Announcement

Collapse
No announcement yet.

[Recuperação] Projecto AE86 (muitas fotos)

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• bem isso ja tinha visto!!!filmes e coisas dos genero!!
    agora apareceu me outra duvida, isso da para aplicar em kalker motor???kando se aplica os ITB´s nao tem k se fazer uma reprogramacao da centralina, por causa da quantidade do ar k entra ser diferente da admissao de origem??

isso e que e grande trabalho!!!sim senhor os meus parabens!!boa continuacao!!

Comentar

• Sim, se montas ITB's é conveniente alterar toda a gestão electrónica...

Obrigado pelos comentários!

Cumprimentos

Comentar

• Originally posted by sparow View Post
        bem isso ja tinha visto!!!filmes e coisas dos genero!!
        agora apareceu me outra duvida, isso da para aplicar em kalker motor???kando se aplica os ITB´s nao tem k se fazer uma reprogramacao da centralina, por causa da quantidade do ar k entra ser diferente da admissao de origem??

isso e que e grande trabalho!!!sim senhor os meus parabens!!boa continuacao!!
        Ya tens que mexer na electrónica para os cálculos da mistura de ar e gasolina para a combustão interna do motor, mas as cornetas rulam muito xD~~

Comentar

• e são directas não tem filtro nenhum vai uns pozinhos berra logo não ?

Comentar

• ha quem ponha ...

mas se o uso for mais pista normalmente nao usam pois o carro nao anda na rua

Comentar

• meia de vidro!!!
              ja pus num karting e funcionou!!
              por incrivel k pareca vi isso no outro dia num forum,no motor de um carina!!!fikei pasmado, mas acho que nao cheguei a tirar a foto!!:(

Comentar

• Ora bem, hoje foi dia de tira teimas...

Fui com o carro ao banco de ensaio para tentar perceber o que é que se passava... quais eram os números...

Peguei no carro, fui até à Turbotec que é relativamente perto de casa na companhia do gon e do BrunoAE86, que lá deram uma ajuda preciosa.

- Primeiro teste, com o setup que haviamos desenvolvido uns dias antes... com o ponto de ignição bastante baixo, para que na lata não se ouvissem as supostas detonações...

23º de avanço no ponto de ignição acima das 5000 rpm.

120.4cv@7800rpm e 117.9Nm@5259rpm

- Segundo teste, afinando um pouco a gasolina, e reduzindo os valores do ponto, com medo que fosse ponto a mais e tivesse a perder potência devido à detonação...

20º de avanço acima das 5000rpm.

116.0cv@7888rpm e 124Nm@4562rpm

Neste ponto entendemos que deveriamos tentar avançar a ignição, porque a partir do momento em que o motor começa a detonar, já não se ganha mais potência...

- Terceiro teste, sempre fazendo data logging em todos os testes, afinou-se de novo a gasolina.

26º de avanço acima das 5000rpm.

135.9cv@7896rpm e 128.7Nm@5123rpm

15 cv de ganho com 3º de ponto... estava na altura de ir mais longe...

- Quarto teste, no data logging anterior, o Megalogviewer não recomendou quaisquer alterações nos valores da mistura... Retirámos o filtro de ar para eliminar perdas de carga na admissão, que são propensas ao aumento da detonação...

30º de avanço acima das 5000rpm.

163.4cv@7588rpm e 155.3Nm@7061rpm

Ficámos impressionados. 7º de avanço deram 43cv com um setup que à partida parecia não funcionar...

Tendo estado dentro do carro nos últimos dois ensaios, não consegui decifrar detonações com a lata, talvez pelo ruído que o carro fazia nos rolos.

Podia ter tentado mais um teste com mais 2 ou 3 graus de avanço, e talvez fosse buscar uns quantos cavalos, mas quando lá entrei só tinha intenções de um ou dois ensaios, e acabei fazendo 4.

Comentando os valores (e deixando de parte expeculações sobre os bancos de ensaio), fiquei surpreendido, principalmente depois do primeiro ensaio. O binário não me deixa muito satisfeito em valores, porque a curva até está boa. Apesar de ter o binário máximo muito alto, está acima dos 150 a partir das 4500rpm, se bem que tem uma quebra pelas 6000rpm. Também chego à conclusão que não preciso do corte ahs 8700 pois a potência máxima vem muito antes disso!!

Neste momento, questiono os barulhos que o meu estetoscópio de motor me tem vindo a transmitir. Com 23º de ponto, na estrada, ouvem-se barulhos que eu até agora vinha identificando como detonações. Mas com 30º de ponto, o motor debitou mais 43cv o que me leva a crer que não podem ser detonações que eu estava a ouvir.

Na tentativa de perceber o que era o barulho de uma detonação, aumentámos o ponto para 45º e experimentámos por breves instantes e de facto o barulho vindo da lata intensifica-se bastante, mas fico assim com uma dificuldade em distinguir então o que são barulhos de detonação, e barulhos normais de funcionamento do motor...

Vou experimentar nestes próximos dias andar sem a lata tentando aumentar o ponto até ouvir a detonação (que também se ouve) sem qualquer ajuda. Depois de ouvir a detonação, baixo o ponto em 3 ou 4 graus por segurança.

De momento tenho algumas questões, se mudo para ITB's ou não, se faço um upgrade ao meu setup de arrefecimento de óleo, porque depois de alguns testes, o motor não aguenta o ralenti, muito provavelmente devido à temperatura do óleo, se mudo de cames ou não... enfim...

De certa maneira também começo a traçar novos horizontes, com metas de potência superiores, mas com isso também vem a necessidade de ter mais cuidados e despesas!

Amanhã coloco aqui as digitalizações dos ensaios!

Cumprimentos
                Last edited by APardal; 07-04-2008, 00:45 AM.

Comentar

• Grandes melhorias!

Não há nada como passar um tempo num banco de potência para melhor perceber o que se passa com o motor e tentar novas melhorias! Pena o sistema da lata se ter mostrado pouco eficaz :(

Se mudares agora para ITB´s vais ter que recomeçar todo mapeamento do inicio novamente calculo! mas itb´s são itb´s hehehe :D

Comentar

• Um videozito!!

YouTube - apardal AE86

Comentar

• no video parece rolar muito bem :) sem grandes perdas de 2º pra 3º

Comentar

• ITB's em casa, YUPPPI!!!!

:D:D:D

Comentar

• Muito bom Andre!

Quero ver isso a "sugar" rapidamente! :D

Comentar

• i Must have a ae86....myyy precisoussss :) :) lol

Comentar

• entao agora o que tens que alterar para conseguires meter os ITB´s???a nivel de mapeamento e muito diferente??

Comentar

• Sim, os mapas de injecção têm que ser refeitos. Nada que o megalogviewer não arranje depois de 2 ou 3 voltinhas :)

De resto é adaptar o cabo de acelerador, fazer um tanque de vácuo e é mais ou menos isso!!

Comentar

Em processamento...
                                X