Announcement

Collapse
No announcement yet.

Será que compensa o Auris híbrido?

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

ou entao comprar um xaruto "starvan" (se tiver a sorte de alguém as vender) lá está, e siga

Comentar

Boa noite,

Eu tenho um Auris HSD com 23.000 Km
      A minha média ronda os 6,5L / 100 Km mas faço bastante auto-estrada com velocidades entre os 140-160...

Se fizer apenas percursos sem AE, consigo fazer médias de 5 baixos e se andar a pastar à condutor Toyota domingueiro, consigo baixar para os 4 altos.

Acho um carro interessante para quem faz bastante cidade e pouco AE, e pouco racional para quem faz muita AE (velocidades acima dos 120).

Tem a vantagem da caixa e de não possuir embraiagem, o que é excelente.
      Tem a desvantagem do ruído em aceleração mais forte e a mal mais acanhada.

A nível de performance, enquanto tiver bateria, é superior a um 2.0 D4D 126cv.

Ah, o facto de estar limitado a 190 de ponteiro é também uma desvantagem.

Comentar

Originally posted by Amukinado View Post
        Boa noite,

Eu tenho um Auris HSD com 23.000 Km

A minha média ronda os 6,5L / 100 Km mas faço bastante auto-estrada com velocidades entre os 140-160...

Acho um carro interessante para quem faz bastante cidade e pouco AE, e pouco racional para quem faz muita AE (velocidades acima dos 120).
        Sabendo desse pormenor pouco racional, e fazendo muita AE, porque foi o HSD opcção?

Comentar

Obrigado pela partilha, Amukinado!

No entanto, mas olhando ao teu testemunho e para a natural resposta do Comandante, devo relembrar...
          Fala-se de A e de C mas não se fala de B...
          A - Em AE faz 6,5 a 140-160 (nota: será assim tão irracional?)
          C - Em cidade faz 4,5

E em B, que são as nacionais e outras estrada pejadas de trânsito?

Pois aí, em que as velocidades máximas são limitadas por radares, e que estão "obstaculizadas" de semáforos e rotundas, devo dizer que teremos o mesmo tipo de consumos, cerca de 4-4,5. Isto por experiência própria...

Então acho que se deve reformular:

"O único uso ligeiramente menos adequado dum híbrido é em AE a velocidades mais elevadas. De resto, tem consumos referenciais e uma condução verdadeiramente confortável"

---------- Mensagem adicionada em 08:56 AM ---------- Mensagem anterior em 08:42 AM ----------

Deixo aqui um exemplo dum Prius com perfil certamente empresarial na Alemanha e que vai muitas vezes à Áustria:
          Details: Toyota - Prius - Prius II Sol - Spritmonitor.de
          Adquirido novo em Fev 2005, em Out 2011 fez 267mil km, i.e.41mil km por ano, certamente não rolou sempre em cidade...menos de 4,8 de média total

Comentar

Em cidade não há nenhuma dúvida que é só vantagens com o Prius, economia, conforto de utilização, ruido, poluição.
            Mas mesmo em estrada e AE continua a ter vantagens. Em termos de economia, eu faço com o meu a velocidades legais (120 km/h) 5.5.
            É preciso que um Diesel gaste menos de 6 para ser mais económico. E o diesel ainda tem a desvantagem da manutenção mais elevada e maior probabilidade de problemas futuros. Além disso, para quem faz muitos kms, tem sempre a opção de colocar a GPL e aí não há hipóteses em termos de economia.

Comentar

Originally posted by telmo.salgado View Post
              Gostei da comparação "enviesada" (not).
              E que tal considerar, de forma mais equitativa o seguinte facto, que os 1.33 possuem:

Embraiagem
              Alternador

E o D4D um turbo-compressor...

São 3 peças/equipamentos que não duram Ad Eternum , e que são BEM caras de substituir, ou não?
              O que encarece é a mão de obra. Uma embraiagem é barata!

Já agora, quando essas peças forem para substituir (geralmente por novos, pois é raro ver uma embraiagem aplicada que não seja nova), que tal comparar com os preços duma bateria usada?

