Announcement

Collapse
No announcement yet.

Auris Híbrido - Que acham da máquina?

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Originally posted by AMPO View Post
    Ok Telmo, vi que tens um grande conhecimento sobre o HSD, mas estás a esquecer de um (grande) pormenor que eu vou voltar a frisar: Em Portugal, com os preços actuais dos combustíveis, os híbridos actuais não são mais económicos do que os diesel equivalentes. E para a malta que conta o tostões todos os meses prefere o que seja mais barato.
    Repara, eu não sou contra os híbridos nem a favor dos diesel, sou a favor do menos dispendioso. É obvio que as marcas apostem mais nos diesel, porque a procura é que o exige.
    Se o actual cenário dos combustíveis se alterasse (à semelhança do que acontece na Suiça por ex.), não tenho dúvidas que dava um chuto no meu d4d para comprar um híbrido a gasolina que é bem mais económico do que um convencional equivalente. Ou de um eléctrico, se houvesse... Ou seja, andava sempre atrás do mais económico.
    Sobre o Volt/Ampera, imagina que fazes 55km diários casa-trabalho-casa, sempre 100% eléctrico, ou seja, uma utilização anual de 80% eléctrico e 20% extendida para voltas maiores, e não achas que não têm futuro?
    Como o Telmo salientou, e estou de acordo com ele mesmo tendo eu um diesel, o poupar não está só e apenas na mangueira da bomba de combustível....há muito mais do que isso.

Imagina-te daqui a uns quantos anos, andares a pé pelas ruas de um grande centro urbano, onde não ouves o trabalhar de um motor de um autocarro/camião.........seria algo de maravilhoso :fixe

Comentar

Originally posted by wysiwygyaris View Post
      O sistema da GM é completamente diferente. O carro é um electrico puro. Não fui procurar agora essa informação, mas tem uma autonomia jeitosa só do armazenamento de energia plug-in (nesse caso bem mais que os 20Km dos 550 prototipos plug in do Prius que andam pelo mundo fora - incluindo portugal) e o motor de combustão é uma unidade de baixa cilindrada, que funciona apenas como gerador e sempre com funcionamento a baixa rotação para redução de consumo ao máximo. A funcionar apenas com gerador, o consumo anda à volta do 1.5l/100Km, isso já é público. Mas tem a vantagem de ser plug-in.
      Não vejo nada mal este sistema. Os electricos têm disponibilidade de binário imediata, pelo que lento nunca será e não fará falta o motor de combustão para ajudar. Por outro lado, evita a gestão de que motor deve funcionar pois usa só um para tracção. Ideias novas acho que só se agradecem. No final de contas, as várias experiências é que irão definir o que, no futuro, é mais válido. O grupo PSA também está prestes a introduzir um hibrido diesel...
      Não acredito que alguém alinhe nesse valor de 1,5litros aos cem! :O
      Se assim era, mais valia fazer o Volt sem baterias e passar a ser o líder e ESMAGAR o Prius!

Meus caros, façam as contas comigo.

(1) - Trajecto eléctrico - 60km
      (2) - Trajecto com "charge sustain" - 40km
      total = consumo (2) * 0,4 = 1,5litros/cem

Neste cenário os 1,5 são possíveis, desde que gaste cerca de 4litros aos cem, mas TEM SEMPRE de fazer os 100km partindo de 60km eléctricos!

Agora dizerem que fazem 1,5 sempre nos restantes 500km é mau demais, como também é mau engolirmos isso. Eu até rotulo isso de desonestidade técnica. Então em 13 anos de híbridos a Toyota não conseguiu fazer nem o dobro disso, e vinham agora os iluminados da GM descobrir a pólvora...Hmmmmmmm

Atenção à questão dos motores eléctricos: com esta configuração, TODA a potência tem de passar por eles, enquanto que no Prius Plug-in é dividida entre o térmico e o eléctrico (só tem 80cv).

E quanto às experiências, venham elas, o planeta precisa, mas não deixo de afirmar o mais óbvio: a Toyota não experimentou muito, fez foi muita modelação e raciocínio sobre o tema antes de passar à prática! O Prius teve somente 10 protótipos para testes internos aos componentes inéditos na indústria automóvel, e foi fabricado com sucesso menos de 36meses desde o papel em branco.

