Aos utilizadores que estão registados e por qualquer motivo já não possuem o email aqui registado e gostariam de recuperar o login queiram pff contactar diretamente pelo "Contacte-nos" ao fundo da página.
Consultem também a caixa de lixo eletrónico (SPAM).
Agora estou realmente interessado na parte mecânica... :) Estás a optar pelos mesmos caminhos que eu queria ir com o meu MR2... i.e., árvore de cames, colectores...
De onde mandaste vir esse material? Podes dar uma ideia de valores?
Obrigado.
Parabéns pelo excelente trabalho! Se ainda não é o melhor AE86 nacional... está no bom caminho para lá chegar...
Duas cams 272º dão potências máximas na casa das 8800 rpm's. 264º na casa das 8300 rpm's. Esta graduação é o que se considera como limite para andar com a ECU e colector de admissão de origem.
Eu vou afinar as cams com as cam gears de modo a ter a potência máxima o mais em baixo possível, pois pra já ainda n tirei o corte. Talvez consiga meter isto entre as 7500 e 8000 rpm. Vou precisar de banco de ensaio pra isso. Essa gama de rotações que falas precisa de muitas alterações, e para já, não estou minimamente virado praí.
A história dos colectores 4-1 serem apenas para altas ainda está muito mal contada. Do que tenho lido e visto na net, há muitos relatos de malta que meteu colectores 4-1 e tanto ganhou altas como baixas.
Os valores do material são os que se vê por aí no ebay e lojas online.
As cams comprei ao B_I_T_O da TSStore (www.tsstore.com) e foram cerca de 620€. Os colectores comprei no ebay e ficaram em cerca de 250€ já com portes e alfandega.
O valor do carro está a ficar inestimável... já passei os 10.000€ à algum tempo.
Em relação aos colectores 4-1, PELO QUE LI, são realmente mais vocacionados para altas... O que não impede que se verifiquem ganhos em ambas as pontas quando comparados com os stocks...
Agora probabelmente, se fosse um 4-2-1, haveria ganhos mais significativos em médias e não tão significativos em altas.
Claro que isto é muito geral... cada caso é um caso...
Realmente para fazer 9-10k RPM, não basta fazer o motor respirar o suficiente para lá chegar... Já estamos a falar de investimentos sérios... Tipo vender rins e afins... :P
Para drift... as médias são importantes... para velocidade é só altas...
Como num 1.6 atmosférico ter boas médias é uma espécie de miragem... :P
O único caminho que sobra geralmente são altas como forma de tirar mais potência....
Para drift... as médias são importantes... para velocidade é só altas...
Como num 1.6 atmosférico ter boas médias é uma espécie de miragem... :P
O único caminho que sobra geralmente são altas como forma de tirar mais potência....
O motor 4A-GE é mt linear e tens bons regimes a várias rotações!! nao é só altas!! 8-)
Agora se quiseres aumentar consideravelmente o rendimento do motor, pouco consegues fazer no binário em médias... mas consegues aumentar a potência significativamente aumentando a rotação que o carro faz (empurrando a curva de binário para a frente)...:twisted:
O binário em atmosféricos está muito ligado à cilindrada... não há milagres... a gasolina rende o que rende... ;)
Comentar