Announcement

Collapse
No announcement yet.

IPO - Nova Legislação

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• IPO - Nova Legislação

Foi publicado em D.R. o Decreto-Lei n.º 144/2012 de 11 de Julho, que regula as inspecções técnicas periodicas, e a Portaria n.º 221/2012 de 20 de Julho, que estabelece os requisitos dos centros de inspecções.

Do pouco que li fiquei com a sensação de que querem apertar o controlo a repros e modificações de motor... O diagnostico via obd passa ser possivel nos Centros de inspecção...

Os CITV devem dispor dos seguintes equipamentos:
    a) Equipamento de diagnóstico eletrónico via on board
    diagnose (OBD);

A emissão de gases tem de bater certo com as especificações do fabricante

8.2.1.2 — Emissões de gases . . . . . . . . . . . Medição utilizando um analisador de gases de escape em conformidade com os requisitos (a).

a) As emissões de gases excedem os níveis específicos indicados pelo fabricante.
    Em alternativa, nos veículos equipados com
    sistemas adequados de diagnóstico a bordo
    (OBD), o funcionamento correto do sistema
    de emissões pode ser verificado através da
    leitura do dispositivo OBD e da verifica-
    ção do funcionamento correto do sistema
    OBD, de acordo com as recomendações de
    condicionamento do fabricante e outros requisitos

a) As emissões de gases excedem os níveis específicos indicados pelo fabricante.

6.1.9 — Desempenho do motor . . . . . . . . . Inspeção visual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
    a) Alteração não autorizada da unidade de controlo.
    b) Alteração não autorizada do motor.

Fontes:

Links: http://dre.pt/pdf1sdip/2012/07/13300/0360603625.pdf

http://dre.pt/pdf1sdip/2012/07/14000/0383503846.pd

ainda bem que o nissan nao usa protocolo OBD. kakaka
    e nao me parece que isso seja para controlo de repros, pois para isso os centro de IPO teriam de ter todos os mapas de origem de todos os veiculos para poderem comparar.
    penso que seja mais para controlo de deficiencias no motor e todo o sistema, muitas vezes ocultadas pelo condutor.
    digo eu, mas nessa materia sou leigo.
    no caso de centralinas alteradas.... tambem nao me parece que consigam detetar. a nao ser que os peritos agora sejam formados em tecnologias informaticas e eletronica avançada.....

Comentar

boas
      também sou leigo nessa matéria, mas como dizes se os inspectores tiverem um pouco de formação acerca disso de repro e tiverem apenas um portátil, conseguem verificar se o carro está com repro ou não, acho eu...
      espero que isso não venha a acontecer para mal de todos os diesel que para ai andam a deixar as traseiras pretas:)

Comentar

Com alguns técnicos que existem por lá, user's como o Bruno rijo põe um sticker a dizer TURBO e passou... :lol

Artomitive, tem cuidado na parte do controlo visual que os teus colectores são laranja... :lol

Comentar

Esta cena dos ipo dá-me cá uma azia...
          Toda a gente já viu cangalhos aflitos de todo para lá entrarem e a saírem de lá com folha verde.
          É uma hipocrisia acreditar nestes controlos.
          Os carros com alterações para melhoria de performance são uma parte quase insignificante do parque automóvel nacional. Se fizessem as inspecções nos moldes actuais mas com rigor já era bom.
          Estas medidas só vão aumentar alguns os euros nos porta-luvas.

Comentar

eu acho muito bem!

Comentar

Nao me acredito que consigam ver se o carro esta com repro ou nao, acho muitissimo complicado, so se tiverem tabelas das marcas com os parametros das centralinas. O meu ja teve na toyota depois da repro e nao detectaram nada a nivel electronico.

Alem disso a traseira "preta" depende daquele espaço ocupado entre o volante/pedais e o banco... o meu nao e lavado a uns tempos (que vergonha eu sei) e a traseira nao esta preta, ve-se o inox do escape brilhante no exterior e tudo.