Comentar

Atenção, o Telmo tem razão e eu também já o escrevi: O Volt/Ampera gasta ~1,5l pra fazer os 40km de extenção para perfazer os 100km que já incluem os 60km em modo eléctrico. Por isso usando o "extensor" gasta cerca de 4l/100 (em números redondos). O "peso morto" do motor térmico já está incluído nas contas.
        E Comandante, também eu gostaria do silêncio e principalmente de ver extinto o fumo dos escapes. Era fantástico, mas as projecções mais optimistas que eu já li foram ditas pela Renault que em 2020 contam vender 20% de carros eléctricos. O pior é que nessa data ainda vão andar muitas "latas" a fazer fumo e sem os incentivos para o abate, creio que esse sonho já não será para os nossos dias...

Mas voltando ao tema do post, Já viram o anúncio televisivo do Auris HSD português e do espanhol que dá no Discovery Channel?
        Last edited by AMPO; 11-10-2010, 14:23 PM.

Comentar

Depois disto tudo só me resta dar os parabéns a esta comunidade fantástica que discute estes temas com afinco e interesse altruísta, muito em particular o Telmo que me dá uma lição sobre estas tecnologias de cada vez que nos responde.

Comentar

dando para funcionar 60km em modo electrico e sendo plugin, já haverá muita gente, que é capaz de só atestar o deposito do ampera, quando vai de férias :D

Comentar

Originally posted by Apoxyomenos View Post
              Depois disto tudo só me resta dar os parabéns a esta comunidade fantástica que discute estes temas com afinco e interesse altruísta, muito em particular o Telmo que me dá uma lição sobre estas tecnologias de cada vez que nos responde.
              Um fórum pretende-se assim. Só entendo que os utilizadores participem se houver interesse na discussão e que cada um partilhe a informação que conhece. ;)

---------- Mensagem adicionada em 02:55 PM ---------- Mensagem anterior em 02:52 PM ----------

Originally posted by CorreiaRS View Post
              dando para funcionar 60km em modo electrico e sendo plugin, já haverá muita gente, que é capaz de só atestar o deposito do ampera, quando vai de férias :D
              Para isso mais vale ter um eléctrico e alugar um térmico para férias. Carregar o motor o resto do ano é mal empregue!

Comentar

Agora noutra perspectiva: Se o Ampera custar 40000€, são + 10000€ do que o Auris HSD que dá para mais de 140000Km de gasolina. Ou mais de 165000Km para um diesel se custasse os mesmos 30000€ e que ambos gastassem 5l/100.
                São muitas contas...

Comentar

Originally posted by telmo.salgado View Post
                  O modo eco funciona sempre bem, em todas as situações. Ainda por cima, reduz o consumo do AC eléctrico, permitindo ir mais económico.
                  Apenas a sensibilidade do pedal muda. Eco -> Normal -> Power, todos dão os 100% se carregarmos a fundo.
                  Sim, ele dá sempre os 100%, a minha questão é que em eco numa estrada rápida os consumos são mais elevados que em normal. Pode ser por exemplo por o pedal ter uma zona intermédia muito curta e quando puxo mais um bocado passar directo pra uma maior potência. Ou então sou mesmo eu que dou um mau uso :)

Comentar

Originally posted by the_chef View Post
                    Sim, ele dá sempre os 100%, a minha questão é que em eco numa estrada rápida os consumos são mais elevados que em normal. Pode ser por exemplo por o pedal ter uma zona intermédia muito curta e quando puxo mais um bocado passar directo pra uma maior potência. Ou então sou mesmo eu que dou um mau uso :)
                    Efectivamente o modo eco pode levar a que se perca sensibilidade em maiores cargas...
                    Felizmente há outros modos!! :)

Não sabia é que isso se reflectia no consumo de forma notória...De qualquer maneira, dá tempo ao tempo e chegarás a consumos verdadeiramente espantosos, seja em que modo for.

---------- Mensagem adicionada em 10:56 PM ---------- Mensagem anterior em 10:52 PM ----------

Ainda o tema AER vs Prius PHV...

