Announcement

Collapse
No announcement yet.

[Recuperação] AE86 fase II

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• [Recuperação] AE86 fase II

Eis a máquina no dia em que chegou a casa.

Na altura a prioridade era fazer uma revisão ao bicho e dar umas voltas valentes.
    Mas deparei-me com alguns problemas; tinha uma fuga de água que inicialmente pensei ser da bomba de água que substitui.

Aproveitei e substitui termóstato e tubos metálicos da chaufagem.

Pelo caminho, fui desmontando as caves de roda o lip frontal; comprei-lhe um rádio e uma barra anti-aproximação. As rodas como estavam empenadas foram para Braga para reparar.

Substitui as borrachas dos pedais que as que lá estavam ...

Substitui as pastilhas de travão e o óleo dos travões, pois estava preto.

Antena nova, que a que tinha só fazia feitio. Para a substituir é simples só tem que se desmontar a cave da roda e desapertar 1 parafuso, e sai facilmente.

Entretanto tb tive que arranjar um escape pois o que lá estava estava roto, calços das molas traseiras novos e apoios do escape.

Tubo de admissão de ar.

Nesta fase e após estas reparações pensei que estava pronto para umas voltinhas, engano meu a fuga de água afinal era pela cabeça, e tinha uma fuga grave pela bomba prinçipal dos travões.

Decidi então fazer o restauro do motor, para isso comecei a comprar material; tudo novo na origem.

Lá comecei então a desmontagem.

Antes de tirar o motor, lá fiz a reparação já corriqueira de substituir os casquilhos do selector da cx para eliminar a folga do mesmo. O casquilho estava completamente desfeito. Para quem esteja a pensar faze-lo, é mesmo simples e rápido pelo que não faz sentido não o fazer.

Ora bem, lá me decidi e desmontei o lego :D

Deu para perceber de imediato que a junta estava podre, fugas generalizadas de agua pela junta e canais de refrigeração no bloco completamente obstruídos.

Cabeça com as arvores de cames e capas/bronzes das arvores de cames em bom estado.

Tvis sem folga no veio de accionamento, uma boa surpresa.

Embraiagem e volante motor vão ficar os mesmos.

Camisas com desgaste normal para a kilometragem, tendo sido depois necessário encamisar.

Pistões tb sem surpresas desagradáveis, colocar segmentos novos e está a andar.

Cabeça, bloco e cambota foram para rectificar.

Entretanto foram chegando mais prendinhas para o charuto.

Jantes agora reparadas e com pneus novos.

Mais peças novas.

Peças do motor foram todas pintadas.

Bloco, cambota, cabeça e pistões tudo rectificado.

Na cabeça as admissões e o escape foram abertos, vejam lá se não ficou um serviço brutal? :twisted:
    Agradeço ao Sérgio pois é um serviço que ele normalmente não faz pois demora imenso tempo a fazer, não vos digo é quanto paguei porque tenho vergonha mas fiquei muito satisfeito.

Colector de escape facejado.

Pois bem lá comecei a montar o motor, comecei por aplicar a cambota (com bronzes novos claro, e muito óleo a mistura).

Para quem não conhece o cromo, aqui fica então foto do mesmo a aplicar os segmentos; ajuda se fixar o pistão no torno (a sério).

Agora a fase de colocar os pistões é delicada, tem que se ter cuidado ao apertar os segmentos pois pode-se correr o risco de partir algum.

Tampas do vedante da cambota e bomba de óleo, claro que se perde tempo a preparar as coisas, limpar e lubrificar; tudo sem pressas.

Motor já parcialmente montado.

TVIS limpinho no sítio com as respectivas juntas.

Injectores limpinhos e com vedantes novos, comprei os vedantes de ligação a cabeça do motor pois os que tinha estavam ressequidos.

Colector de admissão todo lixadinho, tem bom aspecto não?
    Falta colar a placa TVIS.

Colector de escape com protecções térmicas pintadinhas com tinta de alta temperatura, ui ui…

Não tenho fotos da desmontagem do motor de arranque, mas tb teve miminhos.

Resultado final, com tampas de motor pintadas e vareta do óleo vermelha (pormenor azeiteiro :lol: ).

Ora mais umas comprinhas para o charuto, aproveito e vou reparar as bombas principal e secundária de embraiagem, por 30€ cada jg parece-me que vale a pena; tira-se dai o sentido.

Como o tubo de arrefecimento de óleo está em tão mau estado, comprei novo mas reforçado entre camadas.

