Escolheria a Canon...mas eu sou suspeito :assobio :lol
Announcement
Collapse
No announcement yet.
[Dicas] Fotografia
Collapse
Este é um tópico fixo
X
X
-
joão, define um preço máximo e se te compensa comprar uma slr para o uso que lhe irás dar. há "bridges" de 200-300€ muito boas que dispensam a compra de slr.
Seja, Canon, Nikon, Sony, Pentax, Olympus, Hasselblad, etc tens que pegar na máquina e senti-la; aí saberás com qual te sentes bem. Pessoalmente se comprasse uma máquina entrada de gama escolheria também em virtude da qualidade das lentes de kit que trazem; As nikon 18-55 são MUITO razoáveis e as olympus são fabricadas pela sigma também satisfazem. Canon do que sei desiludem por serem muito suaves (pouco detalhe e contraste), Sony incorporou o conceito konica-minolta em termos de vidro mas não sei como estão actualmente; Pentax desconheço, mas têm tido boa reputação nos últimos anos.
É verdade, convém referir que Sony, Pentax e Nikon partilham os mesmos sensores; mas desde já convém acrescentar que fotografar com uma slr sony não produz os mesmos resultados que uma nikon com o mesmo sensor porque o processamento de imagem feito pela máquina é bem diferente.
Comentar
-
Muito bom, agora na cafezada vai ser só paparazzi....
ao ver este tópico apareceu várias vezes isto:
http://www.toyotistas.com/forum/off-...otografia.html
depois estive vendo no google e encontrei isto:
http://safebrowsing.clients.google.c...hrome&hl=pt-PT
esquisito...
aconteceu mais alguém .
Comentar
-
Ainda não tinha opinado sobre isto; dependendo da hora (neste caso vou-me cingir às fotos nocturnas) e da objectiva n feches demasiado o diafragma (max 5.6) mas tb n abras para 2.8 ou mais (mesmo que a objectiva o permita) excepto se estiveres a uma distância razoável; é que se abres demasiado a uma distância próxima só mantens parte do carro focado (pelo principio de que quanto maior a abertura, menor profundidade de campo).Originally posted by Comandante View PostJusta, tu que já dominas um pouco a matéria, qual será para ti o melhor set-up de lente + configurações para captar bem movimento à noite?
Uma coisa que reparei foi que com fotos à noite, para conseguir congelar um objecto em movimento, acompanhado-o com a câmara, mesmo com a abertura ao máximo, era preciso forçar o Iso a valores mais elevados para conseguir luz na imagem.....ora isto leva a que seja criado ruído. Alguma forma de contrariar isto?
Provavelmente a lente também não ajuda, mas como ainda não tenho experiência, gostava de saber se existe alguma técnica :fixe
Se usas uma aps-c (sensor normal) n convém que passes do iso 800, mas atenção que convém que tenhas alguma luz por trás de ti, ou que venha do carro para se ver a trajectória; as fotos do terror são um bom exemplo; uma delas está mesmo muito bem conseguida tendo em conta as dificuldades técnicas que ela exige; no entanto não recomendo que se fotografe a menos de 1/30 porque menos do que isso poderá levar a que mesmo em disparo continuo desfoquem todas; com um pouco mais de velocidade perdes em luz, mas se a maquina for recente não há prob em subires um pc o iso até 1000 p.ex.
Outra coisa, quanto mais rápido for o objecto e perpendicular a ti melhor! Mais um exemplo que podes reparar numa das fotos do terror em que o starlet vem de frente e de lado; é quase impossível a velocidades baixas captar aquele movimento de forma nitida porque não tem uma trajectóra fixa para se conseguir fazer uma focagem no ponto certo e nem o teu corpo tem a rapidez suficiente para compensar a vibração provocada pela propria respiração ou mesmo batimento cardiaco (por isso prefiro maquinas mais pesadas - absorve-se muito melhor as vibrações do nosso próprio corpo).
Resumidamente:
MODO A (deve ser Ap na Canon) ou MODO M
Vel 1/30 - 1/80 mediante a luz existente.
Iso max 800 - 1000 - depende das maquinas (há FFs que fazem isos a 3200 MUITO bons)
Abertura: a maior possivel mas que permita focar todo o veiculo
p.s. em qualquer foto nocturna, tudo o que for iso acima de 1600 numa slr actual é mero marketing e só visualmente agradável em fotos 10x15. actualmente qualquer marca que venda o argumento que faz 64 000 de iso está a vender banha de cobra porque nunca vais usar esse iso nem sequer metade, a n ser para experimentares e veres o efeito; acredita ;) hj em dia passa-se com o ISO o que se passava com os megapixeis até há bem pc tempo.Last edited by Flexo; 21-03-2011, 17:08 PM.
Comentar
-
Mas estás interessado em comprar uma SLR? Está no OLX uma Canon 550D já com duas lentes...uma óptima oportunidade para quem estiver com ideias. :assobioOriginally posted by joao_onyx View PostE as novas 600D e 1100D com um novo modo de disparo, o Scene Intelligent?? :babado :babado :babado
E o que acham entre uma Nikon D3100 ou a Canon500D?? :s
http://vilanovadegaia.olx.pt/en/maqu...-iid-179245583
Comentar
-
João, e Olympus? Vi aqui http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=85446.0 um kit da E-620 com duas objectivas (14-42 e 40-150) por um preço bem bom. Se eu fosse comprar agora se calhar era a minha opção (mas sou tendencioso, já que tenho uma Olympus 35mm). Esta máquina para mim tem uma vantagem em relação às Nikon e Canon, que é ter o estabilizador de imagem no corpo, e não nas lentes, o que quer dizer que podes usar lentes por exemplo das maquinas mais antigas, como a minha, e continuas a ter estabilização da imagem, sendo que essas lentes são muito mais baratas que as mais modernas que já têm estabilização. De resto tem vantagens e desvantagens em relação às Nikon e Canon equivalentes, mas para isso é só veres um comparativo.
