Eu também me quer parecer que afinar um travão de mão não é "puxar" a manete para baixo e já está...quando for a meter discos e pastilhas novas, tens que andar novamente a fazer isso mas no sentido inverso...
Announcement
Collapse
No announcement yet.
[DIY] Afinar travão de mão em Corolla E12 e poupar 39€
Collapse
X
-
Boas,
Nem mais, a verdadeira afinação do travão de mão nos corollas E12 é mesmo como descrito anteriormente pelo nosso amigo nunopaulo1975.
Pode acontecer o caso de uma roda travar mais cedo do que a outra e aí a afinação na manete do travão de mão não é a mais correcta.
Em todo o caso temos que dar o mérito ao Peterwolf :fixe
Comentar
-
Este sistema tem afinação automática, no entanto por vezes é necessário efectuar um pequeno ajuste nos cabos do travão de mão.
A titulo de curiosidade a viatura tem de ficar "segura" ao fim de 5/6 dentes, não afinem demais pois podem colocar as rodas traseiras a travarem com o travão de mão todo em baixo.
Conselho: depois de afinarem levantem a traseira do carro, destravem o travão de mão e vejam se as rodas estão soltas.
Comentar
-
Senior Member
- Dec 2006
- 532
-
Abraços Toyotistas
Garagem http://www.toyotistas.com/forum/aven...tml#post328398
Revisão 200.000Km's http://www.toyotistas.com/forum/proj...ensis-t22.html
No meu Avensis depois de mudar as maxilas, o travão de mão ficou na mesma... a travar com 6 estalidos.. embora estivessem afinadas as maxilas no máximo os cabos vão ficando esticados e com mais folga do que origem, por vezes é necessário dar um aperto a frente na manete de travão...
Comentar
-
Bom Post,
Ontem fiz a afinação , demorou mesmo os 15 minutos, foi bastante simples!
Valeu pela dica!
Bump:
Bump: È verdade a afinação é feita nas cintas, já mandei fazer na SC e gastei 50€! Mas no entanto dei um pequena afinação no interior do travão de mão, mas muito ligeira, está com 5 estalidos, se afinar demais o carro pode travar em andamento! Mas o post não deixa de ser bom!
Comentar
-
Precisamente!!! era issto que eu ia diser quando vi o topico, agora antes de afinar nas cintas de travao nao se esquesao de desafinar na manete e so no fim a que afinao, deve de ficar a travao ja bastante bem com 7 dentes.Originally posted by nunopaulo1975 View PostSem querer dizer mal deste excelente post, venho avisar que o travão de mão não é afinado na manete, mas sim nas propias maxilas.
Se retirarem uma roda traseira, vao ver que existe uma borracha a tapar um buraco.
Mas antes devem colocar calços nas rodas dianteiras de modo a que o carro nao se vá embora sozinho.
O carro não deve estar travado.
Retiram essa borracha e rodão o disco de modo a ficar com o buraco no ponto inferior.
Vão ver um eixo com uma roda dentada, dentro do buraco.
Com uma chave de fendas vão rodar o eixo de baixo para cima e vão tentando perceber quando o disco fica preso, depois é só rodar o eixo no sentido contrario ate deixar de fazer barulho de roçar as maxilas no tambor.
Atenção que por vezes as pastilhas fazem esse barulho, por isso eu costumo tirar as pastilhas.
Alias, cada vez que mudo as pastilhas atrás, faço a afinação do travão de mão.
Assim tá sempre 100%.
depois de porem justas as cintas ao cubo, deverao afinar na manete ate ficar os 7 dentes...
Boa sorte
Comentar
-
-
Sim é muito pouco! O meu dava mais "estalos" para ficar travado e mesmo assim notava que os calços estavam encostados aos discos traseiros sem travar, as rodas traseiras andavam um pouco pressas...Originally posted by Mansonick View Postacho isso mt pouco!!! deves estar a andar com o carro a travar, e depois se te começar a cheirar a queimado não te admires!! ;)
Comentar

Comentar