Distribuidor a ponto e montei (o manual é excelente, no fundo depois faz tudo sentido) claro que coloquei oringes novos.

Motor pronto virei-me para as pinturas.

O trabalhão que me deu lixar a porcaria do vão do motor até ao "osso" mas valeu a pena pelo resultado final.

Foi reparada a lateral esquerda pois a pintura anterior estava a saltar, como já tinha dito ao Pepe o pintor não fez um serviço minimamente aceitável mas avante.

O lugar do pneu suplente tb já foi reparado.

Com primário azul?!? Eu não percebo nada disto mas pelo menos que fosse vermelho :lol:

Agora já pintado.

E pronto, encontra-se assim neste momento.
    Vou pintar ainda o fundo com anti-gravilhas e segue-se depois a fase de montagem.

Mais 2 meses e já deve rolar.

Abraços.
    Last edited by jae86; 07-02-2010, 17:14 PM.

Bem! Excelente photo report! Muito bom!

Comentar

Mais um ae86 a receber mimos a altura do carro!
      E nota-se que também tiveste paciência para criar o post..:lol
      Parabéns
      Ficamos a espera de mais fotos!

Comentar

Originally posted by Afonso View Post
        E nota-se que também tiveste paciência para criar o post..:lol
        !
        Verdade, mas tinha muito mais fotos para colocar; no fundo foi mais um resumo; têm sido 4 meses intensos.

Acho realmente que estes carros merecem dedicação pois alêm de terem a mistica que têm estão a tornar-se classicos.

Abraços.

Comentar

Nota-se que houve aí muito trabalhinho sim, sr.

Já agora não é esse AE que se encontra à venda no Standvirtual por 15.000€??

Comentar

Originally posted by JustaPor View Post
            Já agora não é esse AE que se encontra à venda no Standvirtual por 15.000€??
            O carro não esta á venda, mas se houver alguem que pague esse cheque leva-o de certeza.

Comentar

É isso é que me faz confusão... se não querem vender os carros porquê meter os anúncios?!
              E se estás à espera que alguém se chegue à frente com 15.000€ para um AE, puxa de uma cadeira e senta-te que a espera vai ser longa.

Eu até acredito que possas já ter gasto perto deste valor para o teres como está a ficar, mas isso não faz subir de valor dessa forma...

Comentar

Originally posted by JustaPor View Post
                É isso é que me faz confusão... se não querem vender os carros porquê meter os anúncios?!
                E se estás à espera que alguém se chegue à frente com 15.000€ para um AE, puxa de uma cadeira e senta-te que a espera vai ser longa.
                È como te disse, se me derem os 15.000€ claro que o vendo; por isso coloquei o anúncio.

Não faço é questão nenhuma de o vender isso nota-se no preço que peço, até porque depois tinha que começar tudo de novo :-)

Comentar

Muitos Parabéns!
                  A recuperação desse AE86 está a ficar simplesmente espectacular.
                  Boa sorte para a continuação da recuperação.

Comentar

10000000::::::........ * :fixe

Comentar

Grande projecto!!!
                      O primário é azul para que seja de qualidade superior a tinta.. :lol

Comentar

Bem, finalmente lá pintei o fundo e as caves de roda.

Gostava de ter tirado foto a lata do produto que ao que parece é novo no mercado, tem como característica o facto de não saltar por ex quando se dá um toque. È mais do tipo emborrachado do que gravilhado.

Tenho que dar ainda uns retoques, mas dou depois em casa.

Aconselho vivamente, pois o fundo e as caves de roda são as zonas mais propíçias a pancadas e ferrugens.

Quanto a compras e como estou com ideias de estofar o volante a couro, mandei vir a alavanca do AE92 e comprei tb umas palas de sol novas.

Comoprei tb umas embaladeiras num group do AE86, a qualidade pelo preço que se pagou realmente é muito boa, mas não passam sem terem que ser tratadas e pintadas.

Por agora é tudo, falta montar 8)

Cumprimentos
                        Last edited by jae86; 06-02-2010, 15:38 PM.

Comentar

Impecável. Parabens ;);)

---------- Mensagem adicionada em 11:46 PM ---------- Mensagem anterior em 11:45 PM ----------

Um dia marcamos encontro em vila real ;) eu tu e o dário

Comentar

Que belo projecto!Isto é sem dúvida um trabalho de qualidade!:fixe

Comentar

Obrigado pelos comentários.

Julio, é só marcar quando quiseres.

Abraços

Comentar

Em processamento...
                              X