Will Hybrid Batteries Last? - MSN Autos

700euros
              **2007 TOYOTA PRIUS 1.5 HYBRID ELECTRIC MAIN BATTERY SUPPLY AND FIT!** | eBay

A cada dia que passa, vejo que a informação que me chega mais valida a opção híbrida!
              Que puto de exemplo! Uma bateria com 5 anos usada? Serve para o sucateiro, não? Se pesar, ainda vale uns euros... Ora vai buscar uma embraiagem usada com 5 anos!

Originally posted by Toyosupra View Post
              Quantos prius conheces que já mudaram baterias? O meu mecanico trabalha na toyota e já lhe fiz essa pergunta. Só mudaram baterias num Prius I porque a senhora deixou acabar a gasolina e andou até as baterias descarregarem por completo..

o 1.33 no auris é uma arrastadeira, é um carrio bastante pesado e em percursos de para e arranca em cidade as médias vão ser altas
              Devias ter feito a pergunta do "quanto custou"?
              É que já deixei o meu ficar sem gasóleo 4 vezes e não me custou nada, a não ser atestar.

Como? A perda anual de valor num híbrido é o dobro dum diesel? Com base em quê, suposições de advogados ou suportados em questões concretas, ou num survey de mercado?

Se até agora tínhamos uma "nave espacial" muito diferente dos outros, o Prius, e se se podia dizer que a retoma e valor de mercado era menos meiga, o facto é que agora é "apples to apples", pois o Auris HSD e o D4D são formalmente iguais na estética....

Um bom exemplo de como as questões estúpidas como esta se restringem ao mercado nacional (se calhar PT é mesmo um dos mais estranhos da Europa, a avaliar pela mania premium)...

Suchergebnisse: Pkw bei mobile.de
              (mínimo do Prius 1Gen: 3950eur)

(vários Corolla, 1.6 e D4D...alguns a valores abaixo dos 2000eur)

(Avensis, alguns D4D e station, abaixo dos 3000eur)

O mercado alemão demonstra que as seguradoras estão erradas, e muito!
              É estranho, mas é o que temos! E as seguradoras têm a faca e o queijo na mão. Ora pergunta ao Darkness a experiência dele... :assobio
              Posso ir buscar exemplos ao mercado asiático e mete-los aqui! E passamos tudo ao mesmo pente....

Originally posted by Ginga View Post
              Não perdoas, é logo de chicote!
              Boa!
              Graças a um regime de obrigatoriedade de comer sopa em casa da minha avó, tenho as costas largas e sou grande. Aguento umas chicotadas! Não aguento é fanatismos!
              De onde vem a energia para as baterias? Não será de um alternador? Não... nos híbridos é por magia! Ah... e também não têm embraiagem, nem bomba de água, nem nada disso. Nem óleo levam... Aquilo é uma maravilha! É mais simples que um carrinho de mão, e não tem nada que possa avariar! É um espanto.

E sim, conheço vários carros com 1nd-tv com meio milhão de km!
              Last edited by Pedrogulho; 31-10-2011, 12:35 PM.

Comentar

Originally posted by Pedrogulho View Post
                O que encarece é a mão de obra. Uma embraiagem é barata!

Que puto de exemplo! Uma bateria com 5 anos usada? Serve para o sucateiro, não? Se pesar, ainda vale uns euros... Ora vai buscar uma embraiagem usada com 5 anos!

Os 700euros da mudança de bateria é com montagem incluída.

Uma bateria com 5 anos para a sucata porquê? Já que sabes tanto, podes elucidar-nos? O fórum é para isso mesmo, para todos aprendermos. Eu sou todo ouvidos e estou apto a ler e discutir sobre aquilo que saiba. E no que toca a híbridos, vou registar!

---------- Mensagem adicionada em 11:39 AM ---------- Mensagem anterior em 11:38 AM ----------

(...)

Graças a um regime de obrigatoriedade de comer sopa em casa da minha avó, tenho as costas largas e sou grande. Aguento umas chicotadas! Não aguento é fanatismos!
                De onde vem a energia para as baterias? Não será de um alternador? Não... nos híbridos é por magia! Ah... e também não têm embraiagem, nem bomba de água, nem nada disso. Nem óleo levam... Aquilo é uma maravilha! É mais simples que um carrinho de mão, e não tem nada que possa avariar! É um espanto.

