Announcement

Collapse
No announcement yet.

Auris Híbrido - Que acham da máquina?

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

Originally posted by Comandante View Post
    Tenho uma vez mais a vangloriar o Telmo Salgado pelos seus posts, tanto aqui como no fórum priuspt. És sem dúvida um poço de sabedoria no que respeita a esta "matéria" :fixe

Não é bem assim Azuky...A marca anuncia 3.8L/100km para este modelo, já com a bela da jante de 17''. E pelo que vejo são consumos reais e não optimistas.
    Existe já um membro registado nó fórum priuspt, fórum esse que eu espreito de vez em quando, e esse user abriu um DB já com o Auris híbrido. Isto para dizer que ele já colocou lá uma imagem em que o Auris fez média de 3.6L/100 km, e segundo percebi, numa utilização classificada como normal, e não de andar a "pastar" na estrada.

Agora, se compensa face aos demais automóveis com as demais motorizações? Mesmo com a gasolina ao preço a que está, sim, sem dúvida que compensa. Como referiste também, esta tecnologia ainda tem muito para desenvolver, e acho que tem bastante espaço para isso...mas temos de começar por algum lado. :fixe
    Tenho um e os consumos em uso normal estão-me a ficar em cerca de 5.4L7100km
    Nota que uso normal para mim inclui um percurso pouco amigo do ambiente, com subidas acentuadas na A41 e uma entrada em auto estrada directamente para uma dessas subidas.

Em estrada nacional, o melhor que fiz foi 2.3L/100km num percurso de cerca de 10km.

Em percursos em auto-estrada plana consigo ficar um pouco abaixo dos 5L/100km.

Estou a falar de um carro que apenas hoje atingiu os 1000km, por isso penso que ainda há margem para melhorar.

Comentar

Originally posted by the_chef View Post
      (...)
      Estou a falar de um carro que apenas hoje atingiu os 1000km, por isso penso que ainda há margem para melhorar.
      Sim, se apenas com esses kms já consegues obter esses resultados, com o rolar acredita que ainda vai descer mais...há ainda o facto de que ainda te estás a habituar ao carro e ao seu modo de condução. Pesquisa um pouco no fórum prius.pt conselhos e dicas para conseguires tirar o máximo partido e proveito da tecnoligia híbrida, e verás que esses valores de consumos vão descer muito mais :fixe

---------- Mensagem adicionada em 11:36 AM ---------- Mensagem anterior em 11:28 AM ----------

Caso alguém da moderação leia este post, eu propunha que fosse criado um único tópico, contemplando este e os seguintes
      http://www.toyotistas.com/forum/noti...-portugal.html

http://www.toyotistas.com/forum/noti...s-hibrido.html

para que a informação sobre este assunto não andasse tão dispersada. :fixe

Comentar

Obridado pela dica, vou dar uma olhada.

Ainda ando em experimentações com o carro.

Apercebi-me recentemente que os modos teoricamente económicos podem-se revelar muito pouco económicos quando mal usados.
        O modo eco fora de cidade é uma desgraça a nível de consumos, penso que equivale a acelerar com baixas rotações!
        O próprio modo EV dá uma economia imediata mas a longo prazo aumenta os consumos! Acabo por ficar com a bateria vazia e por isso sem motor eléctrico para dar uma ajuda quando preciso de puxar mais pelo carro.

Comentar

Apercebi-me recentemente que os modos teoricamente económicos podem-se revelar muito pouco económicos quando mal usados.
          O modo eco fora de cidade é uma desgraça a nível de consumos, penso que equivale a acelerar com baixas rotações!
          O próprio modo EV dá uma economia imediata mas a longo prazo aumenta os consumos! Acabo por ficar com a bateria vazia e por isso sem motor eléctrico para dar uma ajuda quando preciso de puxar mais pelo carro.
          Para além da pesquisa no prius.pt, podes das uma vista de olhos pelos 2 tópicos que referi em cima. O Telmo Salgado tem muito bem explicado o uso de cada um dos modos de condução, nem como os benefícios de cada um :fixe

Comentar

hybridos o novo turbo a gasolina... lol

agora a serio, eu acho que os hybridos vieram para ficar e a toyota foi pioneira nesse aspecto, mas penso que as outras marcas mais priveligiadas tambem tem acesso o que foi as vendas destes modelos e que as europeias vao já atras e talvez vão fazer estragos á toyota como por exemplo mercedes e bmw e já vi numa revista qualquer que a iveco ja fez uma carrinha diesel hibrida por isso é uma questão de tempo de haver concorrencia a toyota começe a pensar de nova formas porque se nao é ultrapassada
            Last edited by CrasyE12; 09-10-2010, 16:58 PM.

