Announcement

Collapse
No announcement yet.

GPL - Nova Legislação para 2013 - Lei n.º 13/20123

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• GPL - Nova Legislação para 2013 - Lei n.º 13/20123

Bom dia,

Foi publicada hoje em Diário da República a Lei n.º 13/2013 que Estabelece o regime jurídico para a utilização de gases de petróleo liquefeito (GPL) e gás natural comprimido e liquefeito (GN) como combustível em veículos.

Fica o link para quem quiser consultar http://dre.pt/pdf1sdip/2013/01/02200/0061000612.pdf

De uma leitura rápida dos primeiros artigos dá para perceber que a partir de agora os veículos que utilizem GPL já podem estacionar em locais fechados e em locais abaixo do nivel do solo, desde que os seus componentes (de GPL) e a sua instalação cumpram as regras estabelecidas (regras que, pelo meu entendimento, ainda hão-de ser definidas em portaria no futuro).

Os disticos continuam a ser obrigatórios para os veiculos de passageiros com 9 ou menos lugares, e para veiculos de mercadorias com massa máxima não superior a 3,5 toneladas (categorias M1 e N1, definidas na parte A do anexo II do Regulamento de Homologação previsto no Decreto-Lei n.º 16/2010). Isto é, para maioria de nós ainda será obrigatório o distico.

Acho que estas novas regras já eram conhecidas há algum tempo, pelo que é mesmo só para dar a noticia da oficialização das mesmas.

Correcção só na parte do "dístico", há uma portaria que terá que ser publicada dentro de 90 dias a contar a partir de hoje, na qual será legislada a "vinheta" que virá substituir o actual dístico.

Comentar

Finalmente.....

Quanto ao dístico ou à vinheta, tanto me dá pois não era aí que me sentia descriminado, agora o que vale mesmo é ir a um centro comercial e poder estacionar à vontade e não ter que ficar a ver os (poucos) lugares reservados a viaturas GPL ocupadas por outros condutores que nada nem ninguém respeitam.

So o que vou poupar em tempo a preencher livros de reclamações.... :-)

Comentar

pelo que tinha lido numa rvista quando foi aprovado em parlamento o distico ia deixar de ser obrigatorio!

ganda porcaria ter que andar com aquele toclante feioso!!

Comentar

Daqui a nada estão a aumentar o preço do GPL ! :lol :evil:

Comentar

O gpl tem subido a olhos vistos.
            Aqui na zona já vai a 0.77€ o litro

Comentar

No inverno é normal uma subida.

Comentar

Originally posted by rubengoncalves View Post
                Daqui a nada estão a aumentar o preço do GPL ! :lol :evil:
                Se não houvesse normas comunitárias, já "ontem" tinha subido :P

Comentar

Originally posted by powerslave View Post
                  Correcção só na parte do "dístico", há uma portaria que terá que ser publicada dentro de 90 dias a contar a partir de hoje, na qual será legislada a "vinheta" que virá substituir o actual dístico.
                  Pois, faltou-me essa informação. Lá está, li aquilo um bocado depressa...

Originally posted by Quim View Post
                  pelo que tinha lido numa rvista quando foi aprovado em parlamento o distico ia deixar de ser obrigatorio!

ganda porcaria ter que andar com aquele toclante feioso!!
                  O distico não é obrigatório para os veiculos de categoria M2, M3, N2 e N3 (não sei como era antes). Só que as nossas viaturas são normalmente das categorias M1 ou N1... De facto chegou-se a falar que deixava de "existir" o distico, mas voltaram logo atrás nisso.

Comentar

pois eu tava com essa esperanca!

Comentar

o que significa isso de M1 eN1??

Comentar

boas noticias!

Comentar

Originally posted by Quim View Post
                          o que significa isso de M1 eN1??

http://opac.iefp.pt:8080/images/winl...=72824&img=378
                          Last edited by powerslave; 31-01-2013, 22:47 PM.

Comentar

Tava para meter o GPL no meu Celica

Mas os orçamentos de duas casas onde me pediam 1800€ e 1960€ , fez-me reflectir ...

Bom bom, era com esta nova Lei, os instaladores baixarem os preços, acho demasiado caro, para o material que leva !

Comentar

Mas será um dístico para o parabrisas semelhante ao que existe para o seguro ou assim.

O toclante azul é horroroso. Nunca o uso, só nas férias quando viajo muito.

Comentar

Em processamento...
                              X