Announcement

Collapse
No announcement yet.

[Recuperação] Corolla AE92 GTI '87

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• [Recuperação] Corolla AE92 GTI '87

Boas.

Este tópico vai servir para acompanhar a recuperação de mais um GTI, o carro é de 87, tem 208mil Km e foi comprado pelo meu irmão hoje.... Claro, eu e o meu pai somos "maluquinhos" (já explico porquê) por este modelo e o carro passou logo a projecto familiar.
    A nossa unidade está bastante boa de chapa, muito melhor do que eu esperava para 22 (quase 23) anos. Os interiores também não estão maus, à primeira vista só encontrei um plástico partido (que envolve a coluna de direcção) e o forro do banco do condutor ligeiramente descosido. A mecânica após o primeiro test drive não pareceu má. Tem a direcção desalinhada, precisa de 2 pneus novos à frente para poder andar com alguma segurança, 4 pastilhas e velas porque o achamos um pouco "morto"... À primeira vista não encontrámos fugas, de óleo ou líquido refrigerante, a embraiagem funciona bem, a caixa não tem demasiada folga e a direcção também não. A nível de motor só com uma análise mais detalhada vai ser possível perceber se tem algum problema a precisar de reparação. Depois vai ser para ir vendo aos pouco o que é preciso trocar para por o carro como novo.

Não ponho já fotos porque as únicas que tenho são as do stand, mas daqui a 8 dias, quando o carro já estiver no nosso nome e o formos buscar prometo deixar aqui umas fotos.

Entretanto, peço a todos vós, que conheçam o modelo em questão para irem deixando aqui dicas sobre aspectos que devo ter em atenção, cuidados extra com este ou aquele componente, sugestões para substituir aqueles que mencionei em cima, etc... Toda a ajuda será benvinda!

PS: A razão pela qual nós somos "maluquinhos" pelo carro é porque em tempos tivemos um cá em casa, durou cerca de 13 anos nas nossas mãos e 150mil Km, e quando foi deixou muita muita saudade... É por isso com algum sentimento que voltamos a ter um brinquedo destes e o desejo de o estimar como ele merece é grande. Pode demorar mas é para ser bem feito! :)

Bem, já chega de conversa, vou ficar à espera dessas sugestões e prometo ir actualizando este fórum sempre que possível.

Obrigado a todos e cumprimentos.

bem-vindo.

Boa sorte co restauro, tambem tou a arranjar o meu! parece que pegou moda, daqui a nada tão como os ae86's a custarem 5mil€ lol.

Poe.te a defesa com as capas de bielas, ouvi dizer que eh problema cronico nestes motores quando chegam a esses km's, ja ando a ver se trato disso no meu.

Comentar

Boas sorte com esse projecto ;) quero ver isso a evoluir!

Por acaso e verdade smartss, parece que virou moda mesmo, aqui em coimbra ja apareceram mais dois..

Outro problema cronico é mesmo a embraiagem deixar de vedar e começar te a escorrer oleo para cima do pedal... ja me aconteceu por isso ve se isso esta em condiçoes ;) e se quiseres mais informaçoes sobre isto da embraiagem podes sempre ver o que o pessoal falou no meu topico.

Abraço

Comentar

Bem, é só para dizer que o GT-i já cá está em casa. Ainda não deu nem pra fotos nem pra grande coisa mas já cá está. Mal possa deixo aqui novidades.

Comentar

Isso não se faz...começas um tópico a falar de algo que chama toda a atenção e quando esperamos ver fotos tu ñ as dás!! :taco! :lol
          aiai...ve-la se te despachas com isso!

(Já agora boa sorte com isso! :lol )

Comentar

Pronto, aqui vai a 1ª foto:

Manual Haynes para os Corollas de 87 a 92, incluindo o Gt-i. Chegou hoje.

Comentar

Boa sorte para o restauro.... não te esqueças das fotos....
              O meu GT-i foi restaurado no motor a pouco tempo... por tanto já não deve ter esses problemas que dizem tão cedo... espero eu...

Comentar

O carro está na garagem, mas ando cá com uma preguiça.... LOL! Ainda são 4 pisos até lá abaixo.

Comentar

Bem, ontem tive de dar uma volta "forçada" com o carro e depois de o arrumar na garagem lá tirei a primeira foto... Não é de muita qualidade porque há pouca luz e foi com o telem, mas aqui vai:

Cumps.

Comentar

Antes de mais parabéns pela maquina e boa sorte para o restauro…
                    Em relação aos problemas e tirando aqueles já mencionados, da uma vista de olhos no tvis, quando o tvis fica com folga o pessoal tem a mania de desengatar um tubo de vaco que faz o fecho ou a abertura das borboletas. Resultado ficam sempre abertas e perdes em baixas e nos consumos exagerados…

Outro problema e no distribuidor que começam a ter uma pequena humidade de óleo à sua volta…

No meu caso a parte pior são os travões, o meu carro quando tens que fazer uma travagem mais a fundo tem a mania de me pregar cada cagaço, a distribuição de travagem não esta a ser bem feita então tenho uma roda de trás a bloquear mais cedo. Em tempo de chuva já apanhei bons sustos a custa desta situação, um deles foi tão grande que fiquei com as pernas a tremelicar, queria carregar na embraiagem para meter 1º nem conseguia…

Fora isto é meter gasolina e devorar rotaçoes...

cumps

Comentar

grande maquina...ja vão sendo raros...estima bastante bem esse animal...iss deve dar ca um gozo a conduzir...só uma duvida...que consumos fazem esses popos?
                      abraço

Comentar

Grande máquina e com o famoso 4A-GE.
                        Se necessitares de alguma dica em relação ao motor apita, refiz o meu a muito pouco tempo.

Abraço

Comentar

Hoje olhei para a mecânica pela primeira vez com atenção... Encontrei um fole de cardan roto (na roda esquerda), os travões que pareciam em mau estado estão cada vez melhores (era só ferrugem nos discos de ter estado algum tempo parado), e o escape cheira um bocado a gasolina, por isso desconfio que há qualquer desajuste na injecção/ignição. Esta semana, ou na próxima, o carro vai fazer uma revisão grande, trocar os óleos, verificar a questão da injecção/ignição e alinhar a direcção e suspensão (à frente e atrás).

Depois logo se vê o que mais haverá a fazer.

Cumps.

---------- Mensagem adicionada em 02:46 AM ---------- Mensagem anterior em 02:42 AM ----------

Ainda não se fizeram km suficientes para tirar médias....

---------- Mensagem adicionada em 02:46 AM ---------- Mensagem anterior em 02:46 AM ----------

Em relação ao cheiro a gasolina, tens dicas?

Comentar

Começa por mudar as velas pois podem não estar nas melhores condições e não fazem bem a queima.

A partir dai pode ser muita coisa; válvula de regulação do relanti a frio (em quente faz relanti mais baixo?), injectores, centralina, etc.

Comentar

Originally posted by jae86 View Post
                              Começa por mudar as velas pois podem não estar nas melhores condições e não fazem bem a queima.

A partir dai pode ser muita coisa; válvula de regulação do relanti a frio (em quente faz relanti mais baixo?), injectores, centralina, etc.
                              Pois, eu quis ver as velas, mas a chave que eu tenho é curta demais... As velas são muito finas (15 ou 16, agora não me lembro) e pra essa medida a minha chave é curta. Por isso vai ser tratado na revisão.

Em relação ralenti ele desce como é suposto, injectores e centralina não tenho meios para verificar o funcionamento.

Comentar

Em processamento...
                              X