Announcement

Collapse
No announcement yet.

Preços da gasolina e do gasóleo atingem os valores mais altos de sempre

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Preços da gasolina e do gasóleo atingem os valores mais altos de sempre

"Tem sido sempre assim nas últimas semanas, aumentos constantes e Portugal vai subindo pontos no ranking europeu. Aos poucos, está a alcançar o pódio dos paises onde o combustível é mais caro.

No caso da gasolina sem chumbo 95, Portugal ocupa o 6º lugar, ou seja, é o 6º país da Europa com a gasolina mais cara.

Já no que diz respeito ao gasóleo, os portugueses ocupam o 5º lugar do ranking. O gasóleo já é 5 centimos mais caro do que na média europeia.

Nas contas finais, sem impostos, a gasolina sem chumbo/95 em Portugal é 3 cêntimos mais cara, e o gasóleo custa mais 5 centimos.

Mas como os impostos em Portugal também estão dentro da média europa, o preço final dos combustiveis já ultrapassou largamente os valores médios dos paises europeus.

Esta semana mantém-se a tendência, os preços continuam a subir. Caminham, isso sim, para se tornarem nos mais altos do ano. Até porque, durante o primeiro semestre de 2012, Portugal teve sempre combustiveis mais caros do que na média europeia.

A Galp justifica os aumentos com a diminuição generalizada dos stocks do crude e de produtos refinados nos Estados Unidos.

Acrescenta a petrolífera portuguesa que a quebra da produção no Mar do Norte, a instabilidade do Médio Oriente e a desvalorização do euro face ao dólar contribuem para este aumento."

Fonte: Preços da gasolina e do gasóleo atingem os valores mais altos de sempre - SIC Notícias

Originally posted by Banzai View Post

Mas como os impostos em Portugal também estão dentro da média europa, o preço final dos combustiveis já ultrapassou largamente os valores médios dos paises europeus.

(...)
    Há um site com histórico (dados relevantes, por país) e mapas para melhor visualizar as diferenças entre países.

Energy: Oil bulletin - European Commission

O mapa dos impostos é este (semana 13 Ago 2012)

http://ec.europa.eu/energy/observato...oil_prices.pdf

Observando esta tabela

http://ec.europa.eu/energy/observato...taxes_1617.pdf

se verifica que o preço da gasolina é 1,5 cêntimos acima da média Europeia a 27, e 1 cêntimo mais barata que a média da Zona Euro.
    O gasóleo, por sua vez, é 5 cêntimos mais barato que a média Europeia a 27, e 4 cêntimos mais barata que a média da Zona Euro.

Assim, fico com algumas dúvidas sobre a total independência/veracidade do "oil bulletin" ou do artigo acima...

Acho que, independentemente do preço caríssimo a que são vendidos os combustíveis, a realidade portuguesa é mais séria devido ao nosso poder de compra inferior.

Comentar

A minha opinião é que nos combustíveis tal como em outras situações somos roubados, a Galp é a única empresa de refinação e procura unicamente a satisfação dos acionistas. Além disto, não existem diferenças significativas entre as várias marcas de combustível, ou os preços são combinados ou seguem todos os preços praticados pela Galp.
      Não encontro razão para os preços dos combustíveis em Portugal serem tão elevados, a matéria prima têm o mesmo valor em todos os países da europa, a tecnologia utilizada será equiparada em todos os países da europa, a nossa mão de obra é mais baixa em relação a vários países da europa, creio que seguindo este raciocínio o preço final em Portugal deveria de ser mais baixo.

Comentar

eu não acredito que isto ira mudar os que eles tiraram nunca foi resposto, e para ano ira ser pior vejo um futuro muito negro para nos :/, tanto faz ser o politico A B C

Comentar

"Aumentam o dobro do petróleo

CM fez as contas de um ano e concluiu que o aumento do preço da gasolina e do gasóleo é substancialmente maior que a subida do preço do petróleo."

Fonte: Aumentam o dobro do petróleo - Exclusivo CM - Correio da Manhã

"Combustíveis sobem o dobro do petróleo. Barril de Brent subiu 5,1% num ano. Gasolina e gasóleo aumentaram 11,7%. "
          Fonte: Revista de imprensa: destaques do

Comentar

Originally posted by Banzai View Post
            "Aumentam o dobro do petróleo

CM fez as contas de um ano e concluiu que o aumento do preço da gasolina e do gasóleo é substancialmente maior que a subida do preço do petróleo."

Fonte: Aumentam o dobro do petróleo - Exclusivo CM - Correio da Manhã

"Combustíveis sobem o dobro do petróleo. Barril de Brent subiu 5,1% num ano. Gasolina e gasóleo aumentaram 11,7%. "
            Fonte: Revista de imprensa: destaques do
            Que belo exemplo de jornalismo...

Petróleo em dólares, combustível em euros...

Brent Crude Oil Spot Price
            108 dól Aug 11
            114 dól Aug 12
            (5,83% mais caro em dólares)
            em euros:
            75 eur Aug 11
            92,5eur Aug 12 (23% mais caro em euros)

Euro (EUR) vs US Dollar (USD) - 1-year - Currency Chart

Preços combustíveis:
            Aug 2011
            http://ec.europa.eu/energy/observato...taxes_1568.pdf
            http://ec.europa.eu/energy/observato...taxes_1568.pdf
            Aug 2012

Comentar

ainda no ultimo fds abasteci na galp de coimbra a 0,55 :assobio

Comentar

resumindo e concluindo o governo faz o que quer de nos e nos aceitamos e calamos
                e muitos inocentes ainda os apoiam......

Comentar

Boas, temos dos combustiveis mais caros da europa e com os salários mais baixos da europa, estou admirado é com os empresários do sector de transportes ainda não terem lançado outra paralisação no país....

Comentar

Originally posted by Toyosupra View Post
                    gasoleo agricola.

Comentar

Abasteceste GPL?

Comentar

É a resposta da Golp à concorrência de um hiper no GPL, mais um cupão vice-versa, não?

Comentar

Mais um link com preços em diversos países para termos uma noção:
                          http://www.acp.pt/ResourcesUser/file...mbustiveis.pdf

Comentar

Hoje a 98 estava na BP de Alfena a 1,89€... com o desconto que tenho meti a 1,83!!!
                            É um autêntico roubo ao povo Português, sabendo que o Petróleo desde o início do ano teve um aumento de 5,7%, mas o combustível teve um aumento de 11,7%!!! Sinceramente, quem puder evitar usar o carro, que o faça!!! O que estes gajos merecem é quebras de consumo na ordem dos 80%!!!

Comentar

a culpa nao é so dos vendedores de combustiveis.
                              é do estado tambem que cobra um imposto mais que abusivo. tipo, cobrar 40% de imposto sobre combustiveis a saida da refinaria é assim para o muito exagerado nao??

Comentar

Em processamento...
                              X