Comentar

E não nos podemos esquecer de outro conceito de híbrido: o Opel Ampera / Chevrolet Volt.
              Para mim a filosofia deste projecto é a mais acertada, porque para a maioria das pessoas que tem empregos a menos de 30km de casa, podem usufruir do modo 100% eléctrico. Para viagens maiores entra o gerador em funcionamento que gasta cerca de 4l/100 durante 500Km.
              Já fiz as minhas contas, se o preço for competitivo, daqui a 2 anitos quem sabe...
              Last edited by AMPO; 10-10-2010, 09:58 AM.

Comentar

Originally posted by AMPO View Post
                E não nos podemos esquecer de outro conceito de híbrido: o Opel Ampera / Chevrolet Volt.
                Para mim a filosofia deste projecto é a mais acertada, porque para a maioria das pessoas que tem empregos a menos de 30km de casa, podem usufruir do modo 100% eléctrico. Para viagens maiores entra o gerador em funcionamento que gasta cerca de 4l/100 durante 500Km.
                Já fiz as minhas contas, se o preço for competitivo, daqui a 2 anitos quem sabe...
                Plenamente de acordo...
                A Toyota tem mesmo de rever/ desenvolver mais este conceito de hibrido, se quer continuar na frente...

Comentar

acredito que com o know-how que a Toyota já tem nos hibridos, dentro de algum tempo consiga colocar no mercado carros desse conceito, bastante mais apelativo do que os actuais.

Comentar

Além das baterias,
                    - Cx. automática específica (2 ou 3x + cara de que uma manual),
                    - Todos os componentes eléctricos e electrónicos inerentes à motricidade e não só (Conversores, Rectificadores, Centralinas, etc.),
                    - etc, etc.

E ainda tens outro problema talvez mais grave: Na retoma, o teu híbrido vale muito menos do que um convencional. Sabes porquê? Por que "ninguém" o compra, ou seja, os stands (mesmo a Toyota), desvalorizam-te devido à pouca aceitação no mercado português e pela desculpa das baterias já terem muitos anos e são muito caras!

E vens falar de turbos. O que há mais é turbos: Novos, usados, concorrência, reparados, etc...

5l/100 com 130cv? Pois, põe aí as médias acima dos 140km/h. Não convém...
                    So se for em portugal... em França os Prius da geraçao anterior usados sao caros q.b.

Comentar

Além das baterias,
                      - Cx. automática específica (2 ou 3x + cara de que uma manual),
                      - Todos os componentes eléctricos e electrónicos inerentes à motricidade e não só (Conversores, Rectificadores, Centralinas, etc.),
                      - etc, etc.

E ainda tens outro problema talvez mais grave: Na retoma, o teu híbrido vale muito menos do que um convencional. Sabes porquê? Por que "ninguém" o compra, ou seja, os stands (mesmo a Toyota), desvalorizam-te devido à pouca aceitação no mercado português e pela desculpa das baterias já terem muitos anos e são muito caras!

E vens falar de turbos. O que há mais é turbos: Novos, usados, concorrência, reparados, etc...

5l/100 com 130cv? Pois, põe aí as médias acima dos 140km/h. Não convém...
                      Calma com os mitos...Talvez estejas a precipitar os teus pressupostos.

A "caixa automática" que referes tem lá dentro dois motores eléctricos síncronos trifásicos de íman permanente, e um conjunto de engrenagens fixas (mecanismo epicicloidal). Não tem selecção de velocidades, nem outras peças móveis que não sejam as ditas engrenagens. Em abono da verdade mecânica, trabalham de forma mais simples que qualquer caixa manual! E talvez não esteja errado em dizer que durará o mesmo tempo que um simples diferencial e seguramente muito mais que uma manual. A Toyota baptizou-a de E-CVT.

