Announcement

Collapse
No announcement yet.

inspecções: incompetência ou... oportunismo intemporal?

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• inspecções: incompetência ou... oportunismo intemporal?

Boas! Venho aqui só vos contar episódios de tantos que há por esse País fora; começo por um antigo, de há vários anos em que uma pessoa quase levou uma notificação porque a matricula ORIGINAL, segundo o inpector não estava em conformidade porque um "O" segundo ele confundia-se com um "D".

Mas passo desta para uma outra que aconteceu ONTEM. Tenho um familiar a diesel europeu que perfaz 4 anos e que traz de ORIGEM faróis bi-xénon com luzes diurnas em argola, bem como matricula traseira iluminada com luzes led de FÁBRICA.
    Uma das perguntas do inspector: " o senhor sabe não pode ter iluminação led para a matricula?"
    Esta questão foi imediatamente procedida por esta: "Não sabia que se podiam ter luzes diurnas à frente" (momento de silêncio para reflectir - podem ler de novo porque foi mesmo o que aconteceu).
    Claro que no fim, e após alguma exaltação, o senhor inpector teve a sapiência de não fazer qualquer referência a nada, porque percebeu onde se estava a meter.

Porque comparo as duas situações separadas por diversos anos? Pelo que vos vou explicar a seguir; esta mesma viatura deslocou-se pouco depois a uma loja de pneus para saber preços de pneus frontais porque legalmente parece que têm de ter medidas diferentes dos traseiros segundo as medidas base (esta é outra que enfim... ) e quando é feito um desabafo ao senhor dessa mesma loja que por acaso não é longe do centro de inspecções, a resposta foi pronta e qualquer coisa como: "secalhar estaria à espera de algum bónus". Ora, há uns anos atrás parece que um "O" também poderia sugerir o desejo de bónus. Assim, parece que nada muda nestas mentalidades, só mesmo a ambição de cifrões fáceis, porque as regras e leis parece que só existem para quem é parvo.

No fim pergunto-me, será que os carros podem mesmo circular com faróis? É com a ingenuidade de muitos condutores acredito que haja quem caia na tentação de pagar depois de ouvir este tipo de argumentação, só para evitar multas... que nunca iriam ocorrer.... por isso CUIDADO!
    Last edited by Flexo; 12-10-2012, 11:10 AM.

Sabes que histórias em centros de IPO passava aqui a noite toda!

Comentar

oh oh. e vivam os circos de inspeçao.
      é verdade que por la coabitam criaturas raras e de inteligencia super-terrestial.
      da mesmo vontade de andar ao estalo e mete-los no fosso onde se inspecionam os carros.

Comentar

É um pouco das duas...

Incompetência e oportunismo. O meu chumbou com deficiência de travagem traseira superior a 30%.
        Eu já tenho o carro há dois anos e nunca dei por deficiência nenhuma. Resultado: Vermelho tipo 2.
        Levei ao mecânico e ele depois de olhar para aquilo disse-me: " Olha.. posso inventar aqui muita coisa , mas não vejo razão para o chumbo. " Pedi-lhe para montar tudo de novo e fui a outro centro. Verde sem anomalias.

Ficou bom de um dia para o outro...

Comentar

e achas que nao tinha razao quando a tinhas uma defeciencia de travagem superior a 30% só porque nao sentias nada? ele devia passar? looool :lol

Comentar

A mim também já me aconteceu uma coisa do género, fui com um carro à inspecção num sábado à tarde, já tarde e o inspector encontrou uma anomalia nos travões traseiros (também travava mais dum lado) segundo ele era uma questão de afinação. Não chumbou mas também não deu o verde disse para afinar e voltar lá que faria a reinspecção e não teria de pagar se fosse no mesmo dia, como já era quase hora de fechar e não dava tempo disse-me para ir segunda logo pela manha que faria como se fosse no próprio dia. Aqui o rapaz chegou a casa e guardou o carro na garagem, segunda de manha tirou da garagem foi ao centro de inspecçoes e tava tudo ok. Nunca percebi como o carro se autorreparou no fim-de-semana como pareceu um acto de bruxaria nunca mais fui aquele centro, livra que medo.

