fui eu que lhe disse que o deixava dar um giro no yaris e ele ficou a espumar-se :lol
Announcement
Collapse
No announcement yet.
[Foto-Reportagem] Lexus IS-F por powerPT e Ginga
Collapse
X
-
Ex-Recluso
- Sep 2026
- 8956
-
Originally posted by TerrorTechWarO chassis do E12 é a cagada que toda a gente sabe e aguenta bem com ele, por isso o teu Celica aguenta muito melhor!Alteração ao código da estrada - os 10 mandamentos!Originally posted by AguilarNuno "Celicaracer" Reis o eterno irreverente..... ;)
Comentar
-
Por falar nas "4 abufadeiras"... O bakano que trouxe o IS disse que o facto
das ponteiras estarem separadas da panela tem a ver com o efeito de
downforce provocado pela temperatura que fica por trás do para-choques.
Não sei se alguem me pode validar essa informação..... ;)
Comentar
-
Não me parece.Originally posted by Ginga View PostPor falar nas "4 abufadeiras"... O bakano que trouxe o IS disse que o facto
das ponteiras estarem separadas da panela tem a ver com o efeito de
downforce provocado pela temperatura que fica por trás do para-choques.
Não sei se alguem me pode validar essa informação..... ;)
Para termos down force temos que ter uma variação de pressão entre o topo e o fundo do carro. Isso pode conseguir-se com diferença de velocidade do escoamento do ar (como numa asa de avião invertida) ou por diferença de densidade (mais quente=menos denso). Mas isso é entre a parte superior e inferior do carro e em carros asa (tipo F1). Os carros normais portam-se como um corpo não fuselado, ou seja não há fenómenos de down force há é maior ou menor resistência ao avanço. Há é uns truques para diminuir a resistência (por exemplo, as carrinhas, monovolumes e Prius têm a traseira mais estreita) e aí a menor densidade do ar atràs do carro poderá ter uma influência positiva. Mas sempre no drag, não na down force. Para down force temos o belo do aileron matias. Um estudo mais profundo dos meus livros de aerodinâmica incompre(e)ssível tirava isto ainda mais a limpo mas aquilo já tá cheio de pó e tem demasiada matemática...
Comentar
-
Sim. Mas olha que agora fiquei curioso de ver como é que isso se justifica conceptualmente, porque não é linear pois no fim do carro há uns fenómenos de turbulência e outros que já não me lembro. Logo à noite vejo isso, se tiver tempo.Originally posted by Ginga View PostPronto, entao se trocar o termo downforce por atrito ou drag, já poderemos ter algum sentido no que me foi dito ;)
Comentar

Comentar