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Re: Montei Sensores de Estacionamento no meu E12 !
Originally posted by dumas
Esses sensores são para o para-choques de trás ou da frente?
Ou é indiferente?
No site que referenciaste não fazia menção ao preço. Será melhor comprar como tu ou directamente ao fabricante?
Tens garantia disso?
Desculpa as perguntas, mas isso interessa-me, principalmente para a frente do carro (a entrada para a garagem é manhosa!).
Sim, no site que menciono nao tem preços.
O único sitio onde encontrei a venda foi no miau.
A pessoa que me vendeu está perfeitamente identificada, e o produto tem garantia do fabricante.
No entanto como comprei sem factura, provavelmente isso pouco me serve, embora o vendedor
possa vender emitindo factura, pagando dessa forma o IVA.
Os sensores dão para qualquer para-choques, frente ou trás.
Como já foi dito, há quem os ponha nos dois.
escolhendo o grupo de acessórios "Parking Aid System".
Abram o primeiro manual em pdf da lista que tem as instruções oficiais de montagem dos kits
de sensores de estacionamento da Toyota.
Muito util para saber onde estao os parafusos e como é que se desmontam as coisas.
Agora a minha experiência que se aplica aos E12 Hatchback.
1) Retirar para-choques traseiro, começando pela parte de baixo do mesmo.
2) Existem 7 molas de encaixe de plastico que tem de ser tiradas puxando, e a melhor maneira
que encontrei fui usando um alicate de turquês que lhes permite agarrar por tras da cabeça.
Não são fáceis de tirar, admito.
3) Depois de estarem as 7 molas fora, retirar o 2 parafusos laterais que estao visiveis na cava da roda,
um de cada lado.
4) Dentro da mala do carro retirar tudo fora (estrado e platicos para arrumação de ferramentas)
5) Retirar a protecção plastica a entrada da mala que envolve o trinco, desapertando os parafusos que fixam os 2 suportes de carga e puxando para cima para desencaixar.
6) É agora necessário desmontar os forros laterais da mala.
Para isso tem de se desencaixar os braços laterais de plastico que vao desde o chao até a zona onde está
o tensor dos cintos de seguranca traseiros.
Basta desencaixar parcialmente, até se ver um parafuso que prende os plasticos laterais
onde encaixa a chapeleira.
7) Retirar esses parafusos e desencaixar a peça de plastico que tapa o tensor dos cintos de egurança e
que está agarrada ao forro lateral, tambem ele encaixado com molas na carroçaria.
É facil de tirar, basta puxar com algum cuidado.
8) Depois de ter ambos os forros laterais desmontados, podem-se ver cavidades na carroçaria onde estão os
parafusos que prendem o para-choques ao carro.
Esses parafusos são de porca com um perno central muito comprido, pelo que só se conseguem tirar
com chaves de tubo de 11mm.
9) Depois de tirarem esses parafusos, basta desencaixar com cuidado o para-choques das laterais
exteriores e ele sai fora. Está encaixado junto a chapa superior onde o para-choques encosta,
nas laterais.
10) Estando o para choques fora, limpa-lo bem por dentro com agua e detergente e secar bem a zona
onde vai ser colada a fita magnetica.
Seguir as instruções de colagem da fita, como vem no manual.
11) Depois de colada, ligar o fio proprio para o efeito na fita e passar a outra extremidade para dentro do
carro utilizando um buraco que está tapado com uma borracha do lado esquerdo do carro, por baixo do
para-choques.
12) Encaixar provisoriamente o para-choques no carro.
13) Depois dentro da mala do carro, ligar à pequena centralina o fio que vem da fita magnetica e o altifalante.
Ficam soltos 2 fios, um preto e um vermelho, que são os fios de alimentação.
14) Ligar o fio vermelho ao fio que activa a luz de marcha atrás (3º a contar de baixo na fixa que encaixa no
bloco de luzes traseiro).
15) Ligar o fio preto a 'massa' num dos parafusos que prendem as opticas traseiras à carroçaria.
16) Ligar a ignição em modo "On" e meter a marcha-atras. Se tudo estiver OK, ouvir-se-ao 3 beeps.
Para testar basta ir para tras do carro e aproximar-mo-nos lentamente da traseira, como se o carro
estivesse a recuar.
17) O altifalante que emite os beeps deve ficar colado com o adesivo proprio debaixo do forro direito da mala,
o mais ao topo possivel, porque é aí que existem umas ranhuras proprias que permitem com que se ouça
melhor o som no habitaculo.
18) Depois de tudo montado arrumar os fios atando-os e fixando a centralina na chapa com o adesivo proprio.
19) Encaixar definitivamente o para-choques de novo e apertar as 4 porcas de perno longo.
20) Voltar a montar os forros laterais interiores da mala, encaixando-os e colocando o tal parafuso nos
plasticos laterais que tapam o tensor dos cintos de segurança.
21) Voltar a montar a protecção plastica inferior do trinco da mala.
22) Voltar a colocar as 7 molas de encaixe plasticas que fixam o para-choques por baixo.
Para colocar as molas puxar a parte central das mesmas para fora para lhes diminuir a espessura,
introduzi-las nos buracos e depois carregar na parte central de novo para que a espessura aumente
de forma a prender.
Se tudo correu bem, têm os sensores montadinhos a funcionar plenamente, em apenas 22 passos !
Isso não deve ser bem assim! Os que vinham de série na minha Verso detectam objectos metálicos, parachoques plásticos, pessoas, árvores, paredes, tudo!
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