Announcement

Collapse
No announcement yet.

Deco diz que gasóleo é todo igual e denunciou caso às autoridades

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Deco diz que gasóleo é todo igual e denunciou caso às autoridades

A associação Deco alertou, esta sexta-feira, que o gasóleo é todo igual, mesmo aqueles que são considerados 'premium', acrescentando que já denunciou o caso às autoridades e vai levar um abaixo-assinado ao Ministério da Economia.

foto Lisa Soares / Global Imagens
    Deco testou diferentes tipos de gasóleo

"A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma ação enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal", refere a instituição de defesa do consumidor, acrescentando que "as promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior proteção do motor com poupanças futuras não passam de 'marketing' para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro".
    Estas acusações surgem após um teste realizado pela Deco em quatro carros a gasóleo com quatro combustíveis diferentes, a Galp Force, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, "os líderes de mercado nos seus segmentos", em que o resultado foi "igual ao litro".
    Ou seja, segundo a Deco, o gasóleo de baixo custo, o regular ou o 'premium', após 12 mil quilómetros percorridos com quatro carros idênticos "exibiram consumos muito idênticos" e, no interior do motor, a organização não vislumbrou "diferenças relevantes nos depósitos".
    Em matéria de consumo, a Deco mediu as diferenças e considerou "sem significado", ou seja "0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2%".
    Para a Deco "é urgente criar um regulador para o setor que defenda os consumidores e fixar coimas realmente eficazes", adiantando que "basta de alegações enganosas e práticas lesivas".

jn 23/11/2012

poderá ser verdade ou não. Será mesmo que não haja nenhuma diferença? será que não haja um aditivo a mais ou em maior quantidade do que no normal.
    Eu por exemplo de 5k em 5k ponho gforce diesel, supostamente dizem que ajuda um bocadinho e da ultima vez que o pus fiz 1123km com 50.70 litros em média faço 1050 com o normal e ponho sempre em media 49/50 litros. Eu irei a continuar a por gforce de 5k em 5k só se isso for mesmo verdade é que pararei de o fazer.

Cumps

Comentar

Esta noticia devia estar com mais informação, aparentemente estará a comparar o diesel Galp com outro marca branca.

Eu não tenho nada contra os combustíveis dos hipermercados, mas pessoalmente não meto marca branca no meu carro.

A razão é muito simples e quem tem nos carros motores Mercedes CDI deve saber do que falo.

É tudo muito bonito meter combustível mais barato no carrinho novo e para quem tem € para trocar de carro 4 em 4 anos não nota diferença nenhuma.
      Agora para quem tem de suportar a manutenção de um motor por várias centenas de milhares de km, começa a pensar de forma diferente quando aparecem avarias causadas pelo combustível de má qualidade.

Desculpem o desabafo mas eu acho que este tipo de noticias influencia os condutores a usar combustível mais barato para poupar uns trocos depois gastam milhares nas oficinas.

Comentar

Originally posted by marciomota View Post

"A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma ação enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal", refere a instituição de defesa do consumidor, acrescentando que "as promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior proteção do motor com poupanças futuras não passam de 'marketing' para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro".
        Estas acusações surgem após um teste realizado pela Deco em quatro carros a gasóleo com quatro combustíveis diferentes, a Galp Force, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, "os líderes de mercado nos seus segmentos", em que o resultado foi "igual ao litro".
        Ou seja, segundo a Deco, o gasóleo de baixo custo, o regular ou o 'premium', após 12 mil quilómetros percorridos com quatro carros idênticos "exibiram consumos muito idênticos" e, no interior do motor, a organização não vislumbrou "diferenças relevantes nos depósitos".
        Em matéria de consumo, a Deco mediu as diferenças e considerou "sem significado", ou seja "0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2%".
        Para a Deco "é urgente criar um regulador para o setor que defenda os consumidores e fixar coimas realmente eficazes", adiantando que "basta de alegações enganosas e práticas lesivas".
        Serviço público, como deve ser! Só que
        Ao testarem e verificarem o consumo esqueceram-se de verificar os outros itens.
        Eu acho que o gasóleo não é todo igual, mesmo que no consumo não seja perceptível...

Moral da história: Mesmo de parabéns em demonstrar que existe marketing, a Deco terá de proceder a mais análises para os dois itens que faltam! Porque senão, fica "curto" dizer que os gasóleos são todos iguais!

Comentar

Podem verificar aqui tudo detalhado...igualaolitro.pt :: Junte-se ao protesto

Comentar

Tudo muito bonito mas ficamos sem saber o mais importante.
            Os combustíveis são iguais ou não?!

