Announcement

Collapse
No announcement yet.

O forum toyotistas.com

Collapse
This topic is closed.
X
X

• Filtrar
  • Time
  • Mostrar
Clear All
new posts

• O forum toyotistas.com

CAROS IRMÃOS TOYOTISTAS:

Nestes últimos dias tenho conversado muito com alguns Toyotistas, Ex-Toyotistas e amigos em geral, relativamente ao caminho que o nosso bebé está a seguir.

Este forum estava repleto de "mais valias" que se foram perdendo, ora substituindo-se por outras "mais valias", ora perdendo-se definitivamente o interesse por este forum.

Durante uma breve semana, gostaria de ouvir os intervenientes que acharem por bem partilhar opiniões e conversar sobre o Forum Toyotistas.Com, aquilo que os trouxe cá, a vossa experiência por cá e ideias gerais que vos tenham passado pela cabeça, obviamente com a moderação e com o bom senso que regem as regras deste forum.

Relembro, que este Forum foi começado em princípios de 2002, por eu achar que não havia um lugar online onde se pudesse falar sobre Toyotas e sobre a paixão que alguns tinham por esta marca de Têxteis Japonesa.

Inicialmente concentrámos-nos nos Encontros, no Conhecimento da marca e Divulgação da sua história, na Partilha em geral de conhecimentos e de inter-ajuda para modelos novos e antigos, desde que fossem Toyotas. Depois de alguns episódios mais desagradáveis e decepções de diversos níveis, o Forum foi ficando um pouco mais "morno", sem o total apoio da marca, mas somente com apoios dos concessionários.

Contudo, nos últimos tempos, alguns acontecimentos e algumas mudanças de comportamento e de filosofia, levaram-me a pensar que talvez estejam reunidos os factores necessários para re-aquecer o forno Toyotista.

10 anos é muito tempo e com muita história para contar e quem sabe, com muito mais história para fazer. ;)

Ora seja bem vindo de volta ao mundo dos seres vivos Faróia!!!

Vou reagir ao teu apelo, mas vou ser breve:

O que me trouxe ao fórum, no longínquo ano de 2004, foi a busca por informação sobre a minha (na altura) recente aquisição: um Toyota Corolla 2.0D Star Van CE100... dei aqui com o burgo, cheio de users com CE100's na altura, e senti-me bem, identifiquei-me com o pessoal que tinha carros iguais ao meu, com gostos iguais ou parecidos ao meu...

surgiu entretanto o 1º encontro em que participei, na mítica Marina de Ovar, e se já estava viciado no fórum então a partir daí já não podia viver mais sem ele. E assim me fui aguentado ao longo dos anos.

Umas caras foram desaparecendo, novas surgindo, modas que passaram outras que se insurgiram... mas noto sim que aquela "paixão" sem limites se perdeu um pouco... já não vejo muito aquele espírito da antiga plataforma, o "Maníacos Toyota"... já se deambula muito por outros campos, gasolinas, RWD's, já não somos orientados só e apenas pela Toyota... culpa da marca? Da qualidade dos automóveis que decaiu? Eu penso que não é essa a principal razão... penso que é mais individualizada nos users.

Sobre a gestão do fórum, e regras, não tenho nada a apontar, sou utilizador de outros fóruns, e penso que este tem o funcionamento mais "regrado" e correcto, e a acção da administração faz-se sentir e bem, muito por parte do Justa, dou-lhe os parabéns pois está sempre atento e em cima do acontecimento.

Concluindo, sinto-me feliz por ter feito aqui muitos e bons amigos, e ao mesmo tempo triste por já não encontrar por estas páginas alguns deles.

Não sei se fui de encontro áquilo que pretendias, mas foi o que me veio à cabeça.