Comentar

Originally posted by kiling View Post
                Alem disso a traseira "preta" depende daquele espaço ocupado entre o volante/pedais e o banco... o meu nao e lavado a uns tempos (que vergonha eu sei) e a traseira nao esta preta, ve-se o inox do escape brilhante no exterior e tudo.
                Ta visto que isso nem um repro a homem é, nao faz fumo nao anda...

Comentar

Originally posted by CelicaRacer View Post
                  Ta visto que isso nem um repro a homem é, nao faz fumo nao anda...
                  Faz fumo e muito acredita, e quando preciso da potencia "extra" ela esta la sem duvida, so que nao convem carregar demais para nao estragar hehe

Comentar

Originally posted by kiling View Post
                    Faz fumo e muito acredita, e quando preciso da potencia "extra" ela esta la sem duvida, so que nao convem carregar demais para nao estragar hehe
                    o que era fixe era andar e não fazer fumo, mas isso fica exclusivo dos carros a gasolina:)

Tenho um colega de trabalho em Lavra que tem uma empresa de repros (SPC Power), o seat ibiza dele deve estar para ai com 260cv...
                    Está bem carregadinho, mas também e na minha opinião é necessária muita alteração para chegar ao ponto de ser uma autêntica locomotiva

Comentar

Como eu adoro locomotivas :D

Comentar

Originally posted by Bruper View Post
                        o que era fixe era andar e não fazer fumo, mas isso fica exclusivo dos carros a gasolina:)

Tenho um colega de trabalho em Lavra que tem uma empresa de repros (SPC Power), o seat ibiza dele deve estar para ai com 260cv...
                        Está bem carregadinho, mas também e na minha opinião é necessária muita alteração para chegar ao ponto de ser uma autêntica locomotiva
                        a minha questão é se: será que este carro passa na IPO?? já estou a imaginar o inspector pedir para acelerar até às 3500rpm....lol

Comentar

Ja estou a ver o pessoal na IPO com botijas de oxigenio!:risohist De facto isso das IPO's é uma treta a meu ver. A unica coisa que vejo de bom nisso é o seguinte, pessoas que nao têm interece/noção de como tratar de um carro eles lá dizem quando devem mudar os pneus ou se tem alguma lampada fundida. Considero isso uma treta pois aqui no meu caso agora vou as caldas da rainha (centro de inspeçoes recente, antiga CIPOESTE) mas cheguei a ir a CIMA (casal da areia), onde um inspetor chumbou carros por teram pequenas modificaçoes (defacto ilegais, mas insignificantes, algumas delas até melhores para a establidade e segurança do veivulo) e esse mesmo inspector tem o seu carro modificado, nomeadamente a nivel de jantes, que tenho a certeza nao sao as recomendadas para o veiculo. Mas assim até tem mais piada engana-los!

Comentar

nesse aspecto acho que se devia atribuir um meio-termo, também não é o exagero de carros que são usados em track days, mas no aspecto de melhorar a segurança, porque não podermos por os pneus que quisermos, se melhora a segurança?
                            ficando à nossa responsabilidade o facto de aumentar os consumos...agora restava saber quem iria definir esse mesmo meio-termo...
                            acho dificil essas medidas serem aplicadas, pelo menos por agora e nos próximos 2/5anos
                            cumprimentos toyotistas

Comentar

Originally posted by artomitive View Post
                              ainda bem que o nissan nao usa protocolo OBD. kakaka
                              e nao me parece que isso seja para controlo de repros, pois para isso os centro de IPO teriam de ter todos os mapas de origem de todos os veiculos para poderem comparar.
                              penso que seja mais para controlo de deficiencias no motor e todo o sistema, muitas vezes ocultadas pelo condutor.
                              digo eu, mas nessa materia sou leigo.
                              no caso de centralinas alteradas.... tambem nao me parece que consigam detetar. a nao ser que os peritos agora sejam formados em tecnologias informaticas e eletronica avançada.....
                              Acho que os S13 têm OBD1.
                              Vê isto obd1 - obd2 what does s13 have - SilviaWA Forums

Comentar

Em processamento...
                              X