desde que bem cuidados.Tenta saber o criterio e frequençia das revisões,se houve acidentes,o que foi substituido por desgaste,etc
          Algumas egr costumam avariar (lá está o uso e neglicençia em diversos factores),algumas caixas tiveram que substituir o veio primario (ainda ao abrigo da garantia),um ou outro pormenor no interior(material a descarcar)
          Tem bimassa e prepara com MO 600/700€

          Comentar


          • #6
            EP82: Um enorme agradecimento pela sua opinião !

            Vim aqui de fugida, partilhar que acabei de comprar um Avensis, ano 2009, 177 mil Kms. , D4D 2.0 126cv

            Comprei directamente ao unico dono , está como circulava no dia a dia, ou seja tem algum trabalho a fazer, mas prefiro assim do que comprar a um stand / profissional e estar "disfarçado"
            Bonus: Tinha mudado de embraiagem ha 30mil!

            Andei altamente indeciso entre este de 2009 com 177 mil, e outros mais recentes - ja com facelift de 2012 e motor D4D 2.0 de 124CV) , mas com muitos mais kms 300 e tal mil .
            No duelo entre razão vs emoção, optei por este com mais anos, mas menos kms .

            Ainda só tive oportunidade de fazer lisboa - grande porto , mas até ao momento parece ok .

            Oportunamente irei aqui fazer um diario de bordo, contudo friso agora penas 2 pontos que ainda nao consegui aprofundar:

            >Sem duvida que o carro puxa bem a partir das 2500rpm, mas a indisponibilidade a baixa rotação é algo que ainda nao percebi se é defeito se é feitio ...
            Aliás, tinha dado uma volta dias antes num avensis igual, de um familiar, e na altura fiquei com a mesma sensação , só por isto avancei na mesma para a compra deste.
            A diferença face à minha viatura habitual (Mercedes Classe E do ano 2000, com motor 220CDi de 143cv) é por demais gritante... a mercedes parece ter o dobro da potencia/binario em baixas RPM
            Nao consigo ter melhor ponto de comparação, pois a mercedes é caixa automatica de 5, e este é manual de 6 velocidades.
            Em todo o caso surpreende-me que no avensis, mesmo vazio de carga e sem passageiros, quando apanho subidas suaves de estrada nacional, tenha que reduzir de mudança, sendo necessaria bastantes vezes a 3ª
            Na autoestrada, a 6ª só consigo usar a partir dos 120 km/h , em recta ou descida. Se apanhar uma ligeira subida, a 6ª começa logo "a morrer"
            O comum é ter que ir em 5ª , e em algumas subidas de AE precisei mesmo da 4ª

            >Conduzi a viatura + de 1 hora antes de fechar negocio, e não vi fumo algum.
            Ainda antes de fechar negocio, fui com o vendedor a uma oficina Bosch, onde paguei para ter o "Exame ao veiculo Usado" . Custa 50€ e recomendo vivamente a quem vá comprar um veiculo usado, pois fazem uma inspecçao relativamente profunda à viatura, fica-se com uma ideia dos problemas evidentes.
            Para quem estiver interessado : https://www.boschcarservice.com/pt/e..._veiculo_usado

            Após fechar negócio, estava a sair de lisboa, apanhei uma subida longa de autoestrada e começou a fazer uma fumarada branca incrivel, parecia que ia incendiar-se. Imaginei que fosse o FAP a regenerar. Durou uns 3 ou 4 minutos
            Passado uns kilometros, parei numa area de serviço , e ao sair voltou a fazer a fumarada "estilo seat ibiza , mas em branco" durante mais 2 ou 3 minutos

            Quando vim para cima na A1, já bem de noite e com AE vazia, imaginado que este carro ande sempre a baixa rotação, vim uns quantos KM´s em alta RPM, para tentar "desentupir o motor e o FAP".
            Fiz uns 50km nas 4000 rpm (em 3ª a 120km/h +/- ) , e uns 100 km nas 3000 rpm (em 4º )

            Nao voltei a reparar em fumo branco, mas a realidade é que também andei muito pouco desde então .

            Alguem aqui que conheça estes avensis / ou este motor d4d 126cv, ja experienciou o que descrevo ?

            Obrigado

            Comentar


            • #7
              Ora essa! ; )
              Fizeste bem! Boa compra.

              Eu tambem escolho os meus automoveis,pelos quilometros e nao os anos.

              Vamos a factos;
              O que sabes sobre as revisoes/manutençoes que a Avensis teve em 11 anos?È fulcral saber isto para avançar diagnosticos.
              Tens as 2 chaves,bem como os manuais de revisoes e manutenção?
              O motor de 126cvs ao inves do 150cvs é mais amorfo (a de 177cvs é bem mais expedita),mas essa disponibilidade até as 2500rpms é mesmo do binario/cvs/peso do conjunto.

