Announcement

Collapse
No announcement yet.

A importância da chave dinanométrica no aperto das jantes

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Kaluk não brincas em serviço! 8)

Comentar

Tenho uma igualzinha ! Mas a marca não é toyota :P

Comentar

quanto custa uma chave dessas?

Comentar

para mim neste aspecto nao ha nada melhor do ke apertar com a pistola de ar e dps dar um aconchego com a chave nornal de rodas , ou entao kd nao se tem regalias de pistolas de ar e etc.....e dr ao canelo a apertar rodas...mas como smp ouvi dizer...um bokadinho antes de partir!!!!!

agr chaves dinamometros por mim so se utiliza pa apertar cabeças do motor e mto assim do genero!!!

Comentar

Retirei isto de um site brasileiro:

"Lembramos que todos os Fabricantes de veículos determinam um torque preciso para aperto, o mesmo nem sempre respeitado ! No "pavor" de soltar rodas na estrada por afrouxamento, ainda têm borracheiros usando extensões muito compridas e "pendurando-se" nelas na hora do aperto final. Aí, o torque vai depender do peso, alimentação e "vontade" do borracheiro (ou do apertador !). A nova tecnologia de fixação por porcas não "centradoras" das rodas exige, obrigatoriamente, o uso de um torquimetro."
            _____

"É importante conferir se o torque aplicado corresponde ao indicado pelo fabricante da roda ou do veículo. Excesso ou falta de torque geram problemas no parafuso e/ou rodas, comprometendo a segurança do conjunto.
            É comum a utilização de equipamento automático no aperto das porcas ou parafusos, devendo os mesmo sempre serem regulados com torque correto."
            _____

Comentar

Na sequência deste tópico:

Hoje tive um pequeno azar! Apanhei um parafuso na estrada que se enfiou na roda direita da frente. Lá fui ao fim do dia arranjar, e como um azar nunca vem só, ao por a roda e dar o aperto final, um dos pernos partiu! A casa assumiu de imediato e vão mandar vir a peça!

O aperto foi feito pela máquina e no final por uma chave dinanometrica (reparei que na fase final do aperto dos pernos davam um ou dois estalos, é normal)?
              Deverei-me preocupar com os restantes pernos, houve algum esforço a aperta-los, poderá retirar resistência, ou é peça que aperta ou parte?

Ps.: sujeito-me ao desenterranço do ano!!!

Comentar

sim podes ter acerteza que o Trofeu é teu , com o premio para o melhor desenterranço de 2010,sim porque este topico tem quase 5 anos desde a ultima resposta :lol :lol

bem mas ontopic , é normal os pernos darem ums pequenos estalos quando estao a ser apertados , penso que nao é por ai que isso vai partir , tiveste azar com o outro perno que partiu, se calhar ate ja estava mais fraco por algum motivo anterior .

Comentar

Originally posted by dvd.ribeiro View Post
                  (reparei que na fase final do aperto dos pernos davam um ou dois estalos, é normal)?
                  Reparaste nos pernos estalarem ou a chave a estalar?

De qualquer das formas, tanto um como outro é normal... os pernos devido à fricção do metal, a chave porque é essa a sinalização de que está a efectuar a força necessária.

Quanto ao desenterranço.... caga nisso! Se abrisses um novo tópico para colocar a tua questão diziam-te que já havia um tópico sobre o assunto, para usares a pesquisa... !!!

Comentar

Hehe, o desenterranço foi mera coincidência, aproveitei o tópico precisamente para não abrir outro!

Obrigado pelos vossos esclarecimentos, um abraço!!

Comentar

Grande desenterranco mesmo....

Mas on topic...
                      Estamos a falar do q? 20€?

O material por vezes tem fadiga, e pode ser inexplicável...
                      Eu no teu lugar perdia o amor a 20€, e mudava os pernos todos por novos....

Se é desnecessário??? Talvez e muito provavelmente sim!
                      Mas as estatisticas existem por haver excepcoes!
                      Muda isso!

Comentar

Originally posted by Darkk View Post
                        Grande desenterranco mesmo....

Mas on topic...
                        Estamos a falar do q? 20€?

O material por vezes tem fadiga, e pode ser inexplicável...
                        Eu no teu lugar perdia o amor a 20€, e mudava os pernos todos por novos....

Se é desnecessário??? Talvez e muito provavelmente sim!
                        Mas as estatisticas existem por haver excepcoes!
                        Muda isso!
                        Exactamente. Ia dizer a mesma coisa.

Comentar

Em processamento...
                        X