Comentar

Grande Amigo Faroia, estou com o Terror , bons olhos te leiam .
      Eu vim cá parar em 2005, depois de ter comprado o meu CTS, na altura ainda era um carro menos visto , e eu registei-me para o poder partilhar com outras pessoas com gosto pela marca, e também com a intuição de conhecer malta com que pudesse discutir , aprender , e até ajudar em vários assuntos, uma vez que também já era electricista e com alguma experiência na marca por ter la trabalhado.
      O que eu tenho a dizer do Forum , por ca passou muita gente fixe que gostei de conhecer que entretanto fartaram-se , outras que não interessavam nem ao menino Jesus, mas os forums são assim , não podemos gostar de toda gente.
      O que mais pena tenho , é de realmente a Toyota Portugal , não apoiar o maior forum Nacional sobre a marca deles , em nenhum aspecto, e ainda nos criarem problemas, outra coisa é a divisão que por aqui vejo das pessoas neste forum, principalmente por causa de grupos que se criam de combustíveis e parvoíces do género.
      O que vou dizer não segredo nenhum , já me fartei de dizer isto ao Justa, e a outras pessoas , não devia ser permitido a criação de grupos individualistas no forum , tipo BAD e os outros que se seguiram.
      No meu ponto de vista , esse tipo de grupos , a principio é giro e tem piada , mas depois acaba-se por entrar em rivalidades e discussões que geram problemas e separam as pessoas , tal como aconteceu aqui.

Comentar

Ora boas,

Visto que passo cá para espreitar apenas, vi este tópico que acho bastante oportuno.

A minha participação neste fórum deve-se ao facto de ter sido adquirida como viatura familiar, estamos em 2008, um Avensis 2.0D-4D. Achei por bem conhecer mais malta que partilhasse interesses tanto na marca, que para mim é um vício, tanto para o novo carro cá de casa. De inicio fui sempre bastante cauteloso, pois percebi que quem fugisse um pouco ao "d'origem" era algo criticado, daí que a minha participação foi sempre suave.

Com o passar do tempo, fui-me ambientando, até que participei num encontro ali em Belém do qual me recordo de estar a conversa com o JustaPor sobre Corolla's G6R o meu target na altura, que acabou por ser trocado por um belo AE86.

No fórum, no entanto, fui-me apercebendo das amizades que se formavam por cá e das pequenas picardias e gozos que se davam em tópicos de "Comprei um Corolla E12 e quero modificar qualquer coisa no exterior", para mim esse tópicos eram realmente maus, li muita parvoíce e esses users, muitos deles acabaram por não participar mais, talvez se tenham sentido mal recebidos. Não estou a tirar juízos de valor, estou a observar!

Acabei eu mesmo por descobrir outras comunidades, em que o espirito era mais "open-minded" e perdi um pouco a cena "Toyotista". Mas ainda venho cá! Continuo com pena, pois vejo sempre os mesmos 3 gatos pingados, sem ofensa nenhuma, a comentar!

Como prova do meu espirito, assim que tive o carro pronto, fiz-me a estrada e fui ao último nacional Toyotista em Leiria com o meu AE86 pós acidente! E que grande encontro que foi!

Também acrescento que a organização do forum não promove muito a entrada do universo Toyotista em Portugal, este forum na minha opinião tem muito mais para dar que isto! Mas é apenas outra observação!

Keep up with the good work!

Cumps

Comentar

Para ser completamente honesto já não tenho a certeza porque razão vim parar aqui, mas penso ter sido por uma pesquisa com alguma referência ao Avensis cá de casa, e após o registo tenho também na ideia que praticamente nunca participava...

Mas lá comecei, e dei de caras com um fórum 5*, cheio de "boa gente", e, um "nicho" mais participativo tanto aqui pelo fórum, como em encontros, sendo que ainda só fui a 1 encontro que para minha pena tive de sair mais cedo pois estava a correr muito bem!!

Por vezes existem alguns desentendimentos, mas acho isso normal, toda a gente os tem no final do dia...

