Announcement

Collapse
No announcement yet.

Colunas para uma STARVAN E10

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Colunas para uma STARVAN E10

Caríssimos

Ando a tentar perceber qual o tamanho das colunas das portas da STARVAN 2.0 modelo E10. Uma das da minha irmã deu o pifo e gostava de lhe oferecer um para de colunas decentes mas não faço ideia de que tamanho são.

Já agora o como desforrar as portas também ajudava :-)
    Um abraço

Gonçalo

Uma pista: não é de 13cm

Parece-me ser de 12cm ou qualquer coisa parecida pois as de 13 têm a furação 1 cm mais além que a furação do carro.
    Existem colunas (sem ser TOYOTA) dessa medida???

Já agora, como é que raio sai a manivela do vidro?

Um Santo NATAL a todos!

Comentar

Tem algum postiço a coluna?

Comentar

Originally posted by goncas_pt View Post
        Uma pista: não é de 13cm

Parece-me ser de 12cm ou qualquer coisa parecida pois as de 13 têm a furação 1 cm mais além que a furação do carro.
        Existem colunas (sem ser TOYOTA) dessa medida???

Já agora, como é que raio sai a manivela do vidro?

Um Santo NATAL a todos!
        Altifalantes ditos normais não existem com dimensões iguais aos de origem. Existem de 13cm ou de 16,5cm.
        O que precisas é 13 e depois ou compras um adaptador ou constróis tu um para montares os altifalantes novos.
        Nunca deves montar altifalantes directamente na estrutura da porta.

Comentar

Originally posted by reload_at_250k View Post
          Nunca deves montar altifalantes directamente na estrutura da porta.
          Mas dizes isso porquê? Tem a ver com a acústica ou com vibrações/folgas que possa provocar na porta?

Comentar

Porque causa de vibrações kick do woofer, ressonâncias na chapa etc.
            Queremos o altifalante a tocar e não a porta :fixe

Comentar

Originally posted by TerrorTechWar View Post
              Mas dizes isso porquê? Tem a ver com a acústica ou com vibrações/folgas que possa provocar na porta?
              Também mas disse isso mais no sentido de o cone do altifalante ficar junto a grelha de modo a evitar que o mesmo toque para dentro da quartela.
              Montar altifalantes tem muito mas muito que se lhe diga não é só apertar parafusos como meio mundo pensa.

Comentar

Caríssimos

Andei a cuscar melhor e acho que o raio da coluna original é de 10cm, não de 13 nem 12 (12 cm também existe mas é mais para OEM's - na Mercedes é um tamanho "normal"). Existem também uns woofers de 12cm em caixa dupla... caríssimos.

Neste caso, a estrutura que suporta a coluna é feita num compósito qualquer que está bem agarrado por três parafusos bem fortes. A coluna em si está encaixada no suporte pelos 4 parafusos da praxe e tem um selante tipo alcatrão entre o orifício do suporte e o corpo da coluna - não se mexe nem vibra. O reload_at_250K tem razão quando diz que montar colunas num carro não é só apertar 4 parafusos (na MErcedes e outros, são três para os médios agudos :-) ).

Devo dizer que, para carro comercial, aquela instalação está muito boa! Só mesmo falta algum tratamento à chapa da porta contra reverberações e afins.
                Por um lado até tenho sorte com este carro dado que ainda usavam parafusos. Os últimos carros que tive, as colunas eram fixas com rebites (nunca tive problemas de vibrações por causa disso!) e para as substituir seria um pincel.

Portanto, na próxima Terça (Segunda feira é feriado na terra do Ti Alberto) vou arranjar umas de 10cm e tentar encaixa-las no sítio. Infelizmente nesta terra estou muito limitiado em termos de escolha: Pioneer, JBL ou SONY. Já ouvi as primeiras e as últimas e não desgostei de nenhuma. Ainda não consegui ir à loja da JBL... A Pioneer é muito bem representada - pelo concessionário da rede BoschCarService. A SONY é na Worten e JBL numa loja de instrumentos musicais... UFF!
                E não tenho tempo para esperar por outras marcas do EBAY ou similares.

Porque é que mudo as colunas(?) - estão ambas sem suspensão! Desfez-se toda! E os baixos foram-se além de provocar uma pancada agonizante aos ouvidos! Neste cenário, qualquer coisa é melhor do que o que está de momento ;-)

Outra coisa "esperta" da TOYOTA para se precaver financeiramente : a ligação da coluna ao cabo é feita por um conector: o lado deste, da coluna, está fixo à estrutura que suporta a coluna e os cabos estão soldados a esta. Não facilitam, os senhores da Toyota...

Um santo Natal para todos!

Comentar

Existem adaptadores em plástico para o e10 para montares 13cm. Ficas muito mais bem servido.

Comentar

Onde é que encontro esses? Ou como procuro isso na net? Já procurei por "13cm speaker adapter for Toyota Corolla E10" e nada. Tentei quase todas as combinações possiveis com as mesmas palavras e nada. Se conheceres alguma loja ou site fico muito agradecido, ficando a alteração para o fim do próximo ano...

Comentar

eu ia jurar que as colunas são de 16,5cm...

Comentar

NOP!
                        São de 10cm, pelo menos na Starvan.
                        Aposto que deva haver diversos adaptadores para diversos tamanhos dependendo da versão do Corolla. Mas nesta é de 10cm. Só restava é que a Toyota cá da Madeira tivesse em stock uns adaptadores de 13cm :-) Devem custar um monte de €€€'s

Comentar

Eu na minha CE100 tinha uns adaptadores da Phonocar para umas colunas maiores que comprei na altura... o Cabrita trabalha com material da Phonocar, ele pode saber alguma coisa sobre isso!

Comentar

E fazer uns em mdf não? isso é que era trabalho.

Comentar

Hummmm isso implica que a minha irmã vá estar outro ano (só cá venho de ano a ano) ouvindo pura distorção :-)
                              É um bom castigo, coitada.

Acho que vou meter-lhe umas de 10cm baratuchas e depois logo se vê. Se conseguir sacar completamente o adaptador para lhe tirar o molde... é uma hipótese para um presente de Natal 2012. Supondo que ela mantém a Starvan em sua posse por mais um ano. Se calhar até lhe faço também um Subwoofer :-)

Depois posto umas fotos do interior da porta, adaptador e colunas antigas e novas.

Um grande abraço a todos!!

Comentar

Em processamento...
                              X