Announcement

Collapse
No announcement yet.

[Spec's] Corolla EE90 (87-92)

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

O meu EE90 faz 10000km sem beber pinga de óleo! e já tem 215 mil Km!

Comentar

Pelo que diz no manual, quanto melhor for a qualidade do óleo mais km aguenta.

Comentar

Em que página é que lês isso?

Isso em teoria é verdade, mas os quilómetros que o óleo faz por vezes nem é o mais importante. Quantidade de arranques a frio, quantidade de pára-arranca, tudo isso conta.
        E mudas de óleo nunca são demais.

Sabem porque é que o óleo fica preto?
        Porque limpa o interior do motor de depósitos e esses depósitos ficam "suspensos" no óleo.
        Para particulas maiores que 10 a 20 microns, a grande maioria fica no filtro de óleo, as restantes ficam no óleo a circular e dão-lhe a tonalidade mais escura.

Quando dizemos, ah o óleo ainda está clarinho...
        Se o óleo já tiver uns bons quilómetros é sinal que o óleo não está a limpar o motor e podem vir a ter problemas mais tarde. Provavelmente não será um óleo de muito boa qualidade.

Agora por muito bons que os óleos sejam, essas particulas andam lá e quando projectaram estes motores, projectaram-nos para essas particulas "agressivas" serem mudadas de x em x tempo.
        Não interessa se o óleo aguenta mais ou não. Ter particulas de "lixo" a flutuar no óleo causa mais atrito e mais desgaste. Penso que é fácil de entender.

Sobre o consumo de óleo, acho que um motor bem lubrificado deve lubrificar até ao último segmento do piston e se puxarem pelo motor ele tem que beber óleo. Se não puxarem muito por ele, é natural que em 10.000Km pouco se note na vareta.

Comentar

Exacto concordo com tudo o que dizes.
          Acho também que grandes variações de temperatura também influenciam a "durabilidade" do óleo, porém em portugal temos um clima ameno.

Já agora, um óleo que estiver dentro de um motor que tem pouco uso em quilometragem, em que é que pode influenciar negativamente na vida de um motor?

De momento não te posso dizer a página, pois estou de férias e não trouxe o corolla. Depois posto aqui a informação exacta para dissipar as dúvidas ;)

Comentar

Aqui vai o a digitalização do manual com algumas informações de manutenção para o motor 2E.

FastPeter se calhar o meu manual é diferente do teu, no meu esta informação vem na página 100.
            Attached Files
            Last edited by zapper; 21-08-2009, 17:50 PM. Reason: Uma imagem vale mais que muitos caracteres :p

Comentar

Então é igual. O meu diz 5000Km ou 3 meses no esquema normal. O severo dirá 2500Km certo?

Comentar

Assim de repente julgo que sim, os prazos de manutenção e a quilometragem dos mesmos reduzem para metade no esquema severo, e deixa também de apresentar a grelha de manutenção para o tipo de óleo para motor a gasolina (tipo SE, SF ou melhor) e passa a indicar (salvo erro) para mudar a cada 3750km face aos 7500km do esquema normal.

Comentar

Carburadores e discos

Originally posted by starlet ep70 View Post
                  Pessoal
                  Segundo sei há um dos dois carburadores que dá uns problemazitos não é?
                  É o Aisan V ou K? Supostamente é o V porque é o 1º. :roll: e esse problema terá sido colmatado pelo K.Confirmem se isto é verdade.
                  Já agora o Corolla XL não vinha equipado com discos ventilados,penso eu de que.
                  Um abraço

Os carburadores o problema que eu tenho conhecimento era que faziam consumos muito elevados, o meu (carburador mecânico)por norma e sem o esticar rondava os 10L/100kms. Os carburadores recentes (carburadores eléctricos) já baixava o consumo para cerca de 7 Lts/100 kms. Pequena diferença... :lol
                  Note-se que o carburador mecânico que saiu nos primeiros era o mais recente da altura, tendo à posteriori sido alterado para o carburador eléctrico que já era o usado antes de terem lançado mecânico (Explicação dada por um mecânico da toyota na altura).
                  Quanto ao discos o meu que era o sedan de 87 trazia discos maciços.

Comentar

Boas...
                    O meu que é de 89 têm o carburador mecanico acho eu visto ser dos primeiros e não gasta 10L aos 100kms, fas isso mas é ser for a esticar e bêm em andamento normal fas bem menos não deve passar dos 7 fasendo contas por alto....
                    O meu tanbem não têm discos maciços.

Comentar

Existiram dois tipos de carburadores para o motor 2E, o Aisin VV até agosto de 89 e o Aisin K que saiu posteriormente (já equipava o motor 4A-F 1.6 sem injecção desde o inicio da geração).

Podem-se identificar facilmente pelo facto do Aisin VV ter o cabo de acelerador ligado mais para o lado direito de quem vê de frente o motor, ou se preferirem do lado do condutor, enquanto que o Aisin K tem o cabo de acelerador no lado oposto.

Ambos são mecânicos e a única coisa eléctrica que existe nos mesmos é o solenóide de corte de gasolina que actua quando se desliga o motor para evitar afogamentos.

O Aisin VV destaca-se por ter um corpo simples em que o venturi* é variável, enquanto que o Aisin K difere do primeiro por ter um duplo corpo interno em que o venturi* é fixo.

*nota: Carburetor - Wikipedia, the free encyclopedia
                      Last edited by zapper; 22-09-2009, 02:57 AM.

Comentar

Boas pessoal,
                        Gostaria de partilhar um duvida sobre o meu EE90-92.
                        A minha bomba de àgua estava a verter, como tal, comprei uma nova de origem para substituir a velha e para meu espanto, verifico que o ar que sai da sofagem é somente morno e não bastante quente como era antes de mudar a bomba.

Já verifiquei a torneira que controla a entrada de água quente no rádiador da sofagem e verifiquei também se o radiador não estava entupido, pois não estava.

Não sei como resolver o problema.

Comentar

eu tb acredito que há diferenças nos carburadores em termos de comsumo, porque eu tenho um aisan vv e nesse carro fazia medias de 9 a 10l/100km en quanto no aisan k (que tb eu tenho) faz uma media de 6 a 7l/100km dependendo de certos promenores. em relação aos discos na minha opinião só começaram a aparecer o ventilados apartir do ano 89. porque no meu outro ja não tinha e fiz uma alteração para as maxilas da corolla starvan do mesmo modelo. simplesmente tive que tira-las, cortar uma beira da chapa de protecção e apertar as maxilas da starvan.....

Comentar

caçote podes ver sempre o filtro da sofagem..... pode estar entupido. mas tb não sou um expert nessas coisas.

Comentar

Em processamento...
                            X