Quanto aquela paixão pela marca Toyota, pessoalmente considero-me um apaixonado pela marca, contudo, não posso virar os olhos a algumas más escolhas da marca, como no exemplo mais recente, a qualidade de alguns plásticos interiores do Auris HSD cá de casa... Daqui a uns anos, quando for a minha vez de comprar carro e me virar para o mercado de usados a procura de um, mais uma situação em que a minha paixão pela marca será testada, pois vou pretender um carro com 5 anos (por aí), portanto terá de ter neste momento 2 anos, e, desportivos, Toyota, com essa idade....
          Por isso também considero que a marca ultimamente não tem ajudado, muito carro racional, sem grandes tendências para aqueles que gostariam de algo mais desportivo....

Não sou do tempo que penso que te referes como os tempos áureos daqui do fórum, mas se precisares(m) da minha ajuda para fazer a comunidade crescer (que como um user daqui já disse por aqui e depois do encontro que fui me apercebi, a comunidade Toyotistas não são os Toyota's, são as pessoas daqui, pois mesmo mudando de marca permanecem ligados aqui), contem com ela :fixe

Comentar

Conheci o fórum Toyota Maniacos numa pesquisa ao Yaris D4-D, salvo erro foi dar ao tópico do Esteves.

Depois de comprar o Yaris registei-me fórum neste onde conheci vários membros onde fui a vários encontros.
            O primeiro encontro foi um encontro de Yaris na Figueira da Foz em 2006 e logo a seguir foi o 6º encontro nacional em Castanheira de Pera também em 2006.
            Aqui aprendi muito, convivi e não estou arrependido e tornava a fazer.
            Agora tenho estado um pouco desligado no geral, curiosamente vim cá rever uns encontros antigos e decidi ver as novas mensagens.

Grande Faroia um grande abraço.

Comentar

Bem... eu cai aqui de para-quedas... Andava a procura de informação como alterar um motor aspirado para turbo... acabei por ser eu a dar a info. pois alterei o motor da minha ex-sv.

Quando "entrei" para esta comunidade, discutia-se essencialmente os automóveis, Toyotas etc., por vezes lá havia alguns desentendimentos, mas tudo dentro dos limites, havia gozos tal e qual como agora, mas eram imediatamente moderados, agora temos o Justa a fazer o trabalho que 7 Admin/mod faziam... São centenas de post's... para uma pessoa é demais.
              Passei a ter pouco ou nenhum tempo para vir ao fórum (gostava de ter mais algum tempo) mas a vida profissional e pessoal não permitem..

Como Admin, sempre tentei ser justo nas decisões e não faltar ao respeito a ninguém.
              Agora os tempos são outros, ainda venho activar os novos utilizadores, pois tem que ser escolhidos devido aos "bot's" de spam.

Sinceramente continuo a gostar do fórum... mas o tempo é muito pouco.
              Um abraço a todos.

Comentar

Também já cá ando á uns anos e recordo com nostalgia os tempos em que a casa era mais pequena criando uma sensação de próximidade e amizade muito grande entre todos.
                É normal que com o seu crescimento e o aparecimento de mais membros (tipo boom) isso foi-se perdendo, mas muito por causa das divisões (grupos) já faladas anteriormente.

Sendo este um forum dedicado a uma marca em geral que abrange variadissímos modelos, para não falar na Lexus, é um factor que pode potenciar certas divisões a começar pelo tipo de combustivel etc.
                Mas não tem de ser assim e o espirito não deve nunca ser esse.
                Não pudemos andar aqui para nos chatear o objectivo é exactamente o oposto e muito melhor.
                Como utilizadores do forum temos o privilégio de ter acesso aos mais diversos carros, de todo o tipo, e devemos ver nisso uma vantagem, um privilégio, não só de conhecer como de avaliar, mas sem que com isso se crie atritos. :fixe

É facto também que a equipa de moderação não é tao activa como á uns anos, sendo maioritariamente o Justa a dar uma olhadela no forum todos os dias.
                Neste ponto acho que com um concurso aberto pela administração facilmente se nomearia uma moderação mais folgada em tempo aqui para o forum resolvendo assim essa lacuna.