Comentar

como disse noutro sitio, sobre este assunto é isto que penso:

nao me parece credivel nem satisfatorio o teste realizado pela deco, pois nao é com 1 mes de testes num autodromo que vao conseguir chegar a conclusao alguma....
              abriram os motores e enviaram para um laboratorio para fazer testes. and, so what????
              que tem um motor NOVO, com meia duzia de kilometros feitos num autodromo, para mostrar alem do desgaste que sofreu no circuito?
              onde estao os 10mil ou 30mil km de teste necessarios para se chegarem a conclusoes sobre acumulaçao de residuos em componentes vitais, desgaste prematuro de peças, etc etc etc
              testes sobre o estado das EGR's, estado dos FAP's, estado de cat's, estado das bombas injeçao e devidos injetores, estado da bomba combustivel, detritos acumulados na base dos pistoes, etc etc etc
              por isso combustiveis low cost continuo com a mesma opiniao, sao mais fracos porque isso nota-se no proprio trabalhar do carro, na reaçao do motor em andamento e nos consumos.
              onde estao os testes á qualidade de aditivo de cada combustivel, testes sobre octanagem e sobre as propriedades com combustivel em si.

isto é a minha opiniao

Comentar

mais do mesmo ........
                cada um mete o combustível que se sentir seguro a meter no seu carro.
                e no meu podem ter a certeza que só entra Galp e BP , agora digam o que disserem não alteram a minha ideia.

Comentar

Basta passar a mão ou até para os mais malucos cheirar um pouquinho de bp ultimate e bp normal para ver que há diferenças...
                  até a cor é diferente :p
                  Eu só uso Bp, e ja troquei muitos pontos por material do catalogo :fixe

Comentar

andam aqui a discutir o sexo dos anjos, enquanto que o que se precisa neste país é uma regulamentaçao com niveis maximos nos preços de TODOS os combustiveis.
                    é inadmissivel o que se passa, ter dos combustiveis mais caros da EUROPA. e ter dos niveis de vida mais baixos.

Comentar

Originally posted by artomitive View Post
                      andam aqui a discutir o sexo dos anjos, enquanto que o que se precisa neste país é uma regulamentaçao com niveis maximos nos preços de TODOS os combustiveis.
                      é inadmissivel o que se passa, ter dos combustiveis mais caros da EUROPA. e ter dos niveis de vida mais baixos.
                      isso com os cumprimentos da entidade reguladora. Que ninguém sabe o que regula a não ser os preços todos pelo mesmo patamar.

Comentar

A associação Deco alertou, esta sexta-feira, que o gasóleo é todo igual, mesmo aqueles que são considerados 'premium',
                        E eu sou o Pai Natal! :lol

Comentar

Considero que a DECO é uma associação bastante credível que defende muito melhor os consumidores do que alguns dos institutos públicos que existem para nossa defesa e nada fazem. Podendo não ser o teste mais completo é pelo menos uma iniciativa para tentar desmascar uma possível situação de abuso dos consumidores. Se cada veiculo percorreu 12.000 Km, penso que são bastantes km, sendo possível na minha opinião com estes km tirar conclusões face à utilização de um ou outro combustivel

Será que a GALP se vai defender? Acredito que não, possivelmente utilizará como estratégia não tocar no assunto para ver se nos esquecemos rápidamente.

Tenham os combustíveis diferenças ou não, considero que somos roubados, não existe razão para termos dos combustíveis mais caros da Europa. O preço final é a incorporação de vários fatores produtivos, tendo o fator trabalho em Portugal um valor mais baixo que em muitos paises da Europa como é que o preço praticado é dos mais altos? Nos relatórios trimestrais da GALP está a resposta, aumento dos lucros suportado pelo aumento das margens.

A minha carrinha vai com 50.000 km a combustivel low cost espero que continue sem se queixar...

Comentar

Considero que a DECO é uma associação bastante credível que defende muito melhor os consumidores do que alguns dos institutos públicos que existem para nossa defesa e nada fazem. Podendo não ser o teste mais completo é pelo menos uma iniciativa para tentar desmascar uma possível situação de abuso dos consumidores. Se cada veiculo percorreu 12.000 Km, penso que são bastantes km, sendo possível na minha opinião com estes km tirar conclusões face à utilização de um ou outro combustivel

Será que a GALP se vai defender? Acredito que não, possivelmente utilizará como estratégia não tocar no assunto para ver se nos esquecemos rápidamente.

Tenham os combustíveis diferenças ou não, considero que somos roubados, não existe razão para termos dos combustíveis mais caros da Europa. O preço final é a incorporação de vários fatores produtivos, tendo o fator trabalho em Portugal um valor mais baixo que em muitos paises da Europa como é que o preço praticado é dos mais altos? Nos relatórios trimestrais da GALP está a resposta, aumento dos lucros suportado pelo aumento das margens.

A minha carrinha vai com 50.000 km a combustivel low cost espero que continue sem se queixar...

Boa sorte com o combustível low cost :-)
                            mas só a titulo de curiosidade já perguntaste no teu universo de familiares e amigos que também gastem desse combustível se já tiveram despesas extra por usar o dito combustível???

Comentar

Originally posted by Nelo View Post
                              Boa sorte com o combustível low cost :-)
                              mas só a titulo de curiosidade já perguntaste no teu universo de familiares e amigos que também gastem desse combustível se já tiveram despesas extra por usar o dito combustível???
                              Cá em casa mora outro veiculo, vai com 130.000 km a combustivel low cost, familiares e colegas de trabalho também procuram os combustíveis mais baratos e até à data sem qualquer problema, espero que assim continue.

Comentar

Em processamento...
                              X