Announcement

Collapse
No announcement yet.

Troca de colunas Corolla Touring Sports E210

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Troca de colunas Corolla Touring Sports E210

    Bom dia Toyotistas,

    Eh pá, um gajo às vezes devia ser mais distraído. Começou por um comentário na página dos Toyotistas no facebook e depois... fui ouvir melhor e analisar o som dentro do carro... mais umas experiências com equalizador e balanço e umas leituras na net... está a tenda montada: estou com GAS (Gear Aquisition Syndrome) por umas colunas decentes.
    Investigação inicial feita: os Toyotas sem o equipamento "premium" JBL vêm praticamente todos com o mesmo esquema de colunas: 2 tweeters no tablier em paralelo com 2 woofers das portas da frente e mais 2 woofers nas portas de trás, referências iguais para Corolla, RAV4 e CH-R, pelo menos, tudo muito plástico e fraquito, nem se sabe quem é o fabricante, características, etc. Aquilo nem toca mal em termos de qualidade e articulação, mas é pouco potente, tem pouca vida, e se subimos muito o volume, comprime demasiado mesmo com ficheiros lossless do tipo wav ou flac, e cansa rapidamente. As colunas de trás então, nem se ouvem, se o balanço estiver 2 ou 3 pontos acima do máximo atrás.
    Boas notícias: qualquer par de colunas coaxiais com o mínimo de qualidade nas portas de trás vai fazer a diferença brutal; é fácil fazer uma substituição destas (excepto se quisermos mudar os tweeters do tablier para os pilares A).
    Más notícias: Não percebo nada de car audio e a escolha é imensa.
    Fui a um instalador que disse, "pois, é o normal dos sistemas de fábrica, nunca tocam nada. Um Mercedes de 60.000€ ainda toca pior que isso, mesmo que tenha o sistema Burmester que é caríssimo". O homem é competente, sem dúvida sabia do que falava, mas não estou a nadar em euros nem quero ficar sem um bocado da bagageira para pôr sub-woofer e amplificadores. Mesmo sem estes últimos, as colunas da Morel que ele propôs e o isolamento das portas ficariam logo em 460€.

    O que é que me recomendam de marcas e modelos?
    Já vi Blam, Focal, Hertz (aparentemente boa relação Qualidade de som/preço)...

  • #2
    Tenho ouvido umas demos e comparações quer no YouTube quer no site de um grande distribuidor americano, a Crutchfield, que tem um simulador. As que mais me convenceram na relação qualidade/preço, com um som muito bom, sem coloração, com muita clareza em toda a gama de frequências, foram as Focal Performance Series Polyglass, coaxiais para trás (PC165) e vias separadas para a frente (PS165V1). Alguém as tem ou ouviu ao vivo?

    Comentar


    • #3
      Bom, vou documentar todo o trabalhinho para quem quiser fazer o mesmo ou parecido.
      As colunas originais são Panasonic (o meu não tem o kit da JBL). São fraquinhas, todas em plástico, extremamente leves (aprox. 160g cada woofer), parece que não têm íman.
      Nota importante: Do lado do passageiro da frente há um 2º altofalante no tablier que não pertence ao sistema de som mas sim ao sistema de SOS e, como tal não pode ser desligado! Basta desligar a ficha e o led vermelho junto ao botão de emergência não apaga uns segundos depois de ligar o carro e, como é óbvio, não se acende o verde que indica que o sistema está operacional.
      Usei Rechorn Alubutyl (49,95€ na amazon.es) de 2mm mais espuma de calefação de janelas e espuma acústica (Leroy Merlin) respectivamente nas portas, aro dos speakers (para encostar nas quartelas) e porta por trás dos speakers (ver fotos). Para colocar o Rechorn usa-se um rolo de borracha. Se alguém precisar das medidas dos moldes, guardei um desenho que basta pedir, poupam tempo.
      Mandei vir uns aros adaptadores do AliExpress e mais outros que fazem uma pala (como os originais têm integrado) de proteção de chuva e que tiveram que ser colados ao outro aro com t-rex.
      Instalei um par de Focal PC165 (coaxiais com crossover incluído) nas portas de trás e um par de Focal PS165 V1 na frente, woofers nas portas e tweeters no tablier mas numa posição diferente (inclinados, a apontar para o centro) para evitar reflexões no pára-brisas. Decidi forrar com napa (Casa das napas) e fazer um remate a condizer com o do carro. Podia ter ficado mais perfeito mas ficou com um aspecto algo artesanal que eu gosto.
      Comprei os terminais espada para o crossover e de encaixe para os speakers na Robert Mauser.
      Ajustei o crossover dos tweeters para -3dB (tem 3 posições: 0, -3dB e -6dB) e na posição central da frequência de corte (também tem 3 numeradas mas sem indicação da frequência).
      Tudo somado, gastei cerca de 310€, o que é menos de metade do que me pediram pelo mesmo sistema numa oficina (760€. Também tive orçamentos de 385€ para um sistema da Focal que é plug and play (Focal is165 toy) mas que é inferior. Não faziam tratamento acústico nenhum. Este sistema é realmente só abrir e trocar, não é necessário mais fios, fichas, terminais nem conhecimento extra, mas também é plástico e seria um upgrade menos forte. Por outro lado também me propuseram umas colunas Morel ou Blam 2 amps e subwoofer, tratamento acústico e uma factura entre os 500 e 1100€ conforme quisesse fazer tudo de uma vez ou deixar os anos e sub para depois.
      O que gostei mais foi que os 4x18W do rádio OEM (Panasonic) não tocam nada mal (nem baixo) nestas novas colunas, que são mais sensíveis que as originais (92,5dB/W@1m), não vou colocar amplificador nenhum, nem subwoofer tenho baixo que chegue. Também tenho muito menos coloração, mais dinâmica, transparência, articulação, melhores graves, com muito menos distorção e agudos mais bonitos e potentes.
      Num híbrido, com o seu silêncio característico, vale bem a pena o tempo e dinheiro investido.

      ​​​​​​
      ​​​​​ PSX_20211006_155903.jpg PSX_20211006_155941.jpg PSX_20211006_160018.jpg

      Comentar


      • #4
        O som de origem acaba por não ser satisfatório, então?

        Comentar

        Em processamento...
        X