(...)
                Quando a emoção toma conta dos users, por vezes saem uns disparates. Precisas de alguma informação adicional, ou ficas por aí?

---------- Mensagem adicionada em 11:52 AM ---------- Mensagem anterior em 11:39 AM ----------

Três pontos fundamentais para a descrição do HSD:

A bateria de tracção, composta por 38 módulos (substituíveis individualmente, se for caso disso), transfere e recebe energia eléctrica produzida/gasta nos dois motores-geradores na caixa e-CVT.

[não tem alternador, pois o sistema de 12V tradicional é alimentado pelo inversor, que comuta dos 270V da bateria híbrida para os periféricos, um transformador simples]

Os dois motores-geradores da caixa e-cvt são responsáveis pela tracção, travagem regenerativa e pela relação continuamente alterada durante os momentos em que o motor térmico for solicitado.

[não tem embraiagem nem motor de arranque, pois os motores-geradores ligam e desligam o térmico]

Nesta versão do Prius 3, o motor térmico tem bomba de água eléctrica (circula com velocidade/caudal consoante as necessidades)

[dispensa correias, i.e., não tem nenhum elemento de desgaste periférico excepto velas, e muda óleo de 15mil em 15mil]

Comentar

Ora bem:

Estás a citar um exemplo de montar material usados.
                  Deves saber que a Toyota equipou vários taxistas canadianos com Prius, para testar a sua longevidade. E todas as baterias começaram a dar problemas entre os 280000 e os 300000! É um bom registo, visto que com esses km, a vida útil de um carro está perto do fim. Mas uma bateria nova custa 1875€ + IVA + montagem. Em caso de acidente, também é conveniente a sua troca.

E não fui eu que comecei com os disparates.
                  E que tal considerar, de forma mais equitativa o seguinte facto, que os 1.33 possuem:

Embraiagem
                  Alternador
                  Os Híbridos não têm estas peças?

Ficaste chocado com os valores que dei para a desvalorização e revisões. Estou aberto a propostas e ainda tenho a folha de excel guardada.
                  Quanto é que achas que são as desvalorizações dos 3 carros e quanto custam as revisões? Mas justifica-te. Eu usei as tabelas dos seguros, e não vou trocar isso por um "no mercado alemão as coisas não funcionam assim!"

---------- Post added at 12:07 PM ---------- Previous post was at 12:00 PM ----------

Mas o que avaria nas bombas de água, é a própria bomba de água, e não as correias.
                  Os alternadores convencionais tendem a ter uma vida longa, desde de que não se andem a lavar.

Mas pronto... Vamos partir do principio que ele não tem uma embraiagem convencional, com o disco e as molas e essas coisas todas.
                  Uma embraiagem convencional custa 250€ em peças e dura 150000km. Que seja preciso mudar 2 vezes, ainda há uma longa diferença para cobrir, certo?
                  Last edited by Pedrogulho; 31-10-2011, 13:10 PM.

Comentar

Ora bem:

Estás a citar um exemplo de montar material usados.
                    Deves saber que a Toyota equipou vários taxistas canadianos com Prius, para testar a sua longevidade. E todas as baterias começaram a dar problemas entre os 280000 e os 300000! É um bom registo, visto que com esses km, a vida útil de um carro está perto do fim. Mas uma bateria nova custa 1875€ + IVA + montagem. Em caso de acidente, também é conveniente a sua troca.
                    A Toyota fez todos os testes antes do lançamento em 1997. A versão inicial, denominada NHW10, era vendida exclusivamente no mercado doméstico. Nunca ouvi falar desses testes nos taxi canadianos, nem faz sentido, porque o modelo só foi para o Canadá na versão NHW11, em 2000.
                    Essa primeira versão NHW10/11 não tinha protecção à bateria, e admitia descarga total nalgumas situações, como aquela que um colega falou. De qualquer modo, os 8 anos de garantia do sistema híbrido cobriam isso, e mantiveram a garantia na 2ªgeração (2004-2009) embora o sistema impedisse uma descarga total, como acontece desde então.

Em caso de acidente, é conveniente a troca da bateria? Não encontro razão nenhuma para que tal tenha de acontecer...que não seja a evidência mordaz de que será conveniente trocar de veículo em casos severos, como chassis ou estrutura empenada.

