Announcement

Collapse
No announcement yet.

Toyota Auris 1.4 D4D - Autonomia

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Toyota Auris 1.4 D4D - Autonomia

Boas

Alguém me explica um aspecto do auris relativo á autonomia.

Passo a descrever:

Eu atestei o deposito, que leva 55 litros. Tenho feito uma media de 4,7 L/100km
    Este fim de semana fui de viagem e fiz 350 km. A relação entre esta quilometragem e indicador de combustível parece estar de acordo. Já que aos 320km o indicador de combustível tem menos 2 "quadrados" que quando esta cheio (óbvio), ou seja aos 320km desligou-se o segundo "quadrado" (acho que cheio tem 10 ou será 8??)
    Tudo isto me leva a entender que o carro, com esta media fará cerca de 1100 km com um deposito (55L:4,7L)*100km = 1170,2 km

Agora a duvida:

Após abastecer no computador de bordo observei a autonomia de 601 km (deposito cheio). E pensei eu: isto vai aumentar à medida que o computador cruzar o consumo com a quantidade de combustível no tanque. Mas não
    após 350 km tenho 300 km de autonomia! Com o deposito a cerca de 75 %.
    Alguém me pode explicar isto?

O computador de bordo nunca faz o cálculo na proporção directa.
    Faz os cálculos mediante o consumo dos "últimos tempos" e apresenta a autonomia consoante esse valor.

Tendo eu também um Auris, e fazendo também consumos à volta dos que referiste, já atestei várias vezes e nunca me apareceu mais do que 750km de autonomia no momento em que atesto.

O que acontece é que depois à medida que se vai andando, a autonomia desce mais devagar à medida que os kms percorridos aumentam. Até hoje o máximo que fiz com um depósito deve ter sido à volta de 1180 km, sendo que o 1º quadrado como dizes, desaparece à volta dos 210/220 km percorridos e depois disso será uma média de 110/120km por cada traço (isto claro depende do pé direito :lol).

Espero ter ajudado :fixe

Comentar

Isto cá na madeira chega aos 600 e poucos km e ja foste xD

Comentar

Comandante ajudaste e bem

"sendo que o 1º quadrado como dizes, desaparece à volta dos 210/220 km percorridos e depois disso será uma média de 110/120km por cada traço (isto claro depende do pé direito :lol)."

Tal e qual! O meu pé pelos vistos é parecido ao teu! 1180km é muito bom comparado com o Golf 1.9 que tive que dava 850km / 55L

---------- Mensagem adicionada em 07:40 PM ---------- Mensagem anterior em 07:39 PM ----------

Pois Shock, a Madeira não é plana. Sorte a minha que sou alentejano.:p

Comentar

Eu com a Transit cá de casa, vejo-me grego para passar os 700 km...
          Vocês andam mesmo a pisar ovos :lol :assobio :careta3

Comentar

O maximo que consegui foi 1050 ate ligar a reserva (tem 5litros ainda)... no entanto nunca deixo ir assim tao baixo.

E nao sou acelera, mas nao piso ovos, apenas meto o cruise control e deixo-o andar se for patamar (nunca uso o cruise control em estrada montanhosa ou ao sobe e desce constante...)

Comentar

Isso é mesmo assim que funciona, o meu nunca passou dos 680kms de autonomia, mas na realidade faz bem mais (também não sei quantos faz nunca me dediquei a calcular!)

Comentar

eu por norma quando apita a avisar que está na reserva, indica sempre em média autonomia para 45/50 km. Depois disso ando à volta de 10-15 km até ir à bomba. Nunca deixo passar muito abaixo disso...

Claro que também já fiz apenas 700 km com um depósito uma vez.....mas isso já são outras histórias :lol:lol

Comentar

Originally posted by Txykhan View Post
                  Comandante ... O meu pé pelos vistos é parecido ao teu!
                  Não digas isso que o Comandante tem os pés tortos!!!

Por isso é que não assentam bem nos pedais e não consegue carregar neles convenientemente!!!

Comentar

Originally posted by TerrorTechWar View Post
                    Não digas isso que o Comandante tem os pés tortos!!!

Por isso é que não assentam bem nos pedais e não consegue carregar neles convenientemente!!!
                    Não sei do que falas :lol

Comentar

Originally posted by Comandante View Post
                      eu por norma quando apita a avisar que está na reserva, indica sempre em média autonomia para 45/50 km. Depois disso ando à volta de 10-15 km até ir à bomba. Nunca deixo passar muito abaixo disso...

Claro que também já fiz apenas 700 km com um depósito uma vez.....mas isso já são outras histórias :lol:lol
                      As viagens que faço sao quase sempre iguais, e mesmo em certos trajectos ja sei onde parar para colocar a gota ao melhor preço, por isso nunca espero mesmo ate ficar quase na reserva... ate porque ja me disseram que devido aos residuos nao e muito bom.

p.s.- eu com reserva tenho 5L, da na boa para os tais 50km.... ;)

Comentar

Eu tenho um corolla bizz 1.4 d4d e faço 850 km até acender a reserva, a fazer média de 5.1 l. Sendo o mesmo motor deveria dar a mesma autonomia.

Comentar

Leva quantos litros a bizz? 50 ou 55 como o auris?

Comentar

Viva Toyotistas, outra duvida:

Na semana passada fui com o meu Auris sol 1.4 D4D 90cv comercial de 2007, à bomba atestar. O carro estava no momento com 25 km de autonomia no pc de bordo e com o mostrador do combustível a pedir gota (ele só saltou para o ultimo quadrado com 25 km de autonomia). Então atestei e estava com esperança que meter 50 e poucos litros já que o carro segundo o que li leva 55 litros se não me engano. Obviamente não estava à espera de por 55 litros pois estava lá algum. Mas para minha surpresa só consegui meter 46 litros, mesmo deixando ao gasóleo chegar à boca do deposito, deixa-lo descer, voltar a encher à boca do deposito e assim sucessivamente até não descer mais.
                            Quero com isto dizer o quê? Então se o deposito leva 55 litros e só pus 46 litros, quer dizer que tinha lá 9 litros. Bolas, com 9 litros a autonomia devia dar-me à volta de 150 km por fazer ainda.
                            Bem ou isto ou o deposito não leva os 55 litros.
                            Já algum dia repararam neste detalhe?

Mas de resto o consumo está óptimo pois com os tais 46 litros que pus já fiz 930km, media de 4.9/5.0 L/100. Nada mau! Eu gosto de acelerar mas a troika.....................

Comentar

Só por curiosidade!
                              Ontem fiz Estremoz -> Lisboa pela N4 fiz uma media de 80km/h. Normalmente costumo levar racks e a bike no tejadilho (dai eu não ser nada acelera, a bike anda sempre comigo, curtir, curto no mato) Nesta viagem normalmente costumo trabalhar para a poupança e a media de consumo fica nos 4.5 L/100 Km. Ontem sem racks nem bike da fazer resistência a média de consumo foi 3,9 L/100 Km ao longo de 150 Km, e se não fosse a Vasco da Gama onde sou obrigado a acelerar mais fazia 3,8.

Comentar

Em processamento...
                              X