              Habemos Fumo Branco!! Tipico de regeneração,mas que indica que o filtro de particulas já esteve melhor dias e que o oleo (mais em concreto a norma) não é o mais indicado.
              Por isso,estava a nivel?

              Para já é tudo,antes de falares nas manutençoes anteriores. ; )

              Comentar


              • #8
                Boa tarde, EP82

                Ha muitas "areas cinzentas" quanto a manutençao do carro

                O vendedor pareceu.me algo desinteressado pelo mundo da mecanica

                Apenas sei que mudou de embraiagem ha uns 30.000 kms , e o oleo ha uns 10.000

                Ontem abri o filtro do ar e ate me assustei

                Devido a esta incerteza, vou optar por dar uma revisao geral e mudar uma série de oleos e filtros

                Aproveito para perguntar qual a graduaçao de oleo do motor recomendada para estes avensis com motor D4D 2.0 de 126CV e com FAP

                "Tens as 2 chaves,bem como os manuais de revisoes e manutenção?" --- Tenho sim , 2 chaves com comando e uma terceira sem comando

                Obrigado

                Comentar


                • #9
                  Pois...
                  Faz uma boa revisão de fluidos (todos) e filtros (todos)
                  Um bom 5w30 C2/C3.

                  Comentar


                  • #10
                    Em relação à regeneração, não vale a pena andar a altas velocidades, basta manter constante umas 3000rpm durante uns bons kms (20 ou 30), seja em em que mudança for...consoante a estrada.
                    Mas sim, concordo que isso merece uma revisão geral...e depois andamento na máquina.

                    Em relação à performance...efetivamente não é grande coisa e o escalonamento da caixa não ajuda, já para os parâmetros da altura tinha pouco motor, imagina agora!


                    Já agora, ainda voltando ao primeiro post deste tópico: o Jazz tem 8 velas, alguns mecânicos só costumam mudar 4 mas esquecem-se das que ficam por baixo. Foi só um aparte

                    Comentar


                    • #11
                      OFF-T

                      PowerPT,
                      alguns nao esquecem...fazem-se de esquecidos pois "dá" trabalho aceder as que ficam na parte de tras. ; )
                      E como 90% dos condutores se está a borrifar para os automoveis,bem tentar saber algo mais sobre o conduzem...siga!!

                      ON-T
                      Escolhe produtos equivalentes ao OEM.

                      Comentar


                      • #12
                        Fizeste uma boa escolha acerca do motor penso que é mesmo assim não te esqueças que o carro também é pesado a regeneração é normal que isso aconteça apesar de cada modelo e marca tem a sua manha, eu no meu A4 por exemplo noto a regeneração mas não sai fumo, acerca do Avensis até tem poucos km´s para 2009 logo tens ai um carro para durar muitos anos

                        Comentar


                        • #13
                          Oi! Primeiro problema chato no toyota avensis (de 2009), que comprei ha umas semanas:

                          Alternador deixou de funcionar!
                          Inicialemente pensei que fosse a bateria, mas ja conduzi alguns testes e conclui que a bateria esta boa, descarregou pois o problema está mesmo no alternador que nao esta a produzir energia.

                          Fazem ideia se nestes casos a melhor abordagem é a de substituir, ou costuma.se reparar o alternador ?

                          O mais chato é que salvo erro nestes avensis T27 com motor D4D 2.0 (126cv), salvo erro tem que se tirar o veio de transmissão para lá conseguir chegar... ou alguem aqui que seja experiente e conheça outra abordagem melhor ?

                          Obrigado

                          Comentar


                          • #14
                            Se o alternado não está a carregar, deves ter uma luz que não apaga no painel, mesmo em andamento.

                            Tipicamente, sai mais em conta reparar do que colocar novo. Mas só abrindo para confirmar. (se por exemplo é só a retificação).

                            nos casos que tive, optei sempre pela reparação.

                            Comentar


                            • #15
                              Originally posted by CorreiaRS View Post
                              Se o alternado não está a carregar, deves ter uma luz que não apaga no painel, mesmo em andamento.

                              Tipicamente, sai mais em conta reparar do que colocar novo. Mas só abrindo para confirmar. (se por exemplo é só a retificação).

                              nos casos que tive, optei sempre pela reparação.
                              Obrigado pela sua opinião .
                              Sou tecnico na area das redes / informatica / electronica, por isso tenho algum à vontade manual, por isto Vou tentar reparar o meu alternador
                              Já agora, onde recomenda que compre peças para repara-lo ? Nos sites tipo autodoc´s e afins não estou a encontrar.
                              Ja passei num concessionario Toyota, e tambem não vendem as peças, só alternadores completos

                              Obrigado

                              Comentar

                              Em processamento...
                              X