Exemplo de teste a um de 1ªsérie NHW11 com 9 anos e 329mil km
                    Consumer Reports tests aging 2002 Prius; says it "retains its youth"

Exemplo de um taxi, que levou bateria aos 700mil, mas segue ao serviço e já passou o milhão de km
                    CTV British Columbia - Hybrids prove very reliable - CTV News

---------- Mensagem adicionada em 01:20 PM ---------- Mensagem anterior em 01:19 PM ----------

(...)
                    E não fui eu que comecei com os disparates.

Os Híbridos não têm estas peças?
                    Não, não têm. Já foi explicado.

---------- Mensagem adicionada em 01:23 PM ---------- Mensagem anterior em 01:20 PM ----------

(...)
                    Ficaste chocado com os valores que dei para a desvalorização e revisões. Estou aberto a propostas e ainda tenho a folha de excel guardada.
                    Quanto é que achas que são as desvalorizações dos 3 carros e quanto custam as revisões? Mas justifica-te. Eu usei as tabelas dos seguros, e não vou trocar isso por um "no mercado alemão as coisas não funcionam assim!"
                    Eu fiquei chocado, porque não encontrei justificação nenhuma para 20% de desvalorização, e que é de 10% para diesel e 15% para gasolina.
                    Simplesmente coloquei o valor de mercado do 1ºPrius para mostrar que a realidade é diferente.
                    E na Eurotax, o que diz?

---------- Mensagem adicionada em 01:30 PM ---------- Mensagem anterior em 01:23 PM ----------

Mas o que avaria nas bombas de água, é a própria bomba de água, e não as correias.
                    Os alternadores convencionais tendem a ter uma vida longa, desde de que não se andem a lavar.

Mas pronto... Vamos partir do principio que ele não tem uma embraiagem convencional, com o disco e as molas e essas coisas todas.
                    Uma embraiagem convencional custa 250€ em peças e dura 150000km. Que seja preciso mudar 2 vezes, ainda há uma longa diferença para cobrir, certo?
                    Não precisar de correias, nem polies, significa menos custo, maior simplicidade e menor desgaste da bomba.

Já foi referido que o HSD não tem alternador, nem embraiagem, portanto o "convencional" não me diz nada.

A substituição duma embraiagem não custa 250€, que me lembre. Pretendes comparar o custo das embraiagens que um convencional obriga VS o custo das baterias? Isso pode fazer algum sentido, mas lamento informar que as baterias vão muito para além do limite psicológico dos 300mil km...Até a própria Toyota está surpreendida, tendo adoptado uma química de Lítio, mesmo com menores estudos de longo prazo, para as mais recentes propostas que chegarão ao mercado. E manteve as actuais NimH no mercado americano, que é rigorosíssimo nalguns estados (California, por ex.) e exige garantias alargadas.

Comentar

conclusão... o telmo.salgado curte Híbridos, o Pedrogulho não :lol

Eu aguardo o ano de 2012 :) ainda na semana este ao telefone com uma comercial da Tesla sobre o Modelo S, e até quero ver se aquilo vem como promete :)[COLOR="Silver"]

já agora... uma curiosidade:

Tem um Toyota Prius? Gostava de o converter para Plug-In?

pluginTem um Toyota Prius e gostava de o converter para Plug-In? A Autosil está em condições de lhe propor a instalação de um "kit" que aumenta a autonomia do seu Prius até cerca de 60Km em funcionamento totalmente eléctrico. Pode assim usufruir do melhor de dois mundos, ou seja, das vantagens de um veículo eléctrico no seu dia-a-dia e da autonomia de um veículo térmico para grandes deslocações. Para mais info contacte-nos para jose.martins@autosil.pt.
                      in http://www.autosil.pt/main/noticia/36

Comentar

Por gostar do sistema inventado pela Toyota, procuro fazer a demonstração cabal das suas qualidades.
                        E também esclarecer os users que não conhecem tão bem o dito sistema. ;)