Dou-te esta opção devido ao preço, pois já compensa em relação a uma bridge, porque se a E-620 (este kit) estivesse ao preço normal dele novo, já custava o mesmo que uma Canon 500D +/-. Por exemplo eu comprei uma bridge (Panasonic FZ38) pois acho que é suficiente para mim, embora tenha quase todas as funções dessas slr que andas a ver, sendo as duas maiores diferenças o facto de não poder trocar as lentes, e o sensor ser mais pequeno que o das slr (o que vai acabar por influenciar a qualidade de imagem).
Comentar
-
Boas Comandante,
A marca é Hama, e não Hamma, certo?
De qualquer forma, com uma pesquisa rápida no google vi isto Photographic Filters - A Beginners Guide e isto How to Use Filters Já vi uns sites com exemplos mas agora não sei de cor quais são.
Os filtros UV não alteram muito as imagens, pelo que eu sei, sendo que são usados maioritariamente para proteger as lentes de riscos, etc., mais do que propriamente para alterar ou corrigir as imagens. Não te sei explicar melhor, pois já li sobre isso mas foi há muito tempo.
Actualmente tenho um filtro CPL (Circular Polarizer) na minha máquina, pois como podes ver em exemplos torna as cores mais "ricas", isto é, mais saturadas. O azul do céu torna-se mais profundo, os verdes das plantas mais intensos, e por aí. Além disso eliminam os reflexos da água, dos vidros, etc., excepto os reflexos metálicos (vê aqui mais detalhes Polarizers). Estes parecem ser os filtros "básicos" para quem começa.
Outra coisa, uma das melhores marcas, pelo que vou lendo, é a Hoya, mas são mais caros. O meu é de uma marca chinesa qualquer, mas para testar dá. Eventualmente hei-de comprar um melhor, pois há filtros que estragam mais do que aquilo que beneficiam, como provavelmente o meu ehehe. Quanto à Hama procura na net reviews caso ninguém aqui conheça.
Comentar
-
Sim, é Hama e não Hamma...my mistake.
O que eu pretendo com este filtro, é corrigir um pouco (espero eu) a cor das imagens...pois com o sol, noto que as fotos por vezes ficam um pouco mortas e sem contraste.
Comprei esse filtro UV, e comprei também o pára-sol...sei que a lente também não é nenhuma coisa xpto...é a standard 18-55, mas espero que com estes acessórios consiga melhores resultados :fixe
Comentar
-
Boas Comandante
Os polarizadores dão algum toque nas cores e contraste mas não foram feitos para isso, os polarizadores são para polarizar algo que pretendemos, no fundo é para uniformizar a imagem, mas temos de ter sempre cuidado pois um mau polarizador pode retirar qualidade a imagem, que é muito preciosa em muitos casos.
Onde os filtros polarizadores dão muito jeito e fazer grande efeito é tirar reflexos de vidros, água, etc, e quando temos um céu com nuvens e o céu parece não estar com aquela cor mais forte, o polarizador ajuda nisso. depois tudo o resto vêm a seguir pois como é um filtro com um vidro mais escuro vai mexer em outras coisas, como as cores e contraste como falaste.
Olha tenho dois polarizadores, um Wallimexpro e outro Hoya, o walimex tenho de vender pois é 62mm e já não tenho lentes para ele, o hoya é 52mm posso vir a ter alguma, mas este é muito bom, apesar dos dois serem Made in Japan o material Hoya é impecável :P
No fundo evito usar filtros pois tudo que se mete na frente do vidro é para estragar, onde uso ainda é só para paisagens, onde uso filtros Full ND e graduados, um EX: http://loja.laserlab.pt/epages/23180...=/Shops/231808
Epá gostei do tópico o Sérgio deu-lhe bem, tudo ali explicado impecável
Comentar
-
Penso que este é o melhor sítio para postar o que aqui vem...

É a minha mais recente aquisição: um flash Canon Speedlite 430EX II.
Neste momento além da 18-55 da Canon estou a usar uma Sigma 18-200, e uso 3 filtros: um UV apenas para proteger o vidro da lente, um polarizador para o que já foi referido e muito bem pelo Hugo e pelo Roast, e um neutro para aplicar plásticos às cores e fazer umas brincadeiras.
Estou a usar também um punho da Flashpoint, que dá muito jeito, porque além de levar duas baterias, permite usar um adaptador de pilhas para aquelas situações em que a bateria acaba, e além disso dá uma maneabilidade espectacular à máquina!
Comentar
-
Nunca peguei em nenhuma com um grip...mas pelas imagens que vejo, a máquina em si já é grande e com isso não torna a máquina um calhamaço anda maior? ou seja, mais díficil de manobrar....Originally posted by TerrorTechWar View Postem que a bateria acaba, e além disso dá uma maneabilidade espectacular à máquina!
Comentar
-
Pelo contrario camarada... quanto maior for a superficie de contacto, melhor consegues "agarrar" e com mais estabilidade!
Comentar
-
Quem tiver um tempo, aconselho a ver este site e as fotos que lá estão. :fixe
40+ Beautiful HDR Photos | Design Spectre
Comentar

Comentar