Comentar

Já agora que se fala de histórias de IPO, passo a contar uma minha... :P

Ora há nove anos atrás tinha eu um Nissan Sunny de 1985 (hoje ainda rola com quase 370mil, é a gasolina..), eis que na IPO chumba por diferença de travagem traseira! Natural, talvez me tenha excedido nas vezes que puxei travão de mão.... juventude:lol! Levei o carro ao mecânico (de confiança) e o Nissan levou bombitos e cintas novas da Nissan, pois não havia concorrência infelizmente! Quando levantei o carro, o mecânico disse-me que tinha testado o carro no IPO da Maia (teve que lá ir fazer inspeções a outros carros aproveitou e levou o meu) e tinha dado uma diferença de 4/5%! Volto com o carro a IPO de Alfena, vai aos rolos e acusa uma diferença de 29%! WTF?!? Vou ao escritório para levantar a folhinha verde, e diz-me o inspector: " Ainda não está grande coisa! Não sei se lhe passe o carro." Ao qual eu respondi:" Olhe o mecânico colocou bombitos e cintas novas e inclusive levou o carro a IPO da Maia, onde acusou uma diferença de 4/5%. Faça o que quiser, uma coisa é certa, se me reprovar o carro vou ao centro de inspeções da Maia faço lá a inspeção e depois venho aqui apresentar queixa!" O Inspector olhou para mim, não disse mais nada e deu ordem para a impressão da folhinha verde... Desde esse dia só la pus os pés uma única vez, e porque foi mesmo necessário! Além desta, ainda vi outras coisas por lá...

Comentar

As minhas favoritas:

1 - Vou à IPO com o E36 ainda com o 1.8 debaixo do capot, faz a IPO toda, com os guarda lamas atrás alargados para caber as jantes, amortecedores de trás rebentados, os da frente desfeitos, molas atrás pasmadas, panela final "tuning" mas passa tudo.

Quando vou buscar a folha, vem vermelha, porque estava a gastar pouco!
                Diz o inspector que o CO estava demasiado baixo e não me podia, e não me passou, o carro... Aparentemente, o CO tem um valor máximo e um mínino...

Se gasta pouco, dá menos dinheiro ao estado, não pode ser...

2 - esta presenciei. Um E36 316i na IPO com um motor de um 23i. Para quem não sabe passa de um 4 cilindros para um de 6.

Tudo tranquilo. A inspectora nem dá por nada.

Mas pneus com índice diferente, é uma vermelha!! Ah bom!

Comentar

Originally posted by CelicaRacer View Post
                  e achas que nao tinha razao quando a tinhas uma defeciencia de travagem superior a 30% só porque nao sentias nada? ele devia passar? looool :lol
                  A questão não é se tinha ou não tinha!!! A questão é que deu valores completamente diferentes sem se fazer nada.
                  Há coisas que se sentem num carro e deficiencias dessas sentem-se... talvez tu não.

Comentar

Para quem conhece...e a questão dos coil overs que o Martins tem montados no Celica dele? Que são homologados pela Toyota, passou sempre na inspecção em anos anteriores sem problemas, e de repente certo ano o inspector lembrou-se de implicar com aquilo....só porque sim...?

De rir mesmo.... :lol

Comentar

Originally posted by youija View Post
                      A questão não é se tinha ou não tinha!!! A questão é que deu valores completamente diferentes sem se fazer nada.
                      Há coisas que se sentem num carro e deficiencias dessas sentem-se... talvez tu não.
                      Ou talvez sim.

Dizes que o mecanico desmontou a travagem....supondo que é de tambores, ele tive que afinar depois de montar tudo de novo e mesmo sendo de discos
                      pode ter alterado alguma coisa.

Ja o caso do Manuel Fernandes ja é estranho o que se passou.

Comentar

Originally posted by CelicaRacer View Post
                        Ou talvez sim.

Dizes que o mecanico desmontou a travagem....supondo que é de tambores, ele tive que afinar depois de montar tudo de novo e mesmo sendo de discos
                        pode ter alterado alguma coisa.

Ja o caso do Manuel Fernandes ja é estranho o que se passou.
                        Não les-te bem o que eu disse! Eu disse " depois de ele olhar para aquilo... " Ele meteu o carro no ar e não tocou em nada.
                        O mecanico ou é muito bom ou é uma grande bosta... a verdade é que o carro passou.
                        É de tambores.

Abraço

Comentar

como é que ele olha para uns tambores sem desmontar e diz que está bom?

mas sendo assim, chumbar e depois passar é estranho!

Comentar

O que eu acho que se passa é que as máquinas deveriam ser calibradas de tempos a tempos e se calhar não são, pelo menos não me lembro de ver nenhum selo comprovativo como por exemplo os que estão nas bombas de gasolina. Para além disso após um dia de trabalho e de muitos testes, aquecimentos, carros com diferentes pesos, a máquina para além de poder não estar calibrada pode precisar de ser reiniciada para limpar eventuais erros acumulados ao longo do dia, isto tudo junto já estão a ver o que dá. Pelo menos esta explicação parece ser a que me aconteceu. Quando lá fui no sábado deveriam ser cerca de 17H máquina a funcionar todo o dia, na segunda-feira foi logo às 9H depois da máquina estar o fim-de-semana todo desligado e aquela hora ainda era dos primeiros testes, senão o primeiro que estaria a fazer.

Comentar

Manuel... Em que centro foi?

Comentar

Em processamento...
                              X