Announcement

Collapse
No announcement yet.

Preços da gasolina e do gasóleo atingem os valores mais altos de sempre

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Onde? ??????

Comentar

• Vila Real, perto da GNR/Hiper China, com cartão de 0.06 de desconto :fixe

Comentar

• Ainda tinha o último de dia 3 no carro:

http://s17.postimage.org/k2uq50awf/IMAG0217.jpg

Afinal meti 50€, faço sempre a conta para dar certo o que quero meter como mostra o ticket :fixe Na semana anterior tinha metido a menos 0.01 mas foram só 10€ que estava com pressa, hoje, caso precisa se de meter era a 1.51 acho eu :fixe

Comentar

• Originally posted by William_1991 View Post
          Até tem mantido +/- os preços agora, tenho metido s chumbo 95 a 1.50€ na repsol com +/-0.02 :fixe
          Isto no sítio onde costumo meter claro, a ultima vez que meti foi 60€ a 1.49€ :fixe
          mas isto nao devia de esta a manter, devia de estar a descer que é o que as pessoas querem.
          velhos tempos em que o gasoleo ainda era a 0,90€/L. fonix, parece que ja foi a milhenas de anos.....

Comentar

• Originally posted by artomitive View Post
            mas isto nao devia de esta a manter, devia de estar a descer que é o que as pessoas querem.
            velhos tempos em que o gasoleo ainda era a 0,90€/L. fonix, parece que ja foi a milhenas de anos.....
            Eu ainda abasteci o meu 530i a 0.96 o litro...

Mas não se compara ao meu secundário, onde 3contos e meio de gasolina, davam para o mês a ir para a escola de Celica...

Hoje, quando vejo o azeite a menos de 1.379 encho o depósito...

Comentar

• Não é assim tão linear artomitive, os preços nunca mais serão os mesmos, daí se chamar inflação :fixe
              Quem me dera a mim que fosse, que em vez de utilizar o carro só para as viagens Mirandela-Vila Real, passava a usa Lo também para ir pra UTAD, mas não vale a pena ter ilusões disso :fixe

Comentar

• Originally posted by Darkk View Post
                Eu ainda abasteci o meu 530i a 0.96 o litro...

Mas não se compara ao meu secundário, onde 3contos e meio de gasolina, davam para o mês a ir para a escola de Celica...

Hoje, quando vejo o azeite a menos de 1.379 encho o depósito...
                Nem digas nada, tempos em que 1000 escudos davam para comprar tabaco e sair ao fim de semana.
                Damn, somos pobres é agora.
                Que belos tempos eram esses. Dava para andar a fazer kilometros sem contar tostoes.
                Olha hoje vamos a espanha, ou hoje vamos ao alentejo.
                Hoje e impossível.
                William, ainda a dias vi um vídeo em que o comvustivel na venezuela e estupidamente Barato.
                Tipo com 3€ atestar um depósito.
                Isto e uma treta de Joguinhos de mercado e de interesses.
                Ainda por cima os meios der extraçao petróleo devem ser muito mais avançados e bararos que há 10 anos atrás.

Comentar

• Sem tentar entrar em politica, são muito mais avançados porque também precisam de ser, e mais caros, porque o petróleo também não está tão acessível como antes, que se dava praticamente um pontapé numa pedra e estava lá petróleo, agora está de muito mais difícil acesso, é que só para BioDiesel, o produzido por processo FAME, o carro gasta mais, e tem menos potência, daí só ser 7% permitido, mas se é pior porque se faz? Parte de componente ambiental, mas a maior parte porque fica mais barato para o consumidor final, por isso imagina o que seria se não fosse dessa maneira, só a formula de cálculo para saber se é ou não viável é um pouco complicada, até entra o Co2 produzido pelo camião para a transportar!!
                  O Bio-etanol, a Galp escolheu não investir nisso e repara no preço dela...
                  Com biocombustíveis de 2º espécie já não, mas ainda são caros de produzir a maquinaria e tudo mais...

Também vi esse vídeo, mas não esqueças, que o salário é diferente, lá, agora que aumentou 32.5% vai para os 370€ ou que é, e é um país muito pobre!!
                  E mesmo cá em PT, quando o combustível era ao preço da chuva, havia muito mais pobreza, eu ainda tive colegas que não tinham casa de banho (quanto mais TV, telemóvel, carro sequer para gastar em gasolina) em casa na primária (ainda a fiz naquelas escolas (até a 2ª classe) da aldeia pequenas que vivi com os meus avós, que eram as turmas todas numa sala), hoje em dia isso é impensável, e ainda bem como é óbvio, e tudo que se comia era praticamente tudo caseiro, hoje tudo se compra, com um salário pouco maior, e tem-se carro, telemóvel, internet, subsídios por parte do estado que antes eram nulos... A actualidade para se comparar com o passado tem que se por tudo em perspectiva, imagina só o dinheiro que não poupavas se como a semelhança do antigamente, produzisses quase tudo que comes, para além do trabalho normal... :fixe

Comentar

• nao concordo, o nivel de vida hoje em dia é estupidamente mais caro que ha 10 anos atras, e acredita que ha 10 anos atras nao havia tantos pobres ou dificuldades como ha hoje em dia.
                    e hoje as pessoas ganham praticamente o mesmo comparado com esses tempos.
                    tu hoje ves as pessoas com muitos mais coisas.... e a que custo? pois, os creditos e afins.

quanto aos combustiveis, quem me garante que é assim tao dificil encontrar petroleo? será que houve alguam reserva que ja esgotou?
                    sinceramente, nao se pode engolir tudo o que os midia e petroliferas dizem.
                    como disse, isto nao passa de um global jogo de interesses.
                    nos emirados arabes o nivel de vida tambem é alto e as pessoas ate lavam os passeios com gasolina(estou a exagerar, mas é so para mostrar o ponto de vista).
                    ca se a a agua fosse escassa, provavelmente os combustiveis eram ao preço da uva mijona.
                    isto é apenas a minha pequena visao de consumidor, e nao de tecnico da area, pois nao tenho conhecimento algum aprofundado na materia.
                    mas extorquir mercados sempre foi uma arma muito usada por muitos grupos sociais.
                    o $ manipula tudo no contexto mundial

Comentar

• Não falo pelo que os media dizem, falo pelo que leio escrito por cientistas e afins, até evito certos jornais e assim por já se saber o que poderá de lá sair...