O quadro do uso em depletion e sustain diz tudo: "quando necessário" implica um correcto uso que o carro escolhe. E nisto de fontes de energia tem de ser bem estudado. Agora no Volt ter energia mecânica, transformá-la em electricidade e depois voltar a transformar em energia mecânica, é um absurdo.

Comentar

Olá a todos, este é o meu primeiro post.
                      Gostaria que ouvir a experiência de quem já comprou um Auris HSD, não me refiro à experiência de condução, mas sim ao processo de compra e, se possível, com valores.
                      Recebi uma primeira proposta e fiquei desiludido com o valor do "desconto" oferecido.
                      A minha ideia é comprar um Auris HSD + Jantes 17" + Pack Techno + abate de viatura com mais de 15 anos.
                      Posso dizer que o desconto oferecido ficou abaixo dos 500€, é normal?! Pergunto isto porque em tempos (+ de 6 meses) passei pela critoën e os descontos eram sempre acima de 1.000€ (para viaturas de valor idêntico).
                      Agradeço a vossa contribuição.
                      Li também que existe um "manual" com técnicas de condução (para o Prius), podem deixar aqui o link para esse post?

Comentar

A Toyota realmente não faz grandes descontos e não dá mais pelo abate do carro do que aquilo que está estipulado na lei...

Comentar

Originally posted by AlexandreAbreu View Post
                          Olá a todos, este é o meu primeiro post.
                          Gostaria que ouvir a experiência de quem já comprou um Auris HSD, não me refiro à experiência de condução, mas sim ao processo de compra e, se possível, com valores.
                          Recebi uma primeira proposta e fiquei desiludido com o valor do "desconto" oferecido.
                          A minha ideia é comprar um Auris HSD + Jantes 17" + Pack Techno + abate de viatura com mais de 15 anos.
                          Posso dizer que o desconto oferecido ficou abaixo dos 500€, é normal?! Pergunto isto porque em tempos (+ de 6 meses) passei pela critoën e os descontos eram sempre acima de 1.000€ (para viaturas de valor idêntico).
                          Agradeço a vossa contribuição.
                          Li também que existe um "manual" com técnicas de condução (para o Prius), podem deixar aqui o link para esse post?
                          Ah e tal, 1º vou ali fazer a minha apresentação e depois venho aqui colocar perguntas para que me possam ajudar.........

Comentar

E esta hein...

Infelizmente hoje em dia os preços anunciados são inflacionados nos conceccionários.

Também estava interessado num Auris HSD + Jantes 17 + Pack Techno mas os quase 29 mil euros, sim 29 mil euros pedidos quebram qualquer um.

Quando entramos na conversa do desconto;
                            "Epá já lhe estou a oferecer mil euros".
                            - Oferecer mil euros?
                            "Sim os estofos em pele e alcantara são oferta"
                            - Oferta desde quando, em toda a europa os estofos em pele e alcantara são de serie no Auirs HSD superior"
                            "A sério? Pois é aquilo que tenho aqui."
                            - Pois bem, não quero os estofos em pele e alcantara.

Ai a porca torceu o rabo, depois de o vendedor ter telefonado, vereficou que o Auris com o pack Techno vem com os estofos em pele e alcantara, ou seja quem encomenda o pack techno tem de levar com os estofos de pele e alcantara.

Afinal a oferta dos estofos em pele e alcantara é engodo para não mexerem um cêntimo no preço.
                            E esta hein...

Comentar

Originally posted by Comandante View Post
                              Ah e tal, 1º vou ali fazer a minha apresentação e depois venho aqui colocar perguntas para que me possam ajudar.........
                              Olá Comandante, não percebi o seu comentário, pode explicar o que pretendia dizer.

Comentar

Originally posted by AlexandreAbreu View Post
                                Olá Comandante, não percebi o seu comentário, pode explicar o que pretendia dizer.
                                ok eu explico melhor então :lol Quando falas com alguém que não conheces, 1º apresentas-te a essa pessoa. O fórum é um pouco assim também. Como deves calcutar, a gente que cá está não te conhece de lado nenhum e não sabemos nada sobre ti, pelo que uma apresentação antes de começar a fazer posts pelo fórum, é sempre bem vinda :fixe

Existe uma secção própria para tal.

Comentar

Em processamento...
                                X