Ao forum em geral diria que temos um grande forum com montes de informação muito util e com muitos membros que continuam a dar atenção ao forum e todos os dias contribuem para que o seu valor aumente.
                Também frequento outros forum´s, e a começar na atenção á correcção linguística até acabar na "arrumação" do forum, temos 5 Estrelas

Relativamente á Toyota Caetano Portugal não apoiar o forum acho que é um recurso mal aproveitado e que poderia ser benéfico para ambas as partes, com grande potencial de sucesso, pois é cada vez mais frequente as estratégias das marcas irem no sentido da próximidade com o cliente e atendimento personalizado.
                Além disso já é um conceito testado pois apoio dos concessionários oficiais a forum´s já é uma realidade.

Por fim digo que este forum ainda é uma criança e que sem dúvida merecia uma opurtunidade para consolidar a sua posição. Pelo peso do passado e do presente seguimos em frente

Comentar

my two cents:

vim cá parar também já há muitos anos, inicialmente, muito apagado, apenas acompanhando os tópicos.
                  Nunca havia tido um Toyota até me juntar à minha mais-que-tudo, daí para cá, já vamos no terceiro.

Aqui, aprendi muito sobre os meus carros, só posso agradecer a todos e a toyota passou a ser, depois de conhecer esta comunidade, a minha marca de referência. e cá vou partilhando as minhas vivências com os meus carros.
                  Nunca conheci pessoalmente praticamente nenhum utilizador, a não ser em duas excepções, mas acho que todos os que vão mantendo participação, em geral fazem-no de forma construtiva (e quando não o é, pelo menos é por brincadeira, tipicamente "saudável").

Por mim o fórum Toyotistas pode e deve continuar.
                  Ainda conto organizar, em algum momento, um pequeno encontro de utilizadores só de cá da Madeira, assim sejamos (regulares) suficientes para tal.

Comentar

olá

eu vim para cá a pala do Darkk, eu via o forum atraves dele, ele estava no pc e eu estava ao lado a ler e a ver, de vez em quando, muito raramente ia aos encontros e com os meus 11/12 decidi me registar no forum já na fase de transicao dos toyota maniacos para os toyotistas (penso que ainda me registei nos toyota maniacos) e na altura era totalmente fanatico pela toyota (ainda hoje sou) mas com as famosas palas, nada no mundo era melhor com a toyota e como era um puto e nao percebia nada de carros, a justificacao era o porque sim e porque é Toyota. Para mim na altura o celica era o melhor do mundo (hoje ainda é :lol) e nada batia nele :lol

com o passar do tempo foi conhecendo muita malta, foi-se criando amizades, vi muito gente a vir e a ir e fui crescendo, foi aprendendo aos poucos sobre carros e aprendi que no mundo nao existe só a toyota e aprendi que existem carros melhores e piores que a Toyota, mas só passado muito tempo é que aprendi a admitir os podres, diga-se tirar as palas, foi bom porque nos encontros passei a ter conversas muito mais inteligentes e interessantes.

actualmente nao tenho (tinha) grande interesse pela toyota devido ao fraco interesse que ela tem na seccao dos desportivos, recentemente lancou o GT86 o que voltou a despertar o meu interesse de miudinho, bastante empolgado com o chavanco, coisa que nao existia desde do Celica T-Sport, pode ser que o futuro nos reserve mais surpresas :D

sou também um dos intervinientes nas ultimas discussoes que tem havido no forum, é um facto, nao o faco com o objectivo de mandar a toyota a baixo, longe disso mas porque metem certos carros como um pedestal, como perfeito e nao é verdade, existiu erros (e sempre o houve) que a toyota podia ter muito bem evitado e que falando sobre isso deu uma grande discussao.