Comentar

E assim automóvel por automóvel , o consumo dos híbridos ainda e superior a certos charutos de diesel e andam talvez menos do que eles por isso so quando fizerem um hybrido a preço competitivo troca se um diesel por um híbrido de resto e so conversa.
                          Quem tem um carro a gasolina desportivo não lhe interessa o mesmo carro híbrido porque a hipótese dele ser inferior nível potencia seria de 99.9% por isso, o homem comum compra um diesel.
                          Eu comuniquei sobre o record do mundo em prius de um japonês de 2l/100km mas aqui em Portugal não funciona e muito mesmo de aguentar a andar a 60km/h máximos.
                          Eu troco os meus charutos a diesel quando conseguirem meter um consumo inferior com conducao normal e a preço razoavel ( ex 20000€ base novo )

Comentar

Originally posted by Vicos View Post
                            E assim automóvel por automóvel , o consumo dos híbridos ainda e superior a certos charutos de diesel e andam talvez menos do que eles por isso so quando fizerem um hybrido a preço competitivo troca se um diesel por um híbrido de resto e so conversa.
                            Quem tem um carro a gasolina desportivo não lhe interessa o mesmo carro híbrido porque a hipótese dele ser inferior nível potencia seria de 99.9% por isso, o homem comum compra um diesel.
                            Eu comuniquei sobre o record do mundo em prius de um japonês de 2l/100km mas aqui em Portugal não funciona e muito mesmo de aguentar a andar a 60km/h máximos.
                            Eu troco os meus charutos a diesel quando conseguirem meter um consumo inferior com conducao normal e a preço razoavel ( ex 20000€ base novo )
                            25mil euros por um automóvel económico de 136cv é mau negócio? Ok, é preferível dar 20mil euros por um diesel de 90cv. LOL

E até ver, ainda não sei se é mesmo verdade que o auris híbrido gaste mais que o D4D 90cv...
                            Overview: Toyota - Auris Hybrid - Spritmonitor.de
                            (5,22 litros/100)

Overview: Toyota - Auris - Spritmonitor.de
                            (5,50 litros/100)

Comentar

25mil euros por um automóvel económico de 136cv é mau negócio? Ok, é preferível dar 20mil euros por um diesel de 90cv. LOL

E até ver, ainda não sei se é mesmo verdade que o auris híbrido gaste mais que o D4D 90cv...
                              Overview: Toyota - Auris Hybrid - Spritmonitor.de
                              (5,22 litros/100)

Overview: Toyota - Auris - Spritmonitor.de
                              (5,50 litros/100)
                              Telmo em viagens de longa distancia quais foram os consumos conseguidos a velocidades medias entre os 100/120km/h com o prius? E que para alguem que como eu faz poucas viagens, mas quando faço de quilometragem elevada, penso que o D4D ainda continua a ser o melhor. No entanto adoro os hibridos e ja pude "vasculhar" bem o auris e prius hibridos... infelizmente o capot do prius plug in e do yaris hibrido nao estavam abertos para comparar ;)

p.s.- sou o 7º da lista que colocas-te

Comentar

Originally posted by kiling View Post
                                Telmo em viagens de longa distancia quais foram os consumos conseguidos a velocidades medias entre os 100/120km/h com o prius? E que para alguem que como eu faz poucas viagens, mas quando faço de quilometragem elevada, penso que o D4D ainda continua a ser o melhor. No entanto adoro os hibridos e ja pude "vasculhar" bem o auris e prius hibridos... infelizmente o capot do prius plug in e do yaris hibrido nao estavam abertos para comparar ;)

p.s.- sou o 7º da lista que colocas-te
                                Vou algumas vezes a Tras-os-Montes e a Lisboa.
                                Uma vez para Tras-os-Montes levei um casal amigo meu e a minha família (5 a bordo e mala cheia) para as vindimas. Ar condicionado, AE a 120 (sem cruise) até Amarante e EN com subidas e descidas. 280km, 4,8 reais (4,5 de CB).

Fez uma vez com vento frontal a subir de Lisboa pela A8/A17 até ao Porto com cruise a 120/125 permanente e a minha esposa a conduzir, e AC e deu 5,8 (o maior registo que tenho no sprit).

Aqui nas voltinhas da cidade e com a minha esposa ao volante mais de 50% do tempo fez o record num depósito de 4,33. Dei-lhe instruções, que entretanto resolveu esquecer... :(
                                E agora tem feito 5...

Comentar

Em processamento...
                                X