Announcement

Collapse
No announcement yet.

Montei Sensores de Estacionamento no meu E12 !

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Re: Montei Sensores de Estacionamento no meu E12 !

é indiferente. podes aplicar no parachoques que quiseres, ou nos dois até.

Comentar

Originally posted by dumas

Esses sensores são para o para-choques de trás ou da frente?
      Ou é indiferente?

No site que referenciaste não fazia menção ao preço. Será melhor comprar como tu ou directamente ao fabricante?

Tens garantia disso?

Desculpa as perguntas, mas isso interessa-me, principalmente para a frente do carro (a entrada para a garagem é manhosa!).
      Sim, no site que menciono nao tem preços.
      O único sitio onde encontrei a venda foi no miau.
      A pessoa que me vendeu está perfeitamente identificada, e o produto tem garantia do fabricante.
      No entanto como comprei sem factura, provavelmente isso pouco me serve, embora o vendedor
      possa vender emitindo factura, pagando dessa forma o IVA.

Os sensores dão para qualquer para-choques, frente ou trás.
      Como já foi dito, há quem os ponha nos dois.

abraço.

Comentar

mas no site da proxel ha versoes para a frente e outras para tras..

Comentar

Especie de How To para a montagem destes Sensores

A informação principal retirei-a do link abaixo

http://techdoc.toyota-europe.com/aim...Group=0&lan=En

escolhendo o grupo de acessórios "Parking Aid System".

Abram o primeiro manual em pdf da lista que tem as instruções oficiais de montagem dos kits
          de sensores de estacionamento da Toyota.
          Muito util para saber onde estao os parafusos e como é que se desmontam as coisas.

Agora a minha experiência que se aplica aos E12 Hatchback.

1) Retirar para-choques traseiro, começando pela parte de baixo do mesmo.

2) Existem 7 molas de encaixe de plastico que tem de ser tiradas puxando, e a melhor maneira
          que encontrei fui usando um alicate de turquês que lhes permite agarrar por tras da cabeça.
          Não são fáceis de tirar, admito.

3) Depois de estarem as 7 molas fora, retirar o 2 parafusos laterais que estao visiveis na cava da roda,
          um de cada lado.

4) Dentro da mala do carro retirar tudo fora (estrado e platicos para arrumação de ferramentas)

5) Retirar a protecção plastica a entrada da mala que envolve o trinco, desapertando os parafusos que fixam os 2 suportes de carga e puxando para cima para desencaixar.

6) É agora necessário desmontar os forros laterais da mala.
          Para isso tem de se desencaixar os braços laterais de plastico que vao desde o chao até a zona onde está
          o tensor dos cintos de seguranca traseiros.
          Basta desencaixar parcialmente, até se ver um parafuso que prende os plasticos laterais
          onde encaixa a chapeleira.

7) Retirar esses parafusos e desencaixar a peça de plastico que tapa o tensor dos cintos de egurança e
          que está agarrada ao forro lateral, tambem ele encaixado com molas na carroçaria.
          É facil de tirar, basta puxar com algum cuidado.

8) Depois de ter ambos os forros laterais desmontados, podem-se ver cavidades na carroçaria onde estão os
          parafusos que prendem o para-choques ao carro.
          Esses parafusos são de porca com um perno central muito comprido, pelo que só se conseguem tirar
          com chaves de tubo de 11mm.

9) Depois de tirarem esses parafusos, basta desencaixar com cuidado o para-choques das laterais
          exteriores e ele sai fora. Está encaixado junto a chapa superior onde o para-choques encosta,
          nas laterais.

10) Estando o para choques fora, limpa-lo bem por dentro com agua e detergente e secar bem a zona
          onde vai ser colada a fita magnetica.
          Seguir as instruções de colagem da fita, como vem no manual.

11) Depois de colada, ligar o fio proprio para o efeito na fita e passar a outra extremidade para dentro do
          carro utilizando um buraco que está tapado com uma borracha do lado esquerdo do carro, por baixo do
          para-choques.

12) Encaixar provisoriamente o para-choques no carro.

13) Depois dentro da mala do carro, ligar à pequena centralina o fio que vem da fita magnetica e o altifalante.
          Ficam soltos 2 fios, um preto e um vermelho, que são os fios de alimentação.