espero continuar por aqui muitos anos a fazer amigos e a ver este excelente forum a crescer e a Toyota a lancar mais desportivos

um abraco para todos

Comentar

caramba, que isto demora a ler lol :)

se bem me lembro, falava-se deste fórum quando ele ainda não existia, e após alguma troca de ideias, o Faroia chegou-se à frente :)

De diferenças do antes para agora, acho que anteriormente abundavam mais os topicos sobre a parte tecnica. De resto, a nivel de problemas/conflitos é o vai e vem normal dos forums :) tambem a mim já me apeteceu em certas alturas "apertar o pescoço a alguém" em algumas discussões no forum, e provavelmente o contrário tambem deve ter acontecido lol.

também eu já fui mais participativo. São etapas da vida :) talvez tambem a necessidade traga o pessoal ao forum. Mas numa era ligeiramente diferente de há 8/10 anos atrás, a malta já nao tem tanta paciencia para procurar/ler e por isso desata a perguntar logo lol.

Normalmente esse encontro na marina de ovar de que fala o Terror, é muito referido. Mas no seu tempo também teve polémica lol :)

Mas há sempre coisas que ficam :)
                      por exemplo, há 4 ou 5 anos coloquei um post sobre como alterar a posição da escova traseira dos E11 Hatchback. recentemente um user pediu-me info porque as fotos tinham desaparecido do tópico. Adiantei-lhe as fotos por mail e ainda me falta actualizar o tópico :)
                      Há sempre estas coisas que levam a pensar que a nossa participação vale sempre :)

Comentar

Eu sou dos mais novos que comentou até agora neste tópico.

Na altura registei-me em por causa da minha starvan (2009) embora já tivesse um outro morador toyota em casa (Hilux 3.0d4d).

Fiz como todos os outros Apresentação, Criar topico para o carro, colocar algumas actualizações e ir colocando duvidas pelo forum.

Apesar de não ter conhecido os melhores tempos do forum continuo a ter vontade de cá estar embora só desde a aquisição do MR2 tenha voltado cá.

O forum tomou proporções que ninguém estava à espera e entrou-se numa fase em que se criam topicos e ninguem vai lá esclarecer nada, desde o meu registo devem ter saido alguns users que já não vejo o nick aqui com a regularidade a quando a minha entrada.

Foram sendo criadas disputas, picardias, e temas que penso serem totalmente dispensáveis, e para quem estava a começar em 2009 com o carro à 2 dias existia algumas coisas/conversas que "desincentivaram" a quem estava agora a começar, esse foi um dos motivos que deixei um pouco o forum e regressei agora com o MR2 embora tudo esteja da mesma forma hoje com mais 3 anos tento aprender que o forum é mesmo assim e sou eu que me tenho que adaptar e aceitar, pois muitas das vezes é mesmo o feitio das pessoas.

Não tenho nada a dizer de ninguem e hoje desde o meu "regresso" tento estar mais participativo embora este não seja um forum em que se abra um topico ou se actualize um existente e se espere vir alguem a postar por baixo a dizer "epah isso tá mesmo fixe"
                        ou "isso tá uma grande cagad@"

E por vezes quando vão lá dizer alguma coisa é logo a entrar em disputa e gera-se o efeito bola de neve como todos sabemos.

Participei em alguns encontros (poucos) tambem os tentei organizar numa escala pequena e conheci alguns users e ainda hoje quando nos vemos ainda ficamos a falar um bom bocado para por a conversa em dia, mas esses encontros nem todos passaram pelo forum pois a zona centro sempre foi mais calma para encontros.

Espero ir continuando em actividade pelo forum assim como todos os useres que ainda participam diariamente bem mais que eu :p

Comentar

Eu fui mais um cai cá por acaso !
                          À procura de como solucionar um problema q tinha no meu radio , encontrei o forum !
                          Daí começar a participar , ver outros carros e começaram as mod's !
                          Se não fosse o forum , não tinha o carro como tenho hoje em dia !