Antigamente eram raros os casos com créditos na banco, cada um vivia como podia, ninguém se esticava fora do orçamento, hoje não é bem assim, também porque a banca está (agora nem tanto é um facto), e estava muito fácil, a juros baixos, o crédito houve uma altura que estava fácil demais...
                      E o crédito tem um problema, enquanto houver alguém a meter dinheiro em movimento, tudo muito bem, mas se alguém fecha a torneira....ups...
                      E nos, bem, Portugal não gera quase riqueza, é tudo importado, (carros, comida, roupa, ...), o dinheiro está sempre a sair...

Quanto ao petróleo, sempre que há guerras, o preço sobe, porque uma maquina militar consome muito combustível e todos os recursos, numa escala gigantesca, e até pouco tempo era o Iraque, e as missões no Kosovo, Timor (isto só para falar onde os portugueses andam), e depois Siria, Libia, qualquer dia o Egipto... Facilmente uma máquina militar são acima de 30L aos 100, agora multiplicando por muitos, 24h por dia... É a Lei da oferta e da procura, e ainda piora mais, locais que retiram petróleo estarem numa situação como alguns, em que a produção para, e a destruição de poços activos é o pão nosso de cada dia...

Sim, certos grupos aproveitam-se da situação, e hoje em dia as batalhas mais graves são as financeiras, e por um lado ainda bem, que se fosse a outra (militar), o preço da gasolina era a menor das preocupações!!
                      Mas sim, concordo plenamente contigo que certos grupos e lobbies aproveitam-se e o dinheiro manda, sempre ouvi dizer, quem pode pode, quem não pode fica a ver... :fixe

Comentar

• William_1991 vais continuar com o off topic?

Comentar

• Espero que sim. Info de qualidade!

Comentar

Espero que sim. Info de qualidade!
                            É uma opinião.

Comentar

Espero que sim. Info de qualidade!
                              Subscrevo. É uma discussão útil.

Comentar

• Se estiver a infringir alguma regra do fórum peço desde já desculpa, mas vou tentar não entrar em politica para dar "valores" concretos ao que disse acima e tentar dar uma formatação que dê para entender.

- Pico de produção de "Crude": Este é um gravíssimo problema, todos os maiores produtores de petróleo já entraram em declínio, isto significa que há menos petróleo em circulação, a Russia está a produzir menos 73%(!!!!) do que já produziu, o Kwait está a produzir 50% do que já produziu, a Arábia Saudita está com menos 33%, entre outros, como mostra a seguinte imagem:

Fonte: The Age of Hard-to-Get Oil - IEEE Spectrum

-Situação de Portugal: Pelo gráfico acima também podemos ver que Portugal não tem reservas, nem poços de petróleo, o que significa que temos de comprar tudo, e somos afectados como todos por tudo...

-Instabilidades politicas(só referi assuntos genericos porque nesta tema (preços da gasolina), as politicas afectam muito): O Irão, que começou a gerar grandes polémicas com a criação de armas nucleares, em que todos os países se opuseram, o que eles fizeram foi ameaçar fechar o "Strait of Hormuz", que é uma das principais rotas do petróleo, tem apenas 10km de largura, mas 20% de todo o petróleo passa por lá, valor que sobe para os 35% se se falar do petroleo por via Maritima ( Fonte não muito credível, mas dá para ter uma ideia da importância: Strait of Hormuz - Wikipedia, the free encyclopedia ), as revoltas civis no Yemen, na Siria e no Sudão (Fonte: U.S. oil production is up, so why are gas prices so high? ), e não esquecer a China, que só dos metais raros quase que desenvolveu uma guerra, o que não fará com o petróleo.

-A maior procura pela Asia: O resto do mundo não quer tanto, mas a Asia, consumiu mais 30% (Fonte: BP energy statistics: the world in oil consumption, reserves and energy production | News | guardian.co.uk )

-Custos de produção: O petróleo fácil já acabou, cada vez as tecnologias são mais caras (como reservas a muito baixas profundidades, reservas articas... Para retirar isso tudo é preciso dinheiro, e tudo isso é refletido no preço final.... :fixe

Outras Fontes ou de novo, perdi-me... :lol
                                - http://spectrum.ieee.org/energy/foss...-hardtoget-oil
                                - http://usatoday30.usatoday.com/money...ces/54421804/1
                                - http://oilprice.com/Energy/Gas-Price...e-so-High.html
                                - http://www.guardian.co.uk/news/datab...erves-energy#_

Espero não ter infringido alguma regra do fórum, mas fiz este post porque gosto de partilhar informação e discutir ideias, tentei ao máximo citar fontes porque só blá-blá-blá não nos leva a nenhum consenso, e por vezes a mim parece que os jornalistas comem toda a palha e que também não sabem muito bem fazer contas, por isso pesquiso várias vezes sobre os assuntos que me interessam, e tiro as minhas conclusões a partir de vários sítios/pessoas de forma a me afastar mais do erro, e não só de 1 pessoa que a profissão é vender informação :fixe
                                Last edited by William_1991; 02-12-2012, 00:00 AM.

Comentar

Em processamento...
                                X