A electrónica é um campo distinto da mecânica, e não está sujeita a desgaste. A sua taxa de avarias e tendência de falha é quase sempre dependente de defeitos de fabrico, e solicitações exteriores. O mecânico/rotativo é sujeito a desgaste, e certamente falhará um dia ou terá funcionamento degradado...Pelo contrário, um componente electrónico/eléctrico pode efectivamente falhar, mas a probabilidade de falhar no momento zero ou no fim da garantia ou fora é sempre a mesma, ou pode até nunca falhar....Ainda por cima, a solicitação exterior mais perigosa, a temperatura, é rigorosamente controlada. Mais, os componentes que referes são testados ao limite, e são feitos em "casa". Aliás, todo o Prius, à excepção da bateria que é da Panasonic EV, é Toyota. A concorrência está a ver isto por um canudo, como se pode imaginar.

A bateria NimH não tem ainda uma degradação estudada, e poucos foram os casos de avarias na mesma. Se por acaso se for degradando a capacidade, o consumo pode subir, mas jamais o carro parará. Já foi dito noutro tópico que basta ligar a uma ficha para se fazer um diagnóstico exacto deste componente.
                      Nota engraçada: a capacidade total da bateria é equivalente a 500 pilhas de 1,2v com 2450mAh. A 2eur cada uma, qualquer um de nós poderia com 1000eur montar uma bateria semelhante. Ninguém o vai fazer, obviamente, pois não faltam baterias de Prius em mercado de sucata/perdas totais, basta ir ao ebay. Obs. Já foram vendidos 2 milhões de Prius.

O tais motores de ímanes permanentes são o cúmulo da fiabilidade conhecida, tal como a maioria dos motores eléctricos, pois não têm escovas. As avarias seriam um caso muito badalado, pois afectariam toda uma indústria que está apoiada nisso mesmo, basta ver a quantidade de motores que fazem parte das nossas vidas sem que alguma vez tivéssemos pensado que pudessem avariar. Metropolitano, TGV e Shinansen, etc.

Vejamos uma tabela D4D - HSD, i.e., com função semelhante desempenhada no híbrido:

[ D4D ----> HSD ]

embraiagem ----> E-CVT
                      motor de arranque ----> E-CVT
                      EGR ----> EGR fria e sem resíduos carbonosos
                      alternador ----> E-CVT
                      travões ----> travões aliviados pela E-CVT
                      Caixa de velocidades ----> E-CVT
                      bomba de água ----> bomba de água eléctrica (permite controlo de rotação)
                      turbo ------>
                      Correias ----->
                      filtro partículas ----->

Isto explica a simplicidade do HSD face às propostas diesel actuais, tal a redução de peças que o híbrido oferece. E também explica o Prius ser dos automóveis mais fiáveis do mercado.

Perante isto, não vejo razão para achar que outros pensaram mais que eu. O que eu acho é que há ainda muita desinformação e demasiada obcessão pelo diesel.
                      Cada vez mais tenho a certeza que um diesel na minha garagem me levaria mais euros no fim das contas para os anos que o penso ter (15?). Para mim o gasto na bomba não é tudo.
                      E quanto aos 130cv, e 5 litros, não percebo a questão. Conheces algum veículo que não gaste quando solicitado? A 140km/h o Prius gastará 6 - 6,5litros. É mau? Pois talvez não seja, já que em 12mil km feitos tenho média de 4.89, e com muito uso em estrada/AE com família a bordo e AC. O equivalente na bomba seria 5.72 de diesel, uma bela tarefa a atingir, caro AMPO, ou não achas?

---------- Mensagem adicionada em 11:15 PM ---------- Mensagem anterior em 11:06 PM ----------

Discordo totalmente.
                      O Volt é um mau projecto, porque assume o tal conceito do extensor de autonomia. O rendimento em carga via motor é muito baixo.
                      No papel, das contas que conheço, o motor térmico é um estorvo (peso) para quem faça só os 30km para cada lado e quando passa a gerador fá-lo com consumo elevado na hora de estender autonomia, pois não está ligado às rodas directamente.
                      Façam as apostas, mas eu estou mais inclinado a que todos fiquem surpreendidos pela negativa! A GM tem andado a esconder o consumo dele, o que revela o incómodo na fase "charge sustain".
                      Eu não vou lamentar muito o desastre que se vai dar. A Toyota sempre exibiu os resultados dos seus estudos, e já cá anda há 13 anos a liderar o "sector": não verificar o que a Toyota fez é arrogância à "americana".