Comentar

Bem, eu registei-me no fórum completamente desesperada com os problemas que estava a ter no meu Yaris. Como tinha um autoclante na traseira do bitcho que me remetia para o site, pensei (e bem) que talvez por aqui conseguisse encontrar o antigo proprietário.

Acabei por ter sorte porque encontrei, para além do antigo dono, pessoal que me ajudou naquela avaria e nas outras que se seguiram.Mas logo naquele primeiro tópico que criei deparei-me com, não digo falta de respeito, mas com alguma falta de consideração por parte de alguns utilizadores...

Embora tenha encarado essas situações (e as outras que ocorreram posteriormente...) de forma tranquila, condescendente e despreocupada, consigo entender que alguns utilizadores não reajam da mesma forma...

Conheci, melhor, tenho conhecido por aqui muitas pessoas que valem a pena, algumas até que fazem parte das minhas relações extra-forum, e participei em alguns encontros e muuuuuuuitos cafés.

Sinto, contudo, que há pessoas que continuam a achar que podem dizer tudo aquilo que lhes apetece, em qualquer tópico, esquecendo-se que, do outro lado, estão outras pessoas... Estas situações levam, invariavelmente, a conflitos completamente desnecessários e, algumas vezes, a bans...

Há poucos dias tive hipótese de dizer que ninguém é obrigado a responder a um determinado tópico mas, quando o faz, deve ser com o máximo de respeito pelos outros intervenientes, ainda que as suas ideias sejam diferentes. Quando alguém cria um tópico com alguma questão técnica aqui no forum, normalmente é porque já tentou encontrar a resposta por outros lados e não conseguiu e quem melhor do que os aficionados e/ou donos de toyotas para os ajudar...? Alguns são mal agradecidos, verdade, mas "para trás mija a burra"...As duvidas de uns hoje, são as duvidas de outros amanha... Já existe um tópico sobre isso? Não é preciso sermos arrogantes e dizer "pesquisa ok?" Quantas vezes tentamos fazer uma pesquisa e não conseguimos obter o resultado desejado...? Educação, respeito e, se não tiverem nada interessante para dizer/escrever, simplesmente não o façam...

Estes atritos só fazem com que as pessoas deixem de ter vontade de participar, quer no fórum, quer nos encontros...

Confesso que, quando me registei, não compreendia o motivo que levava a Toyota a não apoiar um forum como este mas hoje, passado algum tempo, não é dificil de perceber o porquê - basta dar uma vista de olhos a alguns tópicos que por ai andam... Acho que apenas depende de nós dinamizar esta casa que nos é querida... Mas tem de haver algumas mudanças de comportamento.

Da minha parte, e no que puder ajudar, contem comigo ;) Cumpts a todos!
                            Last edited by Lady_sinner; 07-08-2012, 12:19 PM.

Comentar

Olá. :D

EU registei-me em... 2002. Dei com isto nos tempos do TuningPT, pelas mesmas razoes do Faroia e companhia.

Nao tenho muito mais a dizer, que já nao tenha sido dito. Isto é um vício.

O correiaRS tem razao numa coisa, eu lembro-me quando as dúvidas eram técnicas e me faziam pensar e aprender MUITO.
                              Ao contrário do que foi dito, hoje em dia ninguém pesquisa nada, e quando o fazem é na diagonal, nao sabem o que estao a ler. E depois perguntam LOGO, afirmando que leram 47 sites, pesquisaram em 97 motores de busca, e só veem cá confirmar o que nao sabem.
                              Hoje em dia, excepto nos assuntos dos HSD onde tenho lido informacao excepcional, o sub fórum da área técnica faz-me desesperar...

Mas isso sou eu, que vivo e respiro com a parte técnica da coisa.
                              O CorreiaRS deve ter feito a melhor análise do "Estado da Nacao" até agora.

De resto, mais do mesmo. :)

O trabalho que o justa faz diariamente, é de facto, excepcional.

Comentar

Em processamento...
                              X