14) Ligar o fio vermelho ao fio que activa a luz de marcha atrás (3º a contar de baixo na fixa que encaixa no
          bloco de luzes traseiro).

15) Ligar o fio preto a 'massa' num dos parafusos que prendem as opticas traseiras à carroçaria.

16) Ligar a ignição em modo "On" e meter a marcha-atras. Se tudo estiver OK, ouvir-se-ao 3 beeps.
          Para testar basta ir para tras do carro e aproximar-mo-nos lentamente da traseira, como se o carro
          estivesse a recuar.

17) O altifalante que emite os beeps deve ficar colado com o adesivo proprio debaixo do forro direito da mala,
          o mais ao topo possivel, porque é aí que existem umas ranhuras proprias que permitem com que se ouça
          melhor o som no habitaculo.

18) Depois de tudo montado arrumar os fios atando-os e fixando a centralina na chapa com o adesivo proprio.

19) Encaixar definitivamente o para-choques de novo e apertar as 4 porcas de perno longo.

20) Voltar a montar os forros laterais interiores da mala, encaixando-os e colocando o tal parafuso nos
          plasticos laterais que tapam o tensor dos cintos de segurança.

21) Voltar a montar a protecção plastica inferior do trinco da mala.

22) Voltar a colocar as 7 molas de encaixe plasticas que fixam o para-choques por baixo.
          Para colocar as molas puxar a parte central das mesmas para fora para lhes diminuir a espessura,
          introduzi-las nos buracos e depois carregar na parte central de novo para que a espessura aumente
          de forma a prender.

Se tudo correu bem, têm os sensores montadinhos a funcionar plenamente, em apenas 22 passos !

Espero ter sido suficientemente claro.

Qualquer duvida, nao hesitem.

Abraço.

Comentar

Originally posted by jmartins
            A informação principal retirei-a do link abaixo :

http://techdoc.toyota-europe.com/aim...&admin=&lan=En
            O link dá: Não é possível apresentar a página

Comentar

Originally posted by Sérgio Barros
              Originally posted by jmartins
              A informação principal retirei-a do link abaixo :

http://techdoc.toyota-europe.com/aim...&admin=&lan=En
              Sorry, ja corrigi ...

Comentar

estava interessado em colocar uma "coisa" destas na minha SW.

um colega meu diz que isto como cria um campo electromagnético só detecta metais ou parecido, ou seja, não detecta por exe: plásticos.

se enconstares a um caixote do lixo ou a um balde vazio isso nao o detecta?

Comentar

um colega meu diz que isto como cria um campo electromagnético só detecta metais ou parecido, ou seja, não detecta por exe: plásticos.

Comentar

Isso não deve ser bem assim! Os que vinham de série na minha Verso detectam objectos metálicos, parachoques plásticos, pessoas, árvores, paredes, tudo!

Comentar

Originally posted by jppmendes View Post

isso é treta...

detectam tudo e mais alguma coisa.. até detectam coisas a mais..

Comentar

estou a falar destes de fita electromagnéticos e não os tradicionais !

de origem na Verso???????? bem...

Comentar

hmmhhm muito interessante...uma boa mod a pensar...ate faz muita falta!

Comentar

Originally posted by jppmendes View Post
                            estou a falar destes de fita electromagnéticos e não os tradicionais !

de origem na Verso???????? bem...

oh homem fogo...

o youtube é nosso amigo..

YouTube - 01122008 009

se assim fosse nao detectava os pacotes de leite :lol

Comentar

Originally posted by Sérgio View Post
                              Há 2 anos o link não funcionava e não é agora que está a funcionar...

Comentar

Originally posted by joao_onyx View Post
                                oh homem fogo...

o youtube é nosso amigo..

YouTube - 01122008 009

se assim fosse nao detectava os pacotes de leite :lol
                                oh homem fogo...

o que dizes não ficou demonstrado no video, antes pelo contrário, nunca detectou os pacotes de leite.

temos alguém que realmente os colocou estes sensores e que opinou sobre isso:
                                http://www.toyotistas.com/forum/proj...tml#post331710

gosto mais dos nossos amigos do que do youtube!

Comentar

Em processamento...
                                X