Announcement

Collapse
No announcement yet.

[Recuperação] Projecto AE86 (muitas fotos)

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Re: [Recuperação] Projecto AE86 (muitas fotos)

Tá na garagem! :D

Comentar

• Re: [Recuperação] Projecto AE86 (muitas fotos)

isto sim deve dar gosto ver ao vivo..

Comentar

• Actualizando um pouco o tópico...

O carro já está a andar com a megasquirt e está em fase de mapeamento. E acho que vai passar muito tempo nesta fase, até que fique alguma coisa de jeito. Esta centralina não é do tipo de centralina que se compra na loja, monta-se no carro e arranca-se a fundo para curtir...

Não é mesmo.

A quantidade de parâmetros que têm que ser configurados para estar tudo ok ainda me parece infinita, pois muita coisa há que ainda não percebi.

Desde o cranking (dar à chave para o motor pegar) ao ralenti, há inúmeros "inputs" que tenho que testar até encontrar quais são os ideiais para o carro.

De momento ele pega com alguma dificuldade, mas já aguenta o ralenti relativamente bem (depois de 2 horas de volta dele, com o meu outro carro ao lado a trabalhar para dar encosto de bateria, porque entretanto a bateria do Toyota já foi à viola). As cames são bastante maiores que as anteriores, e o trablahar já não é tão certo. Concerteza que o peso do grupo cambota-volante-polie já não ajuda a manter um ralenti certinho e faz falta acelerá-lo um pouco. De momento está às 1000-1100.

Tentei começar o mapeamento de ignição e injecção com o setup do Gonçalo que tem cames semelhantes mas tem ITB's e apesar de ter conseguido meter a mistura correcta com o AutoTune do Megalogviewer, a ignição ainda está completamente fora. O motor detona bastante e ainda estou para saber se são os valores do ponto que estão muito fora ou se é a gasolina que precisa de ter mais octanas, se tenho irregularidades nas câmaras de combustão, se as velas não são adequadas, ou se simplesmente tenho compressão a mais.

Enfim, ainda tenho muitas horas de testes pela frente e só espero que os pistons não se queixem muito das detonações que vão sofrendo nesta fase...

Por agora e depois de ter falado com gon, vou experimentar começar com ponto a 20º às 2000 rpm subindo gradualmente até aos 25º às 5000 rpm e a partir daí fixo até ao corte.

Cumprimentos

Comentar

• No fim de semana passado já fiz mais alguns testes e mais alguns km. Depois de ter falado com o gon, alterei o mapa de ponto como referi no último post e as detonações praticamente desapareceram. O motor puxa bem e certinho até ao corte tendo apenas como problema um soluçar quando vai a arrancar com rotações abaixo das 2000 rpm.

O ralenti e o "cranking" ainda não estão regulados a 100% mas já pega e já aguenta o ralenti +/-. Só ainda não pega se estiver muito frio (abaixo de 10ºC).

Agora a dificuldade está em descobrir o ponto ideal para pegar a frio e afinar correctamente o acceleration wizard. De momento tenho o accel wizard a dosear o acelerador pelo sensor de MAP que apesar de não ser a melhor solução, é a mais automatizada.

Entretanto é ir fazendo quilómetros e data logging para optimizar o combustível e ir avançando o ponto até obter os melhores resultados...

Cumprimentos

Comentar

• Grande trabalho. Força ai, Pardal.

Comentar

• é um trabalho de paciência! Bom trabalho!

Comentar

• alto trabalhao!!!!muita paciencia mesmo!!!!continuacao de bom trabalho

Comentar

• brutal dedicação e ciência, que mestre ahah xD

Comentar

• so posso dizer..
                    parabens..
                    palavras pra que..
                    força
                    nao desistas

Comentar

• Hoje foi um dia de mais afinações. Chegou o guru (obrigado gon) e já se melhorou mais qualquer coisa. O mapa de ponto continua fixo, mas o mapa de injecção já ficou melhor e já devem morar mais alguns cavalos debaixo do capot. Seja como for, chegámos a uma conclusão provisória, mas com tendência a ser acertada: Continuo a ter compressão a mais e depois de mexer um pouco nas cames já se reduziu um pouco a detonação, aumentando o overlapping.

Mas para solucionar isto, tenho que optar por um de vários caminhos:
                      - Reduzir compressão por aumento da grossura da junta da cabeça.
                      - Trocar as cames por umas maiores, tipo 304 ou 320, mantendo um lift baixo para não ter que me aventurar em alterar as pastilhas e com esta alteração, uns ITB's já eram quase obrigatórios.
                      - Aumentar a octanagem da gasolina.

ou

Não fazer nada. Medir a potência no banco de ensaio, fazer um track day e ver se os valores e tempos me agradam...

Para já o banco de potência serve só para ver a potência máxima, porque o mapa de ignição ainda tem muito para evoluir sem ser em WOT (wide open throttle - pata a fundo). Se a potência andar nos 160 cv, talvez me dê por contente durante uns tempos. Caso contrário... tenho que ver se ganho o euromilhões para meter uns ITB's e trocar as cames.

Entretanto dentro de um mês já devo ter mais novidades!

Cumprimentos

Comentar

• excelente, 160hp já é muita fruta, mas com umas brutas itbs isso mandava um ronco...mesmo divino ;), keep us updated eheh

Cumps

Comentar

• Fantástico

Se me sair o Euro-Milhoes vendes-me o carro hehe

Ao olha para o teu carro lembro do Levin do Takumi da Serie Initial D :D

Abraço

Comentar

• desculpa la a minha ignorancia mas o k sao ITBs???
                            vamos la ver se aprendo algo co mestre ne!!!lol
                            fora de brincadeira gostava k me explicasses, ou alguem entendido na materia

Comentar

• Individual Throttle Body

ou seja,

Comentar

• ITBs são corpos de admissão independentes, ou seja aquelas cornetas que vês na fot oque o balkaum colocou, cada corneta é uma entrada de ar da admição independente(para cada cilindro se não estou em erro em relaão a esta parte dos cilindros uhuh)
                                Motores com ITB's além de terem ganhos em performance ficam a mandar uma voz brutal :moto

Comentar

Em processamento...
                                X