---------- Mensagem adicionada em 11:17 PM ---------- Mensagem anterior em 11:15 PM ----------

Originally posted by CrasyE12 View Post
                      hybridos o novo turbo a gasolina... lol

agora a serio, eu acho que os hybridos vieram para ficar e a toyota foi pioneira nesse aspecto, mas penso que as outras marcas mais priveligiadas tambem tem acesso o que foi as vendas destes modelos e que as europeias vao já atras e talvez vão fazer estragos á toyota como por exemplo mercedes e bmw e já vi numa revista qualquer que a iveco ja fez uma carrinha diesel hibrida por isso é uma questão de tempo de haver concorrencia a toyota começe a pensar de nova formas porque se nao é ultrapassada
                      Existe a Dyna híbrida no Japão, a diesel. Agora fazer isso num ligeiro é outra loiça. Na minha opinião oxalá se mantenha fiel à gasolina.

---------- Mensagem adicionada em 11:18 PM ---------- Mensagem anterior em 11:17 PM ----------

Originally posted by Apoxyomenos View Post
                      Plenamente de acordo...
                      A Toyota tem mesmo de rever/ desenvolver mais este conceito de hibrido, se quer continuar na frente...
                      É só ler. A Toyota já estudou o suficiente para o preterir. E é fácil perceber o porquê.

---------- Mensagem adicionada em 11:19 PM ---------- Mensagem anterior em 11:18 PM ----------

Originally posted by EE90 View Post
                      acredito que com o know-how que a Toyota já tem nos hibridos, dentro de algum tempo consiga colocar no mercado carros desse conceito, bastante mais apelativo do que os actuais.
                      Ler atrás. Apelativos em que sentido? Ainda não há plug-ins no mercado e o único que conheço é o Prius Plug-in que já vi circular (i.e., funciona!) e que só estará disponível em 2012/13.

---------- Mensagem adicionada em 11:22 PM ---------- Mensagem anterior em 11:19 PM ----------

O modo eco funciona sempre bem, em todas as situações. Ainda por cima, reduz o consumo do AC eléctrico, permitindo ir mais económico.
                      Apenas a sensibilidade do pedal muda. Eco -> Normal -> Power, todos dão os 100% se carregarmos a fundo.

Comentar

Boas,

Concordo com a maioria daquilo que o EE90 relatou,
                        Eu tambem conduzi o Auris Hibrido na semana pasada, achei o carro agradável de conduzir, quase silencioso, bom consumo e com uma boa capacidade de resposta, o pedal do travão requer alguma habituação, na primeira tavagem que fiz, quase saltava o almoço cá para fora.
                        O carro está muito bem conseguido, concordo com a maioria dos relatos positivos que por aqui passaram.
                        De negativo tenho a apontar a unidade ensaiada tinha barulhos parasitas na consola central e na parte traseira que em pisos mais degradados davam de si, maus acabamentos, bancos curtos e com fraco apoio lateral, autonomia limitadíssima em modo eléctrico, mala pequena, não têm vidros escurecidos e o preço é aquele que se destaca mais. A unidade ensaiada com GPS custa 30 mil euros.
                        Quanto ao atendimento foi mau, não por culpa do vendedor que coitado estava sozinho a atender três clientes ao mesmo tempo e aviava cartuxo como podia.
                        Também não gostei das limitações impostas, apenas uma viatura em exposição (Topo de gama com GPS em branco) e duas viaturas de teste (Topo de gama com GPS em branco).
                        Gostava de experimentar o Auris Híbrido com as jantes económicas e de ver outras cores e equipamentos.

Para finalizar gostei do Auris Hibrido mas é muito caro, prefiro enterrar o meu rico dinheirinho noutras coisas, daqui a uns dois anos talvez importe um usado, comprar um Toyota híbrido em Portugal é caríssimo.

