Announcement

Collapse
No announcement yet.

[Recuperação] Projecto AE86 (muitas fotos)

Collapse
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• Re: [Recuperação] Projecto AE86 (muitas fotos)

Aquelas dentadas nos pistons de origem até dá medo a quem tem um motor igual... :?

Mas está ficar com mto bom aspecto, continua :fixe

Comentar

Fast Peter, aqueles bocados de piston que saltaram fora não foi fruto de utilização normal, nem de um motor stock, por isso não te preocupes!!!

Entretanto os primeiros 40 km abaixo das 3000 rpm já se fizeram sem ter detectado nenhuma falha no motor. Apenas preciso de resolver um barulho excessivo que sugere uma folga entre a caixa e o eixo traseiro.

Mais 100 ou 200 km subindo gradualmente até às 5000-6000 rpm e depois mudo para o Castrol RS 10W60.

A suspensão não é tão dura quanto pensava (se bem que tá numa configuração muito soft) e até dá pra andar na estrada sem o aparecimento de hérnias discais! :P

Novidades brevemente!

Comentar

Mais uns km rodados e o 4A-GE já vai nos 230 km. Com calma, mas não muita, rolando com o carro em carga. Por enquanto ainda não passei das 6000 rpm e só lá fui 1 ou 2 vezes. Não vou subir muito a rotação enquanto andar com o óleo semi-sintético da rodagem.

Brevemente já vou mudar o óleo para por o Castrol RS 10W60 e depois vou gradualmente apertando com ele e lá para os 500-600 km já vai ver o corte uma ou outra vez.

Hoje foi dia de montar um gadjet que ainda está por provar o que vale. Uma piggy back da Apex'i (SAFC1) que comprei usada aqui à tempos no ebay e que permite alterar o sinal de MAP para ajustar a mistura que vou analisando com a sonda lambda.

O Gonçalo fez um bom trabalho (fez quase tudo sozinho, obrigado) e já fomos dar umas voltas tentando perceber como funciona. É relativamente simples de utilizar e os efeitos surgem de imediato. Já abre os horizontes para árvores de cames de maior duração.

Entretanto tirei uma foto com o telemóvel, para verem o aspecto do carro.

Diria que mais baixo começa a ser estragar... pelo menos para andar nas estradas portuguesas.

A única coisa que me chateia de momento é uma vibração e uma folga que tenho na ponte traseira, que sugere folga nos semi-eixos. Tenho que confirmar isto, mas ainda não sei bem como... só sei que não me apetece desmontar o diferencial de novo.

Cumprimentos
        Last edited by APardal; 20-07-2008, 01:23 AM.

Comentar

lindo, de babar mesmo! Parabens!!!!

agora a pergunta... aqui para um desentendido, o que é o sinal de MAP, e o que é que estas a controlar neste momento?

Comentar

MAP = Manifold Air Pressure.

Os 4A-GE's têm centralinas com dois tipos de controlo dos mapas. Ou MAF ou MAP. MAF é um caudalímetro de ar, como têm todos os TDI's actuais, aliás, quase todos os carros têm, diesel e gasolina.

Maior parte dos AE86 nacionais são MAP e a centralina recebe o sinal do sensor que mede a pressão de ar dentro do colector de admissão. Quanto menor a pressão (absoluta), maior a quantidade de gasolina que a centralina injecta. As cames que tenho são de maior duração, logo a pressão de ar no colector de admissão é menor, mas o mapa não está feito para elas, e em determinados regimes de motor, pela leitura dos valores obtidos na sonda lambda, a mistura precisa de ser corrigida.

Alterando o sinal de MAP, a centralina pensa que tem pressão de ar diferente no colector de admissão e ajusta a injecção.

Cumprimentos

Comentar

Ia agora fazer uma pergunta estúpida, mas já percebi :D

obrigado ;)

Comentar

MAP: manifold absolute pressure :careta3 :careta3 :careta3

ehehehe! só pra denunciar! :lol

Não mexas mais! Está com a altura ideal mesmo!

Espero finalmente ver o panda no proximo encontro....

Pra tirar uma foto com o mano de capot preto! :D

Comentar

A rodagem já vai nos 400 km e hoje é dia de IPO. Já dei mais uns toques na piggy back e já percebi que SC95 está +/- fora de questão, senão é só detonações que se houvem perfeitamente. Agora é só SC98.

O problema das vibrações mantém-se e continuo sem solução para ele.

E entretanto a altura da panela intermédia ao solo já deu problemas. Mandei uma cacetada num batente dum portão e já tenho mais uma rachadela no escape... coitado. Qualquer dia vale ouro a *************** do escape...

Cumprimentos

Comentar

aqueles pacotes sao suspeitos ali atraz :?: 8O :? :bobmarley

to a gozar!!!

Comentar

Mais comprinhas...

A centralina de origem revelou-se insuficiente por isso encomendei a MegaSquirt. Para montar a MS comprei um ferro de soldar e solda. Para fazer bom uso da MegaSquirt, aproveitei uma oportunidade e troquei as minhas cames por umas TODA maiorzinhas :) 288º 7.9mm lift.

Entretanto também encomendei molas de válvulas para evitar o valve float acima das 8000 rpm.

O gadjet que vêm nas primeiras fotos, foi a adaptação DIY de um estetoscópio de motor. Permite ouvir detonações inequivocamente :). Tendo em conta que o tubo de cobre foi dado.... custou 0 €. Sem dúvida a instalação com melhor custo/beneficio que fiz no carro, ahahah.

Cumprimentos
                      Last edited by APardal; 20-07-2008, 01:24 AM.

Comentar

Sempre bem tratado, está visto! Dá gozo ver o projecto assim! :D

Quanto ao estetoscopio, tas a falar daquele suporte pra copos que se vê no interior do carro?

Comentar

Exacto. Vai ligar a um tubo que está aparafusado ao bloco. Funciona na perfeição.

Cumprimentos

Comentar

:onda perfeito!!!

Comentar

Originally posted by APardal
                              Vai ligar a um tubo que está aparafusado ao bloco. Funciona na perfeição.
                              Engenhocas do caneco :lol

Comentar

Boa sorte para a montagem da Megasquirt! Vais ver que soldas isso tudo num instante. Compraste a I certo? E o stimulator? dá mt jeito!

Quanto às detonações podes tentar arranjar um sensor de knock e monta-lo no motor.

Comentar

Em processamento...
                                X