Comentar

Ok Telmo, vi que tens um grande conhecimento sobre o HSD, mas estás a esquecer de um (grande) pormenor que eu vou voltar a frisar: Em Portugal, com os preços actuais dos combustíveis, os híbridos actuais não são mais económicos do que os diesel equivalentes. E para a malta que conta o tostões todos os meses prefere o que seja mais barato.
                          Repara, eu não sou contra os híbridos nem a favor dos diesel, sou a favor do menos dispendioso. É obvio que as marcas apostem mais nos diesel, porque a procura é que o exige.
                          Se o actual cenário dos combustíveis se alterasse (à semelhança do que acontece na Suiça por ex.), não tenho dúvidas que dava um chuto no meu d4d para comprar um híbrido a gasolina que é bem mais económico do que um convencional equivalente. Ou de um eléctrico, se houvesse... Ou seja, andava sempre atrás do mais económico.
                          Sobre o Volt/Ampera, imagina que fazes 55km diários casa-trabalho-casa, sempre 100% eléctrico, ou seja, uma utilização anual de 80% eléctrico e 20% extendida para voltas maiores, e não achas que não têm futuro?

Comentar

O sistema da GM é completamente diferente. O carro é um electrico puro. Não fui procurar agora essa informação, mas tem uma autonomia jeitosa só do armazenamento de energia plug-in (nesse caso bem mais que os 20Km dos 550 prototipos plug in do Prius que andam pelo mundo fora - incluindo portugal) e o motor de combustão é uma unidade de baixa cilindrada, que funciona apenas como gerador e sempre com funcionamento a baixa rotação para redução de consumo ao máximo. A funcionar apenas com gerador, o consumo anda à volta do 1.5l/100Km, isso já é público. Mas tem a vantagem de ser plug-in.
                            Não vejo nada mal este sistema. Os electricos têm disponibilidade de binário imediata, pelo que lento nunca será e não fará falta o motor de combustão para ajudar. Por outro lado, evita a gestão de que motor deve funcionar pois usa só um para tracção. Ideias novas acho que só se agradecem. No final de contas, as várias experiências é que irão definir o que, no futuro, é mais válido. O grupo PSA também está prestes a introduzir um hibrido diesel...

Comentar

e a malta nem imagina as facilidades de tuning aos motores eléctricos :D quando isso se descobrir... vai ser um tal derreter motores/cablagens e baterias :lol

Comentar

Ok Telmo, vi que tens um grande conhecimento sobre o HSD, mas estás a esquecer de um (grande) pormenor que eu vou voltar a frisar: Em Portugal, com os preços actuais dos combustíveis, os híbridos actuais não são mais económicos do que os diesel equivalentes. E para a malta que conta o tostões todos os meses prefere o que seja mais barato.
                                Repara, eu não sou contra os híbridos nem a favor dos diesel, sou a favor do menos dispendioso. É obvio que as marcas apostem mais nos diesel, porque a procura é que o exige.
                                Se o actual cenário dos combustíveis se alterasse (à semelhança do que acontece na Suiça por ex.), não tenho dúvidas que dava um chuto no meu d4d para comprar um híbrido a gasolina que é bem mais económico do que um convencional equivalente. Ou de um eléctrico, se houvesse... Ou seja, andava sempre atrás do mais económico.
                                Sobre o Volt/Ampera, imagina que fazes 55km diários casa-trabalho-casa, sempre 100% eléctrico, ou seja, uma utilização anual de 80% eléctrico e 20% extendida para voltas maiores, e não achas que não têm futuro?
                                Ok AMPO, mas para mim, e até que me provem o contrário, a economia de utilização não pode ser medida só na bomba. Quem não vê isso é porque não quer ver ou não lhe atribui valor, naturalmente.
                                Quanto ao Ampera, lembra-te que esses 80% eléctricos são sempre com o motor térmico "às costas", algo como 150kg que são penalizadores para o consumo eléctrico. Para um esquema de funcionamento semelhante ao que referes, um puro eléctrico faria melhor figura. Este é o "limbo" do plug-in, tem de ser muito bom nas duas gamas de trabalho.

Comentar

Em processamento...
                                X